Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

domingo, 15 de fevereiro de 2009

CONSELHOS DE S. TOMÁS DE AQUINO A UM DISCÍPULO



Numa carta dirigida a um dos seus discípulos, S. Tomás aconselhou-o:
« Entra no oceano pelos pequenos ribeiros, não de uma vez, porque convém ir do mais fácil para o mais difícil. Este é o meu conselho e a tua instrução. Aconselho-te a ser de pouco falar e que vás pouco ao locutório. Cuida da pureza de consciência. Não cesses na oração. Frequenta a tua cela com amor, se quiseres ser introduzido na adega do vinho – sabedoria. Sê amável com todos. Não te ocupes em averiguar o que os outros fazem. Não tenhas familiaridade com ninguém, porque a excessiva familiaridade gera desprezo e distrai do estudo. Não te intrometas nos assuntos e conversas dos mundanos. Sobretudo, foge de correr de um lado para o outro. Imita a conduta dos santos e homens de bem. Não repares em quem fala, mas tudo o que ouvires de bom conserva-o na tua memória. Tenta compreender o que lês e ouves. Não deixes dúvidas por resolver. Acumula tudo o que possas no armário da mente, como quem deseja encher um vaso. Não procures o que te ultrapassa.
Seguindo estas indicações, produzirás durante toda a tua vida flores e frutos úteis na vinha do Senhor dos exércitos. Se seguires estes conselhos, poderás alcançar o que desejas. Adeus.»

*S. Tomás, descendente da família dos condes de Aquino, nasceu no castelo de Roccasecca, próximo de Cassino. Deixou um imenso legado filosófico.


JOSÉ MARIA ALVES
http://www.homeoesp.org

Sem comentários: