Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

domingo, 26 de julho de 2009

CACTUS GRANDIFLORUS - MATÉRIA MÉDICA - HOMEOPATIA





Depressão com ansiedade.

Medo da morte.

Tal como Arsenicum Album, julga que a sua doença não tem cura.

Mau humor.

Tem um sono pouco reparador, agitado; sente pulsações na boca do estômago ou no ouvido direito.

Tem sensação de constrição, de aperto, em várias regiões do corpo, nomeadamente, cabeça, esófago, peito, coração, vagina.


Dor de cabeça pulsátil, com sensação de aperto na cabeça.

Sensação de ter um peso enorme no alto da cabeça.


Sente o coração apertado, como por um torno, e simultaneamente, dor no braço esquerdo.

O braço esquerdo está entorpecido.


Edema da mão esquerda.


Hemorragias de sangue escuro.



AGRAVA –
quando caminha;
quando sobe escadas;
às 11 horas da manhã;
às 23 horas;
deitado sobre o lado esquerdo.


MELHORA –
ao ar livre;
respirando ar fresco.

Para um aprofundamento do estudo do medicamento, ver no site, http://www.homeoesp.org - Livros online » Matéria Médica dos Principais Medicamentos Homeopáticos II, os estudos de três homeopatas de renome, que qualificámos como o A, B, C da matéria médica homeopática:
- Allen, Henry Clay
Keynotes
- Boericke, William
Matéria Médica
- Clarke, John Henry
Dictionary of Practical Materia Medica


38 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde Sr. José Alves,
gostaria de saber qual o melhor remédio homeopático para o meu caso de pontadas acontecidas depois de grande estresse e palpitações de vez em quando. As pontadas acontecem mais quando eu faço algum esforço(subo escadas, me levanto bruscamente,...). Acontecem mais à noite. Começou no dia 26 de junho de 2010 e eu estava com TPM agravado com estresse, chorava muito pois meu pai é muito nervoso e briga constantemente comigo , estava com raiva e muita tristeza. Depois disso comecei a ter pontadas de tempo em tempo, dores nas costas, desconforto torácico, falta de ar e vontade de vomitar. Melhorei depois que comecei a praticar natação. Agora não tenho falta de ar e vontade de vomitar. Sinto às vezes pontadas e palpitação. Melhorei da palpitação com aconitum napellus 30ch. Só que minhas extrassístoles ventriculares continuam. Gostaria de saber qual medicamento homeopático sjudaria a solucionar este problema que me incomoda muito sem ter efeitos colaterais de falta de ar, sonolência, arritmia,... Fiz vários exames cardiológicos e não foi constatado nenhuma doença do coração. Só no Holter que deu que tenho extrassístoles ventriculares isoladas causadas por estresse. O meu sistema nervoso autônomo está desrregulado? Como posso resolver este problema. Grata, Melissa

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Melissa

Ainda sente raiva de seu pai? Ou seja, tem dentro de si a mágoa do que aconteceu?

Se a resposta é positiva, para eliminar o sintoma causal da sua patologia, faça »
STAPHYSAGRIA 200 CH, uma dose única.

Cinco dias depois, comece com »
LILIUM TIGRINUM 4 DH, 3 gotas 3 vezes por dia.
Este medicamento vai agir directamente sobre o coração e estou certo que lhe resolverá o problema.

Decorridos que estejam 15 dias de tratamento, dê notícias.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

Boa noite Dr. José Alves,
acho que guardo ainda mágoa do meu pai mas menos do que no dia 26 de junho. Neste dia eu estava estressada e também senti tristeza porque minha mãe não me apoiou no momento que estava precisando de ajuda. Ela disse que pouco se importava comigo. Por isso chorei muito. Noutro dia eu estava com toda a parte esquerda dolorida e meio paralisada. Desconforto torácico esquerdo, pontadas de tempo em tempo, dor na costa na região esquerda, cansaço, tristeza,... Atualmente sinto esses sintomas mas mais ameno mas me incomoda bastante. Hoje em dia sinto tristeza por estar com pontadas, de vez em quando sinto um pouco de palpitação mas melhorou com aconitum napellus 30CH 10 gotas por dia. Mas de vez em quando sinto um pouco de tontura. Será que é por causa deste? É uma planta tóxica? Eu posso continuar tomando-o? Fazem 10 dias que estou ingerindo-o. Sinto também medo por estar sentindo esses sintomas. Não tenho muito apoio da minha família porque eles acham que estou com frescura porque nos exames cardiológicos que eu fiz não constatou problema estrutural do coração. Só no exame de Holter que deu extrassístoles ventriculares. Eu sinto mais pontadas quando eu me movimento, mexo o braço esquerdo principalmente,... Fui no psiquiatra e ele me receitou Lexapro(escitalopram 1 comprimido) de manhã e Rivotril(o,5mg- 1 a 2 comprimidos à noite). Só que tomei um dia o Lexapro (meio comprimido) e comecei a ter pontadas mais fortes e fiquei com medo de tomá-lo. Estou tomando meio comprimido de Rivotril à noite. Mas eu gostaria de saber se no meu caso só com a homeopatia eu posso me curar dos meus sintomas. E se a mistura de remédios alopáticos com homeopáticos é perigoso. Tem alguma contra-indicação? O Sr. acha que o Lilium Tigrinum é melhor que o Cactus grandiflorus, Digitalium, Aconitum napellus,Argentum nitricum....
Desde já agradeço,
muito obrigada pela orientação,
Melissa

Anónimo disse...

Boa noite Dr. José Alves,
acho que guardo ainda mágoa do meu pai mas menos do que no dia 26 de junho. Neste dia eu estava estressada e também senti tristeza porque minha mãe não me apoiou no momento que estava precisando de ajuda. Ela disse que pouco se importava comigo. Por isso chorei muito. Noutro dia eu estava com toda a parte esquerda dolorida e meio paralisada. Desconforto torácico esquerdo, pontadas de tempo em tempo, dor na costa na região esquerda, cansaço, tristeza,... Atualmente sinto esses sintomas mas mais ameno mas me incomoda bastante. Hoje em dia sinto tristeza por estar com pontadas, de vez em quando sinto um pouco de palpitação mas melhorou com aconitum napellus 30CH 10 gotas por dia. Mas de vez em quando sinto um pouco de tontura. Será que é por causa deste? É uma planta tóxica? Eu posso continuar tomando-o? Fazem 10 dias que estou ingerindo-o. Sinto também medo por estar sentindo esses sintomas. Não tenho muito apoio da minha família porque eles acham que estou com frescura porque nos exames cardiológicos que eu fiz não constatou problema estrutural do coração. Só no exame de Holter que deu extrassístoles ventriculares. Eu sinto mais pontadas quando eu me movimento, mexo o braço esquerdo principalmente,... Fui no psiquiatra e ele me receitou Lexapro(escitalopram 1 comprimido) de manhã e Rivotril(o,5mg- 1 a 2 comprimidos à noite). Só que tomei um dia o Lexapro (meio comprimido) e comecei a ter pontadas mais fortes e fiquei com medo de tomá-lo. Estou tomando meio comprimido de Rivotril à noite. Mas eu gostaria de saber se no meu caso só com a homeopatia eu posso me curar dos meus sintomas. E se a mistura de remédios alopáticos com homeopáticos é perigoso. Tem alguma contra-indicação? O Sr. acha que o Lilium Tigrinum é melhor que o Cactus grandiflorus, Digitalium, Aconitum napellus,Argentum nitricum....
Desde já agradeço,
muito obrigada pela orientação,
Melissa

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Melissa

Dos homeopáticos, vamos fazer só o Lilium Tigrinum - não faz o Aconitum.
Por ora, vamos seguir a minha intuição. Julgo que este medicamento vai resolver os seus problemas, já que a sua acção não é essencialmente física, mas também mental.

Quanto aos alopáticos, não há qualquer inconveniente na sua junção com os homeopáticos.

Mais: em caso algum deve suspender as prescrições do seu médico assistente. Caso as melhorias sejam evidentes, será ele que deve decidir quanto à redução ou eliminação da medicação.

Dentro de 15 dias dê notícias.
Aí, reavaliaremos o quadro clínico em face dos sintomas que tenham desaparecido, melhorado ou eventualmente, de novos que possam ter surgido.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

Boa tarde Dr. José Alves,
gostaria de saber o que é dose única(qual é a quantidade em gotas,...) que o Sr escreveu sobre o STAPHYSAGRIA 200 CH.
Grata,
Melissa

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Melissa

Julgo que qualquer farmacêutico sabe o que é uma dose única - dose medicamentosa a ser tomada de uma só vez e que equivale grosso modo a 20 gotas ou a 20 grânulos.

A dose única tem a particularidade de ser vendida em pequenos grânulos e de ser mais económica do que o tubo normal de grânulos (que tem cerca de 80 grânulos).

Um abraço.

Zé Maria Alves

Andreia disse...

Sr José Maria,
Acompanho seu site há algum tempo e fico absolutamente encantada com seu trabalho.
Moro no Brasil e não consigo encontrar um veterinário homeopata de confiança.
Tenho um cão já idoso que apresenta um problema cardíaco de insuficiência na válvula mitral. Descobri isso em exames de rotina, pois de sintomas só tinha uma tosse seca em momentos de muita excitação. Ele já está fazendo tratamento alopático e gostaria de complementar com o homeopático.
Aqui no Brasil existe um produto homeopático cardio que tem os seguintes medicamentos: Cactusgrandiflorus + Najatripudians + Cratalgus oxycantha + Strophanthus hispidus + Aconitum Napellus.
Peço sua ajuda em me instruir se esse produto é adequado ou se seria melhor estabelecer apenas 01 remédio. E nesse caso se tem alguma sugestão para me dar.
Agradeço antecipadamente! Abraços, Andreia.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Amiga

Em primeiro lugar deve cumprir a medicação alopática do veterinário do seu amigo de quatro patas, nomeadamente no que se refere aos diuréticos.

O complexo que me apresenta é de largo espectro e parece-me bom.

Sugiro ainda »
DIGITALIS 4 DH, 3 gotas 3 vezes por dia.

Um abraço e as melhoras.

Andreia disse...

Sr José Alves,
Muito obrigada pela instrução. Meu amigo de 4 patas já está fazendo uso dos remédios.
E uma última pergunta: por quanto tempo sugere-se que tome os medicamentos? Obrigada, abraços!
Andreia Ferreira

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amiga

Faça o Digitalis por 3 meses.

Descansa um dia por semana.
A cada toma agita energicamente o frasco-medicamento dez vezes.

Decorrido que esteja este período começa a espaçar - ou ainda antes, se as melhorias forem evidentes.

Um abraço.

girl in love disse...

bom dia, ando muito preocupada com minha filha de 16 anos, com diagnostico de Parassónias do Sono NREM-IV, gostaria de saber se existe uma medicação homeopata para esse transtorno. Ela não se lembra exatamente o que houve, mas guarda a sensação de que algo ruim aconteceu, sentindo isso {essa sensação ruim} algumas vezes durante o dia.. Obrigada.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amiga

Pelos motivos que constam do primeiro artigo do nosso blogue »
http://www.autoisopatiaenergetica.blogspot.pt/

sugerimos que faça o tratamento pela AUTO-ISOPATIA ENERGÉTICA.

Não deixe no entanto de seguir escrupulosamente as indicações do seu médico assistente e nada obsta a que faça simultaneamente homeopatia (se assim o entender) em conformidade com os nossos protocolos de tratamento e outros que lhe sejam sugeridos por terapeutas credenciados e que possam fazer o acompanhamento da patologia em observação directa.

Nesse blogue irá encontrar um procedimento expedito e “bastante” para que possa promover a sua AUTOCURA.

Estou certo de que progressivamente irá “caminhando” na direcção da Cura. Persistência, paciência, empenhamento e esperança (ou fé) serão as suas mais valiosas “armas”, coadjuvantes do tratamento que lhe sugiro.

Um abraço e as melhoras.

Jasson disse...

