Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

HOMEOPATIA III - INTRODUÇÃO - TRATAMENTO HOMEOPÁTICO

TRATAMENTO HOMEOPÁTICO


O tratamento homeopático fundamentado no remédio único ou simillimum, pressupõe uma preparação do terapeuta que não se compadece com métodos expeditos. Neste particular, há que dominar a doutrina, a matéria médica e as técnicas de repertorização – veja-se o nosso livro, Homeopatia Essencial, Editora SeteCaminhos.

Não obstante, para além do unicismo – prescrição do simillimum com referência à totalidade sintomática do paciente – duas outras escolas merecem referência: o pluralismo e o complexismo.
No pluralismo são receitados ao paciente dois ou mais medicamentos, tomados alternadamente, com o intuito de cobrir todos os seus sintomas. No complexismo os medicamentos são tomados simultaneamente. De referir quanto à primeira a existência de guias práticos de prescrição e à segunda de manuais de complexos homeopáticos elaborados pelos próprios laboratórios.

O pluralismo recorre com frequência a guias de prescrição homeopática ou a repertórios clínicos, para além obviamente, das matérias médicas. Um guia muito usado na prática é o de Levrat, Pigeot, Setiey e Tetau, das edições Similia. De referir ainda o Receituário Homeopático de Clarke, que se constitui como um clássico de elevada abrangência. Aí encontramos as patologias por ordem alfabética, a enunciação dos medicamentos mais indicados face à sintomatologia do caso, a diluição reputada mais eficaz e as doses de tratamento. Nos repertórios clínicos, identificadas as patologias, seguem-se os medicamentos mais adequados, mas sem qualquer especificação sintomática. Cabe depois ao homeopata consultar as matérias médicas com o intuito de descortinar o medicamento mais adequado ao quadro clínico. Atente-se que o uso dos guias de prescrição ou dos receituários também implica o recurso às matérias médicas.

Os medicamentos têm um efeito primário e um secundário. O primário envolve a modificação fisiológica ou comportamental provocada por determinada substância num organismo. O secundário reflecte a reacção desse organismo ao estímulo que lhe produziu alterações.
Na medicina convencional ou alopática, um paciente com ansiedade generalizada é medicado com um ansiolítico, reduzindo-se ou aniquilando-se a carga ansiosa. Os sintomas melhoram com o tratamento, que com o decurso do tempo vai gerar uma dependência, que obriga na melhor das hipóteses a um complexo “desmame”. A suspensão da toma da droga, provoca uma reacção do organismo, um efeito secundário de ansiedade, com agravação de todos os sintomas iniciais.
Na homeopatia, o mesmo paciente vai ser medicado com uma substância que em dose ponderal produz os mesmos sintomas da ansiedade, com possível e previsível agravação inicial. A suspensão da toma da substância medicamentosa produz uma reacção secundária aniquiladora daquela ansiedade generalizada, com a consequente melhoria de todos os sintomas.
Veja-se no site www.homeoesp.org,
- ARTIGOS » HOMEOPATIA
- LIVROS ONLINE » MEDICINA » HOMEOPATIA


Os artigos que iremos incluir neste blog, serão mais informativos do que propriamente técnicos. Irão incidir sobre as patologias correntes e seu tratamento, bem como sobre a acção dos mais conhecidos remédios homeopáticos. Evitaremos explanações que não se revistam de carácter prático. Para um desenvolvimento do estudo da Homeopatia, nomeadamente da Unicista, o leitor terá no mencionado site pessoal todas as ferramentas necessárias.

JOSÉ MARIA ALVES
http://www.homeoesp.org/

Sem comentários: