Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

SUBSTÂNCIAS MEDICAMENTOSAS ESTIMULADORAS DO SISTEMA IMUNITÁRIO



Incluímos entre outros, nesta sede, os micronutrientes, os suplementos nutritivos microbiais, as vitaminas e os fitoterápicos.

ZINCO – é o mais importante dos micronutrientes para o sistema imunitário.

- Envolvidos na função imunitária, estão também:
Vitaminas A, B6, E e C;
Ácido fólico;
Ácido pantoténico;
Ácidos gordos essenciais;
Outros minerais para além do Zinco – cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, selénio.

Os PROBIÓTICOS são suplementos nutritivos microbiais, que têm como objectivo melhorar o equilíbrio e reforçar a microflora intestinal – v.g. por intermédio dos lactobacillus –. São particularmente úteis nos casos de candídiase e quando se fazem antibióticos.

ALCAÇUZ – Tradicionalmente indicado nas patologias do estômago e do duodeno, estimula a formação de leucócitos e anticorpos.

ALHO – Infecções bacterianas, virais ou fúngicas. Estimulante do sistema imunitário. Candídiase. Foi realizado um estudo em doentes que fazem terapêutica retro-viral, que o alho inibe a sua acção. Está também contra-indicado em pacientes que tomem anti-coagulantes.

ANTIOXIDANTES – Existem formulas complexas no mercado – à venda em farmácias e nas lojas de produtos naturais –.

ASHWAGANDHA – Tem acção anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-tumoral, e imunossupressora nas doenças auto-imunes.

ASTRALAGUS (ASTRALAGUS MEMBRANACEUS) – Activa o sistema imunitário e é indicado nas infecções por vírus.

CARTILAGEM DE TUBARÃO – No cancro terá de ser estudado caso a caso, devido às suas implicações com o coração.

CHLORELLA – Alga unicelular que promove o aumento dos glóbulos brancos e age como anti-viral.

COENZIMA Q10 – Entre outros, na deficiência do sistema imunológico e no cancro. Essencial para prevenir as sequelas do envelhecimento.

EQUINÁCEA – Estimulante do sistema imunitário. Não deve ser tomado por crianças, grávidas e pessoas com doenças auto-imunes – anemia perniciosa, artrite reumatóide, diabetes do tipo I, doença celíaca, doenças da tiróide, esclerose múltipla, lúpus eritematoso, trombocitopenia imune. O tratamento não deve exceder um mês, sob pena de se correrem riscos de imunossupressão. Por tal motivo, os pacientes com VIH não devem fazer este fitoterápico – o mesmo se diga do homeopático.

GARRA DE GATO (CAT´S CLAW) – Tem um efeito poderoso, estimulando o sistema imunitário, e sendo anti-oxidante, anti-inflamatório. É uma planta a considerar, quer nos casos de tumores quer de VIH.

GINSENG AMERICANO – É uma espécie bastante próxima do denominado Ginseng Coreano, sendo no entanto mais “calmante” do que este. O Ginseng é uma planta de características adaptogénicas, aumentando a resistência do organismo às agressões exteriores e ao stress psíquico e físico. Deve evitar-se o café com todas as espécies de ginseng.

GINSENG COREANO – Tem um poder estimulante superior ao do Ginseng Americano. Tonifica todo o organismo e estimula o sistema imunitário, exercendo ainda uma acção benéfica no sistema nervoso, mas não deve ser ministrado a pessoas ansiosas ou hipertensas.

GINSENG SIBERIANO (ELEUTHEROCOCCUS SENTICOSUS) – Tónico adaptógeno.

ÓLEO DE ONAGRA – Nas desordens imunológicas.

ÓLEO DE FÍGADO DE TUBARÃO – Estimulante do sistema imunitário, com relevante efeito nas células T.

PAU D´ARCO – Anti-bacteriano, viral e fúngico. Também utilizado no cancro.

RNA/DNA – Estimulante do sistema imunitário.

REISHI-SHITAKE-MAITAKE – Estimulante do sistema imunitário. Carcinomas. Como coadjuvante nos tratamentos radioterápicos e quimioterápicos.



CARDO MARIANO – Regenerador do fígado com manifesta função desintoxicante.
URTIGA – Desintoxicação do organismo.


Há ainda a considerar os seguintes medicamentos naturais:
PROPÓLIS.
PÓLEN.
GELEIA REAL
LECITINA DE SOJA
CHÁ VERDE – Função anti-oxidante. Existe um estudo, do princípio do milénio, que o associa à prevenção de carcinomas da boca, cólon, esófago, estômago, mama, recto e dos pulmões – num máximo de 5 chávenas diárias.



Os FLORAIS DE BACH
Os Remédios Florais intentam curar os distúrbios psicológicos dos indivíduos imediata ou mediatamente causadores das doenças físicas, sem olvidar, que gerando o equilíbrio personológico do paciente, melhoram substancialmente a sua qualidade de vida. A recuperação da doença é muito mais rápida e eficaz quando os aspectos dinâmicos da personalidade se enquadram em padrões considerados normais e a atitude do paciente perante a vida e os inúmeros factores psicossociais envolventes se assume de modo positivo.
Bach considerando que o tratamento dos inúmeros padecimentos a que os seres humanos estão expostos, deveria tomar em consideração a causa das doenças, determinou-se ao estudo da imunologia.
Estamos perante um sistema curativo essencialmente vocacionado para a autocura. A leitura dos artigos respeitantes aos Florais, constantes do site – www.homeoesp.org -, acompanhados de uma atitude conducente ao autoconhecimento fará com que o paciente escolha com rigor os medicamentos indicados para o seu estado – veja-se também neste blog a matéria médica dos remédios florais.

A HOMEOPATIA
Se o paciente não tiver conhecimentos profundos desta ciência e arte de curar, preferível será obter auxílio profissional junto de terapeuta credenciado – que poderá ser ou não médico alopata. Atente-se que no Brasil a homeopatia é uma especialidade médica.
Vejam-se os artigos de Homeopatia no mencionado site.



Ver em
www.homeoesp.org
LIVROS ONLINE » O REFORÇO DO SISTEMA IMUNITÁRIO



Sem comentários: