Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

HAIKU - ANTOLOGIA I

O velho tanque –
Uma rã mergulha,
Barulho de água.

Bashô


Desfiz-me dessa coisa insignificante
A que chamam “Eu”
E tornei-me no mundo imenso.

Soseki


É anónimo o autor
Deste esplêndido poema
Sobre a Primavera.

Shiki


A tranquilidade
De andar sozinho,
De me divertir sozinho.

Shiki


Tão mirrada,
De tanto arroz e cevada,
A gata enamorada.

Bashô


À cotovia,
Que canta sem cessar,
O dia inteiro não basta.

Bashô


Flutuando,
Abandona-se ao vento
Uma borboleta.

Shiki


No perfume das flores de ameixa,
O Sol de súbito surge –
Caminho da montanha!

Bashô


A Lua da montanha
Gentilmente ilumina
O ladrão de flores.

Issa


O ano chega ao fim –
Capa de chuva nas costas
E sandálias nos pés.

Bashô


A solidão
Após matar uma aranha –
Noite fria.

Shiki


Mais fria que a neve,
Sobre os meus cabelos brancos,
A Lua de Inverno.

Josô


“Viajante”,
Poderia ser meu nome –
Primeira chuva de Inverno.

Bashô


Apenas estando aqui,
Estou aqui.
E a neve cai.

Issa


Doente de viagem,
Meus sonhos vagueiam
Pelo campo seco.

Bashô


O gelo é amargo
Para o rato que no esgoto
Alivia a sua sede.

Bashô


Jardim no Inverno –
Um gato sem dono,
Defecando.

Shiki


Anoitece no mar –
Os gritos dos patos selvagens,
Vagamente brancos.

Bashô


Soprando o vento do Oeste,
Juntam-se a Leste
As folhas caídas.

Buson


Cem anos de idade –
A paisagem das folhas
Caídas no jardim.

Bashô


Neste Outono,
Como estou ficando velho!
Pássaros nas nuvens.

Bashô


Por este caminho,
Ninguém mais passa –
Tarde de Outono.

Bashô


Lua cheia!
Por mais que caminhe,
O céu é de outro lugar.

Chiyo-jo


Num galho seco,
Um corvo pousado.
Tarde de Outono.

Bashô


Ao deixar o portão
Do templo zen,
Uma noite estrelada!

Shiki


Mar agitado –
Estende-se até à ilha de Sado
A via-láctea.

Bashô


No rabo do cavalo
Também há natureza búdica?
Vento de Outono.

Shiki


De espantalho
Para espantalho,
Voam os pardais.

Sazanami


No orvalho branco
Encontrarás o caminho
Da Terra Pura!

Issa
Ver neste blog HAIKU - INTRODUÇÃO
JOSÉ MARIA ALVES

Sem comentários: