Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 30 de abril de 2009

GRIPE SUÍNA OU GRIPE A H1N1 - HOMEOPATIA - PREVENÇÃO E TRATAMENTO





Existem três tipos de vírus causadores de gripe: o A, o B e o C. Estes vírus comumente denominados por Influenza, são nomeados pelas letras H e N – nomenclatura que advém de duas das suas proteínas, ou seja, a hemaglutimina e a neuraminidase, que estabelecem contacto com as células.

A Gripe Suína, que também tem sido apelidada de Gripe Mexicana ou Nova Gripe e, agora por Gripe A (H1N1), é uma patologia infecto-contagiosa provocada por uma variante do vírus influenza A, H1N1, que susceptibiliza os pulmões a infecções tais como a pneumonia.
Dos diversos tipos de H e N, apenas alguns surgem no homem, v.g., o H1, H2, H3, e N1 e N2 – atente-se que os restantes de uma panóplia de 16 de H e 9 de N, são em regra, encontrados nos patos, que podem ser classificados como o “ reservatório natural do influenza A”.

É certo, que o vírus do tipo A se constitui como o que mais afecta o ser humano. Estando constantemente a sofrer mutações, tal facto implica o seu não reconhecimento pelo sistema imunitário.
O vírus H1N1 aqui em apreço deriva de duas “cepas” suínas – a europeia e a asiática -, parecendo conter além daquelas, o ADN típico de vírus dos tipos aviários e humanos.

O vírus da gripe suína não escolhe em especial crianças, idosos e indivíduos com um sistema imunológico deficitário para desferir os seus ataques. Aloja-se nas células de jovens, que têm em regra um sistema imunitário eficiente. E será porventura esta, a sua maior semelhança com a Gripe Espanhola de 1918, que também afectou um sem número de jovens.
O vírus da gripe espanhola terá derivado directamente para o homem, dos patos, sem a influência mutacional do vírus humano. Mas, apesar de ser um H1N1, tem variantes bem marcantes relativamente à Gripe dos Suínos ou Gripe Aa gripe espanhola de 18 é uma estirpe da gripe aviária, que ficou conhecida como pneumónica e terá feito bem mais de 50 milhões de mortos.

Se o H5N1 – vírus da Gripe Aviária – não é em regra transmitido entre humanos, já o mesmo não ocorre com o da Gripe Suína, cuja transmissão pode derivar do contacto com animais portadores ou entre seres humanos.

Nunca será de mais realçar, que a Gripe Suína tem como consequência um enfraquecimento do aparelho respiratório, ou melhor, dos próprios pulmões, conduzindo a pneumonias que em casos pontuais podem ser letais.
No entanto, se a prevenção urge, o alarmismo excessivo apenas conduzirá a um agravamento da pandemia, porquanto, no nosso entender, tanto o medo excessivo quanto o pânico irracional são dois dos maiores inimigos do homem no inevitável combate que tem de travar continuamente com as múltiplas agressões a que se encontra naturalmente sujeito.
E, em bom rigor, temos conhecimento de que não é este o primeiro surto de gripe suína. No ano de 1976, em Fort Dix, nos Estados Unidos da América, cerca de 500 soldados foram infectados, comprovando-se radiologicamente pneumonia em quatro deles. Apenas um dos soldados terá falecido...
Perguntamo-nos neste momento qual o estado de alerta mundial? No dia 27 de Abril, a OMS fixou o nível de alerta pandémico no grau 4 – considerando a transmissão entre o ser humano e a elevada possibilidade de surtos localizados, para além de se poder prever uma disseminação incontrolável e uma evolução imprevisível da doença.
Hoje, dia 30 de Abril, o grau de alerta é o 5. E amanhã?
Se a linhagem do vírus da Gripe Suína é resistente a vários fármacos, parece ser susceptível ao “Tamiflu” – e quem terá acesso a este “Tamiflu”? Por outro lado, a vacina utilizada no tratamento da “gripe vulgar”, poucos efeitos produzirá contra este tipo de vírus – de momento não dispomos de nenhuma vacina para este tipo de gripe, nem sabemos quando a mesma estará disponível.



SINTOMAS

Os sintomas são similares aos da gripe vulgar:

- Febre – aparecimento repentino na maior parte dos casos;
- Fadiga;
- Estado mais ou menos depressivo;
- Dores no corpo – dores intensas nos músculos e nas articulações;
- Tosse;
- Dor de cabeça;
- Fluxo nasal;
- Irritação ocular; e por vezes
- Diarreia e vómitos.

A sua CONTAMINAÇÃO, também é idêntica à da gripe vulgar.



PREVENÇÃO GERAL

Neste contexto, a população deve privilegiar a prevenção, agindo com toda a diligência necessária. No entanto, não se deve deixar arrastar por alarmismos pouco escrupulosos, geradores de pânico irreflectido.

Como normas gerais de prevenção destacamos, nomeadamente:

- Lave bem as mãos, com a frequência necessária, muito especialmente depois de ter cumprimentado outra pessoa ou caso tenha tocado em objectos que possam estar contaminados;
- Se espirrar proteja os outros usando a mão, que deverá lavar logo após ou com um lenço de papel que deverá inutilizar. Proteja-se dos espirros de outrem;
- Evite locais fechados, pouco arejados e muito frequentados. Tenha especial atenção a todos os que possuam ar condicionado – os vírus têm um período de vida mais longo, se em local seco e frio;
- Não tenha medo, melhor, evite o medo patológico, entrando em estado de pânico – o que apenas propiciará a progressão da epidemia;
- Não receie comer carne de porco – ou seus derivados – desde que cozinhada à temperatura de 70º Celsius - esta temperatura aniquila o vírus.



DA PREVENÇÃO HOMEOPÁTICA

Como já anotámos, quer a prevenção quer a confiança, serão os dois factores mais relevantes para o extermínio de uma pandemia cujos efeitos podem não ser tão devastadores como se preconiza.
Neste particular, a Homeopatia, tem ou poderá ter um inestimável papel, caso as instituições e seus dirigentes, mais do que tolerância apresentem a necessária abertura de espírito.


Assim, durante o período epidémico, cada indivíduo deverá tomar semanalmente, de uma só vez, 15 grânulos ministrados sublingualmente – deixando que se dissolvam lenta e naturalmente na boca – cerca de ¼ de hora antes ou ½ hora depois das refeições, do seguinte medicamento homeopático:
ANAS BARBARIE 200 K - diluição korsakoviana.



DO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO

Declarada que esteja a gripe, “vulgar” ou não, tomar 5 grânulos do mesmo medicamento de 4 em 4 horas, durante três dias, sem omitir o tratamento imposto pelo médico de família ou assistente – médico alopata.
As tomas devem começar a ser espaçadas em função das melhorias.



O medicamento ANAS BARBARIE 200K, em grânulos, pode ser facilmente adquirido no Brasil, bem como em praticamente todos os países europeus.
Em Portugal, pode adquirir-se dos laboratórios Boiron, o OSCILOCOCCINUM, seguindo-se as indicações de prevenção e tratamento aconselhadas na embalagem - este medicamento encontra-se à venda em praticamente todas as farmácias.

O tubo contém cerca de 80 grânulos e tem um custo muito baixo – a homeopatia é, contrariamente ao que se pretende incutir nos pacientes, uma medicina de baixo custo desde que conscientemente exercida.
É um medicamento homeopático – sem contra-indicações significativas, podendo inclusivamente ser ministrado conjuntamente com a medicação alopática – com uma patogenesia clínica estabelecida por Chavannon, Bon Hoa e Julian, e que tem sido eficaz no combate às mais violentas cepas de gripe.

Nos casos particulares de gripe declarada, o quadro sintomático poderá impor a inelutável prescrição de um outro medicamento homeopático, atenta a lei fundamental da similitude, não se olvidando aqui a doutrina do genius epidemicus.
Nesta sede, veja-se neste blogue o artigo GRIPE - TRATAMENTO HOMEOPÁTICO, utilizando o pesquisador do blogue ou o VERBETE no fim da página do mesmo blogue » GRIPE - PREVENÇÃO - TRATAMENTO - SEQUELAS e, ainda, em
www.homeoesp.org
LIVROS ONLINE » REPERTÓRIO CLÍNICO (POR PATOLOGIAS) » item Gripe
E,
ARTIGOS » HOMEOPATIA » MATÉRIA MÉDICA DOS PRINCIPAIS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS

Para todos os que desconhecem ou conhecem rudimentarmente a Arte Homeopática da Cura, aconselha-se a leitura no mesmo site, de alguns dos artigos de homeopatia dele constantes.
No que toca à fabricação de diluições korsakovianas por um método expedito – o que poderá interessar essencialmente a todos os que trabalham em zonas desfavorecidas, nomeadamente missionários, e não dispõem de recursos financeiros – veja-se
www.homeoesp.org
LIVROS ONLINE » A CURA PELA ISOPATIA


PNEUMONIA

Anexamos para o caso de aparecimento de uma pneumonia, um protocolo de tratamento, que se tem revelado bastante eficaz – voltamos a advertir que nada do que neste artigo ficou explanado substitui a intervenção do médico de família ou do especialista:

CHELIDONIUM 6 DH, 2 gotas ou 2 grânulos de 3 em 3 horas.
Alternando com o dito CHELIDONIUM,
HEPAR SULFUR 6 CH, 5 gotas também a cada 3 horas.
As tomas devem ser espaçadas em função das melhorias.

Numa pneumonia resistente, ou seja, de difícil resolução, poderá ministrar-se MERCURIUS 12 DH.


JOSÉ MARIA ALVES
http://www.homeoesp.org/

140 comentários:

atma atom disse...

Meu caro Zé Maria,

é com muito gosto que me encontro com mais esta sua contribuição a bem da saúde de todos nós.

Vou levar o 'link', espero que não se importe. O meu blogue é incipiente, mas é como uma caldeira que pode começar a ferver de um momento para o outro.

O importante é fazer algo para melhorar, não acha?

Um abraço para si e para a Palola.
Bem haja por toda a sua actividade incansável.

atmaatom
(Ana Serrinha... :)).

José Maria Alves disse...

Obrigado Ana. Espero que a "caldeira" ferva tanto quanto a sua humanidade e, que seja mais uma voz neste deserto de fraternidade em prol dos desventurados. Um beijo.

CARLA LINDOLFO disse...

Meu querido homeopata!
Que bom poder falar com você!
Tenho uma dúvida: o medicamento Oscilococcinum é o mesmo que o Anas Barbarie??? se for, qual a melhor potência para fortalecer meu organismo encontrei assim(5CH ate 200CH-FC500-FCM-FC10M-FC50M-FC100M-FC200M). Aguardo sua resposta, meu e-mail: ayurvedas@hotmail.com Carla Lindolfo - São Paulo - Brasil! Abraços!

José Maria Alves disse...

Boa noite Carla
O Oscillococcinum é o nome comercial adoptado pelos laboratórios Boiron de Anas Barbariae 200 K.
"Oscillococci", foi descoberto por Joseph Roy, médico francês que viveu e exerceu medicina aquando da terrífica gripe espanhola - 1917/18.
Pode tomar conforme indicado pelos ditos laboratórios,se preferir adquirir o dito medicamento da Boiron ou substituir a 200K pela 200 CH.
Espero em breve, poder colocar online uma síntese da patogenesia clínica do Anas Barbarie, facilitando a compreensão do seu mecanismo de acção.
Bem Haja por me ter contactado.
Aproveito para agradecer a todos os brasileiros que muito têm contribuído para a divulgação do meu blog e do meu site, pedindo-lhes desculpa por não divulgar algumas informações úteis, tais como locais onde os medicamentos nas suas mais variadas potências podem ser adquiridos, mas nesta sede, sou forçado a declarar a minha ignorância.
Felicidades boa amiga
Zé Maria Alves

Roney Belhassof disse...

Aplausos! Seu artigo é simplesmente o melhor e mais completo que li até agora! Melhor inclusive que os dois que escrevi no roney.com.br :-)

Sou cético em relação a homeopatia, mas não sou arrogante a ponto de negar que, de alguma forma, muita gente tem excelentes resultados com ela.

Além disso sua disposição em compartilhar seus conhecimentos e sua forma equilibrada e racional de fazê-lo me conquistaram!

José Maria Alves disse...

Boa tarde Roney

Bem Haja pelas suas palavras.
Concordo consigo. Se a Homeopatia é placebo e produz efeitos relevantes, então é-nos útil. No mesmo plano estarão todas as denominadas medicinas alternativas, ou melhor, complementares, v.g. os Florais de Bach. Até o próprio médico alopata, é muitas vezes o melhor dos medicamentos, incutindo confiança e serenidade ao paciente, o que leva em consequência ao fortalecimento do sistema imunológico - e obviamente, à erradicação ou minimização da patologia.
Parabéns pelo seu site.
Continuemos, cépticos ou não, a lutar em favor de todos os que a vida não premiou com os bens essenciais a uma existência condigna.
Um abraço

LAISSA disse...

Gostei muito do que você nos falou por favor entra no meu BLOGGER é Mundo dos Famosos

atma atom disse...

Conseguiu chegar à minha consciência a 30CH... se calhar ainda não é... em prol dos desventurados... na verdade, não é nada...

Ocorre-lhe alguma sugestão?
Algo que seja preciso e possível já?

Um beijo.

José Maria Alves disse...

Vamos experimentar uma cinquenta milesimal - estou a sorrir.
Comecemos por nós, Ana - comecemos já.
E continuemos, por nós, sempre por nós.
Uma candeia não ilumina uma floresta, mas pode incendiá-la!
Grande beijo.

Adriana disse...

Olá! aqui no Brasil esse medicamento é conhecido como Oscillococcinum .
Como posso ministrar ele como preventivo da nova gripe em uma bebe de 1 ano e 5 meses??

Obrigada!!

José Maria Alves disse...

Boa noite Adriana
Sou homeopata, como sou muitas outras coisas... Mas, infelizmente não sou médico alopata. Quando se trata de crianças, tenho sempre um cuidado especial.
A Adriana vive num país onde a Homeopatia é uma especialidade médica. Tenho a certeza que encontrará a resposta correcta para a sua pergunta junto de um pediatra com formação em homeopatia.
Eu poderia responder-lhe, mas não é aconselhável assumir tal risco.
Espero que me compreenda; não me estou a defender mas, antes, a defender o seu filho.
Bem Haja por me ter contactado.
Zé Maria Alves

esperança de Sônia disse...

Homeopata, feliz de ter encontrado seu BLOG, o site..Sou enfermeira agora aposentada, e adepta da homeopatia unicista. Meu médico homeopata mora em Londrina -Pr, no Brasil e agora estou morando em São Paulo no interior. A gente sabe qeu em cada pessoa os sintomas virais podem ser diferentes, algumas coisas mais acentuadoas. Uso Phosforo- estou há uns dias, copm sensação de estar portando alguma manifestação viral..Mas sem febre, apenas com enjop leve onontem tive enxaqueca..Quiando estou sobrecarregada fico dandos respostas físicas tipo virais? , . Com esta doideira e informações insuficientes sobre a Gripe dita Suina agora mudada de nome, agradeço por tudo que li e que vai me ajudar a repassar para outras pessoas. O Sr, é um ´sabio e sua sensatez e sabedoria assegura ainda mais confiança.Estou com duas noras gestantes, uma no Brasil no Sul, em Curitiba e outra na Itália. Há poucas informações cientificas e epidemiológicas(trabalhei anos em Epidemiologia como Sanitarista) e vejo a a inadequação de informações- morreu x gestantes... sem especificar que periodo gestacional, idade, situação geral de saúd., etc. São grupo mais vulberáveis com certeza. Estimulo minhas noras a irem a Homeoopatia Unicista e nêste momentoe penso que agora mais do qua antes, é realmente um instrumento para fortalecer o sistema imunológico.Poderia então reforçar mais conhecimento sobre a patogenicidade deste virus para as gestantes?Sistema de saúde Pública sempre são frágeis, poucos médicos obstetras entendem de viroses na gestação (com certeza sabem da Rubeóla,AIDS ) e a gente fica preocupada mesmo.Por favor se puder faça nos forneça mais informações eaconselhamento. Adorei suas Mensagens, seu Blog que Deus o abençõe sempre. Sõnia

José Maria Alves disse...

Boa tarde Sónia

Em primeiro lugar, Bem Haja pelas suas palavras.
Aconselho-a, quer a si quer muito em especial às suas noras, a consultarem um médico homeopata unicista - por vossa felicidade, no seu país a Homeopatia é uma especialidade médica - com reputação confirmada.

Na dúvida sobre o tipo de virose ou de meros efeitos de virose antiga, pode optar por reforçar o seu sistema imunitário - veja no meu site pessoal www.homeoesp.org LIVROS ONLINE » O REFORÇO DO SISTEMA IMUNITÁRIO.

Faça também Anas Barbarie - como preventivo. Nada nos diz que não podemos ter um vírus do tipo gripal "latente".

Um beijo

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

Doutor Zé Maria Alves,
Olá,
Eu gostaria de saber do senhor se pessoas com doenças crônicas de Fígado (meu pai é doente cronico cirrotico via medicamentos) estão aptas a tomar estes medicamentos homeopáticos para o combate a gripe A ? Ele tem imunidade muito baixa ! e eu estou morrendo de medo desta gripe com todos de minha familia mas, mais expecificamente sobre ele. Aqui em casa estou fazendo triagem da entrada dos visitantes ! rs Exigindo desinfecção das mãos e evitando contato fisico !
- Qual Homeopatia o senhor me indicaria para nós ministrarmos tranquilamente em meu pai ? Para protege-lo desta nova gripe ? Até a chegada da vacina em 2010.
Nós, outros da familia iremos tomar a indição com as recomendações que li agora em seu blog. E agradeço muito !
OBRIGADA PELO SENHOR SER TÃO GENTIL EM ESCREVER SOBRE ESTE TEMA, COMPARTILHANDO, ESCLARECENDO E TRANQUILIZANDO. DEUS O ABENÇOE
- Sou muito grata. Priscila
32 anos / Curitba / Pr. 31/07/2009)

Anónimo disse...

Olá Dr. José Maria, muito bom e tranquilizador o seu artigo. Sem dúvida a mídia nos deixa muitas vezes em pânico com as notícias. Consultei um Homeopata e ele receitou a mim e a minha família o "Influenzinum CH200" 10 gotas 2 vezes ao dia. Esse medicamento é profilático? Tenho 2 filhos (9 e 15 anos) e estou dando a mesma dose.
Um grande Abraço e obrigada!!

Margarida - São Paulo - Brasil

José Maria Alves disse...

Boa tarde Margarida

Nesta questão, podemos dizer que quer a Anas Barbarie, quer o Influenzinum são óptimos medicamentos.

Clarke, aconselhava como medida profilática em todas as pessoas expostas à infecção, Arsenicum 3 CH. Considerava também como profiláticos excelentes, Bacillinum 30 CH e Influenzinum 30 CH, uma dose de cada, tomadas juntas uma vez por semana durante todo o período da epidemia.

Levrat e Tetau, indicam que deve ser tomado como prevenção uma dose de Influenzinum 9 Ch, uma vez por mês, durante o inverno.

Hoje, são muitos os homeopatas que receitam a potência 200 CH com tomas semelhantes à do seu homeopata.
Ao filho mais novo, se notasse algo de anormal, reduziria as doses a metade - não o faça sem falar com o seu médico...

Não entre em pânico, o medo é a antecâmara da enfermidade. E mais importante ainda, não transmita de modo algum esse sentimento aos seus filhos.

Um beijo

Zé Maria

José Maria Alves disse...

Boa tarde Priscila

Em primeiro lugar, como escrevi no comentário da Margarida, não entre em pânico.

Afinal, a Gripe A H1N1,é apenas mais uma epidemiazinha. Veja o que acontece com a malária, com o dengue, com a SIDA, com o cancro e com tantas outras maleitas...

Pense sempre que o seu organismo estará em condições de a combater, mais que não seja com o auxílio dos medicamentos disponíveis, sejam alopáticos sejam homeopáticos.

Relativamente a seu pai, pode começar com metade da dose e observar a reacção. Na terceira semana, se nada aconselhar o contrário, ministre-lhe a dose normal.
Veja o artigo relativo à cirrose hepática no blogue e, analise o respectivo PROTOCOLO.
Vja ainda as Matérias Médicas dos seguintes medicamentos:
AURUM METALLICUM;
LYCOPODIUM; E
PHOSPHORUS.

Tome todas as precauções, mas não exagere. A "sugestão" é poderosíssima. Disso é exemplo Gandhi - afirmou que enquanto pronunciasse o santo Nome de Deus nunca seria exterminado por nenhuma doença. Em boa verdade, foi exterminado pela pior das enfermidades do ser humano: o ódio. E a este, segue-se o medo...

Um beijo

Zé Maria

longtemps disse...

Olá, Dr. JMaria, estou encantada com suas paginas e esclarecimentos...por isto me sinto à vontade de perguntar recentemente tive uma crise aguda de rins,graças a Deus o cálculo saiu na urina, é oxalato de cálcio, que tipo de medicamento posso usar?... estou fazendo uso de OSCILOCOCCIUM(aqui no brasil esta uma epidemias de Gripe suina).. O MEDICAMENTO E SUBLINGUAL, SEMANALMENTE QUER DIZER UMA VZ POR SEMANA? OU....GOSTARIA QUE ME EXPLICASSE...desde ja agradecida, uma abraço brasileiro,letizia.

José Maria Alves disse...

Boa tarde Letizia

Se está a tomar o Oscillococcinum como preventivo, deve tomar uma dose por semana - ou seja um tubo todas as semanas enquanto durar a epidemia.

Se tem tendência à formação de cálculos renais, pode experimentar a CALCAREA CARBONICA 8 DH. Inicialmente, 3 gotas por dia. Depois terá de ajustar a dose e fazer períodos de descanso, em função da patologia.

Um beijo e disponha sempre

Zé Maria Alves

Ana disse...

Caro José Maria

Gostei muito do seu artigo.
Gostava de saber o que posso administrar aos meus filhos (3 e 11 anos) para prevenir a gripe A. Na nossa familia os problemas respiratórios são comuns (o meu filho mais novo, eu e o meu marido já tivemos pneumonia). Não querendo entrar em pânico, gostava de poder prevenir.
Muito obrigada
Ana, Porto

Anónimo disse...

José maria Alves, moro em porto alegre-rs e estou apavorada, consultei a net e achei este remedio de prevençao contra a gripe suina, phosplorus ch5, sulphur ch5 e turbeculinum ch12, em frasco diferentes alternados, 5 gotas 2 vezes ao dia durante 15 dias,mandei formular o remedio mas nao sei se posso tb usar no meu filho de 02 anos.
um beijo,
se poder me respnda
Keila dos Santos

José Maria Alves disse...

Boa noite Keila

Não a aconselho a usar o complexo homeopático que indica no seu filho de 2 anos.

Aconselho-a, sim, a consultar um médico pediatra com especialização em Homeopatia.

Uma coisa somos nós, adultos, outra, as crianças. Merecem-nos pelas suas qualidades fisiológicas todos os cuidados.

Desculpe se não ajudei, mas o meu objectivo é proteger seu filho, tal como mencionei na resposta que dei a Adriana.

De qualquer modo, disponha sempre.

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

jose Maria,
Obrigada por me responder, mas ainda tenho uma duvida nesta formula que sitei no meu email, ela pode previnir mesmo a gripe suina,phosphorus ch5,sulplhur ch5 e turberculinum ch12.
Favor me responder,
agradeço.
Keila santos

José Maria Alves disse...

Boa noite Keila

Aí está uma pergunta difícil.
Desconheço o PROTOCOLO que cita. Mas, uma coisa é certa, os medicamentos não são incompatíveis nem se antidotam.

Na prática clínica, os medicamentos normalmente utilizados para a gripe, são:
- ACONITUM;
- BELLADONNA;
- GELSEMIUM;
- CAMPHORA;
- EUPATORIUM PERFOLIATUM;
- STICTA PULMONARIA;
- BRYONIA;
- RHUS TOX;
- DULCAMARA

Como prevenção, INFLUENZINUM e, como prevenção ou tratamento ANAS BARBARIE.

SULPHUR é aconselhado em gripe com dores pleuríticas que agravam quando o enfermo tosse, causando dor de cabeça ou com tosse dilacerante, calor na cabeça, transpiração nocturna e diarreia imperiosa de manhã cedo.

Tuberculinum K. é por Clarke indicado como medicamento de ataque a doença crónica que decorra de uma gripe.

Ficámos na mesma, presumo?!

Não sei, Keila, depende do seu grau de confiança no Protocolo e na fonte.

Um beijo

Zé Maria

Elaine disse...

Boa Noite.

Trabalho em uma central de atendimento, fomos orientados a tomar uma substancia homeopatica que não sei o nome, para evitar a gripe suina, acredito muito na homeopatia, mas será que nas famarcias homeopaticas estão à disposição essas substancia?
E qual seria a mais indicadas para toda família? Sei qua tratamos doentes e não doenças, como se prevenir desta pandemia???
Agradeço desde já pela oportunidade.
Grande abraço.

José Maria Alves disse...

Boa noite Elaine

Seria bom averiguar qual o medicamento que lhe está a ser ministrado na empresa.

Efectivamente, em Homeopatia não há doenças, mas apenas doentes. Daqui decorre que em determinada enfermidade sejam receitados medicamentos diversos a cada paciente. Neste blogue, contrariando a minha tendência unicista - veja o meu site pessoal, www.homeoesp.org -, apresento alguns protocolos e tácticas terapêuticas. Do mal o menos...

No entanto, perante uma pandemia, podemos falar de genius epidemicus, tal como Hahnemann o configurou.
Assim sendo, o mesmo medicamento pode ser receitado a todos os infectados ou como preventivo.

Pode optar, se asim o entender, por Anas barbarie, tal como consta do artigo.

Um abraço

Zé Maria Alves

Carlos Lorenz disse...

Prezado José Maria,

Em minha cidade localizei uma farmácia que pode produzir o Oscillococcinum na potência 200CH em glóbulos e em gotas. Seriam os glóbulos mais eficazes? A toma de 15 glóbulos por semana, indicada por você, seria o mesmo que 15 gotas por semana? Que eficácia poderia ter uma toma de 5 gotas por semana? Obrigado

José Maria Alves disse...

Boa noite Carlos

Pode usar a 200 Ch, em vez da 200 K.

Eu, pessoalmente prefiro as gotas, por razões que explico nos artigos referentes à doutrina homeopática.

Certo - quinze grânulos ou 15 gotas.

Eu usaria 5 gotas numa criança ou num adulto hipersensível.
A prática clínica aponta para uma dose semanal no regime de prevenção.

Um abraço

Zé Maria Alves

amandacaracante disse...

Sr. José Maria, também consegui comprar o Osilococcinum e também o Influenzinum, ambos a CH 200. Gostaria de saber se devo tomar os dois juntos, alterna-los semana a semana em dose única ou só tomar um deles... enfim, li algumas matérias dizendo que são praticamente iguais essas duas homeopatias, já outras matérias aconselham tomar os dois juntos.
Para a prevenção tanto da nova gripe quanto das várias outras viroses que andam acometendo tanta gente ultimamente, quanto, como e por quanto tempo o senhor aconselharia que eu e minha filhinha de 3 anos tomassemos??
Obrigada por divulgar aqui suas informações, acho que nessas horas de crise temos mais é que nos unir mesmo e tentar ajudar uns aos outros... textos como os do senhor só fazem o bem.
Obrigada,
Amanda

amandacaracante disse...

Ah, me desculpe! Esqueci de perguntar se tomo e dou para minha menina diluído em água ou sublingual(os meus são de gotas).
Grata!

José Maria Alves disse...

Boa tarde Amanda

Eu, pessoalmente só tomo um medicamento - poderia optar por qualquer um dos que cita.
Mas, nada obsta a que tome alternadamente os dois - a cada semana um - ou na mesma semana, diminuindo um pouco as doses, neste último caso - 10 gotas semanais de cada um deles, em dias diferentes.
No que à sua criança respeita, limito-me a remeter para a resposta que dei à Adriana. Desculpe, mas reafirmo o que outrora e sempre digo: atenta a idade, e a eventual hipersensibilidade, ministrar seja que medicamento for, alopático ou homeopático a criança de tenra idade, obriga a uma vigilância constante, que não se compadece com a distância a que nos encontramos.

Mas, caso não siga o meu conselho, reduza substancialmente a dose - v.g. 3 gotas,díluidas em água (2 ml) aumentando-as progressivamente -, e suspendendo o tratamento ao menor sinal ou sintoma anómalo.

Felicidades

Zé Maria Alves

Rô...46....RJ disse...

Boa noite doutor,..tenho um filho de 17 anos q sofre muito com rinite...passa o ano inteiro espirrando, ja fez tratamento com homeopatia qdo pequeno, melhorou um pouco os sintomas durante um periodo..agora por volta dos 15 anos precisou operar amigdalas e desvio de septo...trabalho na area da saude e por orienta~çao de um profissional da homeopatia nos foi receitado o influenzinum 200ch...e depois eu tbm comprei o oscilococinum 200ch...posso dar esse medicamento a meu filho q sofre de rinite...ou o sr. me aconselha um outro medicamento....obrigada e aguardo resposta..Rosangela_RJ

Rô...46....RJ disse...

Desculpe, doutor, esqueci de mencionar q o medicamento nos foi receitado pela exposição ao virus h1n1, ja q trabalho na area da saude...abraços

José Maria Alves disse...

Boa noite

A priori, não vejo qualquer incompatibilidade.
Mas, como é um jovem com rinite, pode reduzir inicialmente a dose prescrita, assegurando-se assim, de que irão inexistir sintomas indesejáveis - a primeira toma deverá ser metade da indicada, aumentando-a gradualmente. Evite ministrar as doses nos períodos de crise aguda da rinite.

Se identificar os três sintomas principais da rinite de seu filho, com recurso ao tripé de hering - ver artigos de homeopatia do site ou do blog -, talvez tenha sucesso na sua melhoria ou erradicação.

Se se tratar de uma rinite alérgica, veja o medicamento indicado no blog.

As melhoras e um abraço

Zé Maria Alves

José Maria Alves disse...

Boa noite Ana

Peço desculpa de só agora lhe responder, mas o seu comentário passou-me desapercebido. Não é costume...

No que toca ao filho de 3 anos, sou obrigado a remeter para a resposta que dei, nomeadamente à Keila e à Adriana.

Para a restante família, dados os antecedentes, começaria por meia dose de Oscill., verificando a reacção. Incluo aqui o jovem de 11 anos.

Se persistir na ideia de ministrar o medicamento à criança de 3 anos, não lhe ministre mais de !/3 da dose, atingindo metade, ao fim de duas ou 3 semanas - desde que inexistam manifestações sintomáticas anómalas.

Um abraço

Zé Maria Alves

Rosangela disse...

Obrigada por responder.....a rinite dele é alergica sim.... ...a primeira dose do influenzinum q eu dei a ele foi 10 gotas 1 vez na semana e realmente ele teve uma reação forte...ficou espirando muito, nariz congestionou muito e teve até dor no globo ocular....fiquei ate preocupada, mas sei q a homeopatia faz isso, atiça os sintomas....o senhor acha q devo diminuir a dose, ele já melhorou dos sintomas....(ele ja tomou 10 gotas 2x no espaço de 15 dias)gostaria muito q meu filho uma melhor qualidade de vida...oos sintomas que reconheço nele são 1-espirros constantes, 2-nariz congestionado e coçando 3-olhos lacrimejantes. Vou olhar os medicamentos no blog, mas gostaria q o senhor me desse uma sugestão...obrigada....

Rosangela disse...

Desculpe doutor, agora q olhei os artigos da homeopatia, entendi de quais sintomas o senhor está falando....sim eu identifiquei ate mais de 3 sintomas na calcarea carbonica...ele ja fez uso desse medicamento qdo pequeno....só não me lembro a dosagem..o senhor pode mencionar a dosagem? ele tem 17 anos...é um rapaz bem alto e forte.e como eu mencionei anteriormente, se submeteu a cirurgia de retirada de amigdalas e desvio de septo no ano passado....obrigada mais uma vez....

José Maria Alves disse...

Boa tarde Rosangela

O agravamento do Osc. e/ou do Infl. já estará resolvido. Se surgir qualquer sinal ou sintoma estranho - pode ser patogenésico - contacte-me, ou a um Homeopata.

Da RINITE ALÈRGICA -

A minha intuição, estruturada nos dados que me fornece, diz-me que podemos solucionar o problema. É evidente que pode demorar algum tempo, mas as melhorias far-se-ão sentir, ainda que surja um ligeiro agravamento inicial ou entre o 15º e o 25º dia.

1.ª SEMANA - 2 gotas de CALCAREA CARBONICA 1000 CH diluidas em 2 ml de água;

2.ª SEMANA - 3 gotas;

3.ª SEMANA - 4 gotas;

4.ª SEMANA E SEGUINTES - 5 gotas, também diluídas em 2 ml de água.
A partir daqui, a cada dose, deverá agitar vigorosamente o frasco de gotas, 10 vezes - para aumentar a potência, promovendo uma cura mais rápida e sem agravamentos.

As melhoras e um abraço

Zé Maria Alves

Rosangela disse...

Ola Doutor....em relação ao medicamento a unica duvida que tenho é se ele deve ser tomado em jejum ou não, qual melhor horario? Desde já, fico muito agradecida pela atenção dispensada, volto a dar noticias..abraços

Maria Helena disse...

Doutor Jose Maria, estou aki no Brasil e felizmente, descobri seu blog porque sempre fico na internet pesquisando medicamentos da homeopatia que pudessem melhorar os sintomas de reumatismo...estou acima de meu peso ideal, e sinto muitas dores nas juntas, principalmente joelhos e pes..Tenho 47 anos, entrei na menopausa cedo, por volta dos 38..tive muitos sintomas na epoca e achei ate q ia enlouquecer...fiz uma consulta com meu ginecologista q me receitou ISOFLAVONA, melhorando meus sintomas...De lá pra cá, sofro com o reumatismo, tem dias q levantar da cama fica dificil..sofro tbm de insonia, tem dias q deito para dormir, porem acordo no outro dia como se tivesse ficado um fio conectado na minha mente a noite toda, então acordo com os olhos ardendo como se eles tivessem ficado abertos...sou uma pessoa emotiva, preocupação exagerada com tudo..tudo tem q estar perfeito e a meu jeito, senão não fico satisfeita ..trabalho fora e ainda faço meus serviços domesticos. gostaria de um medicamento q pudesse estar melhorando esses sintomas...para q eu possa desempenhar minhas tarefas sem tanto sofrimento

Maria Helena disse...

Se puderes me responder ficarei imensamente agradecida..abraços

José Maria Alves disse...

Boa tarde Rosangela

O medicamento poderá ser tomado 1/4 de hora antes ou 1/2 hora depois de uma das principais refeições.

Um beijo

Zé Maria

José Maria Alves disse...

Boa tarde Maria Helena

Numa primeira abordagem, e procurando desde já minimizar o seu sofrimento, vamos entrar com:

ACTEA RACEMOSA (CIMICIFUGA) 12 DH,
3 gotas por dia, de manhã, 1/4 de hora antes do pequeno almoço.

A cada toma, agite o frasco vigorosamente 10 vezes - para aumentar a potência diariamente.

Dê notícias.

As suas melhoras.

Um beijo

Zé Maria Alves

Maria Helena disse...

Doutor José Maria, fico imensamente agradecida que tenhas me enviado a resposta, agora so me falta conseguir o receituário, pois a farmacia só o faz com receita medica..aki no Brasil amanha é sabado e na semana q vem pretendo começar a toma-lo...Um abraço bem apertado e minha eterna gratidão...

Rosangela disse...

Ola Doutor jose maria, ja providenciei a calcarea carbonica 1000ch...pra ter certeza de que administrarei o remedio de forma correta, me responda se a forma de tomar será mesmo de 1 vez na semana, ou todos os dias, me desculpe por favor, mas ficou esta duvida..abraços

Marcia disse...

Olá!
quero primeiro dar-lhe os parabéns por esta iniciativa, muito obrigada.
Nós cá em casa já somos grandes fãs do oscillo.. há algum tempo, mas neste momento estou com algumas dúvidas.
1º- tenho um bebé neste momento com 3 meses (pesa 7kg, grandote para a idade) e estou a amamentar... posso tomar o oscillo.. normalmente certo? e não sei se é uma pergunta descabida, mas... eu tomando também o ajudará a ele?
se sim convém tomar depois da mamada ou antes?
2º- tenho outro filho com 3 anos (magricela 12,5kg) e já tomou oscillo.. antes... tal como rinikind e nisykind. O oscillo.. tomou da ultima vez da seguinte forma: dividindo 1 tubinho em 3 e dar 1 dose de manhã e outra de noite durante 5 dias, está correcto assim? ele não apresentou qualquer diferença de comportamento ou outra coisa quando tomou assim.
O rinikind e nisykind é que não vejo grandes melhoras com aquilo... acho eu.
3º- o tratamento de prevenão (1 tubinho por semana) deve ser feito com algum tempo limite, por exemplo durante 1 mês, ou pode ser continuo?
Aguardo ansiosamente a sua resposta, coração de mãe é tramado ;)
Muito obrigada novamente
Márcia

Marcia disse...

Peço desculpa já agora mais uma questão,
em caso de nós adultos (eu ou o meu marido) apanharmos a gripe A qual o medicamento que aconselha?
tendo em conta que eu estou a amamentar.
Não pergunto para os meus filhos porque sei que é melhor falar com um pediatra "virado" para a homeopatia... dificil é encontrar um... penso que a pediatra dos meus filhos não é muito para aí virada.
obrigada
Márcia

Anónimo disse...

Queria saber o que tem de homeopatia ( homeo - semelhantes )em tudo isso que vcs falaram!
Pelo amor de Deus!
Parem de chamar estes absurdos de homeopatia!!!

José Maria Alves disse...

Boa tarde Rosangela

Apenas uma vez por semana.

É uma potência bastante elevada.

Um abraço

Zé Maria Alves

José Maria Alves disse...

Boa tarde Márcia

1.ª questão - Umas horas antes da mamada;

2.ª - Se se deu bem e foi receitado por homeopata mantenha; caso surjam sintomas indesejáveis, reduza ou elimine a medicação;

3.ª - Uma dose semanal durante todo o período da pandemia;


4.ª - Se forem infectados com o vírus - tratando-se de adultos saudáveis -, poderá ser necessário encontrar o medicamento que cobre os sintomas manifestados.
Nessa altura, o Osc. pode ser tomado da seguinte forma:
- 3 doses no 1.º dia - 1 de 8 em 8 horas;
- 2 doses no 2.º dia - 1 de 12 em 12 horas;
- 1 dose no 3.º dia.

Um abraço

Zé Maria Alves

José Maria Alves disse...

Boa tarde amigo "Anónimo"

Hahnemann não diria que estamos a falar de "absurdos"... Diria que tudo isto é uma heresia.
Em determinado momento da minha vida, também eu o disse. E, no rigor dos princípios, é.

Mas, infelizmente no meu país - não sei qual é o seu -, são muito poucos os que sabem utilizar um Repertório.
O mesmo se passa no resto do mundo; daí, o nascimento do Pluralismo e do Complexismo, do aparecimento de protocolos e de verdadeiras receitas do tipo alopático.
Felizmente, muitas resultam - veja nomeadamente os protocolos do Dr. banerji na Índia e os dos Laboratórios Heel na Alemanha. Clarke, apesar de Unicista elaborou um receituário homeopático...

Esta "heresia", pode crer, que se não é a melhor solução, nem a que Hahnemann preconizou, tem salvo e minimizado o sofrimento de milhões.
Foi com um protocolo Banerji que salvei a vida do meu melhor amigo - contra a opinião de alopatas e Unicistas, entre os quais me incluo em essência.
Assim sendo, mesmo confessando o meu pecado, sou obrigado a dizer-lhe com a humildade possível: do mal maior que venha o menor.
O que me preocupa é o sofrimento humano e de todos os outros seres que habitam este planeta de predadores e de criminosos de colarinho branco.
Aqui, os fins justificam inquestionavelmente os meios, desde que honestamente exercidos.

Um abraço

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

Coitado do anônimo, ruborizou-se!!!..até se escondeu....

Jonas disse...

coitado do anônimo, ruborizou-se, ate se escondeu....

Rosangela disse...

Obrigada, agora está tudo ok...volto a dar noticias....

Mônica disse...

Sr. José Maria,
Gostaria de saber se o remédio Pirogenium pode ser usado para a febre da gripe suína. O que o sr. acha?

José Maria Alves disse...

Boa tarde Mónica

O Pyrogenium é um medicamento de grande importância em Homeopatia.
A sua acção é ao nível da septicemia com evolução de febre tifóide e hemorragias mesenquimais de origem toxica.
Tem como sintomas fundamentais a evidente contradição entre a temperatura e o "pulso".
Digamos, que no domínio da febre, a sua utilização se restringe à febre séptica - uma espécie de poder "antibiótico" - e aos calafrios.
Na gripe, seria penas indicado, se surgissem os eguintes sintomas:
Calafrios nas costas;
Pulso rápido, demasiadamente rápido;
Todas as secreções do enfermo têm um cheiro nauseabundo; e
A cama parece-lhe demasiado dura.
Aqui ministraria PYROGENIUM 6 CH, 3 gotas ou grânulos de hora a hora, espaçando em função da melhoria.

Para a febre, especificamente para a febre, pesquise entre outros, o seguintes medicamentos:
- ACONITUM;
- APIS MELLIFICA;
- ARNICA MONTANA;
- ARSENICUM ALBUM;
- BELLADONNA;
- BRYONIA ALBA;
- EUPATORIUM PERFOLIATUM;
- FERRUM PHOSPHORICUM;
- GELSEMIUM;
- RHUS TOX.

Para a GRIPE, pesquise ainda, além dos supramencionados:
- CAMPHORA; cuidado que a Camphora antidota praticamente todos os outros medicamentos homeopáticos...
- DULCAMARA; e
- STICTA PULMONARIA.

Outros existem, mas permita que não a confunda...

Um beijo

Zé Maria Alves

Tatiana disse...

Dr. José Maria,
Tenho dúvidas: como mando fazer o remédio oscilococcinum 200 ch? São 15 glóbulos em dose única? Ou mando preparar um tubo com vários glóbulos e tomo 15? Vi que existem remédios que os homeopatas prescrevem para que sejam preparados em dose única. E outros com uma quantidade de glóbulos suficientes para um tratamento mais prolongado. E o influenzinum 200 ch? Como devo tomar? Estava pensando em tomar um durante umas duas semanas e depois passar para o outro, por mais duas semanas. Um mês de tratamento é o suficiente? Obrigada.

José Maria Alves disse...

Boa noite Tatiana

O Oscill. pode ser comprado em 200 CH ou 200 K, num tubo de cerca de 80 grânulos - ou em gotas.

Se optar pelas gotas, em vez de 15 grânulos, ministre 15 gotas.

Há homeopatas que aconselham o uso alternado dos dois medicamentos.

Os ditos medicamentos devem ser tomados como prevenção enquanto durar a pandemia.

Um abraço.

Zé Maria Alves

Maria Helena disse...

Bom dia Dr.José Maria, começo a usar a actea racemosa na quarta feira dia 26, volto a dar noticias...abraços e mui grata...

José Maria Alves disse...

Bom dia Maria Helena

Vai ser importante o conhecimento do efeito do medicamento a partir do 12.º dia.

Em face das insónias, se preferir, pode tomar as 3 gotas 1/4 de hora ou meia hora depois do lanche.

Úm beijo

Zé Maria Alves

Maria Helena disse...

Boa tarde Doutor, então, ao invés de tomar as gotas pela manha,o senhor me sugere que eu as tome a tarde, digamos, para que eu durma melhor a noite? Entendi bem?... ok, então por volta do dia 06/11, eu já poderei sentir os efeitos do remedio...muito obrigada.....darei notiícias...abraços

longtemps disse...

Olá Dr. Jose Maria, boa noite...mais uma vez vou te encomodar, mas gostaria de saber de uma medicaça que me ajude a dormir....tenho uma insonia...acordo pela madrugada e não durmo mais.Estou fazendo uso de OSCILOCOCCINUM C200 sera que teria alguma restrição de tomar CALCAREA CARBONICA 8DH (segundo sua indicação).. para calculos renais e agora de outro para insonia? Muito obrigado pela sua delicadeza em atender-me.Abraços.

José Maria Alves disse...

Bom dia Longtemps

Agradeço que me descreva os sintomas principais da sua insónia, nomeadamente se acorda a uma hora certa e, a partir daí já não consegue dormir mais.
Exemplificando:
- Indivíduo com actividade profissional intensa, que abusa do café, tabaco, álcool, levantando-se duas ou três horas depois de ter adormecido pensando na sua actividade ou no seu trabalho, e adormece quando está na hora de se levantar....
- Pessoa mal-humorada, triste, com hipersensibilidade emotiva, cheia de preocupações. Tem o sono agitado, com sonhos desagradáveis, e acorda sempre às 4 horas da manhã...
(São só meros exemplos...)

Como a Calcarea c., visa obstar ao aparecimento de cálculos - tendência -, vá fazendo pausas.

Abraço

Zé Maria

Rosangela disse...

Dr. Jose Maria, venho agora lhe pedir ajuda para meu filho mais novo. Ele tem 12 anos e sempre teve alergia a picada de insetos, coçando e inflamando. Ele é um menino saudável, porém não gosta de se alimentar pela manhã, dizendo que acorda com estomago enjoado. Nas viajens longas, chega a passar mal. Não come qualquer alimento. Até mesmo os alimentos que em geral uma criança adoraria, ele faz restrições., porem nas principais refeições, ele se alimenta normal, comendo arroz, carne, feijão e legumes. Na realidade, eu citei a alimentação dele , para que o senhor possa enetender melhor o perfil dele. Porem, o que me incomoda no momento são mesmo os problemas alergicos de pele. Ahhh, a pele da palma da mão são grossas e pele dos braços e pernas ressecadas. No inverno preciso sempre estar hidratando com bons cremes. Ultimamente tem aparecido umas manchinhas na virinha redondas, escamosas, que coçam. Já informei a ele , que ao tomar banho, ele deve secar bem a virilha, pq já li em algum lugar que a umidade na pele contribui para o aparecimento destas alergias. O que o senhor me aconselha? Grata

Rosangela disse...

eu quis dizer VIRILHA*

Rosangela disse...

Me perdoe pelas emendas Doutor,mas esqueci de mencionar que ele tem tendencias a verrugas, Ex:joelho

José Maria Alves disse...

Boa noite Rosangela

O jovem tem problemas de "fígado"?

Sua dos pés?
Como é o suor?

Descreva-me outrossim, os seus traços fundamentais de personalidade.

Obrigado e um abraço

Zé Maria Alves

Rosangela disse...

Boa noite Doutor...que eu saiba, não tem problemas de figado não. Apenas o que eu noto , qdo ele chega do colegio a meia esta bem umida, mas nao sei se isso se deve ao pé preso no tenis, e nós moramos no interior do Rio de Janeiro cidade bastante quente , onde no verão passa dos 40 Graus. Meu Filho nasceu no dia 18/08/1997, sob o signo de leão, é um menino muito carinhoso, prestativo, inteligente,Raciocínio rápido, excelente aluno de matemática ( vai muito bem na escola),participativo, adora ajudar e gosta de ver todos da familia felizes, isso ele ja me falou. Certo dia estava armando uma tempestade e o irmão tinha viajado, ele me falou que ele preferia que durante as tempestades a familia estivesse toda junta, foi assim que eu notei que ele era , apesar de criança, era preocupado com o bem estar da familia. Sempre que ele nota uma certa preocupação em alguem da familia, deseja saber o que se passa. Rápido em tudo que faz. adora expressar os sentimentos.Gosta de contato fisíco, pelo menos comigo, adora beijar. Gosta de achar solução para tudo. Mas, por outro lado quando fica bravo( o que é raro), vira uma onça. O SENHOR HÁ DE DIZER QUE ESSA MAE SÓ FALA QUALIDADES, MAS É PORQUE ELE É DOTADO MESMO DE QUALIDADES.È UM FILHO MUITO QUERIDO E MUITO AMADO. Não sei se consegui lhe passar a personalidade dele. Abraços e até mais...

José Maria Alves disse...

Bom dia Rosangela

O problema de pele - pele seca nos membros e principalmente nas palmas das mãos - poderá ser resolvido com LYCOPODIUM 6 CH.

LYCOPODIUM é um medicamento, que pode provocar eliminações, caso as funções hepáticas e digestivas estejam sobrecarregadas. Aqui, caber-lhe-á avaliar a situação ou pedir o conselho de um médico homeopata que possa fazer uma avaliação clínica.

De qualquer modo:
LYCOPODIUM 6 CH, 3 gotas por dia, de manhã, com descanso um dia por semana.
A cada toma, agite o frasco energicamente 10 vezes.

Tenha à mão uma dose glóbulos de CHINA 30 CH, para o caso de surgirem significativas eliminações - presumo que isso não irá acontecer, mas cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém...

Um abraço

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

olá doutor...China Oficinallis?? fiquei em duvida de ser CINA..abraços

Rosangela disse...

olá doutor...China oficinallis?? Fiquei em duvida de ser CINA..Abraços

José Maria Alves disse...

Boa tarde Rosangela

Certo - CHINA e não CINA.

Esteja atenta aos efeitos da medicação.

Em princípio, a secura da pele da palma da mão terá de começar a desaparecer em pouco tempo.

Um abraço

Zé Maria Alves


Um abraço

Rosangela disse...

Ok, obrigada Doutor, vou providenciar...muito obrigada pela atençaõ...

becas disse...

Vou colocar mais umas duvidas.
A geleia real também auxilia na prevenção das gripes e constipações? Pode ser tomada por crianças de dois anos e por grávidas? Tem alguma contra-indicação?

Gostava de saber se conhece algum pediatra com a especialidade de homeopatia ou com essa "tendência" na zona de Aveiro, Porto ou Coimbra.

E já agora nessa mesma zona se recomenda algum homeopata (para adultos).

E onde se podem comprar esses medicamenos a que faz referência nas suas mensagens de resposta?

Obrigada.

Isabel

Luis disse...

Boa noite Dr.Zé Maria...Tenho 55 anos, moro aqui no Brasil, e a cerca de 1 semana, comecei com um mal estar generalizado, dores pelo corpo, febre e tosse. Fui ao medico, fiz radiografia dos seios da face e do pulmão, porem, só vou ter o resultado nesta terça feira q estar por vir, porém, o medico ja me receitou um antialergico, um antibiotico, e um broncodilatador. Mesmo tomando todos esses medicamentos, a tosse persiste, a febre ja não existe, mas a tosse com secreção esta incomodando muito. Gostaria de saber se existe na homeopatia algum medicamento que podera estar contribuindo para eu me livrar dessa incomoda tosse...abraços...Luis

José Maria Alves disse...

Boa noite Luís

Descreva-me a sua tosse, nomeadamente: tipo, horários, como agrava ou melhora, tipo de secreção - e quaisquer outros elementos que me permitam fazer um diagnóstico diferencial.

De qualquer modo, dê-me notícias dos resultados dos exames.

Abraço

Zé Maria Alves

José Maria Alves disse...

Boa noite Isabel

Em princípio não. E, digo em princípio, porque há substâncias cujos estudos ainda não são satisfatórios.

O propólis também é muito utilizado como preventivo, mas no seu caso, não há nada que substitua uma alimentação dirigida para o reforço do sistema imunitário, alimentação essa que pode ser melhorada por complexos vitamínicos - com orientação do médico assistente.

Para um melhor conhecimento das substâncias que estimulam o sistema imunitário, leia em www.homeoesp.org - livros online - O REFORÇO DO SISTEMA IMUNITÁRIO.

Não conheço nenhum pediatra ou médico alopata com especialização satisfatória em Homeopatia.
Infelizmente, e contrariamente ao que acontece no Brasil, em Portugal a Homeopatia não é uma especialidade médica, sendo banida pela Ordem dos Médicos - uma espécie de excomunhão de prelado de vistas curtas...

Qualquer parafarmácia e muitas das farmácias existentes encomendam os medicamentos, em regra, à Farmácia Melo, na Amadora, ou à Farmácia Homeopática de Santa Justa, em Lisboa.

Abraço

Zé Maria Alves

Luis disse...

Bom dia Doutor.....a tosse é barulhenta, juntando uma secreção de cor clara, estou tossindo dia inteiro, piora  de manha e a noite, melhora qdo coloco pano embebido em alcool no peito. Como sofro de sinusite, qdo comecei com febre achei q tava atacado da mesma, mas depois reparei q a secreção vinha do peito e não das vias aereas. Fui ao medico achando q estava com a gripe suina, porem o medico nada confirmou em relação a gripe, disse q ia esperar o laudo medico da radiografia, mas que aparentemente, o q ele estava vendo nas imagens não tinha nada demais. parece uma tosse alergica, mas estou tomando Desalex, um medicamento para alergia, alem como ja falei de um broncodilatador. Eu imagino q seja alergia pois, ninguem da familia ficou resfriado , apenas eu, e isso ja fez 7 dias sabado q eu adoeci. Se fosse a gripe suina, alguem mais apareceria doente. Somos em 4 pessoas na familia. Alem desses medicamentos estou tomando propolis com mel. Incrivel! Foi um mal estar agudo, que culminou com a tosse. Sinto que a tosse incomoda todos a meu redor, pq é muito barulhenta, e a boca enche de secreção.

Ana disse...

Boa tarde,

Venho pedir a sua ajuda pois a minha filha de agora 14 meses tem tido desde os 4 problemas de bronquilite tendo sido até internada. Por essa razão e por estar incluida nos grupos de risco, gostaria de lhe fazer um tratamento preventivo para a gripe A. Para esse efeito comprei o influenzinum 9 CH, mas tenho lido no seu site dosagens bastante superiores de modo que estou baralhada quanto à forma mais eficaz de administar esta dosagem à minha filha. O que me aconselha? Tenho outra filha com 4 anos, a dosagem pode ser a mesma para as duas? Agradeço desde já. Ana M.

Luis disse...

Doutor, meu filho acabou de chegar com o resultado de meu exame:
TORAX: transparencia pulmonar normal, seios costa-frenicos permeáveis. Mediastino sem alteraçoes.

SEIOS DA FACE; seios frontais transparentes, etmóide permeável, velamento dos seios maxilares.

José Maria Alves disse...

Boa noite Ana

Já percebi que está determinada a dar as doses de Influenzinum às suas filhas.

Bom, caso o faça sem o conselho de um médico pediatra com formação em homeopatia, esteja atenta a todos os sinais estranhos que possam eventualmente surgir após ministrar o medicamento - acredito-me que não existam...

Reparta a dose - aí no Brasil chamam-lhe papelotes, será?! - em 4 e ministre a cada uma das crianças uma parte por semana enquanto durar a pandemia.
Se tiver grânulos ou gotas, 5 por semana duma vez só.

Se notar algo estranho após ministrar o Influenzinum, avise-me.

Tetau, grande homeopata francês, da Escola Pluralista, aconselha a 9 CH.

Um abraço

Zé Maria Alves

José Maria Alves disse...

Boa noite Luís

A secreção é do tipo viscoso, filamentoso? De cor do tipo vítreo, ou seja, em regra bastante clara?

Se for este o caso, avance já:

COCCUS CACTI 5 CH, 3 grânulos de 3 a 5 vezes por dia.

Um abraço

Zé Maria Alves

Luis disse...

Boa noite Doutor...as vezes pela manha, sai um pouco marron, meio escura, durante o dia é uma secreção pegajosa (VIscosa), de cor clara...em regra, bastante clara. Como eu já havia comentado, sofro de sinusite, não posso de forma nenhum tomar banho morno, só frio. De 2 a 3 vezes ao ano, sofro com isso, e toda vez q ela ataca, fico muito ruim, so melhorando com antibioticos. Percebo que preciso fazer um tratamento de prevenção. Agradecido por atender-me.

Luis disse...

Doutor, esse medicamento serve para sinusite?...pelo laudo medico foi isso q o medico disse...gostaria de um tratamento para a sinusite...obrigado...

José Maria Alves disse...

Boa noite Luís

Faça o Coccus c. durante uma semana para melhorar a tosse.

No que toca à sinusite, faça o tratamento do protocolo do blogue.
Pesquise SINUSITE e opte pelo protocolo - o complexo servirá como possibilidade de recurso e, poderá de ter de ser reajustado ao seu caso.

Um abraço

Zé Maria Alves

Ana disse...

Olá Dr,

Antes de mais obrigada pelo seu esclarecimento. Depois dizer-lhe que lhe escrevo de Leiria, cá do nosso cantinho português.
Aproveito lhe perguntar se o influenzinum será efectivamente o mais adequado(fiquei na duvida depois de ler a sua resposta), para a prevenção da gripe A e tendo em conta que a minha filha mais nova (14 meses agora)sofre desde os 4 meses com bronquiolites e otites purulentas como consequencia. Caso tenha crises de bronquiolite ou viroses com febre e tosse, o influenzinum é também adequado? Em que dosagens? Pode indicar-me um homeopata da sua confiança em Leiria?

Obrigada mais uma vez pela sua disponibilidade.

Um abraço
Ana

José Maria Alves disse...

Bom dia Ana

Desconhecia que estava a escrever de Leiria.

Pode ministrar o Influenzinum 9 CH. Em Homeopatia inexistem verdades absolutas. Melhor, inexistem Verdades...

Como se trata de duas crianças - uma com idade inferior a dois anos -, todos os cuidados são poucos. O ideal seria encontrar um médico pediatra com formação em homeopatia.
Não estou em condições de lhe indicar um. Trabalho isoladamente, sem exercer clínica paga, e os meus contactos estão essencialmente no estrangeiro, onde ainda há médicos e terapeutas que se dedicam à investigação sem que tenham como mira apenas o lucro.

Não utilize o Influenzinum para as restantes patologias - poderia ocorrer um fenómeno de agravamento.
Nem o utilize se a criança estiver com uma crise aguda.
Ana, seria bom encontrar o tal médico. Vou ver se me informo, mas nada prometo.

Um abraço

Zé Maria Alves

Luis disse...

Muito obrigado pela atenção...

Rosangela disse...

Doutor Jose Maria, bom dia! Meu filho está tomando a calcarea carbonica, como o sr. havia indicado....houve uma leve melhora, porem eu sei que é um tratamento demorado. Vou continuar administrando da forma que o sr. indicou. Abraços

Rosangela disse...

Doutor Jose Maria, meu filho esta tomando o lycopodium e começou a aparecer uns pontinhos inflamados pelo corpo. O que me deixou mais preocupada é que apareceu um desses pontinhos inflamados, como se fosse um furunculo, pequeno e dolorido no penis. Como o senhor havia me informado das eliminaçoes, eu providenciei a dose de china 30 ch.Apareceu tbm no cotovelo. Como eu fiquei preocupada, interrompi a medicação. O que o senhor pode me dizer sobre isso? Obrigada

longtemps disse...

Olá Dr. fiquei sem poder me comunicar, ainda n recebi o seu conselho sobre minha insonia, n sei mais o q fazer..acordo ouvindo alguém me chamar e n durmo mais...ando cansada! um abraço,letizia,(longtemps).

José Maria Alves disse...

Boa tarde Longtemps

Agradeço que releia a sua questão inicial e as questões que lhe coloquei. O quadro que ora descreve, não corresponde ao que mencionou inicialmente.

Para a poder auxiliar agradeço que me enuncie os sintomas com a maior precisão possível.

Um abraço

Zé Maria Alves

José Maria Alves disse...

Boa tarde Rosangela

Julgo que basta suster a toma de Lycopodium.

De qualquer modo, pode ministrar-lhe 1/4 da dose do antídoto.

Após esta, deixe que decorram alguns dias e informe-me.

Um abraço

Zé Maria Alves

Antonio Felício disse...

Muito boa tarde Doutor, é a primeira vez, que visito este site e gostaria de aproveitar o ensejo, e perguntar-lhe se teria algum medicamento idicado para o que chamamos aqui no Brasil de "esporão", uma deformidade do osso, que se desenvolve no na sola do pé, na base do calcanhar, é muito dolorido e por eu ser homem, não tenho os mesmos recursos que uma mulher teria, ao usar um calçado com solado inclinado. Poderia estar me indicando algum medicamento que melhorasse essa dor infernal? Parece que a sola do pé esta toda inflamada quando apaio o pé no chão , um inferno! Obrigado Doutor e parabens pelo maravilhoso blog!

José Maria Alves disse...

Boa noite António

O seu esporão do calcâneo, teve origem numa fascite plantar?

Pode descrever-me com precisão a dor » tipo, agravamento, melhoria, sensação...

Um abraço

Zé Maria Alves

Antonio Felicio disse...

Boa Noite Doutor! Acredito que sim. Uso botas, e trabalho em pé e acho q ultimamente isso tem se agravado. A dor é especie fisgada, queimando. Chego a mancar de dor. Piora na parte da tarde.Passei a usar uma palmilha de silicone e aliviou um pouco. Tenho colocado calor no local e alivia um pouco. Mas mesmo assim , tenho sentindo muitas dores.sawks

becas disse...

Boa noite

Cá estou novamente.

Tenho ouvido falar muito do mangostão, nomeadamente sumo de mangostão e dos seus beneficios vários, inclusivé para dores musculares e de ossos.
Gostava de saber se não tem inconvenientes em ser tomado por qualquer pessoa (queria dá-lo à minha mãe) e qual a melhor marca, pois já vi que existem várias e onde o adquirir e se é melhor em sumo ou em comprimidos.

Gostava tambem de saber o que acha do kefir e se vê inconvenientes na sua toma, nomeadamente por gravidas.

Obrigada
Cumprimentos

Isabel

José Maria Alves disse...

Boa tarde Isabel

Prezo o seu contacto.

Não é uma matéria que eu domine - se é que domino alguma... (estou a sorrir)

Seria bom, obter a informação junto de um naturopata, num blogue, site, ou por intermédio de consulta.

Se não conseguir, insista, eu prometo investigar.

Um abraço

Zé Maria

José Maria Alves disse...

Boa tarde António

Vamos tentar resolver as suas dores - esse é o primeiro passo.

PULSATILLA 3 CH, 3 gotas de 4 a 6 vezes dia em conformidade com a intensidade das mesmas.

Decorridos que sejam 10 dias, comece com o protocolo da fascite plantar - mas sem o RHUS TOX - e mantendo a PULSATILLA.
FASCITE PLANTAR - TRATAMENTO HOMEOPÁTICO
SYMPHYTUM 200 CH e,
LEDUM 200 CH –
5 gotas de cada, 2 vezes por dia.

Passado que seja um mês, reavaliaremos a situação.

Um abraço

Zé Maria Alves

Antonio Felício disse...

Obrigado, Doutor.

longtemps disse...

DR.José Maria.olá...nao sei q aconteceu..mas nunca recebi resposta sua sobre minha pergunta sobre insônia, coisa q me atormenta em demasia, se possivel envie-me alguma orientação.obrigado,uma abraço brasileiro,letizia marcia.

longtemps disse...

Olá Dr. José Maria, estou de volta consegui ler seu comentário: veja bem a anos tenho problema com o sono,al´´em de ser muito leve qualquer coisa me desperta,às vezes durmo bem toda a noite, mas a maioria do tempo tenho dificuldade em pegar no no sono,e sempre acordo, ouvindo alguém me chamar , isto é apavorante,não consigo mais dormir, durmo 3 horas a 4 no máximo é uma sensação terrivel, n consigo fazer nada no outro dia,será q tem alguma forma de cura?

José Maria Alves disse...

Boa noite Longtemps

Vamos fazer:

KALIUM PHOSPHORICUM 6 DH, inicialmente 5 gotas ao deitar - cerca de 30 minutos antes.

Dentro de 12 dias dê notícias.

Abraço

Zé Maria Alves

becas disse...

Boa noite

O que acha da vacina da gripe A?

Cumprimentos

Isabel

Rosangela disse...

Boa noite Dr.José Maria. Cá estou, para lhe informar que bastou suster o lycopodium para todos os sintomas de eliminaçoes, desaparecerem. Gostaria de saber , se devo voltar a administrar o medicamento, em relação a pele ressecada, a melhora foi quase imperceptível. Aguardo resposta, obrigada!

José Maria Alves disse...

Boa noite Isabel

Está a fazer os preventivos homeopáticos? Se está, julgo desnecessário.

Foi o médico de família que a aconselhou? Nesse caso, não devo emitir qualquer opinião (nem posso).

Agora, ainda que muito sinteticamente,direi:
Pessoalmente, só me deixaria vacinar, se existisse uma vacina contra a morte (estou a sorrir...). As outras, Santo Deus... podem ser uma forma de a apressar...
No entanto, tenha em atenção que não sou eu o detentor da verdade.

Um abraço

Zé Maria Alves

José Maria Alves disse...

Boa noite Rosangela

Surgindo eliminações, não será de todo aconselhável prescrever da forma como normalmente faço, ou seja, por intermédio do blogue.
Podemos estar perante um caso complexo, com "barreiras", sensibilidade medicamentosa, etc.

Assim, restar-lhe-á o acompanhamento directo de um homeopata. A distância a que nos encontramos, não me permite agir com a diligência e eficácia que o caso clínico impõe.

De qualquer modo, disponha sempre.

Um abraço

Zé Maria Alves

Rosangela disse...

Sim Doutor, entendi, obrigada!

José Maria Alves disse...

Boa noite Rosangela

Eu sei que entendeu!

Neste mundo de falsos "conhecedores", é mais fácil afirmar o conhecimento do que a ignorância.

Nestes casos, quem se tem a proteger é o paciente, que não pode ser nem cobaia, nem alimento do "ego" do terapeuta.

Sempre que precise de mim cá estarei, resolvendo o que conseguir resolver.

Um beijo

Zé Maria Alves

becas disse...

Como prevenção só estamos a tomar uma vez por semana um tubinho de oscillococcinum e o meu filho de 2 anos e 4 meses nem tá a tomar nada porque tenho receio. Recomenda-me mais alguma coisa para além do oscillococcinum ou acha suficiente? E para o meu filho?

Obrigada

Isabel

Rosangela disse...

Doutor, nós aki no Brasil talvez tenhamos uma forma de nos expressar que ai em Portugal cause um outro tipo de entendimento, que por vezes venha a soar de forma diferente. O que eu quis dizer, qdo digo ENTENDI, é que, compreendo a sua preocupação como médico a distancia em não causar nenhum dano ao paciente. Endoçando totalmente as suas palavras. Agradeço a sua preocupação! Sinceramente! Abraços e desculpe qualquer mal entendido!

José Maria Alves disse...

Boa noite Rosangela

Não houve nenhum mal entendido.
Apenas, não queria que pensasse que me estava a eximir a prestar o meu auxílio.

Disponha sempre de mim. Prometo estar o "mais perto" possível, na medida das minhas possibilidades e dos meus limitados conhecimentos.

Um beijo

Zé Maria Alves

José Maria Alves disse...

Boa noite Isabel

"Vossemecê" - acabo de chegar das Beiras, daí a expressão - é terrível... (estou a sorrir)
Vamos lá à criança:
1/4 de tubo por semana

Relativamente à gente crescida: mantenha a dose semanal.

Um abraço

Zé Maria Alves

Rosangela disse...

Obrigada Doutor....mais uma vez....ENTENDI!!! Quem está a sorrir sou eu!

Rosário disse...

Obviamente que esta achega é importante...em tempos de crise económica: O oscillococinum nas grandes superfícies (hipermercados com parafarmácia) custa muito menos do que nas farmácias e parafarmácias.
Consumidora do produto há pelo menos uma década só recentemente descobri este pequeno pormenor tão importante para a nossa bolsa.

Rosário

Rosário disse...

Obviamente que esta achega é importante...em tempos de crise económica: O oscillococinum nas grandes superfícies (hipermercados com parafarmácia) custa muito menos do que nas farmácias e parafarmácias.
Consumidora do produto há pelo menos uma década só recentemente descobri este pequeno pormenor tão importante para a nossa bolsa.

Rosário

José Maria Alves disse...

Bem Haja Rosário

A sua informação é preciosa.

Eu próprio desconhecia esse facto.

Vivemos num país estranho...

Um abraço

Zé Maria Alves

celiamarm disse...

Olá Dr. eu e minha familia estamos a tomar oscillococcinum, tenho 2 filhas, uma de 10 anos que tambem toma 1 dose repartida por 2 vezes por semana, a outra tem 22 meses e a minha pergunta é se ela tambem pode tomar e qual a dose? Foi por acaso que entrei e adorei voçê gosta de ajudar as pessoas o que nestes dias não é facil ver-se, um bem haja para si, muito obrigado Celia Machado

José Maria Alves disse...

Boa tarde Célia

Bem Haja pelas suas palavras.

Em regra, evito dar indicações para crianças de tenra idade. É uma precaução, que a Célia entenderá se ler alguns dos comentários supra...

Mas, ... diga-me:
A nossa criancinha é saudável?
Absolutamente saudável? - não me refiro aqui aos achaques normais da infância...

Então, 1/4 de tubo por semana,será suficiente.

Se notar algo de anómalo após a medicação, avise-me imediatamente.

Um abraço

Zé Maria Alves

celiamarm disse...

Ola Drº desde já quero agradecer sua ajuda, muito obrigado. A criancinha é saudavel, graças a deus,nunca tomou mais nada do que 1 supositorio (benuron)de resto faz sempre homeopatia, vou dar-lhe e se notar algo de estranho volto a contacta-lo. Por acaso nunca falei sobre isto com o homeopata das minhas filhas, e agora ele vai deixar de dar consulta porque vai pra reforma. O que o Drº acha desta vacina.Obrigada ,e bem haja.Célia Machado

José Maria Alves disse...

Bom dia Célia

A que vacina se refere, a alopática?

- Que Deus nos proteja! - só Ele nos pode proteger das consequências que daí vão advir...

Um abraço

Zé Maria Alves

emílio marques disse...

Os homens como o Senhor (e eu, passe a imodéstia), nunca são compreendidos e por vezes são usados pelos mal intencionados.
Sou crente na homeopatia e não tendo qualquer formação médica vou bebendo aqui e ali, em livros e na internet (onde também sou pouco prático) e compro os medicamentos numa farmácia de Matozinhos.
Estou a entrar no seu blog, que é um achado neste tempo em que a medicina é um dos maiores campos de exploração e entendo que encontrei um Santo Homem, não no sentido religioso do termo, porque não sou religioso, mas sim no humano.
Obrigado

longtemps disse...

A homeopatia é um LUXO, deveria ser seguida por todos..e o Dr.Ze Maria é SOBERANO não só em sabedoria no campo da homeopatia como também em em relação ao compartilhamento com todos que o procuram...Aleleuia..espero que ele continue nos ensinando...com esta doação maravilhosa.

emílio marques disse...

Boa tarde.
Reparo, com estranheza, que o blog já não é utilizado desde 5 de Dezembro.
Será que houve algum problema; se bem que não me pareça, uma vez que não há questões. Mas, e porque é assim, aproveito para pôr um assunto que me atormenta: Acontece que a minha mulher padece, desde 2006, de LLC.
Foi com esta angustia que eu, entre várias buscas, encontrei o seu abençoado blog, há algum tempo.
Procurei tratamento e até encomendei e tenho em meu poder Thuya e China, como aconselhado.

Esperando não estar a abusar da sua prestimosa boa vontade, atrevo-me a perguntar-lhe, sabido como é que a doença não tem cura, qual é a acção que estes dois medicamentos, especialmente o Thuya têm sobre a doença. Conseguirão mantê-la estacionária?
Desde já, quero agradecer a sua atenção, com os meus respeitosos cumprimentos.

Emílio Marques
Viseu - Portugal

José Maria Alves disse...

Boa noite Emílio

Bem Haja pelas suas palavras. Tento ser um "Homem", nada mais do que isso. Um homem que sofre as dores dos outros neste planeta de injustiças.

O blogue não está parado, mas felizmente, que o pavor da gripe A já não atormenta a generalidade das pessoas. A maior parte dos comentários são editados nos múltiplos artigos - que como já se deve ter apercebido, são muitos.

No que toca à patologia da esposa, a medicação não é obviamente milagrosa, mas auxilia muito... E, quem sabe...
Se quiser que eu siga o tratamento - muitas vezes, uma reavaliação é de vital importância -, poderíamos fazê-lo no próprio artigo.

Eu também sou Beirão, meu amigo. Uma pequena aldeia, sofrida, no Concelho de Fornos Algodres, com uma mística vista para a Serra, serra esta onde vivi durante 22 anos: Sobral Pichorro (que raio de nome.... Estou à espera que as mimosas floresçam para voltar, com o meu amigo de quatro patas.

Um abraço

Zé Maria Alves

José Maria Alves disse...

Boa noite Longtemps

Cuidado com o meu "ego". É a última coisa que eu preciso de alimentar (estou a sorrir)

Um abraço

Zé Maria Alves

emílio marques disse...

Boa noite.
Agradeço encarecidamente a sua atenção e certamente que; se o meu amigo, não sei se será pacífico e correcto trata-lo assim, estiver para me aturar; certamente que terei de o incomodar muitas vezes e com certeza que não vou perder a oportunidade que me está a oferecer do acompanhamento neste meu calvário.
Como é óbvio, até pela proximidade das nossas terras, eu conheço a sua... sabe? eu sou (era) caçador.

Boa noite

Emílio Marques

emílio marques disse...

Ahh.

Quero dizer~lhe que o noosso estado de espírito é, nesta altura bastante preocupado, na medida em que nestes últimos meses os valores têm subido mais do que o costume - leucócitos e linfócitos - e, por outro lado têm baixado os eritrócitos e as plaquetas.

Apareceram uns parentes da minha filha com uns medicamentos da medicina chinesa, mas, não tenho fé nenhuma naquilo. até porque, passado mês e meio de os andar a tomar os resultados pioraram e, se bem que eu entenda que, por vezes, as coisas correm mal antes de correrem bem, eu não creio.

Acontece que,quando tudo isto começou, eu li nas obras do Dr. Dadamo (creio que é este o nome), que por vezes estas leucemias não passavam de tremendas viroses e que era bastante para as controlar, neste caso(grupo sanguíneo A), vacinar~se com Pneumovax de 5 em 5 anos. Falei nisso ao meu médico e ele disse que não custava nada tentar e que se fosse necessário até se dava todos os anos.

A verdade é que as coisas têm andado maia ou menos bem, até agora,já lá vão dois anos e meio.

Perante todo este desconsolo. eu lembrei-me que talvez fosse bom repetir a vacina e assim se fez.

Ela, a minha mulher, nem quer fazer mais exames a não ser os que estão marcados para dia 6 de Abril.

Sei que o Senhor não é pelas vacinas, mas a verdade é que o naufrago deita a mão a tudo o que lhe aparece.

Estes factos é que, embora eu tenha o Thuia e o China, ainda não lhos comecei a dar pela simples razão,que é boa de ver, de que quero saber aquilo que lhe vai fazer bem, no caso de haver melhoras.

Creio ter-lhe dado uma ideia da situação.

Estou convicto de que V. Ex.ª é como muito bem disse, um Homem e por isso dispenso-me de mais expressões de agradecimento.

(Ahh... perdoe-me o "V. Ex.ª", mas quanto a mim a expressão é para ser usada para pessoas excelentes e não para os vaidosos e enfatuados, como por exemplo os juízes de agora, que exigem esse tratamento).

E com estas, me despeço, por ora.

Boa noite

Emílio Marques

José Maria Alves disse...

Bom dia Emílio

Eu apenas oponho alguma resistência às vacinas, pelos efeitos colaterais e, consequentes das mesmas.

A vacina da gripe A é disso um exemplo. Quais serão as suas consequências? Julgo que ainda ninguém disso falava, e eu já o dava a entender no meu blogue, considerando que os medicamentos homeopáticos seriam suficientes para deter uma pandemia - que me inculca muitas reservas...

Quanto à vacina que a esposa está a tomar, é óbvio que se controla a patologia, do mal maior que venha o menor.

Julgo que deve aguardar pelos exames.
No entanto, comparativamente à medicina alopática e à fitoterapia, a Homeopatia é a medicina que tem menores efeitos colaterais - podendo surgir nalguns casos agravamentos, que podem necessitar ou não de antidotagem, mas que só muito especialmente causarão pequenos danos ao enfermo.
Mas, deve ser sempre entendida nestas patologias, como complementar da convencional ou hipocrática.

Depois de ter os exames, dê notícias, de preferência no artigo correspondente - pode usar o anonimato, se assim o entender -; são centenas de mails e mensagens que recebo por mês e tenho alguma tendência a perder-me neste emaranhado de comunicações.

Um abraço e as melhoras da esposa.

Zé Maria Alves

emarques60 disse...

Bom dia

Snr Dr.:

Agradecia que me esclarecesse, se possível, se protocolo é um conjunto de medicamentos para tomar ao mesmo tempo para uma determinada doença.

Quero também perguntar se estes complexos que publicou em Janeiro não irão tornar mais difícil a sua aquisição, uma vez que, talvez, as farmácias, em Portugal não estejam devidamente preparadas para os fornecer.

Bom dia e obrigado

José Maria Alves disse...

Boa noite amigo

Quando nos referimos a protocolo, queremos dizer que estamos a prescrever vários medicamentos unitários em conjunto ou, vários complexos.

O Pluralismo e o Complexismo são duas correntes doutrinárias que nasceram após a doutrinação Unicista de Hahnemann.
Para este eminente fundador da Homeopatia, quer uma quer a outra, seriam verdadeiras heresias (mas, que dão resultado, dão...).

Os medicamentos complexos que cito nas mensagens de Janeiro, pertencem aos laboratórios Heel (penso aditar alguns de outros laboratórios, como a Lehning, e encontram-se à venda em muitas farmácias e praticamente em todas as parafarmácias.

Não convirá juntar os dois tipos de protocolos. Pode ser feito um, para depois entrarmos com o outro, após período de descanso´; e isto, porque poderá ocorrer que alguns dos medicamentos sejam incompatíveis, inimigos ou se antidotem.

Um abraço

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

Boa Noite Snr.Dr.:

Tenho dado, desde Sexta Feira passada(29/1), Arsénicum Album 5CH à minha mulher, para a anguústia, em conjunto com Valeriana para os nervos. Acontece que ontem começou a queixar-se de que lhe tinha começado a doer junto às costelas do lado esquerdo. Parei com o Arsénicum e hoje ela diz que, pràticamete, já não lhe doi.

Que me diz a isto?

Muito boa noite e obgdo..

4/2/2010

José Maria Alves disse...

Bom dia

Escolheu o Arsenicum Album em função de que sintomas?

A valeriana que está a ministrar não é a homeopática, certo? Será o Valdispert ou uma espécie fitoterápica similar?

O Arsenicum Album tem na sua patogenesia o tipo de dor que refere, nomeadamente: palpitações, dores no coração ou na região deste, dispneia... A angina de peito faz também parte da sua esfera de acção.
Se essa dor não for nervosa e resultar do medicamento, bastará suster a sua toma para que desapareça. Nada de preocupante.

A esposa padece de angústia - uma espécie de ansiedade com sintomas físicos associados ou apenas de ansiedade?

Terá de analisar cuidadosamente o quadro clínico.

Um abraço

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

Muito boa tarde Snr Dr.

Desta vez, e bem, não se apercebeu de que eu sou o Emílio.

A minha mulher tem LLC., como se deve recordar. e a angústia é obviamente filha da doença.

A Valeriana, é homeopática, 9 CH.

O meu guia, normalmente é a "ENCICLOPÉDIA FAMILIAR DE HOMEOPATIA" DO dr. Eric Meyer.

E foi de lá, do capítulo dedicado à angústia, que eu; interpretando, dentro do possível, os sintomas para a aplicação do medicamento, que eu tirei o argentum nitricum, que eu tomo há já algum tempo, com resultados satisfatórios e o arsénicum album, que dada a actual situação da minha mulher , eu entendi que era adequada à sintomatologia.

Creio que me expliquei suficientemente.

A homeopatia é uma ciência que V. Ex.ª, como me é dado observar, domina e estuda em profundidade, não é tarefa simples e desconfio que os homeopatas que se dedicam em Portugal a exercer, não sejam de competência bastante duvidosa. Pelo que, eu dificilmente, algum dia me servirei de algum. Todavia acredito plenamente na sua eficácia (da Homeopatia, claro) e tentarei, dentro do possível, entrar e aprofundar os meus conhecimentos.

Aqui deixo o meu agradecimento pelo que me disse à cerca do arsénicum e espero que os meus esclarecimentos tenham sido claros.

Só nos podemos aventurar nesta ciência porque temos a noção de que as experiências não são perigosas...

E daí podermos esclarecer-nos e esforçar-nos por tentar e acertar, de outra forma não poderia ser.

Os meus respeitos a aguardar o que a seus estudiosos conhecimentos me possam oferecer.

Boa tarde

José Maria Alves disse...

Boa noite Emílio
´
A ansiedade, de ARGENTUM NITRICUM, pode ser sumariamente descrita como »
ARGENTUM NITRICUM ( eu recomendo 6 CH,por ser a potência que menos agravamentos causa, 3 gotas duas vezes por dia –
Ansiedade com predominância de sintomas emocionais. Ansiedade por antecipação. Pressa; ainda não começou uma tarefa e já a pretende ver terminada. Anda e come apressadamente. Tal como Aconitum, antecipa a hora da sua morte. Tem medo de exames e apresentações, tal como Gelsemium. Tem vários medos, em especial de pontes, elevadores, lugares acanhados. Medo de cair no vazio.

Por sua vez a de A.A. »

ARSENICUM ALBUM 6 CH, 3 gotas duas vezes por dia –
Ansioso, não tolera a desordem. É excessivamente minucioso. Agitação física. Hipersensibilidade dos sentidos. A agitação exaure-o; quer mudar constantemente de lugar. Muda rapidamente da excitação à depressão – o que chega a ocorrer várias vezes no mesmo dia. Tem medos vários, de fantasmas da morte, de ter um ladrão debaixo da cama, medos estes que agravam ou ocorrem durante a noite. Medo da morte quando está sozinho. É um doente difícil, já que se considera incurável e recusa os tratamentos propostos.
Interessante será realçar a sua agravação à noite, normalmente entre a 1 e as 3 da manhã.

Se tomar muito tempo Argentum Nitricum é possível que note um emagrecimento sem causa aparente - aí está um dos possíveis efeitos colaterais dos medicamentos homeopáticos.
Mas, nada que não se resolva. Aí, antidota-se com Natrum Muriaticum.

Se fosse a Valeriana em fitoterapia, poderia acontecer que não estivesse a surtir efeito, e em certos casos produz mesmo efeitos contrários aos pretendidos. Aí, substitui-se pela Passiflora.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

uito Boa Tarde Snr. Dr.:

Cá estou eu a abusar da sua imensa bondade.

Pensando que não se agastará, passo a tentar tornar a sua resposta mais concreta para este curioso e ávido principiante:

O ARGENTUM NITRICUM que eu tomo é o 7CH (conforme aconselhado na enciclopédia que referi), 3 grânulos, duas vezes ao dia. Já agora aproveito, aqui, para pedir um esclarecimento sobre esta dúvida sobre equivalência entre grânulos e gotas, se é que, concretamente,ela existe. É que já perguntei em vários sites e foruns e ninguém me sabe esclarecer sobre isso; uma coisa é certa pelo que vou lendo. onde há receitas de grânulos ou gotas, os autores que receitam grânulos na dosagem de 3, os autores de gotas receitam 5. É que os farmacêuticos que consultei sobre isso uma disse que 3 grânulos seriam 15 gotas e outro disse que seriam no mínimo 8. O certo é que eu tomo 5 gotas onde foi receitado 3 grânulos. Esta dúvida surge porque,V. Ex.ª, receita 3 gotas onde eu tomo 3 grânulos (estou a ficar embaralhado).

Quanto aos sintomas poucos são os meus, a não ser ansiedade por antecipação a qual me põe em bastante mau estado.

O ARSÉNICUM ALBUM , por agora, está posto de parte (a receita, na Enciclopedia, é de 3 granulos três vezes ao dia V. Exª. sugere sòmente 3 gotas e apenas duas vezes ao dia, talvez esteja aqui a razão da minha mulher se ter sentido mal).

Quanto ao emagrecimento devido ao Argentum Nitricum eu tenho a impressão de que, efectivamente, isso já se verifica, o que de momento não me preocupará,uma vez que eu não quero engordar. Todavia, e porque pode vir a ser necessário, agradecia que dissesse qual a diluição e a dosagem do Natrum Muriaticum, isto se o emagrecimento não tiver origem em qualquer problema grave que possa estar a ser provocado pelo medicamento.

E já chega, de chagar, o meu Exmo. amigo.

Boa tarde e muito obrigado.

José Maria Alves disse...

Bom dia amigo

Se nada se disser em contrário, o mesmo número de gotas para o de grânulos.

Quanto ao Argentum Nitricum, se o emagrecimento não é manifesto e preocupante, não há necessidade de antecipar posologias de antidotagem.
Muitas vezes, basta parar o tratamento para que o fenómeno desapareça.

Um abraço

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

Muito obrigado

longtemps disse...

Olá Dr. José Maria, estou de volta...levei um tempo sem abrir emails..se possível me oriente, como tomo para insonia KALIUM PHOSPHORICUM 6DH (só agora comecei,)por isto náo dei notícias depois dos 12 dias }..posso voltar a tomar INFLUENZIUM CH200 e AVIARIUM 200CH preventivamente...contra gripe, os casos voltaram a aparecer...por mais q não queira ..começam a pintar as preocupação..obrigado.

José Maria Alves disse...

Boa noite Longtemps

Não se aterrorize com a "gripe"...

Pode fazer os preventivos da gripe com o medicamento que começou a tomar.
No entanto, não os tome juntos.

Um abraço

Zé Maria Alves