Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

CISTITE - HOMEOPATIA


Benzoicum acidum,
Cannabis sativa,
Cantharis,
Capsicum,
Causticum,
Chimaphila,
Dulcamara,
Equisetum,
Mercurius corrosivus,
Pareira brava,
Sabina,
Staphysagria.

Para um diagnóstico diferencial dos medicamentos mencionados, ver www.homeoesp.org artigos » homeopatia e livros online » medicina.

39 comentários:

li disse...

tenho sintido vontade de urinar com muita freqüencia. como alguma coisa ou quando tomo alguma bebida em seguida já sinto vontade de urinar. Já cheguei a ir ao banheiro + 30 vezes!!
quando estou no período fertil essa situação piora.
Outro fato também é que sofro de ansiedade o que, pelo que sei pode ocazionar a esta situação, mas, contudo acredito que já passou do limite de ser uma situação apenas relacionada com a ansiedade...?
Por gentileza, se você tiver alguma dica, tratamento homeopático, já que com alopáticos p/ansiedade sinti muitos efeitos colaterais, me passe.Ficarei imensamente grata.

meu e-mail: marialisandra@yahoo.com.br

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Bom dia Li

Pode ser uma situação que tenha a ver com a ansiedade. E, se o for, conviria tratar essa mesma ansiedade, enquanto causa etiológica do padecimento que aponta.

Parto do princípio que já fez análises e que a micção frequente e imperiosa, não é acompanhada de ardências, pontadas, agulhadas, na uretra ou outras sensações ou dores na região dos rins e bexiga.
Certo?

A análise de uma situação como a sua, impõe a presrição de pequenos medicamentos - não é por serem pequenos, que não são extraordinariamente eficazes.
Não se assuste com estes nomes - raramente são receitados...

1.ª opção - CARLSBAD 6 CH, 3 gotas ou grânulos 3 vezes por dia
Se os sintomas não desaparecerem na totalidade, então:
2 - PETROSELINUM (não confundir com PETROLEUM) 4 DH, 3 gotas ou grânulos 3 a 4 vezes por dia.

Dê notícias

Um beijo

Zé Maria

BIA disse...

preciso de sua ajuda. tenho cistite recorrente, do tipo que se deixar de beber 1 copo dágua a menos piora, e tomo berberis vulg.5ch, terebentina 5ch,cantharis 5 ch, 5 glob.p dia ou 2 a cada hora nas crises.Não tem resolvido muito. O que o dr. me sugere?Aguardo respostas, um abraço.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Bia

Está medicada com 3 medicamentos -

BERBERIS - Este, apresenta uma sensibilidade dolorosa na região lombar e nos rins, e necessidade de urinar com queimação e dores nas costas - sintomas fundamentais.
Queimação na uretra, que é mais notória durante e após a micção. A urina tem uma aparência variável.

CANTHARIS - É um medicamento essencialmente utilizado nas cistites agudas. Desejo imperioso de urinar, com dores queimantes e cortantes, muito violentas, antes, durante e depois de o fazer.
A urina pinga gota a gota, muitas vezes com algum sangue.

TEREBENTHINA - Muito utilizado nas cistites crónicas. Urina pouco abundante, escura, sanguinolenta. Micções frequentes e queimantes. A urina tem um odor específico.


Agradeço que me forneça o seus sintomas.
Há quanto tempo toma os ditos medicamentos?

Abraço

Zé Maria Alves

maria van tol disse...

bom dia, há quase uma semana comecei a urinar o tempo todo, pinga pinga, e sempre sentindo uma dor q sobe até as costas e uma ardência seguida de um calafrio...agora descobri q é cistite. Moro longe d qq centro urbano e mto raramente fico doente...vc saberia me indicar qual o melhor medicamento neste caso já q, decididamente, nao pretendo utilizar antibióticos? obgda

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Maria

Faça CANTHARIS 3 CH, 3 gotas ou grânulos de 2 em 2 horas, espaçando em função das melhorias.

Dê notícias.

Abraço

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

Boa noite,

Sofro constantemente de infecções urinárias, que aquando das análises que já fiz várias vezes, é sempre a mesma bactéria (E. Coli), tenho tido tantas que sinto que os antibióticos já não funcionam... Tenho dores na região lombar, e arde-me no fim da micção, e depois. Também sinto vontades muito fortes de urinar que me picam. A minha urina está turva, e pode ter um cheiro muito activo.
Estou a tomar chás de zimbro, 2 comprimidos e uva ursina antes do pequeno almoço e antes do almoço, 1 comprimido de cranberry ao almoço, e 1 ao jantar.
Nos dias em que estou melhor e que "penso" que estou curada pois não me doí ao urinar sinto sempre esta picada para ir à casa de banho, que desde que estas infecções têm sido mais recorrentes nunca desapareceu, mesmo com os antibióticos.

Se me puder ajudar ficaria-lhe muito grata, pois sinto que esta doença me põe em stress permanente pois tenho sempre medo de ter uma recidiva...

Obrigada!

Andreia disse...

Olá!

Antes de mais muito obrigada por todas as suas palavras, deram-me alguma esperança. Estive a navegar um pouco pelos seus blogues e de facto faz um trabalho extraordinário!
Gostaria de saber se dá consultas nalgum lugar, pois explicar o meu problema poderá ser complicado pela internet pois dura desde 2001. Muito resumidamente, começou com infecção urinária forte, depois tive HPV, depois vinham as candidiases, trichomonas, gardnerellas, dores nas relações, etc, julgo que devido aos antibioticos que me foram receitados como se não houvesse amanha...Devo dizer que fiquei algo traumatizada. Entretanto saí do SNS e a minha ginecologista do serviço particular foi conseguindo melhorar a minha situação, e eu também, atraves de pesquisas e suplementos que tenho vindo a tomar. Contudo, embora tenha melhorado muito ao nivel ginecologico, a nivel de cistites ainda estou a precisar melhorar. O meu urologista diz que pelo menos de meio em meio ano tenho de fazer um longo tratamento com Bactrim(antibiotico) e Voltaren e após as relações para tomar 1cp Furadantina(antibacteriano das vias urinárias). Tem resultado a nivel das infecções urinárias, mas continuo a sentir pressão acima do osso pubico e urino muitas vezes ao dia, o que é inconveniente a nivel profissional. Claro que bebo água, portanto tenho de a expelir, mas julgo que outras pessoas bebem água e não urinam tanto. Ultimamente tomo os medicamentos que o urologista receitou, e da minha parte tomo cranberrie, probioticos, bebo aloe vera em jejum e às vezes tomo capsulas de alho. Consumo recentemente sementes de abóbora. Agradeço qualquer comentário que faça e deixo também as perguntas: Tem consultório? Acha que devo fazer tratamento homeopático? Posso fazê-lo em conjunto com a medicação alopática e os meus suplementos? O que faço se piorar com a homeopatia? (é muita coisa, eu sei, por isso é que preferia consulta presencial)

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amiga

Vamos começar por fazer »
BERBERIS 3 CH, 3 gotas 2 vezes por dia, mesmo que inexistam crises.
Descansa um dia por semana.

A cada toma, agita vigorosamente o frasco medicamento 10 vezes.

Nas crises, se aparecerem, faz 3 gotas de 2 em 2 horas, espaçando em função das melhorias (mas não deixe de seguir as prescrições do seu médico assistente).

Um abraço, as melhoras e dê notícias.

Zé Maria Alves

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Andreia

Pela forma como se exprime, julgo que reside em Portugal.

Eu, não faço clínica privada remunerada. Limito-me a actuar no âmbito dos Homeopatas Sem Fronteiras.
Mas, posso consultá-la presencial e gratuitamente - pesquisando o simillimum ou um tratamento que opere progressivamente nos seus padecimentos.

Móvel - 962815343.

Abraço e as melhoras

Zé Maria Alves

Andreia disse...

Olá de novo!

Muito grata pela sua rápida resposta. Então se não faz consultas, tudo bem, pode ser por internet mesmo. Como não sei exactamente o que quer saber para se orientar na prescrição do medicamento ( calculo que seja só um), talvez seja melhor fazer-me as perguntas que necessita. No entanto sou uma pessoa um pouco insegura/cautelosa, pelo que lhe peço que me informe a quem recorro ou o que faço se piorar sem melhoras. Por outro lado não sei manipular os medicamentos homeopáticos, mas tenho uma farmácia homeopática perto daqui, será que eles fazem o medicamento que me prescrever? E desculpe insistir, mas posso continuar o tratamento alopático e os meus suplementos conjuntamente com o homeopático?

Muito obrigada pela sua disponibilidade e dedicação.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Andreia

E se consultasse um homeopata com clínica?

Poderia aconselhar-lhe o Dr. João Novaes, Presidente da Associação Portuguesa de Homeopatia.
Pode contactá-lo por intermédio do site da APH.

Julgo que seria uma boa solução. A pesquisa do simillimum não se compadece com consultas online. Não quer dizer que o não encontrássemos, mas certamente, seria um processo moroso.

No restante, poderei auxiliá-la debelando patologias específicas, até que um dia, descubra o seu medicamento.
Atente que o interrogatório em Homeopatia é extraordinariamente vasto » veja em www.homeoesp.org » MENU » ARTIGOS » HOMEOPATIA » INTERROGATÓRIO.

Pense nisso.

Um abraço e dê notícias.

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

Olá!

Gostaria de consultar um homeopata sim, mas pelo que tenho pesquisado, inclusivé no seu blog, aqui no Porto não há nenhum que se destaque. Como ainda fica caro deslocar-me a Lisboa, e teria de tirar um dia de férias para isso, não fica muito fácil, mas se tiver de ser, será. Obrigada pelos conselhos e atenção.

Andreia disse...

Esqueci-me de assinar ;)

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Andreia

Vá ao site da ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HOMEOPATIA (APH), e nos contactos, escreva ao Dr. João Novaes, pedindo-lhe que a aconselhe um homeopata credenciado na zona do Porto.
Não estou certo se o Dr. João dá consultas no Porto...

Um abraço.

Zé Maria Alves

Unknown disse...

Bom dia sr. José Maria,

Há bastante tempo sinto urgência em urinar, bebo um pouco de líquido e logo sinto uma urgencia incrível...e um pouco de dor na região pélvica. Essa vontade piorou de 1 mês pra cá...fui ao Urologista e estou tomando remédios...porém, gostaria de ter uma alternativa natural, homeopática para o tratamento deste mal que assola tantas mulheres...isso afeta nosso psicológico e não conseguimos ter uma vida normal mais, vivemos por conta de ir ao banheiro sempre......aaffff....se puder me ajudar, agradeceria de coração! Obrigada!

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Amiga

Descreva-me a sua urina. Cor, com ou sem sedimentos, etc.

Descreva-me também a micção - normal, às gotas, fluxo interrompido, etc.

Condições de melhoria e de agravamento.

Um abraço.

Zé Maria Alves

Andreia disse...

Olá!

Só para dizer que marquei consulta com o Dr.João Novaes, mas só consegui para dia 18. Tou ansiosa! Obrigada

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Andreia

Na minha opinião está bem entregue.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Ana Rasteiro disse...

Boa Tarde Dr. José Alves,

Fiz uma cirugia na passada 3ª feira à bexiga(tinha colapso), e gostaria de saber se existe algum tratamento para recuperar/sarar mais rápido.
Obrigada.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Ana

Caso não tenham surgido complicações, julgo que não será aconselhável tomar qualquer homeopático nesta fase.

Poderia tê-lo feito como preventivo.

Se surgirem, dê notícias.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

Sr. José

tenho candidúiase vaginal constantemente. Faço uso de pílula contraceptiva há 15 anos, e além disso possu asma e utilizo diariamente cortisona. Já tomei antifungicida e creme vaginal mas, constantemente aparece a candidíase. Além do corrimento esbranquiçado sem odor, tenho me sentido estufada, com colicas e dores no abdomem, outras vezes, na regiao lombar. Iniciei há uma semana o trattamento com nitricum acidum c3 5 gts por dia, mas não está melhorando. Bebo bastante líquido e a urina é clara. A micçao é normal, mas quando acho que já eliminei tudo derepente vem mais um pouco. Tenho baixa imunidade e resfriados/gripes continuamente. Aguardo, seu retorno. Obrigada

Anónimo disse...

Esqueci de acrescentar que nos ultimos 3 dias passei a tomar o nitricum acidum c3 mais que 5 vezes ao dia e percebi e já nao tenho percebido a secreção esbranquiçada, porem o desconforto addominal persiste, inclusive se aperto a regiao de ovario me doi. Devido ao anticocepcional nao tenho um fluxo mestrual e vem um sangue escuro com tecido, isso pode ter influencia? se bem que já está assim há uns 2 anos. grata

Barras de Access Curso de Formação Internacional disse...

OLá José Maria, Eu estou grávida, entre o 4º e o 5º mes, com 22 semanas. No ultimo dia 18, descobri que minhas arterias da placenta estão resistentes e o bebe está com crescimento reduzido. Trata-se de caso de arterias com incisura bilateral grave. Pelo que o médico disse trata-se de alteração sanguínea, trombofilias. Me passou aas 100 mcg dia e mais injeção de clexane, enxoparina sódica. Comecei a tomar ontem e estou sentindo dores nas minhas arterias e vazinhos estão estourando. Quando movimento braços ou cotovelo sinto dores nas veias, estão super doloridas. Há alguma homeopatia para melhorar minha circulação. Hammamelis seria indicado? qual homeopatia e dosagem recomendaria? obrigada andrea lyra

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Andrea

No seu caso - gravidez -, tenho mesmo de a aconselhar a procurar um médico com especialidade em Homeopatia.

Julgo que me compreende - não podemos correr riscos por insignificantes que sejam; o seu filho merece-nos todos os cuidados.

Um abraço.

lica disse...

Olá, tenho cistite desde os 9 anos de idade, hj tenho 42, só este ano já tive 3 vezes, a ultima há 15 dias...porém mesmo depois de medicamentos ainda sinto pontadas na região da bexiga, dores lombares e na região do rim direito, não estou tendo ardencia ao urinar mas estou com um desconforto.poderia me ajudar???obrigada, Lilian

lica disse...

Tenho cistite desde os 9 anos, hj tenho 42, é comum eu ter pelo menos 3 x no ano, porém esse ano já tive 3, a ultima a 15 dias, porém mesmo depois dos medicamentos ainda sinto vontade frequente de urinar, agulhadas na região da bexiga e dores lombares porém sem ardencia neste momento, o q posso tomar???
E quando eu tiver cistite mesmo...o q me indica???obrigada, Lilian

lica disse...

Tenho cistite desde os 9 anos, hj tenho 42, é comum eu ter pelo menos 3 x no ano, porém esse ano já tive 3, a ultima a 15 dias, porém mesmo depois dos medicamentos ainda sinto vontade frequente de urinar, agulhadas na região da bexiga e dores lombares porém sem ardencia neste momento, o q posso tomar???
E quando eu tiver cistite mesmo...o q me indica???obrigada, Lilian

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Lica

Sugiro que faça »

CAUSTICUM 4 DH, 3 gotas 3 vezes por dia.

Julgo que vamos resolver esse problema.

Um abraço e as melhoras.

Unknown disse...

Doutor desde criança tenho urina e fezes presas, não sinto vontade de urinar nem defecar.Me doagnosticaram com bexiga nerogenica , espondilodiscoartrose no sacro, lombar e fibromialgia.o que posso tomar??

Unknown disse...

Doutor desde criança tenho urina e fezes presas, não sinto vontade de urinar nem defecar.Me doagnosticaram com bexiga nerogenica , espondilodiscoartrose no sacro, lombar e fibromialgia.o que posso tomar??

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Amiga

Pelos motivos que constam do primeiro artigo do nosso blogue »
http://www.autoisopatiaenergetica.blogspot.pt/

sugerimos que faça o tratamento pela AUTO-ISOPATIA ENERGÉTICA.

Não deixe no entanto de seguir escrupulosamente as indicações do seu médico assistente e nada obsta a que faça simultaneamente homeopatia (se assim o entender) em conformidade com os nossos protocolos de tratamento e outros que lhe sejam sugeridos por terapeutas credenciados e que possam fazer o acompanhamento da patologia em observação directa.

Nesse blogue irá encontrar um procedimento expedito e “bastante” para que possa promover a sua AUTOCURA.

Estou certo de que progressivamente irá “caminhando” na direcção da Cura. Persistência, paciência, empenhamento e esperança (ou fé) serão as suas mais valiosas “armas”, coadjuvantes do tratamento que lhe sugiro.

Um abraço e as melhoras.

Unknown disse...

Olá! Boa tarde!

Gostaria de uma ajuda se possível e desde já agradeço...

Não aguento mais reincidir em infecção urinária... toda vez que passo por uma situação de stress ela volta e se tiver relações sem preservativo com meu esposo também..

É uma urina escura (amarelo turvo) com cheiro bem forte, mas sem alteração das vezes que vou ao banheiro, e quando vou é normal (sem gotejamento) e sem dor..

Já fui em alguns homeopatas...moro em uma cidade que nenhuma das farmácias manipulam o autonosodio de urina que sei que é muito bom...

Andei tomando Phosphorus e Sulphur CH30... mas gostaria de acabar com isso!

Sou extremamente ansiosa, tenho mania de organização... rs

Agradeço se me der uma dica!

Abraços
Ana

Unknown disse...


Dr.José Maria Alves,

Olá, boa-noite.

Descobri recentemente, quase "por acaso" este blog "delicioso". Delicioso porque prima pela informação, vasta e pormenorizada, mas também pela beleza, nas suas diferentes manifestações.
Quase "por acaso" porque direcciono muito a minha procura e o meu tempo para formas complementares de cura.

Nos últimos três anos tenho vivido com dores crónicas e, surpreendentemente, ainda sem diagnóstico definitivo.
Iniciou-se com inflamação no sacro e ilíacos,(vai e vem) mas intercala com inflamação da mucosa da bexiga: para o ginecologista sofro de "doença do soalho pélvico" (as dores na bexiga, o peso, a vontade constante de urinar, a queimação são acompanhadas de dor pélvica); para o ortopedista e fisiatra o diagnóstico é uma "neuropatia"; para o urologista é "cistite intersticial" (não infecção bacteriana, mas uma inflamação crónica da bexiga que nas mais diversas vezes é confundida com cistite pela semelhança de sintomas, ou melhor, a sintomatologia é a mesma, mas sem presença de bactéria).
Embora para a medicina alopática a cistite intersticial seja de causa idiopática, em regra, as cistites recorrentes (também foi o meu caso durante um ano)conduzem ou pdem conduzir à cistite intersticial.

As prescrições dos diferentes especialistas variam entre gabapentinas (para neuropatia), antidepressivos e anti colinérgicos (para a bexiga), mas sem qualquer atenuação da dor e mau estar. Neste momento, não tomo qualquer um destes medicamentos.

Tenho usado o "Traumeels" da Heel, pomoda, quer no sacro, quer na zona pélvica...

Compreendo que perante a ausência de um diagnóstico certo, lhe seja impossível aconselhar-me homeopatia. Ainda assim,o que é que poderia sugerir a alguém com inflamação crónica (da bexiga, designadamente uma "cistite intersticial" e do sacro, uma sacroílite)?

Já li e irei seguir a auto-isopatia energética.

Grata pela sua atenção e pela generosidade na partilha do conhecimento.

Abraço,

Andreia P.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Andreia

Por ora, vamos ficar com a AUTO-ISOPATIA ENERGÉTICA.

Estou certo de que com paciência e determinação, colaborando activamente na sua cura, a irá conseguir atingir.

Um abraço e as melhoras.

Unknown disse...


Olá boa-tarde,

Fui ao site da Associação P.H para aceder ao contacto do Dr. João Novaes (consta um número de telemóvel) e, embora esteja a ligar há cerca de uma semana o telemóvel está desligado; tentei entrar em contacto via telefónica com a Associação e ninguém atende; procurei enviar um email e veio devolvido.

Peço desculpa pelo abuso, mas haverá outra forma de entrar em contacto com alguém da Associação? ou outra forma de aceder a uma consulta? Não sei a quem recorrer.

obrigada pela atenção.

Andreia

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Andreia

O Dr. João Novaes já não se encontra em Portugal, mas no Brasil.

Por outro lado, temo que a Associação esteja praticamente inoperacional.

Vamos ver se consigo ajudar. Onde é que reside?

Um abraço.

Unknown disse...

Olá Dr, tenho cistite desde a infância, com episódios esporádicos. Percebi que depois que entrei no climatério, as crises ficaram mais freqüentes e fortes. Tenho dor quase que diariamente. Hoje estou urinando sangue. O medicamento que tomo regularmente é Cepurin, mas gostaria de um tratamento homeopático. O que o senhor me indica? Grata, Leo

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Fábio

Sugiro que comecemos por fazer »

CAUSTICUM 4 DH, 3 gotas 3 vezes por dia.

De qualquer modo, não deixe em caso algum de seguir as instruções do seu médico assistente.

Tratamento por 30 dias -decorridos que sejam reavaliamos.

Um abraço e as melhoras.