Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

HUME





David Hume nasceu em Edimburgo, no ano de 1711. Faleceu em 1776.
Fracassou na carreira comercial Foi nomeado bibliotecário em Edimburgo, como consequência dos seus Ensaios Filosóficos. No ano de 1763 foi nomeado secretário da embaixada de Inglaterra em Paris, cidade onde se relacionou com Rousseau.

Pode ser considerado o filósofo da natureza humana, que é na sua perspectiva a única ciência do homem.

Algumas obras:
Tratado da Natureza Humana – Obra composta por três livros:
-Livro I – Teoria do entendimento;
- Livro II – Das Paixões; e
- Livro III – Da Moral.
Ensaios Políticos
Investigação sobre o Entendimento Humano
– Nesta obra, Hume, investiga os poderes do entendimento humano.
Investigação sobre os Princípios da Moral
Dissertação sobre as Paixões
Diálogos sobre a Religião Natural – Diálogo que tem como objecto o método mais seguro para ascender ao conhecimento da existência de Deus e das suas qualidades.
Ensaios Estéticos

Contrariamente a Locke e a Berkeley, reduziu na íntegra a realidade à multiplicidade das ideias actuais, nada admitindo para além delas – v.g. Deus.

A religiosidade tem a sua origem nos factos da vida, nos próprios medos do homem. Reconhece na divindade a infinitude e a perfeição, conduzido não por uma investigação racional, mas porque quer ser aliviado dos males que o atormenta, tornando-a propícia ou benéfica. Ora, à medida que ansiedade e medo se manifestam com maior intensidade, inventam os homens novas formas de culto e louvor, que mais é uma verdadeira adulação. A divindade vai amontoando títulos e poderes no decorrer dos tempos, já que cada religião prossegue como objectivo sobrepujar as que a precedem. Deste modo, os homens avançam até onde lhes é permitido, ou seja, até ao infinito. Se a reflexão filosófica se atém ao monoteísmo, não impede o recaimento no politeísmo, admitindo seres intermédios entre Deus e os homens, que se transformam em objectos primordiais de culto e que conduzem inevitavelmente à idolatria.

O todo é para Hume, um enigma, um mistério absolutamente inexplicável. A dúvida, a incerteza e a suspensão do juízo, apresentam-se como os únicos resultados das múltiplas investigações em torno desta questão.



Estudo temático. Para um maior desenvolvimento e conhecimento de outros filósofos sobre os temas versados, ver no site,
www.homeoesp.org » Livros online » Deus, Alma e Morte na História do Pensamento Ocidental.


JOSÉ MARIA ALVES

Sem comentários: