Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

HOMEOPATIA I - INTRODUÇÃO - PRINCÍPIOS

A HOMEOPATIA


INTRODUÇÃO


Hahnemann nasceu em Meissen, Saxónia, região oriental da Alemanha, a 10 de Abril do ano de 1755, tendo-se licenciado em Medicina no ano de 1779, na Universidade de Erlangen, onde defendeu a tese “Considerações sobre as causas e o tratamento dos estados espasmódicos”. Faleceu em Paris, no dia 2 de Julho de 1843.

Exerceu a profissão de médico durante alguns anos, traduziu e publicou diversas obras que constituíram um inestimável tributo para a literatura médica da época, distinguindo-se o seu Dicionário Farmacêutico. No entanto, confrontado com a prática clínica e seus agressivos métodos, tais como sangrias, vomitivos, purgas, clisteres, e medicamentos de elevada toxicidade, que ao invés de fortalecerem o enfermo, apenas o debilitavam e expunham a patologias sucessivas e constantes, abandonou desalentado a sua prática em 1789, devotando-se à tradução de obras médicas. Esse desapontamento levou-o a escrever a um dos seus muitos amigos: “Para mim, foi uma agonia estar sempre no escuro quando tinha de curar o doente e prescrever de acordo com essa ou aquela hipótese arbitrária... renunciei à prática da medicina para não correr mais o risco de causar danos à saúde alheia e dediquei-me exclusivamente à química e às ocupações literárias”.

No ano de 1790, quando traduzia a Matéria Médica de William Cullen, instituidor da Escola Médica de Glasgow, que tem hoje a sua correspondência na moderna farmacologia, faz a descoberta que o transformou no fundador da Homeopatia. Traduzindo o capítulo sobre a utilização da quina, observou que esta, muito utilizada na época para o tratamento de febres, nomeadamente da malária, também podia produzir febre. Hahnemann estava convicto de que os medicamentos antes de serem ministrados aos pacientes deviam ser experimentados pelo próprio médico ou em qualquer organismo são, como havia preconizado Albrecht von Haller (1708-1777), ainda antes de Claude Bernard, doutrinador da fisiopatologia experimental. E foi a realização desta experimentação em múltiplas substâncias, que o conduziu ao postulado de que um paciente deve ser tratado com o produto medicamentoso idóneo a produzir em qualquer organismo são, um quadro sintomático idêntico ao por si apresentado. Ou seja, os semelhantes são tratados pelos semelhantes.
Similia Similibus Curantur. A doença só pode ser curada por um medicamento que produza uma doença similar: o café que impede ou dificulta o sono à maioria dos indivíduos, pode ser utilizado em doses homeopáticas – doses mínimas – para combater a insónia, e o Arsénico, que causa entre outros, medo da morte, agitação, com agravação entre a 1 e as 3 horas da manhã, e dores queimantes como se carvões em brasa estejam encostados nas partes afectadas, deverá ser ministrado a um paciente, se o quadro clínico encontrar correspondência em tal sintomatologia.

No ano de 1805, fez publicar a primeira Matéria Médica Homeopática, com 27 substâncias ensaiadas, e em 1810, o “Organon da Ciência Médica Racional” – que a partir de 1819, data da 2ª edição, recebeu o título de “Organon da Arte de Curar” –, livro basilar de todo o corpo teórico homeopático. Realce-se ainda, a “Matéria Médica Pura” e o “Tratado de Moléstias Crónicas”. A “Matéria Médica Pura”, foi dada à estampa entre 1811 e 1826, em 6 volumes, com um total de 1777 páginas e 64 medicamentos experimentados.

Hahnemann teve como objectivo produzir curas de modo suave, rápido, seguro e duradouro, contrariamente ao que ocorria com a prática médica da época, debilitante e agressiva.



FUNDAMENTO DA HOMEOPATIA

A Homeopatia, que é em essência uma terapia que consiste em administrar ao paciente ínfimas doses de um determinado medicamento ou substância, em conformidade com a lei dos semelhantes, evitando-se assim a agravação sintomática e a reacção orgânica no sentido da cura, tem por fundamento um trabalho de natureza científica com cerca de dois séculos, consequência das investigações efectuadas por experimentadores sãos, que ingeriram determinadas substâncias em doses ponderais, não letais, registando os sintomas produzidos – a esta actividade acrescem os registos toxicológicos e a observação de curas clínicas –, daí nascendo as Matérias Médicas, que são essencialmente registos de sintomas.



PRINCÍPIOS DA HOMEOPATIA


Tem três grandes princípios, cujo conhecimento é capital para o entendimento desta arte de curar: Similitude, Globalidade e Infinitesimalidade.
· O primeiro, expresso na célebre fórmula “Similia Similibus Curantur”, estatui que os sintomas de uma determinada doença são curados pela substância altamente diluída, que produz num corpo são, sintomas artificiais semelhantes aos da doença, quando administrada em dose ponderal ou experimental – Hahnemann preconizou também a utilização da trigésima potência centesimal –, e isto, desde que não estejamos perante um caso de incurabilidade ou de lesões absolutamente irreversíveis.
Todo o medicamento, capaz de provocar sintomas específicos num indivíduo são, faz com que os sintomas patológicos desapareçam num organismo doente. A esta substância chamamos o simillimum, que representa sempre a esperança de cura do paciente e é o remédio onde os sintomas totais apresentados pelo paciente encontram correspondência na respectiva patogenesia, entendida como conjunto de efeitos desencadeados por este.
Em Homeopatia estamos constantemente a falar em simillimum e cura. Mas, quer ao tempo de Hahnemann, que contava apenas com cerca de cem substâncias medicamentosas quer hoje com mais de mil descritas nas Matérias Médicas, somos forçados a constatar que malgrado o esforço dos homeopatas, a regra é serem receitados medicamentos de similitude imperfeita. É praticamente impossível, que sintomas característicos do paciente e da doença, e sintomas descritos por um mesmo medicamento da Matéria Médica se sobreponham, tal como dois triângulos com lados e ângulos iguais.
· O segundo leva-nos a observar o homem na sua totalidade. Ele é a ilusão, os sonhos – sintomas da imaginação –, o medo, depressão, ansiedade – sintomas emocionais –, a fadiga, o trabalho e a vontade – sintomas volitivos –, a memória, a capacidade de compreensão – sintomas intelectivos –, o apetite, olfacto, paladar, apetite, sede, o tipo de eliminações, os desejos e aversões, a transpiração, a febre, as melhorias e agravações – sintomas gerais –, as dores de cabeça, estômago, reumatismais – sintomas locais –.
É com recurso a este conjunto sintomático que o simillimum é prescrito. Por vezes ocorre que o medicamento seleccionado não tem presente na sua patogenesia os sintomas locais ou da doença, mas o remédio cura o doente como um todo, desaparecendo as queixas dos sintomas particulares.
Em Homeopatia não há doenças, só há doentes.
· O terceiro é um corolário directo do primeiro princípio.
Os medicamentos homeopáticos são utilizados em doses de altas diluições, por duas razões fundamentais:
- As substâncias empregues em dose ponderal, podem nalguns casos oferecer um grau de toxicidade apto a agredir o organismo do paciente, pelo que, submetendo-as a diluições sucessivas anulamos os efeitos indesejáveis, enquanto a acção terapêutica se mantém;
- Quanto maior a diluição mais intenso e durável é o efeito do medicamento, e isto, desde que correctamente prescrito.
Hahnemann, para além de sujeitar os remédios a consecutivas diluições, dinamizou-os por intermédio de uma agitação rítmica e enérgica.
No princípio das suas experimentações começou por diluir as substâncias em álcool ou água, utilizando diversas proporções. No entanto, apercebeu-se que os resultados ficavam longe das suas expectativas. Daí, imprimiu-lhes uma agitação violenta, que denominou sucussão. Assim, às sucessivas diluições, intercalou agitações rítmicas e vigorosas, que replicaram a informação original do medicamento, potenciando a sua eficácia curativa.



Veja-se no site www.homeoesp.org,
- ARTIGOS » HOMEOPATIA
- LIVROS ONLINE » MEDICINA » HOMEOPATIA


Os artigos que iremos incluir neste blog, serão mais informativos do que propriamente técnicos. Irão incidir sobre as patologias correntes e seu tratamento, bem como sobre a acção dos mais conhecidos remédios homeopáticos. Evitaremos explanações que não se revistam de carácter prático. Para um desenvolvimento do estudo da Homeopatia, nomeadamente da Unicista, o leitor terá no mencionado site pessoal todas as ferramentas necessárias.

JOSÉ MARIA ALVES
http://www.homeoesp.org/

100 comentários:

Maria Helena disse...

Olá Doutor jose Maria, resolvi utilizar outra etiqueta para poder falar com o senhor. Uns dias antes de lhe escrever e o senhor me receitar a actea racemosa, eu havia realizado exames de sangue. Agora, porem os mesmos ficaram prontos e eu resolvi trazer o resultado para o senhor me orientar.
hemograma:hemacias:5.47milhoes/mm3
HEMOG. :14.3 g/DL
HEMATOC.: 43%
VOL.CORP.MEDRIO:78.61 FL
HEM.CORP.MEDIA:26.24 PG
C.H.CORP.MEDIA:33.26 G/DL
LEUCOGRAMA
LEUCOCITOS: 7200 MM3
BASOFILOS: 0% / 0 MM3
EOSINOFILOS: 2% / 144 MM3
MIELOCITOS: 0% / 0 MM3
BASTOES: 3% / 432 MM3
SEGMENTADOS: 55%/3960MM3
LINFOCITOS:33% / 2376MM3
MONOCITOS: 4% / 288 MM3
COLESTEROL TOTAL(SORO): 236.0 MG/DL

HDL-COLESTEROL (SORO): 43.0 MG/DL

LDL-COLESTEROL(SORO): 163.2 MG/DL

VLDL-COLESTEROL(SORO): 29.8MG/DL

GLICOSE(PLASMA FLUORETADO): 90.0 MG/DL


TRIGLICERIDEOS(SORO): 149.0 MG/DL

MATERIAL-SANGUE
T4 LIVRE
RESULTADO: 0,90 NANOG/DL

TSH ULTRA SENSIVEL
RESULTADO: 4,84 MICRO UI/ML


Vi que meu colesterol esta acima do desejavel, alem da dieta que ja comecei a fazer o que o senhor me orienta como medicação, abraçoes e mais uma vez obrigada..

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Bom dia Maria Helena (aqui ainda o sol não nasceu...)

No que toca ao problema referenciado, é de todo essencial o acompanhamento do seu médico de família ou médico pessoal. Apenas ele, está em condições de realizar uma análise global do seu estado de saúde e características individualizantes.

Mas, como anota, a dieta é obviamente uma mais valia, no que ao COLESTEROL respeita; as gorduras de origem animal, todo o tipo de alimentos ricos em gordura animal, a gema dos ovos, os crustáceos e o chocolate, são alimentos a eliminar. Lembro-lhe a existência do tofu e da soja...
Mas, estou certo que lhe foi fixada uma dieta completa.

A Homeopatia, pode dar um auxílio precioso, com a utilização de medicamentos de terreno - como anota a Escola Francesa, nomeadamente:
-SULPHUR;
-LYCOPODIUM;
-NUX VOMICA;
-SEPIA, em particular.
Aqui, terá de fazer um diagnóstico diferencial, ou seja, identificar o medicamento que mais se lhe aproxima em termos de similitude.

Uma ajuda inócua e que produz excelentes resultados:
-CHOLESTERINUM 7 CH, 3 gotas por dia, de manhã - está a tomar a Actea Racemosa ao fim do dia.
A partir do momento em que se notem melhorias, pode começar a reduzir as tomas - ex. dia sim dia não, de 3 em 3 dias, etc.

No restante, deixe que o seu médico se pronuncie.

Um abraço

Zé Maria Alves

Maria Helena disse...

Bom dia doutor, agora são 08:15 da manha de quinta feira...obrigada mais uma vez por me responder. Concordo plenamente que devo ouvir as orinteções de meu medico, mas gostaria de estar podendo contar com a ajuda da homeopatia. Como também tenho indisposições gastricas,(azia, queimaçoes). Cafe ja cortei do meu dia a dia) evito tomar remedios alopáticos. O remedio alopatico que não posso deixar de tomar é a medicação para tratar a hiperten~sao arterial, que ja faço uso a bastante tempo, acho q foi esse medicamento que me causou problemas gastricos, ja que tomo todos os dias. Obrigada mais uma vez por dedicar alguns minutos do seu dia para me dispensar atenção,,, abraços

Maria Helena disse...

Ahhh, olhei os medicamentos..o que mais se aproxima em similitude é o Lycopodium..e identifiquei alguns tambem na Nux Vomica...abraços

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Maria Helena

O que eu lhe quis transmitir, é que o seu caso não é simples, apresentando múltiplas patologias.

Pode identificar uma a uma e pesquisar um protocolo de tratamento no blogue. Mas, esta, será uma solução meramente paliativa. De qualquer modo, estarei disponível para a auxiliar dentro das minhas modestas possibilidades.

Na minha perspectiva, é fundamental que encontre um médico com especialidade em Homeopatia, que saiba utilizar bem o Repertório Homeopático, ou seja, um Homeopata Unicista. Estou certo, que um profissional competente irá encontrar o medicamento cuja patogenesia mais se aproxime dos seus sintomas característicos e sintomas das enfermidades de que padece. E isso só se consegue com a inevitável proximidade do paciente.

De qualquer modo estarei sempre à sua disposição.

Se tiver dúvidas, diga.

Vá dando notícias

Zé Maria Alves

Maria Helena disse...

Sim Doutor, eu entendi perfeitamente... Eu ia avisar isso ao senhor- QUE EU SOU UMA PACIENTE MUITO COMPLEXA - (Sorriso)- melhor sorrir a ter que chorar. Mas sua ajuda já foi de grande valia. Como eu identifiquei similaridade no lycopodium, eu gostaria de saber se poderia fazer uso desse medicamento e qual a potencia o senhor indicaria... atualmente tomo a actea racemosa 12 ch e o cholesterinum 7 ch...Abraços...Helena

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Maria Helena

Por ora, a minha opinião é que não tome o Lycopodium.

Gostaria de ver a reacção que vai ter à ACTEA. Por outro lado, o CHOLESTERINUM deverá ser suficiente para normalizar os valores.

Veja o artigo que acabei de editar sobre AZIA - veja se encontra o seu medicamento.

Se resolvermos pontualmente alguns dos problemas que mais a afligem, poderemos depois pensar no simillimum. Talvez eu o consiga identificar, se a maria Helena preencher o questionário de Jordan Hernandez.

Mas, uma coisa de cada vez.

Um beijo e as melhoras.

Zé Maria Alves

Maria Helena disse...

Ok, entendi!..Vou aguardar efeitos do actea e cholesterinum. Dois dias tomando actea ja me sinto melhor...o sono teve alguma melhora. Qdo o senhor achar que esta na hora de responder o questionario, pode avisar-me, porque estarei sempre por aqui consultando a pagina do blog. Abraços....

Maria Helena disse...

Ahh, gostaria de dizer-lhe, que eu MARIA HELENA, sou similar ao SULFURICUM ACIDUM, parece que eu estava a me olhar no espelho. Muito grata...abraços

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Helena

Como é que chegou ao SULPHURICUM ACIDUM? Foi quando pesquisou o artigo "ACIDEZ"?

Quais as matérias médicas que leu para chegar à similitude? Comparou com a de CLARKE?

É importante perceber o grau de similitude. Se for esse o seu medicamento, ou seja, o medicamento que exibe a maior parte dos seus sintomas e sinais característicos, podemos entrar com uma medicação cautelar (inexiste observação directa da minha parte...).
Já agora, leia também PULSATILLA, e diga-me se de alguma forma complementa o SULPHURICUM ACIDUM - se cobre alguns dos sintomas que eventualmente não estão cobertos pelo simillimum que encontrou.

Um beijo

Zé Maria

Maria Helena disse...

Sim Doutor, eu pesquisei o artigo ACIDEe pesquisei tambem em outros sites. O senhor, na resposta anterior me disse assim: - Se vc, Maria helena, responder o questionario de Jordan Hernandez,talvez eu consiga identificar o similimum, então eu fui procurar o que signifcava SIMILLIMUM, e descobri que era um medicamento que mais se aproximava das minhas caracteristicas. Vou COLAR aqui o que eu encontrei:Sulphuricum acidum
Postado: 31/03/2009
Editado: 31/03/2009
Fonte: Matéria médica homeopática
Sinonimia: clique aqui

MENTE
- Faz tudo com pressa, come, escreve, anda, fala...
- Sentimento apressado por dentro.
Como se não tivesse tempo suficiente para que tudo seja feito.
- Ansioso por ver tudo pronto.
- Quer dar conta de muitas coisas de uma vez, gerando:
Confusão, desajeitamento e pressa ineficaz.
- Pressa pode ser só internamente.
- Controlado mas com quietude artificial.
- Insatisfeito, Irritável.
- Falta de comunicação nenhum contato real com alguém.
- Falam com eles mesmos.
- Desencorajado.
- Abstraído mentalmente. Distraído.

GENERALIDADES
- Fraqueza e pressa.
- Todo o organismo está acelerado.
- Friorento. Frio, corrente de ar.
- Fumação de poluição, vapores (Petr), fumaça, perfume forte.
- Menopausa.
- Neuralgia facial do lado esquerdo.
Dor neurálgica no corpo do lado direito.
- Dor aparece gradualmente, desaparece subitamente (Stann).
- Alcoolismo.
- Tendência hemorrágica.

COMIDAS E BEBIDAS
- Deseja: Brandy, álcool, doces, comida fresca.
- Aversão:
Água, a não ser que adoicione um pouco de álcool. (NAO)
- Cheiro de café, álcool. (NAO)

CABEÇA
- Cérebro parece solto, parece cair de um lado para o outro.
- Dores neurálgicas lado esquerdo, mar.
- Como se a face estivesse coberta com clara de ovo (Alum, Graph).

OLHOS
- Hemorragia intra- ocular, trauma (Arn, Ham).

NARIZ
- Epistaxe, vazando sangue escuro e fino, cheiro de café>(NAO)

FACE
- Inchaço das glândulas parótida e submaxilar esquerda.

BOCA
- Hálito azedo.
- Aftas (Bor). Estendendo-se por todo o trato gastrointestinal.

ESTÔMAGO
- Gastrite. Pirose.
- Soluços e náusea nos bêbados. Queixas por alcoolismo (Ranb).
- Sensação de frio no estômago quando bebe água,
A não ser que um pouco de álcool seja adicionado.(NAO)
- Sensação relaxada.
- Parece estar pendurado.

RETO
- Diarréia por frutas verdes, ostras.(NAO)

APARELHO REPRODUTOR
- Facilmente excitado.(NAO)
- Ejaculação precoce.
- Pouca satisfação.
- Menstruações precoces e profusas.
- Prolapso de útero e vagina por fraqueza.
- Gangrena da vagina após prolapso.
- Cérvix que sangra facilmente.
- Problemas do climatério.

RESPIRAÇÃO
- Asma fumaça, vapores, poeira. Asma alérgica ou bronquial.

EXTREMIDADES
- Coceira das polpas digitais, escrevendo
- Repuxões nos dedos durante o sono, escrevendo.
- Frieiras com tendência a gangrenar.

PELE
- Equimoses, contusões.
- Complementa a Arnica quando Arnica falha.
- Gangrena após lesão (sec).
- Carbúnculos, furúnculos.
- Cicatrizes ficam vermelhas e azuis, tornam-se dolorosas.

TRANSPIRAÇÃO
- Transpiração com pressa.
- Transpiração azeda.
- Comida quente.

SONO
- Acorda cedo e não refeito.
- Pesadelos antes da menstruação.

MC: Arn, Puls.

Doutor são poucos em pulsatilla:EXTREMIDADES:
- Artrites errantes.
- Dores:
> Aplicações frias,
Movimentos lentos,
< Calor moderado.
- Pés quentes, descobre-os à noite (Cham, Med, Lyc, Sulph).
- Dores nos calcanhares.DENTES:
- Dor > água fria.FACE:
- Ondas de calor. Ruboriza com facilidade.
- Transpiração de um lado. Espero não ter complicado tudo..abraços

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Bom dia Helena

Eu fiquei curioso pelo facto de ter encontrado o seu medicamento...
Os Homeopatas, se tivessem pacientes como a Helena, poderiam não ter desculpa para não ter tempo e praticar com rigor o Unicismo.

Tome a ACTEA RACEMOSA por um período de 10 dias, interrompa durante 2 dias e faça o seguinte tratamento:

1 - Uma dose glóbulos de SULPHURICUM ACIDUM 6 CH -

2 - Quando sentir que o efeito está a terminar, ou decorridos que sejam 4 a 5 dias:
Uma dose glóbulos do mesmo medicamento em 12 CH.

3 - Uma semana depois da dose mencionada em 2:
Uma dose glóbulos do dito SULPHURICUM ACIDUM 30 CH.

Esteja atenta aos efeitos das doses.
Anote meticulosamente melhorias, agravações, novos sintomas, sensações, etc.

Se o seu estudo tiver correspondência, podemos subir a potência brevemente - dentro de 1 ou 2 meses, para uma 200 CH.

Vou estar uns dias em net.

Beijo e melhoras.

Zé Maria Alves

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Sem net.... este teclado necessita de tratamento homeopático: omite letras e por vezes sílabas.

Maria Helena disse...

Uma duvida Doutor: O que vem a ser UMA DOSE globulos? Porque aki no Brasil qdo compramos GLOBULOS, adquirimos um vidro pequeno com base de 100 globulos. Seriam 5 globulos? Pois bem, qdo eu cliquei em ACIDEZ eu pesquisei todos os medicamentos que estavam lá disponiveis e reparei que o medicamento sulphuricum acidum era o que mais se assemelhava comigo, era eu refletida no espelho(risos)...A paciente Helena , está tentando ter uma melhor qualidade de vida, porque a tristeza tem imperado, ela tem estado muito apática e não costuma falar sobre suas afliçoes. Não confia nas pessoas. As vezes sorri, mas é um sorriso dolorido. Se sente perdida., confusa.O lar é o seu refugio, seu porto seguro. Vida social precária. Sempre vendo segunda intençoes nas pessoas. Não consegue relaxar. Preocupação com o que as pessoas pensam dela. Na verdade, ela gostaria de se entregar mais, mas não consegue.. Pra falar dela, eu coloquei ela lá no sofá, e fiquei a observa-la. agora ela ja se chegou aki pertinho de novo e perdi a referencia. (risos)....chega Doutor...vamos devagar, em doses homeopaticas...(risos) abraços..

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Maria Helena

O seu mal é o mal do ser humano. E os males, apresentam-se sob diversos "disfarces", neste teatro excomungado...

O sofrimento psicológico é uma constante na nossa vida, uma vida repleta de infelicidades, com esparsos momentos de alegria.
E, aqui, a Homeopatia, muito mais do que a alopatia, tem uma palavra segura e reconfortante a dizer.

Vamos devagar, isso, devagar, porque o que demorou dezenas de anos a ser construído se for demolido em segundos, pode gerar mais prejuízos que benefícios.
Na vida há um tempo para tudo: para nascer, crescer, sofrer, abraçar a felicidade, e, morrer...
Comece já a morrer, morrer não para a morte física, mas para o seu sofrimento. E, morre-se para o sofrimento, escutando-o passivamente, sem recurso a comparações e interpretações. Interpretar é desvirtuar a realidade.

Vai notar a diferença desde que faça essa escuta e o remédio comece a actuar.
AUTOCONHECIMENTO e HOMEOPATIA, caminham de mãos dadas na prossecução de um dos maiores objectivos imateriais a que o ser humano tem direito - a PAZ.

A dose glóbulos, é diferente dos grânulos, e está preparada para ser tomada de uma só vez. Pergunte na sua farmácia.
Se por mero acaso não conseguir adquirir a dose, tome 15 grânulos, de uma vez só - ou 15 gotas das potências indicadas.

Abraço

Zé Maria Alves

Maria Helena disse...

Doutor, aki globulos e granulos são a mesma coisa..... Bem, eu encomendei globulos e sei que vai vir um vidro pequeno com uma quantidade grande, posso tomar 15 globulos? em ultimo caso, eu suspendo e peço para fazer gotas. obrigada e desculpe pela minha falta de compreensão, é apenas o desejo de acertar.

maria Helena disse...

Mais uma pergunta....e os papelotes? poderia ser em forma de papelotes? abraços e desculpe o incomodo mais uma vez, depois de acertar esse medicamento, prometo lhe dar uns dias de folga(risos)....Bom Domingo

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite, mais uma vez, Maria Helena

Agora fui eu que "engasguei" com os papelotes...

Denominamos glóbulos componentes de uma dose, "grânulos" muito pequeninos. A dose tem em regra 1 grama de glóbulos.

Opte então pelos grânulos - 15
numa única toma.
A dose, em Portugal, é menos dispendiosa que o tubo de grânulos. E como vai fazer uma medicação de potências progressivas, pouparia.

Pesquise, porque estou certo que vendem as "doses" de toma única - são uns tubinhos pequenos do tipo dos vendidos pela Boiron (Oscill.)

Um abraço

Zé Maria Alves

Maria helena disse...

Oi Doutor, a substancia do remédio em pó, são acondiconadas em papeis, para doses unicas, e são conhecidas aki como PAPELOTES. Entendi o que o senhor falou. Vou dar o meu jeito(significa resolver da melhor forma a situação). A BOIRON chegou ao Brasil este ano 2009, não tomei conhecimento de seus produtos.Obrigada pelas palavras, me sinto mais leve..abraços

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Maria Helena

Se o "PAPELOTE" é uma dose única, equivalerá à dose única de glóbulos da Europa.
Deve ser mais económico do que adquirir um frasco de gotas ou um tubo de glóbulos.

Faça então a sua escolha.

Abraço

Zé Maria Alves

Maria Helena disse...

Doutor Jose Maria, deixo aki meu email pessoal para eventual necessidade de comunicação: marihelen47rj@hotmail.com

Maria Helena disse...

Olá Doutor, como vai? Eu vou indo(acho q estou bem)....veja bem.....no inicio da actea...eu estava dormindo bem....( tomando 3 gotas, 30 minutos apos o lanchinho da tarde né...bem pequenino...)pois bem....no inicio eu dormia bem...comecei actea no dia 26/08....hj me parece que as 3 gotas não estão dando conta da Maria Helena. Faço como o senhor falou, a cada toma, agito o frasco 10 vezes para aumentar a potencia...atualmente, acho que as dores melhoraram, mas o sono piorou...tenho prestado bastante atenção...apesar da impaciencia(risos)....Bem , eu reparo que qdo viajo fico ansiosa, dai ja não durmo bem. Se recebo noticia ruim tbm fico com dificuldades de adormecer, não consigo relaxar> estou colocando o que tem se passado comigo. Talvez o senhor esteja impossibilitado de me responder por hora, mas eu fico por aki esperando a sua resposta tão logo esteja em condiçõesde me enviar a mesma. abraços VERDE E AMARELO

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Maria Helena

Avance com o simillimum.

O tal cheiro ilusório de fumaça, surge em Sulph. ac..

Um abraço

Zé Maria

Maria Helena disse...

Olá Doutor,estarei tomando o sulph. acidum nesta semana.Hoje, quarta feira, dia 09/09,tomei a ultima dose de actea da semana, e no sabado, pretendo tomar o sulph.acidum 6 ch ....espero ter entendido a forma de tomar. Abraços e mais uma vez mui grata...

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Maria Helena

Vá-me mantendo informado da acção do medicamento a cada nova dose.

Um abraço

Zé Maria Alves

Maria Helena disse...

Ok....darei noticias....abraços

Maria Helena disse...

Bom dia Doutor....Hoje, pela manha, em jejum, tomei o sulph. acidum e deitei um pouco..me deu uma sonolencia, um estado de torpor...levantei porque os deveres domesticos falaram mais alto, pq a vontade era de permanacer ali deitada por mais umas 2 horas. Vou manter-lhe informado caso ocorra novos efeitos. Abraços...

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Helena

Nada de preocupante. Temos de aguardar.

Provavelmente a tensão - consequência da "pressa" e da "impaciência" - aliviou e, gerou um estado de relaxamento mental conducente ao repouso. Em princípio, bom prognóstico.

Vá-me mantendo informado.

Abraço

Zé Maria Alves

Maria Helena* disse...

Olá Doutor....eu de novo, dando uma passadinha por aki....bem, vamos aos sinais....tenho notado uma
leve melhora na respiração....parte gastrica tbm melhorou...qdo eu comia alimento doce, era azia na hora....o sono está médio...( seria uma nota 7,0), eu percebo que ficar a noite no computador atrapalha meu sono, se vier aquele soninho bom, eu tenho que deitar pra dormir,pq se passar da hora ja não durmo bem, por isso tenho evitado o uso do computador a noite.(prometo que hoje é o ultimo dia que lhe escrevo a noite, as vezes é por falta de tempo mesmo). Bem, em relação as dores, ainda persistem, mas já não são tão intensas. Outro detalhe: percebi que minhas mãos estão mais murchinhas,o anel ficou folgado no dedo, como se eu tivesse desinchado um pouco. São detalhes q eu percebi. por hora é isso... ja mandei fazer o sulf. acid. 12 ch e 30 ch...estarei tomando a dose de 12 ch ( os famosos PAPELOTES, que o senhor jamais esquecerá o nome) provavelmente no domingo pela manha. Mil abraços e muitíssimo grata pela sua atenção. Me faltam palavras de agradecimento.....

Maria Helena* disse...

Ja que me faltam palavras de agradecimento, deixo aki um poema de casimiro de abreu:

MEUS OITO ANOS



Oh que saudades que tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais



Que amor, que sonhos, que flores,

Naquelas tardes fagueiras,

A sombra das bananeiras,

Debaixo dos laranjais.



Como são belos os dias

Do despontar da existência

Respira a alma inocência,

Como perfume a flor;



O mar é lago sereno,

O céu um manto azulado,

O mundo um sonho dourado,

A vida um hino de amor !



Que auroras, que sol, que vida

Que noites de melodia,

Naquela doce alegria,

Naquele ingênuo folgar



O céu bordado de estrelas,

A terra de aromas cheia,

As ondas beijando a areia

E a lua beijando o mar !



Oh dias de minha infância,

Oh meu céu de primavera !

Que doce a vida não era

Nessa risonha manhã



Em vez das mágoas de agora,

Eu tinha nessas delicias

De minha mãe as carícias

E beijos de minha, irmã !



Livre filho das montanhas,

Eu ia bem satisfeito,

Pés descalços, braços nus,

Correndo pelas campinas

A roda das cachoeiras,

Atrás das asas ligeiras

Das borboletas azuis!



Naqueles tempos ditosos

Ia colher as pitangas,

Trepava a tirar as mangas

Brincava beira do mar!



Rezava as Ave Marias,

Achava o céu sempre lindo

Adormecia sorrindo

E despertava a cantar !



Oh que saudades que tenho

Da aurora da minha vida

Da, minha infância querida

Que os anos não trazem mais



Que amor, que sonhos, que flores,

Naquelas tardes fagueiras,

A sombra das bananeiras,

Debaixo dos laranjais!

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Helena

Vamos entrar com a segunda dose.

O prognóstico continua excelente. A partir do 12.º dia, teremos algumas certezas.

Bem Haja pelo poema.


"Rezava as Ave Marias,

Achava o céu sempre lindo

Adormecia sorrindo

E despertava a cantar !"

Como era belo nessa altura, acreditar que a Virgem, Mãe de Deus, minha madrinha era e, me fizera a cruz na testa para do Demo me proteger...

Não me vou esquecer dos "papelotes". Que raio de nome! (estou a sorrir)

Abraço

Zé Maria

Maria Helena disse...

Doutor, eu não resisti a umas balinhas de leite recheadas, ainda bem que o estomago não reclamou....mas prometo q foram só algumas poucas balas...(risos). Abraços...

Maria Helena disse...

De onde surgiu esse vocabulario meu Deussssss: "Prometo que foram...... Ficou horrivel...agora já foi....(risos)

Maria Helena disse...

Olá Doutor José Maria...Eu de volta aki pra contar a respeito dos efeitos do medicamento sulf.acidum. Bem, Doutor, eu tenho notado , que ao tomar a segunda dose do medicamento, parece que todos os sintomas voltaram...principalmente o odor forte de fumaça, insonia, falta de concentração...nervosismo...os sintomas estão mais marcantes...ai, q coisa mais louca....estou parecendo um zumbi, não durmo....fecho os olhos a noite, acordo de manha parecendo q passei a noite acordada...to desesperada...mal humorada, me ajude....por favor....

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Maria Helena

Se tomou a 6 CH no dia 15 de Setembro e a 12 no domingo seguinte, como previa - 22 de Setembro -, poderemos estar perante um agravamento que nos é favorável.

Se assim for, esses sintomas irão desaparecer ou diminuir substancialmente.
Vamos então aguardar pelo menos 10 dias.

Se surgiram novos sintomas, agradeço que me diga.

Um abraço

Zé Maria Alves

Maria Helena disse...

Ok, doutor, eu ja imaginava isso..hj...eu estou pessima do estomago....nao consegui nem trabalhar,,,,mas vou tomar um chazinho....e repousar.... desculpe o desespero...abraços e obrigada pela atenção...

Maria Helena* disse...

Olá doutor, boa tarde....hoje pela manhã, tomei o sulf. acidum 30ch. Realmente os sintomas diminuiram, estou melhor, graças a Deus. Por hora é só. Volto a dar noticias. Abraços.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Bom dia Helena

Como vê, nem sempre o que parece mau o é.

O agravamento é um fenómeno perfeitamente natural em homeopatia - em certos casos específicos.

Dentro de 10 dias - se antes não ocorrer nada digno de menção - dê notícias.

Abraço

Zé Maria Alves

Maria Helena* disse...

Ok, obrigada ....

Maria Helena* disse...

Ahhhh, doutor, uma dúvida: Por hora, a actea continua suspenso? Porque desde que comecei o tratamento com o sulfuricum acid. não usei mais a actea. Ou eu a deveria estar usando nos intervalos? agora que ja tomei a terceira dose do sulf. acidum, posso voltar a tomar a actea? Tire essa dúvida por favor...Abraços...

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Helena

O SULPHURICUM ACIDUM na 30.ª CH deve exercer os seus efeitos durante 30 dias.

Se for esse o seu simillimum, como esperamos que seja, só tomará outros medicamentos homeopáticos em situações meramente pontuais - verbi gratia, no caso de determinadas patologias agudas.

Por ora, a Actea vai ficar na prateleira.

Vamos aguardar os 30 dias ou o tempo de acção da dose de SULPH. AC.

Se tudo correr como esperamos, iremos mudar a potência.

Um abraço

Zé Maria Alves

Maria Helena* disse...

Ok, entendido! Gracias.....

Maria Helena* disse...

Olá Doutor, como vai? Eu estou bem, mas ainda sentindo um cheiro de fumaça e tem dias que fica mais forte. Estive tbm com uma especie de pigarro( uma tosse seca, especie de uma coceira na garganta), porem, não sei se deve ao clima, pq aki no Rio de Janeiro, especialmente a cidade onde moro, o clima anda seco, falta de chuva. Tenho me sentido mais calma, o sono melhorou. O estomago ainda reclama. Qualquer novidade, volto a dar noticias...abraços e obrigada pela atenção...

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Bom dia Maria Helena

Vamos esperar pelo fim do efeito da dose - 30 CH.

Aí, avaliaremos quais os sintomas que podem eventualmente ter restado.

Mas, o prognóstico é favorável e estou convencido que a maior parte das suas queixas irá desaparecendo progressivamente.

Um beijo

Zé Maria

Maria Helena* disse...

Obrigada mais uma vez....

Maria Helena* disse...

Oiiiii, Doutorr, to aquiiiii,,,,,sobrevivendo... brincadeira...To ótima!!!abraços...

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Olá Helena

Fico feliz, feliz por si.

Vá dando notícias.

Um beijo

Zé Maria Alves

Maria Helena* disse...

Boa noite Doutor José Maria! No próximo dia 28 completará 30dias do sulph. acidum 30 ch. Tenho me sentido muitíssimo bem, as dores melhoraram 70%. Subo e desço escadas correndo , acredita? Pois é, pode acreditar!! Tenho feito minhas tarefas domesticas rapidinho., o que outrora, era uma tortura e as vezes, a lágrima escorria pelo meu rosto de tantas dores. Ainda continuo acima de meu peso ideal. O tal cheiro de fumaça já não existe. O sono ta muito bom, graçassss a Deusssss, e ao senhor. Fico me perguntando pq não descobri esse blog antes. Mas Deus sabe de todas as nossas necessidades e coloca as pessoas certas, na hora certa em nossas vidas, é nisso que eu creio! Bem, gostaria de saber , como seguirá o tratamento daqui pra frente, apartir do dia 28, qual será o proximo passo? Que Deus o recompense em vida e saúde por dedicar uma parte de seu tempo aos menos favorecidos. Abraçossss fortes (UPAAAA) Com todo respeito Doutor...(Sorriso).. Aguardo resposta ..tchauu!

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Maria Helena

Fico feliz por si.
Tenho pensado, como quem não pensa, que se o meu blog for útil nem que seja apenas a uma única pessoa, já valeu a pena...
Mas, neste caso, o mérito não é meu!
É tão somente seu. Foi a Helena que descobriu o seu próprio simillimum.
E essa alegria, é para mim redobrada. Provavelmente nunca nos iremos conhecer pessoalmente. E essa é a Beleza da Amizade pura, a que não tem contrapartidas. Aí, sou eu, quem tem de agradecer...

SULPHURICUM ACIDUM 200 CH, dose única - "papelote" (estou a sorrir...)

Vá dando notícias.
A partir de agora, só tomará nova dose quando o efeito desta dose estiver a terminar. Presumo que durante mais ou menos seis meses não será necessário.

Um abraço

Zé Maria Alves

Maria Helena* disse...

Oi Doutor! Sempre valerá muitíssimo a pena!! Estou emocionada e agradecida justamente por dispensar atenção a carinho por alguém que nem ao menos conhece. Pra mim, isso se chama Beleza de Alma e vai ficar guardado no livro da minha memória e de meu coração. Mas, vamos lá, com os Papelotes(risos), tomara que os 200 ch, faça tbm uma lipo na Helena, pq as escadas não estão adiantando nada...as gordurinhas estão ali( alias, estão aki)....e não saem!!! (KKK)...abraços e até mais!

Maria Helena* disse...

Ola Dr.....Eu estive pesquisando , e reparei q o Graphites, cobre muitos sintomas q não são cobertos pelo sulphuricum acidum, o que o Sr. pode me dizer sobre isso...não vá brigar comigo hen! Risos....à propósito, tomei a dose de 200 ch do sul. acidum no sabado, dia 01/11. Beijo e obrigada!

Maria Helena* disse...

Graphites:Descontente. Facilmente ofendido.
- Irritabilidade com coisas insignificantes.
- Humor variável.
- Ansiedade pelo futuro, salvação. Ansiedade com coisas insignificantes.
-
- Medo de que alguma coisa aconteça, de desgraça.
- Ansiedade e medo, < manhã. Irritação, excitação, insônia ao anoitecer.
- Sensível à música. Chora ao ouvir música (Aur), especialmente órgão.
- Depressão. Aversão a trabalho mental.
- Dificuldade de concentração, esforço mental causa agitação (Kali-p).
- Fraqueza da memória de acontecimentos recentes, > para eventos do passado distante.
- Ausência de pensamentos. Impressões não penetram. É difícil conseguir informação.
- Perturbação com choro e falta de coordenação, antes e durante a menstruação.Obesidade. Rápida emaciação nas doenças de estômago.
- Emaciação das partes afetadas (Plb).
- Transtornos por erupções suprimidas. Secreção.
- Secreção grossa, viscosa, ofensiva.
- Fraqueza súbita. Cataléptica.
- Fissuras.
- Torpor.CABEÇA:
- Torpor ou sentimento de vazio (Cocc, Plat).
- Dor de cabeça: < lado esquerdo, luz solar, enquanto come.
- Erupções < occipital. Psoriasis.
- Alopécia. Queda de cabelo nas têmporas.

OLHO:
- Fotofobia (Nat-s), < luz solar. Conjuntivite. Blefarite. Queratite.
- Erupções nas pálpebras. Fissuras nos cantos..Erupções ou fissuras atrás da orelha.Erupções < dobra dos cotovelos e joelhos.
- Dormência dos antebraços.
- Unhas: tortas, quebradiças, espessas, duras. Encravamento das unhas dos pés (Sil).
- Calor queimante da planta dos pés, descobre-os. Dores reumáticas.

PELE:
- Fissuras, onde a pele e a membrana mucosa se juntam. Grossa, dura, seca, áspera (Ant-c, Fl-ac).
- Erupções. Eczema. Herpes. Psoriasis. Crostas e escamas,
- Pingando como mel, espessas, amarelas, viscosas. Fluido, algumas vezes com mau cheiro. Coçando < calor, durante a menstruação.
- Queloide (Fl-ac, Sil).
- Doentia.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Maria Helena

Claro que não me zango. O seu trabalho, ou seja, a sua investigação vai levá-la longe na Homeopatia.

Vamos esperar 30 dias. Aí vai fazer um levantamento dos sintomas que persistem e, se for caso disso, do reaparecimento de sintomas antigos ou aparecimento de novos. Depois, dir-lhe-ei qual o novo passo a dar.

A Homeopatia, nos casos de tipo crónico, para além de ciência e arte de curar é sinónimo de paciência.

Abraço.
Vá dando notícias.

Zé Maria Alves

Maria Helena* disse...

Ola Dr., corrigindo, sábado foi dia 31/10 e não 01/11. Obrigada e vou aguardar sim, com paciência(risos).

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Isso!

A PACIÊNCIA TUDO ALCANÇA!

Beijos

Zé Maria Alves

Maria Helena* disse...

http://www.youtube.com/watch?v=nMA6t63Hhd8

Maria Helena disse...

Desculpe, deu tudo errado...deixe em Off..(risos)

Maria Helena*** disse...

Olá Doutor...eu aki de novo. Bem, nesses 30 dias, houveram melhoras, houveram pioras.... Pq, naquelas ultimas mensagens que passei para o senhor, eu estava muito bem...depois, não sei se corri demais na escada (risos), começaram umas doreszinhas aki, outra ali. Tenho dormido bem. Os problemas estomacais estão na maioria das vezes ligados ao que como. Por ex. Café,, cerveja, doces...me deixam com queimação no esôfago. E outra coisa, preciso perder peso, mas por conta das dores nos ossinhos do pé, o ortopedista disse que a caminhada esta fora de cogitação, ele me indicou a hidroginastica. Será q a homeopatia pode me ajudar nesse campo?...Custei a chegar nesse assunto, dei muitas voltas pra chegar até aki, muito sutilmente...(risos)....pq eu sei muito bem o que o médicos pensam: _Quer emagrecer? Feche a boca!!!...O senhor tbm pensa assim né Doutorrrrr?....Desculpe a brincadeira...Abraços

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Olá Maria Helena

Quais foram os sintomas que restaram? - Mas, nesta sede, apenas os que restaram e que não estão ligados a esse "pecado" (a Gula...) - estou obviamente a sorrir.

Não penso como os outros "médicos": coma de tudo, menos o que lhe pode fazer mal, mas coma pequenas refeições, várias vezes ao dia.
Caso pretenda diminuir o seu apetite, temos medicamentos que a podem ajudar. No entanto, julgo desnecessário, por ora, agir a tal nível.
Se isso for muito importante para si,
descreva-me os sintomas do seu "apetite" - horário, agravamento, desejos alimentares, aversões, com ou sem ansiedade, etc...etc...

A dose de 200 CH ainda está a produzir os efeitos iniciais.

Um abraço

Zé Maria Alves

Maria Helena** disse...

Boa noite Doutor! Como eu havia lhe informado, eu acho q os sintomas restantes foram mesmo os estomacais, porem, acho mesmo ser devido ao tipo de alimento ingerido. Porem, já a bastante tempo evito café, alimentos gordurosos....mas doutor...vou confessar meu pecado..., que aki no Brasil chamamos de " Loira gelada"... A danada da cerveja, ( hipercalórica))finais de semana sempre tomo o equivalente a 4 copos, bem geladinhaaaa, valei-me Deus!! E outra coisa, não consigo acordar de manha e ficar sem o meu leite, que apenas pingo com cafe(desse jeito não me faz mal)e um paozinho com queijo branco, adoro pão doutor,,, ta vendo pq a maria Helena está rechonchuda?...Doutor, ao contrario do que o SR . acha, eu porem, julgo super necessario diminuir meu apetite. Bem , vamos lá...Sinto mais fome a tarde e a noite, pela manha sempre me alimento com leite pingado com cafe e um paozinho com queijo. Como eu trabalho fora, meu almoço fica pronto cedo, almoço por volta das 11:00h e como a alimetação basica que é tradicional na mesa de todo brasileiro:arroz, feijão, carne e legumes ou salada de alface e tomate. Sempre tento reduzir o uso da gordura na alimentação. Realmente existe um espaço grande de tempo entre uma alimentação e outra. Mas a noite eu sinto mais fome. Gosto de refrigerante, bolo, doce. Mas não sou exagerada, pra comer, acho mesmo que o problema é q não pratico exercicios, e faço parte de uma familia de fofinhos...(risos) mae era fofucha, as irmas são cheinhas tbm....Doutorrrrr, por favorrrrrr, pode me dizer o nome do remedio??? Vou começar a tomar ONTEM.....Risos......Doutor, é só pra descontrair....se desejar saber mais, é so falar...não sei se fui clara...Beijossss

Maria Helena** disse...

Ahhh Doutor, aki no Brasil faz muito calor....o senhor nem imagina o quanto...então, SORVETE, não falta no meu congelador...é outro pecado!! Eu estava aki pensativa e me lembrei...que quando eu era mais jovem, gostava muito mais dos alimentos salgados..E hoje, que estou mais velha, e sofro o risco de ter diabetes, gosto mais dos alimentos doces...to precisando de uns puxoes de orelha né? mas o q posso fazer, hoje, são eles que me atraem...risos...outra coisa, alimentos muito quentes, não me fazem bem...me dão quaimação no estomago,tem que estar morno. E tbm não posso usar muito liquido durante a refeição pq fico parecendo um bebê, tenho a sensação q vou gorfar(parece q a comida vai voltar).( tenho certeza que o senhor fez cara de nojo) Risos... abraços

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Helena

Vamos lá diminuir esse apetite - agora continue sem fazer esforço algum, julgando que Homeopatia é sinónimo de Milagre.... (estou a sorrir)

IODUM 3 DH, 3gotas, 3 ou 4 vezes por dia - poderá não parecer o medicamento indicado, mas vai surtir efeito.

Ao fim de 15 dias de tratamento dê notícias.

Um abraço

Zé Maria Alves

Maria Helena* disse...

Olá Doutorrrr!!

NÃO PUDE CONTER A GARGALHADA. Mas, agora , falando serioooo,sei q ela não faz milagresss. Mas, vou me esforçarrrr, muito, muito,muito. Abraços e mais uma vez muitíssimo grata...

Anónimo disse...

Dr., o remédio ficou pronto ..e veio escrito no vidro: IODUM PURUM , o gosto é meio enjoadinho. Como os remédios da homeopatia normalmente não tem gosto algum, estranhei um pouco. É assim mesmo? abraços

maria Helena* disse...

Esqueci de digitar meu nome, desculpe...

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Helena

O nome não é usual em Portugal - refiro-me ao PURUM.
No entanto, é óbvio, que se trata do IODUM,IODINE ou IODE - nomenclatura possível.

O gosto deve ficar a dever-se à baixa diluição.

Comece a tomar e vá-me mantendo informado » diminuição do apetite e controlo do peso.

Um abraço

Zé Maria Alves

Maria Helena* disse...

Ok..Doutor, vamos lá....ainda bem que em dezembro faz um calor de 40 graus, e assim posso comer bastante salada(folhas). ...abraços e obrigada

Maria Helena disse...

Ola Doutor ...Como vai? Eu, aaki, vou bem, realmente com menos apetite, e a balança já me informa a perda de peso (-3kg), imagine minha alegriaaa!!!...Porem, este mes de dezembro, a vida está uma correria, pq meu filho mais velho, está prestando prova para o ingresso em Universidade(aki chamamos esta fase de Vestibular) e eu, como mãe preocupada que sou, procuro sempre dar o apoio de que ele nesta fase precisa e quando me dou conta o dia passou, e so tomei 2 doses do medicamento. Mas, mes que vem , vai melhorar, pq estarei de ferias e o sufoco deve ter passado...Desculpe tomar seu tempo com informações tão pessoais, ...Deixo aki um abraço, que o senhor tenha um Feliz Natal, e um Ano Novo de paz, saúdee realizações!!!

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Um Natal Feliz, para si e para todos os que a rodeiam.

A continuação das suas melhoras - não se esqueça de fazer um esforçozinho...

Um abraço

Zé Maria Alves

Maria Helena disse...

Oláaa, Doutorr, tudo bem? Demorei, mas,apareci(risos)...eu estava de férias, aproveitei para viajar e descansar um pouco. Eu estou bem, e continuo esforçando-me..já me sinto bem mais leve. Um forte abraço e aaté mais....

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Maria Helena

Fico feliz com as suas melhorias.

Sempre que precise, dê notícias.

Um abraço

Zé Maria Alves

Maria Helena disse...

Olá Doutor, como vai? tudo bem?...eu vou bem, graças a Deus..Estive fazendo contas e dia 01/ maio completa 6 meses da ultima dose de 200 ch do sulf. acidum...o tempo passa rapidinho...vou estar por aki refrescando sua memória, e tomando ciência dos próximos passos....Um abraço

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Bom dia Maria Helena

E como é que se sente?

Dá-lhe a sensação de que o efeito do medicamento está a terminar?

Um abraço.

Zé Maria Alves

Maria Helena* disse...

EXATAMENTE Doutor...tenho sentido o cheiro de fumaça....o que o senhor me diz?,,,abraços...

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Bom dia Maria Helena

Por ora, vamos repetir a dose (200 CH).

Dê notícias.

Um abraço.

Zé Maria Alves

Maria Helena disse...

Ok, obrigada doutor...na segunda feira vou providenciar....bjokas rs

Maria Helena* disse...

Olá Doutor.....ando sumida, mas, graças a Deus ta tudo bem, tomei novamente a dose de 200CH do Sulf.Ac., no inicio de abril...e tenho me sentindo muito bem...e o senhor? como tem passado? abraços e mais uma vez, muitissimo grata!

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Maria Helena

A acção do medicamento deve durar cerca de 6 meses.

No entanto, logo que sinta algo, dê notícias.

Da próxima vez - se for necessário...-, provavelmente, entraremos com uma potência superior.

Um grande abraço.

Zé Maria Alves

jailma disse...

Ola Dr.boa noite! Meu filho vai completar 18 anos e ele, tem estado bastante nervoso por conta de situaçoes novas que esta vivenciando. Sempre foi um dos primeiros alunos da classe e agora que está cusrando a faculdade, deparou-se com situaçoes nunca antes vivenciadas,pois esta com dificuldades em uma materia(Calculo) e nao aceita as notas que tem tirado, apesar de se dedicar diariamente aos estudos. Por conta do stress, tem tido uns sintomas nas pernas , que nao tem deixado ele dormir a noite. Ja fez exames de sangue e nada deu alterado. Glicose 90, colesterol 180, triglicerideos 48, hematocritos 45,hemacias 5,18milhoes/mm3,hemoglob.14,90g/dl,vcm86,87fl,hcm 28,76,chcm33,11%,leucocitos 6.000/mm3,blastos 0,00%,mielocitos0,00%, basolfilos 0,00%, eosinofilos 3,00%,bastonetes 1,00% segmentados 47,00%, linfocitos 43,00%, monocitos 6,00%.Urina ele tbm fez e deu tudo ausente, apenas celulas epitelias (raras) e piocitos 0-1 por campo. Li a respeito da sindrome das pernas inquietas e gostaria da sua opiniao, pois é o mesmo sintoma q ele sente, tem necessidade de mover as pernas e nao dorme direito. Desde ja muito obrigada.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Jailma

Neste blogue, tem um protocolo para o SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS.
Se tiver dificuldades em encontrar, use o pesquisador do blogue no canto superior esquerdo.
Veja se consegue adquirir os medicamentos.

De qualquer modo, mande fazer o COMPLEXO I para o tratamento da ansiedade.
Pesquise no blogue ANSIEDADE - COMPLEXO I - TRATAMENTO HOMEOPÁTICO.

Decorridos que estejam 15 dias de tratamento, dê notícias.

Um abraço.

Zé Maria Alves

Jailma disse...

Obrigada Doutor. O complexo, tenho certeza q poderei mandar fazer, porem os remedios colocynthis -homacord e spascupreel nao sei se irei encontrar...mesmo assim, muito grata.

Jailma disse...

A proposito, se eu conseguir esses medicamanetos q citei anteriormente, mesmo assim faço o complexo e ele tomará os tres? o complexo, o colocynthis e o spascupreel? fiquei em duvida.

Jailma disse...

Ola Doutor, Vou precisar de manipular o colocynthis e o spascupreel, pode me dizer a composiçao e a dosagem? grata.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Jailma

Caso consiga os complexos do protocolo, deverá tomar os três.
Se não conseguir, começaremos pelo complexo para a ansiedade e iremos reavaliando o caso.

Os dois complexos do protocolo, são fabricados pelos Laboratórios Heel, na Alemanha. Têm varios medicamentos em potências decimais, algumas não disponíveis nas farmácias homeopáticas.

Se não os conseguir adquirir, faça o complexo para a ansiedade e vá dando notícias (pelo menos, decorridos que estejam 15 dias).

Um abraço e as melhoras do jovem.

Zé Maria Alves

Jailma disse...

Boa noite Doutor. Infelizmente, o colocythis e o spascupreel nao consegui achar. Porem , o complexo já esta encomendado. Pretendo começar a administrar ainda essa semana. Obrigada pela atenção!

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Jailma

Comece com o complexo.

Dentro de 15 dias dê notícias. Caso seja necessário reavaliaremos.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Jailma disse...

Combinado! Obrigada!

Maria Helena* disse...

Ola Dr! Depois de uma temporada ausente, voltei pra dizer que ando sem dormir, nao consigo me concentrar no sono de jeito nenhum....to a ponto de parar no manicomio.. eu deito ...mas parece q meu corpo nao descansa, noutro dia acordo com o corpo completamente dolorido, como se tivesse ficado em pe ou trabalhando a noite toda,ate os fios do cabelo doem, é uma coisa horrorosa e inexplicavel....o senhor ja tem o meu historico, sou ansiosa, tenho pressao alta,outra coisa,,mordo os canto da boca, que chega a ficar grossa por dentro, parece q alivia a minha tensao....coisa de gente louca, liga nao, as vezes fico brava comigo mesmo. Please, help me!

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Maria Helena

Como já está habituada a fazer pesquisa homeopática, pesquise no blogue os artigoS INSÓNIA - TRATAMENTO --- INSÓNIA - COMPLEXO --- INSÓNIA POR ANSIEDADE - COMPLEXO.

Em algum momento, fez uso da COFFEA 200 CH?
Leia também a matéria médica de ARNICA.

Aguardo notícias suas.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Maria Helena* disse...

Coffea ???...ainda nao usei nao....,, porem o senhor havia falado q ia aumentar a dose do sulfuricum acidum....... abraços.....ja tomei 2 doses de 200 ch...o que faço afinal? \coffea 200 ch..ou sufuricum acidum? beijosss

Maria Helena* disse...

Vou pesquisar agoraaaa!!!

Maria Helena* disse...

Doutor, gostaria de experimentar o coffea 200ch...e a arnica(qual seria a sua dosagem?)...achei oportuno esses dois medicamentos, o que o senhor acha?

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Bom dia Maria Helena

Como o tempo passa!...
Nem sequer me apercebi que já decorreram 6 meses desde que tomou a última dose de Sulphuricum acidum.
Estava a prescrever-lhe um medicamento paliativo para a insónia, considerando que o seu simillimum ainda estava a produzir efeitos. Enfim...

Vamos fazer apenas »
SULPHURICUM ACIDUM 1000 CH, uma dose.

A insónia e o sono pouco reparador devem desaparecer em dias.

Um abraço, as melhoras e dê notícias logo que decorram 15 dias.

Zé Maria Alves

Maria Helena* disse...

Ok, obrigada. Vou providenciar a receita, pq aqui no Brasil, só com receitinha...bjssss

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Maria Helena

Decorridos que estejam 15 dias sobre a toma da dose única, dê notícias.

Um beijo e as melhoras.

Zé Maria Alves

Maria Helena disse...

Olá Doutor,um Feliz Ano Novo para o senhor!.....Passou-se 15 dias, 1 mes , 2 meses......agora vim, me desculpe por favor. Desta vezz, ao tomar a dose de 1000ch, minhas dores aumentaram muito, quase nao aguento pisar no chao, os ossinhos do pe, parecem todos inflamados....tenho me sentido muito mal mesmo....notei isso uns dias depois de tomar a dose e tenho passado tao mal, que nem tenho animo de vir aqui dar noticias....to muito ruim mesmo...abraços..

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Maria Helena

Se os sintomas perversos ainda não desapareceram, faça »
CAMPHORA 200 CH, dose única.

Se os seus sintomas continuarem a ser os mesmos do medicamento que descobriu como seu simillimum, pode continuar a fazer a potência que fazia - 200 CH.
(5 dias após a toma do antídoto).

Abraço, as melhoras e Feliz Ano Novo.

Zé Maria Alves

Maria Helena* disse...

Obrigada Doutor.....abraços!!!.....

Maria Helena**** disse...

Dr. Jose Maria, sei da sua impossibilidade de estar indicando medicaçoes a distancia, porem, como ja faço uso dos medicamentos a dois anos e uso o seu blogue como orientador, gostaria apenas que me informasse, qdo devo repetir a dose do sulfuricum acidum, pois tomei o antidoto e apos 5 dias, o meu medicamento que descobri como simillimum(Sulf.Ac.), mas as dores ainda persistem.......agora é uma fascite plantar(ESPORAO CALCANEO) q incomoda muito....nao sei bem o q fazer..pode me ajudar?? Bjssss Helena****

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Maria Helena

Só volta a repetir a dose de S.A., quando sentir que o efeito do medicamento está a passar.

Veja os artigos »
FASCITE PLANTAR
e
ESPORÃO DO CALCÂNEO

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves