Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

sábado, 18 de julho de 2009

ESCLEROSE MÚLTIPLA - TRATAMENTO HOMEOPÁTICO




PROTOCOLO –
RUTA 6 CH, 5 gotas duas vezes por dia;
RHUS TOX 30 CH, 5 gotas duas vezes por dia;
GELSEMIUM 200 CH, 5 gotas duas vezes por dia.

Com efeito meramente paliativo – HELLEBORUS 30 CH, 5 gotas duas vezes por dia.

Existindo cegueira – ANTIMONIUM CRUDUM 200 CH, 5 gotas duas vezes por dia.
Espasmos – CUPRUM METALLICUM 6 CH, 5 gotas duas vezes por dia.
Há ainda que considerar RHUS TOX na potência de 200 CH, para aliviar dores.

Adormecimento da perna esquerda, subindo para os genitais até ao braço direito – AGARICUS MUSCARIUS 200 CH, 5 gotas de dois em dois dias, durante o período mínimo de dois meses.



Veja-se neste blogue o artigo »
TRATAMENTO HOMEOPÁTICO II –utilize o pesquisador do blogue.

JOSÉ MARIA ALVES
http://www.homeoesp.org

104 comentários:

Anónimo disse...

Prezado Dr. José Maria,
Fiquei MUITO impressionada ao ler sua sugestão de medicamentos para esclerose múltipla, porque há 2 dias ando muito preocupaa com um surto que me apareceu "começou uma parestesia intensa no pé esquerdo, subiu para quadril e costas e agora à tarde chegou no braço direito." Extamamente como você descreve no site!!! Tomo intefernom Beta (avonex),IM 1x por semana, há 2 anos, e nunca tinha tido um surto desde que comecei o tratamento na Unicamp. O problema é que os médicos a Unicamp não atendem o telefone quando ligo lá, e atualmente resido numa fazenda no sul de Minas Gerais. Deveria ir até lá para ser avaliada e medicada, mas confesso que estou com medo de pegar um ônibus e ir até Campinas no ar condicionado. Tenho já uma imuniade baixa e sinto que não deveria me arriscar a pegar uma gripe suína!
A minha pergunta é, além do tratamento Homeopático para os sintomas que eu apresento (descritos por você), na sua opinião eu deveria também iniciar o paliativo ou algum do protocolo? Vou mandar fazer amanhã mesmo numa farmácia aqui perto que terceiriza o serviço de manipulação. Tomara que dê certo!! Ah, antes que eu me esqueça, nos meus surtos eu costumava tomar Prenisona 60mg/dia, e ir dimunuindo a poucos. Iniciei hoje este tratamento, mas confio muito também na homeopatia e trato sempre dos meus filhos com ela.
Gostei muito do seu trabalho e se puder, por favor responda minha pergunta.
Obrigada, Claudia

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Cláudia

Pode começar a fazer o PROTOCOLO, mas vamos diminuir as gotas - 2 gotas em vez de cinco de cada um dos medicamentos - Ruta e Gelsemium.
Dentro de duas ou três semanas podemos começar a aumentar progressivamente a dose - 3, depois 4 e finalmente 5.

Por ora, excluiremos do protocolo o Rhus tox, porquanto antidota parcialmente o Agaricus Muscarius.
Este, é essencial na sua situação clínica - no Agaricus mantém as cinco gotas.

Ao fim de dois meses, teremos de reavaliar a situação - aí, podemos de ter de entrar com o Rhus.

Desejo sinceramente as suas melhoras. Estou certo de que irá fazer progressos surpreendentes. Não deixe em caso algum de acreditar.

Um beijo

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

Dr. José Maria,
Que enorme prazer poder contar com a ajuda de uma pessoa tão especial como você!! Já mandei preparar os 3 medicamentos. Estou ansiosa pelos resultados.
Sou psicóloga, sempre morei em São Paulo e há 1 ano me mudei para uma cidade rural muito pequena. Sem conhecer o seu blog, mês passado eu pesquisei um medicamento homeopático para uma pequena garota que eu atendo no consultório (6 anos) e me atrevi a sugerir seu uso para a mãe. Ela tem usado e a menina apresentou resultads surpreendentes no controle e uma hiperatividade (agitação motora e problemas de atenção) que prejuducava em muito seu desempenho na escola. Pelas sugestões que me foram sugeridas na internet para este fim, a mãe achou que o "Calcárea Phosfórica" se encaixava mais no perfil da filha.
Depois que vi tantas sugestões de tratamento para pânico, traumas, insônias...tenho muita vontade de continuar sugerindo estes poderosos apoios aos meus pacientes. Mas sei que não posso e não devo. Corro o risco de, inclusive, ter meu diploma cassado!
Existe uma maneira de realizar uma consulta (mesmo que paga!) pela internet? Digo isso porque por aqui não existem homeopatas e muita gente que toma medicamenos psiquiátricos há anos se beneficiaria em muito de uma alternatica menos agressiva.
Como posso conhecer alguém que me ajude nisso?
Um forte e grande a abraço,
Claudia
Meu email é claudia@coisasdaroca.com.br

Carolina disse...

Prezado Dr. José Maria,

Eu tenho Esclerose Múltipla recorrente na forma mais grave, estou em surtos contínuos há 2 anos com diversas lesões na medula, no tronco cervical e no cérebro, muitas vezes meus olhos também atacam e sofro perda gradual da visão. Nesse espaço já sofri mais de 20 ataques da doença. Sofro muito em cada surto com a desmilinização da medula e suas sequelas que estão por todo o corpo. Passo o dia inteiro sentada, praticamente sem poder me mover pois os movimentos que ainda possuo me causam dor e dependendo da força que fizer me levam a outro surto. Existe alguma coisa homeopática que o Sr poderia me indicar para amenizar e até mesmo diminuir principalmente a recorrência desses surtos que são tão frequentes e que me debilitam tanto?

Muito obrigada

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Amiga

Vamos começar por fazer o protocolo com os três medicamentos dele constantes.

Decorridos que estejam 15 dias, dê notícias. Se necessário, entraremos com outros medicamentos, para os padecimentos decorrentes da perda de visão e das dores.

Os resultados, são em regra, bastante bons, mas teré de ter alguma paciência, já que estamos perante uma patologia algo complicada.

Um grande abraço e as suas melhoras.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa noite, Dr Jose Maria
Tenho uma filha com 28 anos, mas q tem uma saude completamente fragilizada. Espero q o sr tenha paciencia de ler e analizar até o fim...
Com 1 ano de idade, teve as primeiras convulsões, que foram tratadas c alopatia até os 3 anos e depois c homeopatia, onde tivemos bons resultados até os 15 anos, sem convulsões, mas q depois voltaram.
logo apos dessa idade, seu comportamento começou a mudar, mas achavamos q seria da adolescencia, mas q aos 18 anos tentou a primeira vez o suicidio,isso se repetindo inumeras vezes, com incontaveis internaçoes psiquiatricas, e suas queixas são de alucinações visuais e auditivas.
nao bastante, há mais ou menos 8 anos atras, começou com paralisias nos membros inferiores e dores na coluna. Essas dores levaram à cirurgia, com complicações, resultando em septicemia e osteomielite.
Nada melhorando as dores e as paralisias e q os medicos começaram a referir q tudo nao passava de "problema psiquiátrico";
só q passados 8 anos, depois de muito correr(sem nos conformarmos c esse diagnostico), veio o diagnostico de Esclerose Multipla, q está sendo tratada com Glatiramer Depois disso, os surtos parecem ter melhorado um pouco.
O sr poderia nos ajudar?
Gostaríamos de pelo menos diminuir um pouco a medicação que é absurda!!!
Entre medicação psiquiatrica, para convulsões , dores cronicas, toma por volta de 20 comprimidos ao dia, mais a injeção para EM.
Nao preciso nem dizer q a qualidade de vida dela é pessima, já q vive "dopada" com tanta medicação!!!
Estamos pedindo socorro, já q nao temos mais onde recorrer, e queríamos q ela fosse mais feliz, pudesse voltar a estudar, q é seu grande sonho!!!
Deus o abençõe
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Amiga

Vamos ter de começar por algum lado.

Como a sua filha deve ter tomado muitos medicamentos alopáticos, convirá fazer uma desintoxicação.
Entenda que em caso algum deve reduzir ou alterar a medicação que o médico assistente prescreveu, e isto sem o seu consentimento. Se a medicação homeopática fizer surtir os seus efeitos, como julgo que irá acontecer, será ele mesmo, que num quadro de melhoria, reavaliará a medicação a que tem submetido a jovem.

DESINTOXICAÇÃO -
NUX VOMICA 30 CH, dose única (julgo que aí no Brasil lhe chamam "papelote").
Ou seja, uma dose, tomada de uma só vez, às 11 horas da noite.

5 dias depois, comece com o protocolo constante do artigo - os 3 medicamentos.
Deverá juntar para as dores, RHUS TOX 200 CH - a ser tomado em função das dores, espaçando-se obviamente em função das melhorias.

A cada toma, agite vigorosamente o frasco-medicamento dez vezes.

Vamos ver como reage a filha. Depois de reavaliarmos o caso clínico, analisando os sintomas que restam após o início do tratamento homeopático, entraremos na esfera mental.

Dê notícias dentro de 30 dias ou antes, caso note algo de anormal.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

selma disse...

boa tarde, dr Jose Maria

Minha filha , Thais, tomou a nux vomica anteontem à noite, conforme sua orientação. Ontem começou com alguns sintomas da EM muito forte, tanto que levou varios tombos...sente tbem muita tontura. conforme orientação da neurologista, está completamente em repouso e hj está um pouco melhor.
continuamos com o procedimento normalmente???
obrigada,
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Selma

Estamos perante uma reacção fisiológica de agravamento de acção do medicamento - o corpo está a eliminar as toxinas dos medicamentos alopáticos, que são muitos...

Esta agravação é temporária. Julgo que amanhã irá desaparecer totalmente, e a filha deverá começar a sentir alívio nalguns sintomas.
Se surgirem sintomas antigos (o que seria bom presságio), informe-me.
De qualquer modo, mantenha-me informado diariamente.

Depois, logo que decorram 5 dias, decidiremos se vai começar desde logo com o tratamento protocolar ou se aguardamos mais algum tempo.

Um abraço, e as melhoras da filha (que não entre em pânico, já que provavelmente estaremos no bom caminho).

Dê notícias.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa noite, Dr
Hoje a Thais passou um pouco melhor,mas ainda queixa de muita tontura (isso é um sintoma antigo que havia desaparecido há algum tempo), mas à tarde, parece q voltou a piorar, nao tanto quanto na quarta, mas teve alguns tremores nas mãos. Ela continua em repouso como a neurologista recomendou.
Obrigada por sua atenção, Que Deus o ilumine!!
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Bom dia Selma

Eu estou a evitar ministrar à sua filha o antídoto da Nux Vomica.
Se o fizer, os sintomas de agravamento irão desaparecer, mas não conseguiremos equilibrar energeticamente o organismo, de molde a que os medicamentos homeopáticos do protocolo produzam o efeito que pretendemos.

Mas, se os sintomas se tornarem quase insuportáveis, avise-me imediatamente - julgo que tal não vai acontecer, e não deixe que a paciente se sugestione com este facto, pelo contrário, diga-lhe que devem estar para desaparecer.

Mantenha-a em repouso, e siga todas as determinações da médica assistente.

Vamos esperar mais alguns dias antes de iniciarmos o tratamento de fundo. Neste, terei de tomar em consideração o estado de debilidade da sua filha, alterando potências e ministrando sucessiva e cautelosamente cada um deles.
O estado clínico da Thais, deve ter gerado uma sensibilidade elevada aos medicamentos homeopáticos, o que implica um estudo apurado da situação para que não existam agravamentos desnecessários.

Dê notícias diariamente.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa tarde, Dr Jose Maria
Hj a Thais amanheceu pior... muito abatida, com muitas "falhas" nas mãos, e tbem nas pernas(menos q nas mãos).
A neurologista pediu para vê-la amanhã. Acredito que ela vá pedir pulsoterapia com cortizona. outras vezes ela adiou bastante até não ter mais jeito..
Se ela receitar, devo pedir para adiar mais um pouco?
aguardo uma orientação
Muito obrigada. Bom domingo!
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Selma

Em primeiro lugar, julgo que a filha deve seguir escrupulosamente todas as indicações da médica assistente - ela melhor que ninguém está em condições de avaliar o caso clínico (pela proximidade e conhecimento directo da paciente).

Aliás, o estado clínico da Thais, aconselha vivamente uma consulta presencial com um bom médico com especialidade em Homeopatia, médico esse, que pode agir de imediato, em situações de crise.

Provavelmente a Thais estará muito debilitada. Essa debilidade pode dar origem a uma maior sensibilidade aos medicamentos homeopáticos, o que nos obriga a sermos extraordinariamente cautelosos na escolha das potências, de molde a não produzir agravamentos altamente desconfortáveis.
Como não estou a acompanhar o caso de perto, não estou certo se o agravamento resultou da NUX VOMICA. Julgo que não! Mas, mesmo que o seja, não deverá durar mais que uns poucos dias.

De qualquer modo, vejo-me tentado a antidotar o efeito da NUX »
Como a Thais deve ser muito sensível aos homeopáticos, terei de optar pela potência que menores agravamentos causa - a 6 CH.
Assim,
CAMPHORA 6 CH, 3 grânulos de manhã e 3 à noite, durante 3 dias.

Mas, esta antidotagem depende de como a Thais se sente.

Depois reavaliaremos, mas irei necessitar que me faça uma descrição completa dos sintomas da filha.
Para o fazer, use um outro artigo do blogue (pode ser na poesia) e opte pelo anonimato.

Vá dando notícias.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa noite, dr José Maria
A Thais começou a tomar a medicação ontem pela manhã. Os sintomas quase estão iguais, mas agora à tarde ela passou a urinar muito, coisa que vinha me chamando a atenção, pois urinava muito pouco, no máximo 3 vezes ao dia, e hoje, só a tarde, já foram 4 vezes....Está me parecendo também um pouco mais alegre,apesar dela referir vontade de chorar....
Quanto à descrição dos sintomas, gostaria que o sr me explicasse melhor do que precisa saber.
Muito obrigada!
Boa noite!
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Selma

A Thais já está a fazer os 3 medicamentos do protocolo que constam do artigo?

Se já está, onde se prescreve 5 gotas, vamos substituir por 2.

Não se esqueça de a cada toma agitar energicamente o frasco-medicamento dez vezes.

Vá dando notícias. Precisamos de reavaliar a jovem com frequência.
Vá-me narrando o estado da Thais. Estes primeiros 12 dias, gostaria de ter informações frequentes. Posso ter de alterar a potência de algum dos medicamentos.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa noite, dr
Ela está tomando sòmente o Camphora em globulos, como o sr orientou, q seria o antídoto. Ou será q eu entendi mal?
Aguardo orientação...
Obrigada!
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Selma

Como falou em "tratamento", pensei que tivesse começado a fazer o protocolo da EM.

Já entendi.
Quando fizer a antidotagem com a CAMPHORA - 3 dias-, aguardamos uma semana e reavaliamos.
Nessa altura, terei de ponderar o tratamento para a EM e sintomas associados.

Um abraço e dê notícias.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa noite, dr
Boas noticias!!!Hj à noite a Thais completa 3 dias de Camphora, e hj à tarde, conseguiu andar novamente.
Só queixa de um pouco de tontura, e ainda muito pouco de "fraqueza" nos braços, mas está muito melhor!!
Agora teremos que aguardar alguns dias?
Aguardo orientação.
Deus lhe pague!
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Selma

A CAMPHORA antidotou alguns dos agravamentos da NUX VOMICA. Mas, como foi ministrada na 6 CH e não na 30 CH - potência de antidotagem -permite que a Nux faça, pelo menos em parte, o seu trabalho.
Eu já esperava melhorias no 3.º dia.

Vamos esperar 5 ou 6 dias. Aí, iremos começar com o tratamento da EM, mas vamos ser cuidadosos nas potências, doses e, fundamentalmente com a sequência dos medicamentos, que irão sendo ministrados gradualmente e não em conjunto, por via da sensibilidade da Thais aos homeopáticos.

Agradeço que me lembre dentro de 5 ou 6 dias, para começarmos o tratamento propriamente dito.

Um abraço e as melhoras da Thais.

Zé Maria Alves

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Em tempo - apesar de irmos começar o tratamento apenas dentro de 5 ou 6 dias, espero que a Thais tenha acentuadas melhorias.

Faça a CAMPHORA mais dois dias e depois descansa por 4 dias, até começarmos o tratamento.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa tarde, Dr Jose Maria
A Thais está melhorando pouco a pouco, ainda com um pouco de tontura e "fraqueza" nas pernas, mas bem melhor do que há uma semana!
Já tomou mais 2 dias de Camphora, agora deve aguardar uns dias, sim?
Obrigada, e bom domingo!
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Selma

Vamos aguardar 5 dias.

Agradeço, que decorridos estes, me lembre (envie-me uma mensagem), para que comecemos com o protocolo da EM.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Carolina disse...

Dr José Maria bom dia,

Eu sou a Carolina a segunda pessoa a se comunicar com o Sr por esse tópico há uns 20 dias, antes de mais nada gostaria de agradecê-lo pela resposta e me desculpar, pois fiquei sem computador e não pude respondê-lo, espero que o Sr ainda possa me ajudar. Pelo que entendi da sua resposta, devo começar com os medicamentos RUTA 6 CH, 5 gotas duas vezes por dia; RHUS TOX 30 CH, 5 gotas duas vezes por dia; GELSEMIUM 200 CH, 5 gotas duas vezes por dia, está correto? Gostaria de dizer que sou muito sensível e costumo ter alergias com medicamentos e quase todos os alimentos, tenho muitas diarréias e prurido no corpo quase que diários. No momento estou vivendo mais um surto, bem grave, com neurite óptica, paralisia das pernas e tronco (meus surtos normamente iniciam-se com embaçamento e perda gradual da visão e forte dor nos olhos para então partir para a mielite transversa em questão de no máximo 2 dias) e que está me levando a paraplegia quase total e perda dos movimentos dos braços e mãos. Também estou com muitos espasmos nas pernas, dor nos músculos e tendões, principalmente das coxas, antebraços e ombros e cervical. Estou fazendo tratamento com o corticóide Metilprednisolona em forma de pulsoterapia, 1 grama ao dia. Devo aguardar uns dias antes de iniciar o seu tratamento?

Dr, sei que se trata de uma doença bastante complicada prometo ser paciente e me empenhar ao máximo para conseguir o sucesso desse tratamento.


Segue abaixo o meu primeiro post para que o Sr possa se lembrar do meu caso:

"Prezado Dr. José Maria,

Eu tenho Esclerose Múltipla recorrente na forma mais grave, estou em surtos contínuos há 2 anos com diversas lesões na medula, no tronco cervical e no cérebro, muitas vezes meus olhos também atacam e sofro perda gradual da visão. Nesse espaço já sofri mais de 20 ataques da doença. Sofro muito em cada surto com a desmilinização da medula e suas sequelas que estão por todo o corpo. Passo o dia inteiro sentada, praticamente sem poder me mover pois os movimentos que ainda possuo me causam dor e dependendo da força que fizer me levam a outro surto. Existe alguma coisa homeopática que o Sr poderia me indicar para amenizar e até mesmo diminuir principalmente a recorrência desses surtos que são tão frequentes e que me debilitam tanto?

Muito obrigada

21 de Julho de 2010 04:19"


Muito obrigada Dr, boa semana para o Sr.

Carolina

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Carolina

No seu caso, tal como no da Thais (Selma), vamos ter de nos preocupar com o vosso estado de sensibilidade.

Aí entraremos, passo a passo, com os medicamentos do protocolo, de molde a que não surjam agravações desnecessárias. Por outro lado, iremos reavaliando o quadro clínico, corrigindo o que houver a corrigir e se houver.

Bom, Carolina, vamos fazer 6 dias de RUTA - conforme consta do artigo.
No entanto, nos dois primeiros dias, em vez de 5 gotas, faz apenas duas. No terceiro, assume as indicações do artigo.

Decorridos os 6 dias, em princípio entraremos com o RHUS e assim sucessivamente.

A cada toma, agite energicamente o frasco-medicamento dez vezes.

Tenha à sua disposição - em casa - um tubo de grânulos de »
CAMPHORA 30 CH.

Um abraço, as suas melhoras e dê notícias.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa Noite, dr Jose Maria
Estou com um problema. A Thais está muito resfriada, e nao sei se posso dar alguma coisa para ela...
Está com muita congestão nasal. Sei que é uma coisa boba, mas tenho medo de medicar mesmo com homeopatia, e interferir no tratamento!
Obrigada,
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Selma

Tratando-se de um mero resfriado com congestão nasal, julgo que deveria falar com o médico assistente - tem um conhecimento superior ao meu sobre a imunidade da Thais e pode prescrever um descongestionante, para além de algo que alivie os sintomas incómodos do resfriado.
Os remédios caseiros (aqui em Portugal, "remédios da avózinha") também costumam ser eficazes, nomeadamente as inalações de água salgada, etc.

Não há qualquer incompatibilidade entre a quase totalidade dos alopáticos com os homeopáticos, escusando de se preocupar com tal facto.

Se se tratar de gripe e não de um simples resfriado, avise-me.

Logo que melhore, dê notícias para começarmos o tratamento.

Um abraço e as melhoras da Thais.

Zé Maria Alves

Carolina disse...

Bom dia Dr José Maria,

Muito obrigada pela resposta. Entrarei com a medicação recomendada pelo Sr. Assim que terminar os dias entro em contato novamente

Dr, aproveitando a oportunidade, eu estou terminando agora minha pulsoterapia com corticóides e sempre sofro muito com dores muito fortes nos ossos, tendões e músculos como efeito colateral do mesmo e como não me dou nada bem com analgésicos, gostaria de saber se o Sr teria algum medicamento homeopático para que eu pudesse fazer uso nessas ocasiões de dor extrema devido ao corticóide?

Muito obrigada!

Abraços,

Carolina

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Carolina

A melhor hipótese, que se me afigura, é a de RHUS TOX 200 CH, tal como consta do artigo - referenciado às dores.

Comece por tomar 2 gotas 3 vezes por dia.
Se não tiver sintomas acessórios de monta, vá aumentando gradualmente até atingir 5 gotas.
Tome apenas como SOS, em função da intensidade das dores.

A cada toma agite energicamente o frasco-medicamento dez vezes.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa Noite, dr Jose Maria
Como o sr sugeriu, tratamos o resfriado com remedios caseiros e soro para a congestão nasal, e ela já está bem melhor.
Só estou achando a Thais muito depressiva, calada...
Será que agora podemos iniciar o tratamento?
Aguardo sua orientação que tem sido de muita valia.
muito obrigada e bom domingo!
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Selma

Vamos ter de começar. Mas, terei de entrar em linha de consideração com o factor "sensibilidade aos medicamentos" da nossa paciente.

Melhorando a sintomatologia da EM, provavelmente irão também melhorar os sintomas da "depressão" ou ansiedade, até porque os medicamentos do protocolo podem ter uma acção determinante nesse sentido. De qualquer modo, teremos de avançar passo a passo, com a paciência e determinação que este tipo de patologia nos impõe.

1 - Primeiros 7 dias »
RUTA 6 CH, em vez das 5 gotas do protocolo, 2 gotas duas vezes por dia;
RHUS TOX 30 CH, em vez das 5 gotas do protocolo, duas gotas duas vezes por dia;

2. - Entraremos com o Gelsemium numa fase posterior. O mesmo se diga do Rhus 200 CH para as dores, se o Rhus 30 não resolver.

Não se esqueça de agitar vigorosamente o frasco-medicamento dez vezes antes de cada toma.

Dentro de 7 dias, dê notícias, se antes não notar algo de anormal.

Um abraço e as melhoras da Thais.

Zé Maria Alves

Carolina disse...

Bom dia Dr José Maria,

Eu comecei a fazer uso da Ruta como o Sr prescreveu e estava pensando se é necessário estar em jejum ou seguir algum procedimento para tomá-la? Eu também encomendei a Canphora 30CH mas essa veio em líquido, tem algum problema?

Obrigada!

Carolina

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Carolina

Tome os medicamentos no intervalo das refeições e, sendo vários, guarde cerca de uma hora entre tomas, a menos que seja o RHUS 200 para as dores.

Não há qualquer problema com a CAMPHORA ser em gotas. Não tome; trata-se apenas de uma precaução minha, atenta a sua sensibilidade.

Logo que tenham decorrido seis ou oito dias, entre com RHUS TOX 30 CH, que deverá tomar por oito dias.
No fim destes entre com o GELSEMIUM 200.
Se notar ou sentir algo que a incomode, avise-me.

Um abraço e as suas melhoras.

Zé Maria Alves

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Dr José, olá novamente!

Estou há horas lendo seu blog, parabéns mesmo pelo o que o Sr vem fazendo, que Deus continue lhe abençoando e iluminando nessa caminhada. Sabe, a primeira vez que vim parar aqui procurava sim algo sobre a esclerose múltipla mas o que me chamou a atenção primeiramente foi essa foto de uma mulher dando leite de seu seio para um macaquinho. A generosidade é realmente o dom dos nobres de alma. Bom, como ia dizendo, estava lendo seu blog pois além de estar interessada no assunto de homeopatia estou lendo a respeito sobre inflamações e lesões na medula até que cheguei nessa página. Procurei mais sobre esta substância e ví que ela também é usada na Esclerose Múltipla, estava pensando, já que estou com lesões e inflamações ativas bem sérias na medula se o Sr acha uma boa idéia eu fazer uso também dessa medicação junto com as outras que o Sr me passou e se positivo, qual seria o protocolo? Caso negativo, existe algo para tal fim, que ajude a cessar essas inflamações de medula que o Sr poderia me passar?

Agradeço muito!

Carolina

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Carolina

Cá estamos de novo.

Na segunda semana comece a fazer também »


MEDULA ÓSSEA, AFECÇÕES - TRATAMENTO HOMEOPÁTICO


ALUMINA 30 DH, 5 gotas de 3 em 3 dias.

Para não dispersar os comentários, vou fazer uma cópia para o da EM.

Abraço.

Zé Maria Alves

Carolina disse...

Olá Dr, boa noite,

Estou com uma dúvida, quando terminar os primeiros 6 ou 8 dias, acrescento os outros remédios à nova prescrição ou páro de tomá-los? Digo, na primeira semana tomo a RUTA 6 CH, na segunda semana tomo RHUS TOX 30 CH o ALUMINA 30 DH mais a RUTA 6 CH e na terceira semana tomo GELSEMIUM 200 CH, RHUS TOX 30 CH, ALUMINA 30 DH e RUTA 6 CH? Está certo? Fiquei confusa rs.

Abraços e obrigada!

Carolina

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Carolina

Isso.
Vamos aumentando gradualmente o número de medicamentos até que o Protocolo possa agir de modo completo.

Um abraço e dê notícias em consonância com a evolução do tratamento.

Zé Maria Alves

Carolina disse...

Obrigada Dr, vou seguir direitinho vossas recomendações. Eu queria tirar uma dúvida por gentileza, agora me encontro em surto grave da esclerose múltipla, existe algo que eu possa tomar para ajudar a não evolução do processo inflamatório agudo nessas crises e diminuir o processo inflamatório bem como o agravamento da mesma? Caso positivo posso tomar a medicação juntamente com os outros remédios que me passou?

Obrigada por tudo e pela paciência,

Carolina

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Carolina

No surto agudo, para além do RHUS 200 CH, para as dores, como já referi, não lhe posso aconselhar mais nada - por ora.

Se tiver de tomar alopáticos, faça-o, já que o tratamento não vai interferir com o homeopático - aliás, a homeopatia vai complementar o trabalho do seu médico assistente.

Um grande abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

Boa noite, Dr Jose Maria
Começamos com o protocolo há 2 dias, somente com duas gotas dos dois medicamentos, mesmo a Thais nao estando muito bem.
De ontem para cá ela está piorando e parece estar entrando em surto, com muita dificuldade nos membros superiores e inferiores. Não acredito que seja efeito da medicação, pois foi muito rápido...

Agradeço muito sua paciencia, e sua atenção!

Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Selma

Temos as doses reduzidas.
Provavelmente estaremos perante um "bom agravamento".

Vá dando notícias.

Abraço e as melhoras da Thais.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa Noite, Dr Jose Maria

Estive hoje com a medica neurologista que atende a Thais e como os exames de sangue, urina e rx de torax estão com resultados normais, ela achou por bem interná-la e começar a pulsoterapia
Serão 3 dias de internação com 1g ev/dia de metilprednisolona. Ela pediu que se observe atentamente o quadro psiquiatrico.
Devemos continuar com a homeopatia?

Agradeço mais uma vez sua atenção!

Selma disse...

DR, eu novamente....
Como o sr disse que pode ser um "bom agravamento", e como hoje eu e meu marido achamos que ela parece ter tido um pouquinho menos de dificuldade nos movimentos, gostariamos de adiar por mais um ou dois dias essa internação...o que o sr acha?

Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Bom dia Selma

Se a médica neurologista não visse inconveniente, eu talvez optasse por aguardar uns dias. Ainda não estamos a fazer o protocolo completo e é muito cedo para sabermos qual vai ser a reacção da Thais. É evidente que estou esperançado.

Mas, não forcem a decisão da médica. Temos de partir do princípio que todas as suas decisões são as mais benéficas para a Thais.

Ao fim de um mês de tratamento, gostaria de avaliar a evolução do quadro mental da nossa paciente.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa noite, Dr Jose Maria!
Hoje a Thais acordou um bocadinho melhor, e decidimos esperar, e nao interná-la. Acho que foi uma boa decisão, pois com o correr do dia, foi melhorando e agora à noite,já conseguiu jantar com as proprias mãos!!
Lógico que nao está completamente recuperada, mas sentimos a diferença!
Continuamos na luta! Aguardamos o dia de amanhã.
Muito obrigada,
Selma

Carolina disse...

Bom dia Dr José Maria,

Amanhã já devo entrar com o Gelsemium 200 e nos dias posteriores o Alumina 30 DH, ainda estou na crise que lhe relatei, devido as sequelas só consigo digitar com 1 dedo, mas não me sinto mal com os remédios homeopáticos e estou esperançosa que terei alguma melhora com eles.

Estive lendo um artigo (http://www.homeoint.org/books/boericmm/p/phos.htm (está em inglês)) que o Phosphorus é bom para quem tem neurite óptica e eu apresento quase todos os sintomas relacionados aos olhos e esse remédio, como muitos pontos pretos na visão, dor atrás dos olhos atrofia acentuada do nervo óptico entre outros. Pra falar a verdade, fiquei um pouco receosa de tomar esse remédio pois no fim desse mesmo artigo diz que pode ser perigoso em certos casos precisando às vezes até de antídotos mas gostaria de saber sua opinião se posso tomar esse remédio juntamente com os outros que me passou, e qual seria a potência e o protocolo das tomadas. Se o Sr não achar que esse seja apropriado poderia me aconselhar um outro medicamento também para neurite óptica?

Muito obrigada Dr, tenha um ótimo dia!

Carolina

Carolina disse...

desculpe Dr, o link correto do artigo é esse
http://www.homeoint.org/books/boericmm/p/phos.htm

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Selma

Eu também estou muito esperançado.

A paciência de todos nós ditará os resultados.

As melhoras e abraço.

Zé Maria Alves

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Carolina

Não vamos, devido à sua sensibilidade, misturar muitos remédios.

O Phosphorus é um remédio muito actuante na atrofia subsequente à neurite óptica, tal como a Nux - mas, como diz, deve ser cuidadosamente ministrado.

O tratamento com o protocolo pode ser determinante na patologia. Caso o não seja, logo que perfaça um mês de tratamento, reavaliaremos.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Carolina disse...

Boa tarde Dr José,

Tudo certo vamos aguardar então!

Muito obrigada, abraços

Carolina

Selma disse...

Bom dia, dr Jose Maria

A Thais está melhorando aos poucos, ainda queixando de muita vertigem.
Tenho pedido a ela tambem paciencia(com certeza a maior tem que ser dela..)
Aguardo novas orientações.

Obrigada
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Selma

A Thais está a fazer a Ruta e o Rhus 30, certo?

Vamos entrar agora com o Gelsemium - a mesma dose que consta do artigo.

Aguardamos dez dias, se a vertigem persistir, teremos de agir nesse sentido - espero que não seja necessário.

Um abraço e as melhoras.


Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa tarde, dr
Sim, são esses dois, 2 gotas, 2vezes ao dia. Quanto ao gelsemium, são 2 ou 5 gotas?

Obrigada,
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Selma

Do GELSEMIUM vamos já fazer 5 gotas.

Nos outros medicamentos, vai aumentar uma gota por semana até atingir as cinco - na próxima semana 3, na seguinte 4 e por fim na terceira 5.

Um abraço e as melhoras da Thais.

Zé Maria Alves

Carolina disse...

Bom dia Dr José Maria!

Estou tomando os medicamentos que o Sr passou, sem nenhum efeito colateral quanto aos homeopáticos mas ao ver meus pés inchados por dias, só agora me dei conta que eles ficaram assim desde que comecei a tomar essas medicações, há 2 semanas. Acredito que seja pelo fato deles conterem álcool em suas fórmulas já que tenho forte intolerância ao álcool, mesmo quando em doses mínimas. Quando insisto em tomar fico com os pés inchados, como agora. Estive pensando, já que comprei todos os remédios, vou tomá-los até o fim mas quando acabarem posso passar a fazê-los em grânulos ao invés de solução em álcool? Se sim, a substuição seria um grânulo por cada gota? E eles poderiam ser manipulados tanto em talco como em açúcar?

Muito obrigada Dr, boa semana para o Sr.

Carolina

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Carolina

Julgo, que esse inchaço que refere, será passageiro.

No entanto, poderá adquirir os medicamentos em grânulos - um grânulo por gota, conforme refere.
A preparação não terá influência no tratamento.

Dê notícias.
Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Carolina disse...

Bom dia Dr José Maria,

Agradeço as orientações, volto sim para dar notícias.

Um abraço,

Carolina

Selma disse...

Boa noite, Dr Jose Maria
Estamos com 15 dias do protocolo(2 gotas e 5 do gelsemium)
Ainda nao temos grandes melhoras. Ela continua com muita vertigem e dificuldade motora, mas o que mais nos preocupa, é o estado depressivo dela. Não conversa, nem se interessa por nada...
Estamos protelando ao maximo a internação e o corticóide. Pensamos
em aguardar mais uma semana...
Obrigada por sua paciencia e que Deus o proteja!!
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Selma

Quinze dias é muito pouco tempo. Não nos permite uma avaliação minimamente rigorosa.

Estamos perante uma patologia que necessita de um tratamento prolongado.

Estou convencido de que o Gelsemium vai agir não somente ao nível dos sintomas específicos da patologia, como também no nível psíquico.

Vamos aguardar.

Um abraço e as melhoras da Thais.

Zé Maria Alves

Carolina disse...

Bom dia Dr José Maria,

Ontem apareceram duas grandes ínguas bem doloridas dos dois lados da na minha nuca e hoje ao acordar elas estavam mais inchadas. De outra vez que tive adenomas eu usei Belladona(não lembro qual potência) e funcionou muito bem mas eles se localizavam na garganta só que, como hoje é domingo, não há onde comprar um remédio homeopático. Eu tenho alguns aqui, aqueles que o Sr me indicou: Rhus Tox, Gelsemium, Ruta, Alumina, Camphora e uns outros que usei para outros tratamentos. São eles Arsenicum Album, Cyclamem, Veratrum Album e Cantharis. Gostaria de saber se poderia tomar algum desses remédios que já tenho para tentar diminuir essa inflamação? Se não for possível posso mandar fazer o Belladona mesmo sendo ínguas localizadas em outro local? Se sim, qual potência o Sr me indicaria? Meu problema com inflamações é que geralmente me induzem a um novo surto. Logo agora que eu estava começando a melhorar, estou receosa queria tomar algo hoje ao menos para não piorar, até conseguir o remédio adequado :(

Muito obrigada Dr,

Carolina

VAL disse...

Boa Noite Dr. José Maria,
Eu tenho um filho de 10 anos, ele é cego, nasceu com Glaucoma bilateral, e também adquiriu comportamentos autisticos, diagnosticado com Transtorno Global do Desenvolvimento, já fez quatro transplantes de córnea, que deram rejeições, e várias outras intervenções médicas nos primeiros meses e aninhos de vida. Ele ainda não fala, e ainda não controla a urina. Ele possui uma alta hiperatividade, quase não senta, e dorme muito mal, o que nos consome, pq não conseguimos dormir muiito bem, entende? ele já fez uso de remédios alópaticos, psiquiatricos, mas já há cerca de um ano o tratamos com homeopatia, o que lhe deu muita melhora, mas não tanta, ele ainda acorda de madrugada, e também é muito agitado, e o humor varia muito, muitas vezes fica hiper excitado, rindo muito, aí não nos atende, quando nesse estágio, só ri, e tenta nos morder, puxar cabelo, como se estivesse fora dele, e sem agressividade, parece brincar, mas acaba por nos machucar, já que está grande. Nós gostaríamos de algo que o acalmasse de fato, que o deixasse concentrado, pra aprender mais coisas, que não machucasse ninguém, que dormisse bem.
Bem, aqui fiz um pequeno relato, muito resumido desses 10 anos, e um pedido desesperado de pais que amam seu filho e querem uma melhor qualidade de vida pra ele. Aqui não temos muitas opções, e por onde andamos não tivemos muitas melhoras. Importante dizer também que ele tem efeitos contrários com alguns remédios, homeopáticos ou mesmo alopáticos, o que os médicos disseram que é efeito paradoxal. Atualmente o ele está fazendo uso dos seguintes: Phosphorus 150CH, 5%,4xdia; passiflora/valeriana 30DH;mochus/mulungu 30DH; Carcinosinum 100CH 1x dia, esse último o deixou mais elétrico. toma também pro intestino funcionar melhor Melilotus/sanincula 15DH, que também o agita.
de noite toma melatonina 3mg, ansiodoron, e Malva com phosporus na 5DH, e Tensart 10 ml. Uffa, né? mas é verdade, são esses os remédios, o lado bom é que são homeopaticos, e fitoterápicos, mas será que não tem nada mais efetivo pra nos ajudar,já que ele continua muito agitado, sem parar nem pra sentar, balançando as mãos, e soltando gritos?
Obrigada demais pela atenção, e fico na esperança de uma resposta.
Deus abençoe.
Valéria Menezes.

VAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Carolina

Desculpe a resposta tardia, mas tenho estado na fazenda onde não tenho acesso à net - estou na aldeia a utilizar a net de um amigo.

A Belladonna, pode ser considerado o primeiro remédio dos estados inflamatórios.
Como já deu resultado em anterior momento, faça-a em baixa diluição - 3 a 6 CH.

Estarei em Lisboa na quinta-feira. Aí, podemos fazer uma reavaliação.

Um abraço.

Zé Maria Alves

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Val

O jovem já está a fazer muitos homeopáticos.
Se fizermos outros protocolos, iremos arriscar um desconhecimento total quanto à eficácia dos medicamentos, o que inviabilizará no futuro um tratamento lógico e organizado. Por outro lado, poderemos comprometer o tratamento que o colega está a fazer.

Agradeço que leia os artigos do meu blogue www.autoisopatiaenergetica.blogspot.com

Depois de os ter lido, entre em contacto comigo. Na próxima quinta-feira já estarei em local com net na minha própria residência.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Carolina disse...

Boa Noite Dr. José Maria,

Não tem problema doutor, o Sr tem sido de grande ajuda mesmo.

Desculpe pela minha imprudência Dr. Ontem acabei mandendo fazer o Belladonna meio que no desespero de entrar em nova crise de Esclerose Múltipla mas ao fim foi inevitável e entrei mesmo em nova crise como acontece nas vezes que tenho inflamação ou infecção. Como não sabia a dosagem, pedi para que fizessem em 30CH. De outra vez que usei, comprei direto na farmácia, já pronto mas não encontrei o medicamento pronto dessa vez e terminei por encomendar. Tomei 2 gotas de 2 em 2 horas assim como fazia com os glóbulos prontos que comprei anteriormente. Nossa Dr, eu tive uma reação violenta ao medicamento, como se tivesse ingerido algo muito tóxico e tive até alucinações. Agora estou melhor mas não estou bem ainda, estou bebendo bastante água, acho que é questão do organismo expelir o remédio em horas ou poucos dias.

Agradeço imensamente toda sua dedicação e atenção. Voltarei em alguns dias para dar notícias. Que Deus o abençoe sempre.

Abraços,

Carolina

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Carolina

Vim ver as mensagens - poderia haver alguma urgente...

Vou ser rápido, para não ocupar o computador do meu amigo.

Para a Belladonna, quer a potência quer as doses foram obviamente excessivas.

No seu caso, como faz muitos homeopáticos, convirá ter sempre à mão um antídoto do medicamento.

Em Homeopatia, existe um medicamento que antidota os efeitos perniciosos de praticamente todos os outros:
CAMPHORA.
Assim, sempre que os sintomas indesejáveis dos medicamentos sejam praticamente intoleráveis, tomar »
CAMPHORA 30 CH, 15 grânulos de uma só vez.
Os 15 grânulos irão agir como dose única.

Um abraço e as melhoras - julgo que a esta hora os sintomas "perversos" já estarão praticamente diluídos.
Tenha em atenção, que se antidotar um dos medicamentos que está a tomar, antidotará também, em regra, os restantes.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa noite, dr Jose Maria
Como o sr previa, durante essa semana a Thais foi melhorando aos poucos do estado depressivo. A parte motora, porém, ora melhora, ora piora...ficando instável varias vezes ao dia.
Está já há quase uma semana tomando 3 gotas do rhus e da ruta. Na segunda feira passaremos para 4
O gelsemium continua com 5.
Hoje ela menstruou, após mais de um ano... Será efeito do tratamento?
Aguardo retorno
Muito obrigada,
Abraços
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Selma

A amenorreia pode ter sido amenizada pela acção do Gelsemium ou pelo equilibrio do sistema energético, fruto do efeito dos medicamentos do protocolo.

Temos de continuar com o tratamento - nestes casos, é sempre prolongado.

Vá dando notícias.

Um abraço e as melhoras da Thais.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Bom dia, Dr

Tenho boas notícias! A Thais está melhorando dia a dia...Está andando, com mais firmeza nas mãos, melhorando o humor, enfim, uma diferença muito grande de uma semana atrás. O que persiste mais é a vertigem, mas tambem não está mais tomando medicação para isso.
Continua menstruando, um fluxo claro, normal.
Estamos com 4 gotas dos dois medicamentos desde 2ª feira; passaremos para 5 na próxima semana.
Graças a Deus e ao sr, estamos felizes com os resultados!
Ontem fiquei muito assustada quando tentei entrar no blog e vi a mensagem que tinha sido retirado!
O email que está no site pessoal é válido?
Um abraço muito grande para o sr.
Muito obrigada por todo o bem que o sr tem feito para tanta gente!
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Selma

Fico muito feliz pela Thais.

Vamos esperar 5 dias e se as vertigens não desaparecerem, vamos entrar com um novo medicamento » CONIUM MACULATUM.

Mas, não a medique sem falar comigo.

Um grande abraço e a continuação das melhoras da Thais.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa tarde, dr
Voltamos à estaca zero, infelizmente. Ela piorou muito este final de semana, para nossa tristeza, e o pior... ela está pedindo para tomar a pulsoterapia, pois diz já nao aguentar...Não sabemos o que fazer!
Por favor nos oriente!
abraços
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Selma

Vamos parar por 5 dias com toda a medicação homeopática.

Vou em busca de uma intuição...

Um grande abraço e as melhoras.
Veremos se dentro de 2 dias surgem melhorias.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa noite, dr

As melhoras da Thais nao vieram,e considerando que ela estava pior e que já há dois meses com muito sofrimento, a pedido dela, decidimos interná-la e fazer a pulsoterapia. Começou a medicação hoje. Serão 3 dias de medicação. Quando retornarmos para casa, volto a dar notícias e espero retornarmos o tratamento homeopático o mais breve possível. Se o sr quiser já dando sua orientação, providenciarei a medicação.
Muito obrigada !!
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Selma

Espero que corra tudo bem com a Thais.

Vou aguardar que me dê informações concretas sobre o seu estado de saúde.

Em princípio, iremos mudar de estratégia: eventualmente entraremos com um medicamento para melhorar o estado geral, quer físico quer psíquico.
Conjuntamente, faremos um outro, que apesar de meramente paliativo a auxiliará a suportar os sintomas da patologia.

Depois retomaremos o tratamento de fundo.

Mas, aguardemos.

Um grande abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Bom dia, Dr José Maria

A Thais saiu segunda feira do hospital e já apresenta melhora geral do surto. Ainda resta um pouco de tontura, mas vem melhorando tambem...
Acho que já podemos retomar o tratamento homeopatico.
Muito obrigada, aguardo suas orientações

Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Selma

Vamos aproveitar as melhoras da Thais.

Por ora, suspendemos o tratamento de fundo.

Para aumentar o vigor físico e psíquico - tb. produz algum aumento de peso -, melhorando o estado geral da paciente »
ALFALFA - veja se consegue a tintura mãe; não conseguindo, diga-me qual a mais baixa diluição de que pode dispor, seja Decimal (DH), seja Centesimal (CH).
Depois, dou-lhe as indicações necessárias para fazer o medicamento.

e,

HELLEBORUS 30 CH, 3 gotas 2 vezes por dia.
Logo que apareçam sintomas físicos (principalmente musculares).

Iremos reavaliando e retornaremos ao tratamento de fundo logo que se nos afigure conveniente.

Um grande abraço e as melhoras da Thais.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa tarde, dr
Se bem entendi, essa medicação pode aumentar o peso, juntamente com a melhora, mas temos um problema... a Thais está com um sobrepeso muito grande(110 kg/1,55m). Esse sobrepeso deve-se a pelo menos uma das medicações alopáticas para a parte psiquiátrica.
Agora com a melhora, está previsto tratamento com fisioterapia ou hidroterapia, o que pode ajudar a questão do peso...
Quanto à medicação, consigo em 1DH ou 1CH.
Quanto ao Helleborus, ela só vai tomar depois que sentir melhoras, é isso?
Aguardo sua orientação.
Muito obrigada!
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Selma

Não vamos poder fazer a ALFALFA. Não podemos correr o risco de aumentar o peso da Thais.

Assim, vamos fazer o HELLEBORUS, logo que surjam os primeiros sintomas da patologia - e não, quando sentir melhorias.

Faz 15 dias de Helleborus e depois reavaliamos.

Abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Bom dia!
Desculpe, dr, mas nao entendi direito...espero começar sintomas novamente para começar o Helleborus, ou posso começar já e fazer 15 dias?
Obrigada,
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Selma

Vamos aguardar que surjam os primeiros sintomas ou sinais da doença.
Aí, começa o tratamento com o Helleborus.

Um abraço.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa Tarde, dr Jose Maria

Os sintomas recomeçaram discretamente há dois dias, mas hoje ela levantou pior, com bastante vertigem.
Qual a sua orientação?

Obrigada,
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Selma

Já está a fazer o HELLEBORUS?
Se não está, comece.

Descreva-me os sintomas da vertigem - o mais detalhadamente possível (agravações, melhorias, deitada, ao levantar, ao virar a cabeça, etc.)

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa tarde, dr
Quanto ao estado da Thais, hj ela está pior da vertigem, que aparece quando ela está em pé ou sentada, melhorando deitada...Hoje está com bastante desequilibrio.
Não começamos o Helleborus. Qual a dinamização?
Obrigada,
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Selma

Pode começar com o medicamento »
HELLEBORUS 30 CH, 3 gotas 2 vezes por dia.

No que toca à vertigem, vamos tentar um medicamento suave, que abrange as "tonturas" e a ansiedade »
GELSEMIUM 3 CH, 3 gotas 3 vezes por dia.

Um abraço, as melhoras e dê notícias.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa tarde, dr Jose Maria

A Thais refere nao ter melhorado nada com a medicação que está tomando desde 23/10. Diz sentir ainda muita vertigem, piorando sentada, com muita vontade de chorar,e muita tristeza. As mãos trêmulas, e ainda com dificuldade de andar. Há alguns dias, parece-nos que à noite está um pouco melhor, mas pela manhã, não. Pensamos que talvez possa ser a quntidade de medicação alopatica que toma à noite, que é muito grande...

Aguardo sua valiosa orientação
Muito obrigada!
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Selma

Vamos fazer essa medicação mais uma semana.
Depois reavaliamos.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa tarde, dr Jose Maria!

A Thais começou, depois de 3 semanas da medicação, uma discreta melhora. Os membros tanto inferiores, quanto superiores, começam a ter um pouco mais de firmeza. Tambem queixa um pouco menos de vertigens. Só tem se queixado às vezes, um pouco de dor de cabeça. Seu olhar tambem parece nao estar tão distante...
Estamos muito confiantes!
Boa semana!

Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Selma

Vamos aguardar 30 dias.
Depois iremos reavaliar a hipótese de retornar ao tratamento de fundo.

Um abraço e as melhoras da Thais.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa tarde, dr!

O sr diz para aguardar 30 dias à partir de quando começou o tratamento com essa medicação, ou do dia 16 de novembro?

Grata,
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Selma

Podemos reavaliar nos primeiros 10 dias de Dezembro.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Boa tarde, dr Jose Maria

A Thais melhorou bem da EM, mas infelizmente, entrou em surto psiquiatrico novamente, com alucinações, e precisou ser internada. Conversei com ela hoje por telefone, e ela me disse que tomou remedios fortes para tentar controlar a crise, e queixou tambem que está sentindo alguma dificuldade para se locomover.
Particularmente acho que essa medicação, juntamente com a tristeza de nao estar bem e precisar ser internada, e tambem desde quarta feira (dia da internação) sem a medicação homeopatica, está causando esse problema. O sr concorda?
Vou tentar falar com a medica psiquiatra que cuida dela lá no hospital, e pedir para ela autorizar medicá-la tambem com homeopatia.
O que o sr acha?
Aguardo seu retorno,
muito obrigada,
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Selma

É bom que a Thais esteja a responder bem ao tratamento homeopático para a Esclerose Múltipla.

Eu ia propor que recomeçássemos o protocolo de base (o que fizémos inicialmente), mas estando internada, será complicado.

Talvez a médica assistente aceite que a Thais tome os dois medicamentos que tem vindo a tomar.

No entanto, tem de ter sempre a aceitação da médica psiquiatra.

Fale-me das alucinações que a Thais costuma ter - tipo, frequência, etc.
- bem como dos sintomas mentais associados.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Dr, obrigada por sua orientação sempre rápida e tão bem vinda.....

Não sei se já comentei com o sr, a Thais é nossa filha adotiva, e nao sabemos seu historico familiar...
Na infancia ela foi avaliada como limítrofe.
Foi uma criança tranquila, mas ainda na infancia começou com alguns comportamentos estranhos, com problemas de adequação na escola...
Na adolescencia, às vezes tinha atitudes inadequadas, com rebeldia, mas nunca imaginávamos ser um problema mais serio... achávamos que era proprio da idade...

Estudou até o inicio do 2ºgrau

As alucinações, quando do surto, que de começo, há 10 anos, eram auditivas hoje são tambem visuais.
as auditivas ela relata que sempre ouve uma voz masculina que ordena que ela se mate. "A voz" não diz como, mas ela já tentou inumeras vezes, e das mais variadas formas... com medicação, material de limpeza, cortes com facas ou o que mais conseguir(caco de vidro, telha, etc) e ultimamente, quase sempre tentando se enforcar.
As visuais, ela relata que sempre vê um homem com uma faca a ameaçá-la.
Ela diz que sabe que tudo isso nao existe, mas que é muito aterrador e que ela obedece, pois tem muito medo...
Vários medicos acham que ela tem uma falsa esquisofrenia, já que nao sai da realidade.
Essas crises são muito frequentes, durando sempre de um a dois meses, e depois do controle, fica mais ou menos o mesmo tempo bem...desta vez ela estava já há 5 meses bem, o que nos alegrou... mas em compensação, teve um longo surto da EM
Ela é sempre muito calma, e docil, tendo tido muito poucos surtos violentos.
Nos ultimos dez anos, infelizmente ela passa quase todo tempo internada, pois acreditamos, assim como os medicos, que em casa sua vida corre mais risco, já que por mais que queiramos, é mais dificil controlar o acesso a coisas que possam prejudicá-la.
Ela está cada vez mais tristonha, pois é muito difícil para uma moça de 28 anos viver uma vida quase vegetativa, só em hospitais, sem vida social, sem conseguir estudar, etc..

Se precisar de mais algumas informações, estou à disposição.

muito obrigada,
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Selma

Vamos aguardar que a Thais volte para casa.

Tentaremos um protocolo múltiplo - que abranja a EM e os sintomas mentais.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Selma disse...

Dr Jose Maria

Minha familia e eu queremos desejar ao sr e sua familia um santo Natal e um ano novo abençoado. Que Deus o abençoe pelo bem que o sr "distribui" pelo mundo!
Um abraço
Selma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Selma

Espero que tenham tido um Natal Feliz.

Desejo-vos a todos, um Novo Ano que seja Esperança e Amor.

Um grande abraço para si e para todos os que ama.

Zé Maria Alves

Marcia disse...

Artrite reumatica
Sofro de artrite reumatica, durante 7 anos tomei medicamentos como cortisona,metotetrax, etc. Minha doenca so piorou e parei de caminhar, agora minhas maos estao deforamdas, alguns dedos nao funcionam. TEnho dores terriveis a noite, dor profunda nos ossos.Tenho queda de cabelo e adquiri alergia medicamentosa, tomo anti inflamatorios fico com sufocacao, e tenho que tomar um anti alergico.O que posso fazer para melhorar meu quadro.Tenho uma depressao profunda tambem. Um abraco e grata pela ajuda.
wilma

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Amiga

Vamos começar pela ARTRITE REUMATÓIDE.

FAÇA »

PROTOCOLO –
RHUS TOX 30 CH, 5 gotas duas vezes por dia;
BRYONIA 200 CH, 5 gotas duas vezes por dia;
HYPERICUM 200 CH, quando a dor for muito intensa – ministrar em função das dores 5 gotas de cada vez.

MEDORRHINUM 200 CH, 5 gotas de duas em duas horas quando houver dor. Como manutenção, ministrar 5 gotas duas vezes por dia durante dois ou três meses. (mas só se o Hypericum não funcionar).

Um abraço e as melhoras.

Unknown disse...

Prezado José Maria, tenho diagnostico de síndrome de Devic que dizem ser uma ramificação da esclerose multipla; ocorre que desde jan/11 pra cá tive 4 surtos que nem sei, nem os médicos sabem ao certo se foram surtoa mesmo ou apenas exacerbações das lesões já exixtentes, há um mês tive meu lado direito paralisado, não mexia mãos, perna e pé, fiz a pulsoterapia e estou recuperando os movimentos desde então. Agora tenho tido muita parestesia, uns choques nos musculos abdominais, das pernas e um pouco no braço direito, gostaria de saber se estou fazendo o tratamento certo. Estou tomando o protocolo aqui citado para esclerose multipla: RUTA 6 CH, 5 gotas duas vezes por dia;
RHUS TOX 30 CH, 5 gotas duas vezes por dia;
GELSEMIUM 200 CH, 5 gotas duas vezes por dia.
Para Adormecimento da perna esquerda, subindo para os genitais até ao braço direito – AGARICUS MUSCARIUS 200 CH, 5 gotas de dois em dois dias.
E comecei ontem PARESTESIA - TRATAMENTO HOMEOPÁTICO
HYPERICUM 200 CH, 2 gotas de dois em dois dias.
Faço tb tratamento com prednisona, polivitaminico com selenio, cromo, vit b12 entre outras e altas doses de vitmina D, gostaria que me orientasse.
Agradeço desde já!
Obrigada!
S.M.C.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amiga

Sugiro que faça o tratamento pelo menos durante dois meses.

Decorrido que esteja este período, reavaliamos.

Um grande abraço e as melhoras

Unknown disse...

Olá José Maria, está fazendo 2 meses qse de tratamento, estou muito melhor mas ainda tenho os espasmos musculares que vinha tendo e ainda sinto a musculatura muito rígida. Qual seria o melhor tratamento daqui pra frente?

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Amiga

Continue o tratamento em conformidade com os sintomas e com o que está descrito neste artigo.

Poderá ainda fazer o tratamento conjunto com a AUTO-ISOPATIA ENERGÉTICA - veja o meu blogue sobre a matéria.

Um abraço e as melhoras.

Unknown disse...

Olá José Maria, está fazendo 9 meses que tive o ultimo surto da EM, hj estou me sentindo muito bem praticamente recuperada, sinto alguma rigidez ainda nos pés. Gostaria de saber se devo continuar a tomar mesmo sem sintomas e qual das indicações?
Agradeço desde já a atenção!
Um Abraço!

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amiga

Fico feliz pelas melhorias.

Vá espaçando as doses em função das melhorias.

Terá de aprender a gerir o seu próprio tratamento, espaçando tomas ou diminuindo a quantidade de gotas, retomando o tratamento em pleno se existirem agravamentos.

Um abraço e a continuação das melhoras.