Boa noite Doutor, Meu Nome é Jásson Tenho 26 anos, Sou extrovertido com amigos próximos e sempre brincalhao, infantil!
Desde que comecei a trabalhar aos 16 anos. Com o passar do tempo sempre me decepcionei com as pessoas e principalmente com os trabalhos que fiz pois todos foram com vendas. Sempre tive vontade de ajudar os clientes. As empresas que trabalhei nunca deram muita assistencia as pessoas e me sentia culpado pelas reclamações dos clientes e mal por não conseguir ajudar a Sensação que era comigo (EU era o culpado o errado),Aos 23 anos em 2009 estava desmotivado e triste entrei em depressão e panico com falecimento de um colega de trabalho, meus valores mudaram muito. Penso sempre qual o sentido da vida e o que onde posso ajudar o próximo, um sonhador. Desde ate marco 2012 estava tomando ante depressivos e como estava sentido me bem o medico retirou.
Só que com o passar do tempo comecei a fica sem energia para trabalhar, desmotivado, achando que meu trabalho não ajuda as pessoas, ter me formado em Administração não ajuda as pessoas, as empresas só buscam lucro e nem que saber do ser humano. Sinto-me recentido com a vida, decepcionado. Voltei a sentir sintomas de panico e ansiedade. Voltei a tomar em conversa com o psiquiatra lexapro 15mg (meio comprimido as 8 da manha e meio comprimido as 16 horas) a noite tomo clonazepan 0.5 para dormir bem sem agitação.
Onde quero chegar consultei uma medica homeopata que passou pulsatilla SD1 pela manha ao acordar e a noite antes de domir. Posso fazer os dois tratamentos ao mesmo tempo? Pulsatilla têm efeito colateral?
Peço sua ajuda pois vi vários caso e sei que o trabalho do Senhor é serio. Obrigado pela Atenção e Deus lhe abençõe.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amigo

Já lhe respondi num outro artigo onde postou o seu comentário.

Sempre que tenha dúvidas, disponha.

Um abraço e as melhoras.

Jasson disse...

Bom dia, Dr. Não lembro mais qual foi o post onde o senhor colocou a resposta. Pode me indicar ou colocar aqui? Obrigado mais uma vez pela atenção. Jásson

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Jasson

Deixou a mensagem no artigo ANSIEDADE.

Segue a cópia da minha resposta:

Boa noite Amigo

Nada o impede (antes pelo contrário) de fazer o tratamento alopático e homeopático conjuntamente.

A médica homeopata deve ter pesquisado o seu simillimum.

Espero sinceramente que melhore.

Um abraço.

giansil disse...

Boa noite Sr Jose Maria Alves tenho peyronie e preciso fazer o tratamento, onde compro esses produtos que o Sr indicou no tratamento

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amigo

Eu resido em Portugal onde qualquer parafarmácia os disponibiliza.

Se reside no Brasil, terá de encontrar uma farmácia que manipule ou venda medicamentos homeopáticos.

Um abraço e as melhoras.

Anónimo disse...

Boa noite Dr Jose Maria... tem dias que brigo o dia todo e sinto grande ansiedade ao falar meu coraçao palpita como se estivesse subindo para garganta...e as vezes vejo manchas na vista como se nao fosse enchergar em algum momento. O que devo tomar? Ja tomei varios remedios de nervo e ancioliticos ...mas me sinto mal .Me ajude a me sentir bem dr.

Anónimo disse...

Tenho sindrome de meniere e vivo tonta e c ouvido entupido...sinto aceleramento no peito quando me vejo em situaçoes de confusao...e tenho psoriase. Qual medicamento o senhor me indica Dr Jose Maria Alves...para q eu n precise de remedios das farmacias comuns?

JOSÉ MARIA ALVES disse...

MÉNIERE . DOENÇA DE

Sugiro que comecemos pela Doença de Méniere.
Depois analisaremos a questão da PSORÍASE.

PROTOCOLO »

CONIUM 4 CH, 5 gotas duas vezes por dia;
TELLURIUM 200 CH, 5 gotas duas vezes por semana.

Tratamento por 30 dias, findos os quais reavaliamos.

Um abraço e as melhoras.

JMA

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amiga

Descreva-me com mais precisão os sintomas de ansiedade (em especial a motivação de estar "sempre brigando" e de "subida do coração".

Descreva-me também como ocorre a perda de visão e o que vê.

Abraço.

JMA

Anónimo disse...

Dr eu sou a mesma pessoa q tem a sindrome de meniere... falei q brigo no outro comentario...e pq vivo numa casa c muitos problemas c minha mae e me sinto bastante descontrolada emocionalmemte e acabo brigando as vezes e falo muito sem controle...depois me sinto fraca e triste... mas o que sinto as vezes e uma palpitacao quando vou falar tipo q estou emocionada. E a vista as x fica como se criasse uma mancha que quando mexo c a vista parece q vou parar de enxergar. Como se eu tivesse olhado para uma claridade forte e a visao ficasse c reflexo atrapalhando minha visao.Nem sei explicar e tanta coisa estranha q sinto.
Os remedios p sindrome...mando fazer na manipulacao e sao orais?

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amiga

Vamos ver primeiramente como reage ao protocolo para a DOENÇA DE MÉNIERE.

Não quero por ora "misturar" medicamentos que possam mascarar o mencionado tratamento.

Tenha alguma paciência - aliás, os medicamentos supra, também actuam ao nível do "mental" e vai sentir diferenças substanciais.

Dentro de 30 dias, reavaliamos e aí, poderemos entrar com novos medicamentos.

Um abraço fraterno e melhoras.

JMA

Anónimo disse...

Farei uso do medicamento p Doenca de Meniere Dr e depois dos 30 dias entrarei em contato c o sr...Obrigada e Abracos

Anónimo disse...

Bom dia Dr Jose Maria tenho me sentido muito mal acordo com a garganta seca como se estivesse c um bolo nela e quando falo algo que nao estou satisfeita com alguem sinto como se meu coraçao fosse sair pela boca...preciso parar de falar ate e beber agua q fico c a boca seca e essa sensaçao. Durmo ate bem...mas me sinto fraca e com dores no corpo. Me sinto doente e fraca porque isso me faz ficar enrolada em meus compromissos como se eu nao fosse conseguir cumprir c eles todos os dias e os relacionamentos estao piorando c aqueles q amo. Existe um tratamento para o q sinto?Aguardo resposta

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amiga

Antes do mais, conviria contactar o seu médico assistente para que a avalie e faça exames complementares de diagnóstico.

Em função dos resultados e da opinião do seu médico tentaremos agir na totalidade da sua sintomatologia.

Um abraço fraterno.

JMA

Unknown disse...

Olá Dr. tenho uma cachorrinha que apresenta muita alergia nas orelhas e no corpo. Já procuramos o veterinário e sempre que acontecem as crises ela entra nos corticoides para melhorar. Fui então a um veterinário homeopata que sugeriu o uso de dolichos,sulprur e arsenicum. Para ser sincera não vi mudança nenhuma. Gostaria de saber se o sr,poderia me ajudar com alguma coisa para que melhore esta condição da minha cachorrinha ! Fico no aguardo att Karina

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Karina

Agradeço que me contacte via correio electrónico. Responder-lhe-ei logo que possível

homeoesp@gmail.com

Abraço fraterno

JMA

FABIO DA SILVA BELINI disse...

Dr. Jose Maria, por favor, gostaria de indicação de tratamento homeopático para o meu caso, faço uso de indapamida 1,5 mg, 1 comprimido diário, para pressão alta, associado a succinato de metoprolol 50 mg, também 1 comprimido diário, para palpitações, que são diárias e constantes, a pressão esta sob controle, porém as palpitações não tem melhora usando o Metoprolol, meu ritmo cardíaco, mesmo nos momentos das palpitações constantes, não ultrapassa, 100 batimentos por minuto, de 1 forma geral, esta sempre entre 80 e 90 batimentos, mesmo com as palpitações, não sei se tenho arritmia ou só palpitações mesmo, não consegui realizar os exames cardiológicos devido a pandemia do novo coronavírus. Estou fazendo uso de 2 homeopatias, que o senhor receita, aqui nos blogs, a titulo protocolar, para arritmia, que é o Crataegus 4 dh, 5 gotas, 2 vezes ao dia, e o Lachesis 200 ch, 5 gotas, a cada 2 dias, porem percebo que quando uso o Lachesis, fico com a impressão que ocorre 1 piora, nas palpitações logo após o seu uso, tem algum outro tratamento melhor, mais específico para o meu caso, para acabar de vez, com estas palpitações ? Naja tripudians, cactus grandiflorus ou tuberculinum, não são melhores e mais eficazes do que o Lachesis, neste caso ? Falei com o meu médico, sobre fazer Ablação, mas ele descartou, pediu para eu continuar o uso dos medicamentos, indapamida e metoprolol. Forte abraço, Deus abençoe muito a vida do senhor.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Amigo

Sugiro que pare de fazer a LACHESIS.

Entretanto, gostaria que analisasse o seguinte medicamento complexo -

Dr Reckeweg R66 Gotas (Palpitações, Aperto na Garganta, Dores no Peito) - encontra a descrição na net.

Depois dê notícias.

Um abraço fraterno e as melhoras.

JMA

NOTA - Não deixe de seguir as instruções e prescrições do seu médico assistente.

Unknown disse...

Olá, Meu nome é Renan Boa noite, há anos fui diagnosticado com um problema em uma válvula do coração, a mitral. Por anos não sentia nada, mas ultimamentultimamente passei a sentir vários tipos de sintomas. Quando deito para dormir, meu coração dispara, acelera ao ponto que preciso levantar, e assim vai a noite toda. Sinto pontadas no peito, minha pressão arterial passou a subir, do nada meu coração acelera e logo passa. Sinto meu coração pulsar forte, ao ponto de até minhas mãos pulsar também. Por qualquer esforço meu coração acelera, fico fadigado. O senhor indicaria o Cactus grandiflorus para esses sintomas?

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Renan

1 - Qual a sua idade?

2 - Quando é que lhe foi diagnosticada a patologia?

3 - Quais os exames complementares de diagnóstico que fez nos últimos tempos?

4 - Medicação alopática?

Abraço fraterno.

JMA

Unknown disse...

Eu fui diagnosticado quando tinha 12 anos de idade, hoje tenho 34 anos. Não fui no cardiologista por esses dias, fui em um psiquiatra que me receitou propranolol 40mg 2 vezes ao dia e Rivotril para dormir, pois segundo ele eu tenho também sintomas de síndrome do pânico.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

PROBLEMA NA VÁLVULA MITRAL - SÍNDROME DE PÂNICO

Boa noite Amigo

Antes de lhe sugerir um medicamento para os seus sintomas específicos, diga-me:

Quais os sintomas que identifica e que o psiquiatra identificou como pânico?

Considera que tem "ataques de pânico"? São recorrentes? Diários ou pouco usuais?

Abraço fraterno.

JMA

Unknown disse...

Tenho medo de dormir e passar mal, antes de dormir já fico ansioso pensando, aí logo que eu deito sinto que os batimentos cardíacos já alteram, quando estou quase dormindo o coração acelera ao ponto que preciso levantar. Se não consigo dormir, no outro dia fico cansado coração acelerado.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amigo

Sugiro que comece por fazer -

ARGENTUM NITRICUM 7 CH, 3 gotas dia sim dia não, em alternância com
GELSEMIUM 7 CH, também 3 gotas dia sim dia não.

ACONITUM 5 CH, 3 gotas 3 vezes por dia.

A cada toma agite energicamente o frasco-medicamento dez vezes.

Para o pânico tenha também sempre consigo um tubo de grânulos (ou glóbulos) de »
ACONITUM 5 CH -
em todas as situações de SOS, na rua, num aglomerado, centro comercial, trânsito, etc, sempre que o ataque surja ou esteja na eminência de surgir, faça 3 grânulos sublingualmente. Pode repetir de 5 em 5 minutos, 10 em 10, espaçando as tomas em função das melhorias - v.g., de 15 em 15 minutos, 30 em 30.

Não transporte os medicamentos junto de telemóveis e afaste-os de aparelhos eléctricos.

-------------------------------

Tratamento por 30 dias findos os quais reavaliamos.

-------------------------------

Não deixe de consultar o seu médico assistente.

Abraço fraterno e as melhoras.

JMA