Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

sábado, 15 de novembro de 2008

SANTA TERESA DE ÁVILA - POESIAS



VIVO SEM VIVER EM MIM


Vivo sem viver em mim
E tão alta vida espero,
Que morro por não morrer



Vivo já fora de mim,
Depois que morro de amor,
Porque vivo no Senhor,
Que me quis só para si.
Meu coração lhe ofereci
Pondo nele este dizer:
Que morro por não morrer.

Esta divina prisão
Do amor em que hoje vivo,
Tornou Deus o meu cativo
E livre meu coração.
E causa em mim tal paixão
Deus meu prisioneiro ver,
Que morro por não morrer.

Ai, que longa é esta vida!,
Que duros estes desterros!,
Esta prisão, estes ferros
Em que a alma está metida!
Só esperar a saída
Causa em mim tanto sofrer,
Que morro por não morrer.

Ai, que vida tão amarga,
Sem se gozar o Senhor!,
Porque, se é doce o amor,
Não é a esperança larga.
Tire-me Deus esta carga,
Pesada a mais não poder,
Que morro por não morrer.

Somente com a confiança
Vivo de que hei-de morrer,
Porque, morrendo, o viver
Me assegura minha esperança.
Oh morte que a vida alcança,
Não tardes em me aparecer,
Que morro por não morrer.

Olha que o amor é forte:
Vida, não sejas molesta;
Para ganhar-te só te resta
Perder-te, sem que me importe.
Venha já a doce morte,
Venha já ela a correr,
Que morro por não morrer.

A vida no alto cativa,
Que é a vida verdadeira,
Até que esta não nos queira,
Não se goza estando viva.
Não me sejas, morte, esquiva;
Só pela morte hei-de viver,
Que morro por não morrer.

Como, vida, presenteá-lo,
O meu Deus que vive em mim,
se não perdendo-te a ti,
para melhor poder gozá-lo?
Quero, morrendo, alcançá-lo,
Pois só dele é meu querer:
Que morro por não morrer.

Santa Teresa de Ávila - glosando sobre o mesmo tema que S. João da Cruz » ver neste blog » SÃO JOÃO DA CRUZ - POESIAS COMPLETAS



POEMA DE SANTA TERESA DE ÁVILA PARA PEDIR PACIÊNCIA NAS ADVERSIDADES


Nada te inquiete,
Nada te assuste;
Pois tudo passa,
Deus nunca muda.
A paciência
Alcança tudo.
Quem Deus possui
Nada lhe falta.
Só Deus nos basta.



SANTA TERESA DE ÁVILA


JOSÉ MARIA ALVES
http://www.homeoesp.org/

Sem comentários: