Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

sexta-feira, 24 de julho de 2009

MERCURIUS SOLUBILIS - MATÉRIA MÉDICA - HOMEOPATIA




Tem preguiça mental. Demora a responder às perguntas que lhe são feitas. Há nele uma marcada lentidão.
Sente uma grande fraqueza e tremores quando faz um esforço por mais pequeno que seja, com agravação depois das dezoito horas e após evacuação. As mãos tremem-lhe quando escreve, quase o impossibilitando de o fazer.
Fala rapidamente, de modo precipitado.
Durante o sono, a saliva abundante escorre para o travesseiro.

Ideias impulsivas. De cometer actos de violência. Impulso a matar ou a suicidar-se, com medo de se suicidar. Pressa. Apressado, agitado e ansioso. Não gosta de ser contraditado. Mau-humor. Irritabilidade. Desconfiado. Gosta de discutir. Desânimo. Prostração. Predomina o desejo de matar. Inteligência diminuída. Imbecilidade. Memória débil. Esquece o nome das pessoas e das ruas. Medo de enlouquecer. Preguiça. Lentidão de raciocínio. Demora a responder às perguntas que lhe são feitas. Inquietude. Não pára quieto, em especial à noite. Sensação de ter cometido um crime. Sentimento de culpa. Pressentimento de maus acontecimentos. Tremor.

Fotofobia. Custa-lhe a enfrentar a luz brilhante.

Corrimento do ouvido. Espesso, fétido, irritante, amarelo esverdeado, sanguinolento, com dor dilacerante, que agrava à noite pelo calor.

Hálito nauseabundo. Gosto metálico na boca. A saliva é abundante, filamentosa, fétida, de sabor metálico, cúprico.
Dores de dentes cariados. Dores de dentes pulsáteis, dilacerantes, violentas e rápidas, que agravam no tempo húmido, pelo calor da cama, pelos alimentos e bebidas frios ou quentes e melhoram massajando a face. Cáries das coroas, mantendo-se em perfeito estado as raízes. Nevralgia facial por efeito da obturação dos dentes.
Gengivas que sangram facilmente. Ulceração das gengivas. Salivação abundante.
Sede intensa de bebidas frias, com a língua que parece húmida e uma salivação abundante.
A língua está inchada, tem as marcas dos dentes e está coberta de uma camada de tonalidade amarelada. Dorida com ulcerações.
Náuseas de manhã.
Icterícia. Fígado inerte; secrecção deficiente de bílis.
Prisão de ventre. Vai à casa de banho mas não consegue evacuar ou evacua muito pouco.
Diarreia que surge na Primavera e no Outono, quando os dias estão quentes e as noites frias. As fezes são aquosas, esverdeadas, por vezes sanguinolentas. Quanto mais sangue houver, mais o medicamento está indicado. Tem a sensação de que não conseguiu esvaziar o intestino.

As narinas estão irritadas e ulceradas.
Coriza aguda, aquosa e profusa. Coriza crónica, espessa e amarelada. Ardente, irritante e corrosiva, agrava à noite e no tempo húmido. Espirros e olhos vermelhos e inchados.
Ulcerações da garganta.
Amigdalite supurativa. Desejo constante de engolir, mas dores agudas quando o faz. Difteria. As anginas, amigdalites e difteria, são acompanhadas de uma salivação abundante, de mau odor.
Laringite aguda. Tosse rouca com muita comichão na laringe.
Tosse seca, espasmódica, esgotante, que agrava à noite e pelo calor da cama. O paciente não se consegue deitar sobre o lado direito.
Bronquite aguda, com expectoração amarelada, mucopurulenta.
Dores agudas na base do pulmão direito. Supuração pulmonar depois de hemorragias consequência de pneumonia.

Tem necessidade frequente de urinar, mas o débito de urina é relativamente pouco.
A quantidade de urina é superior ao volume total de líquidos ingeridos.

Balanite.
Ejaculações nocturnas sanguinolentas.

Os seios estão doridos, dando a sensação que vão ulcerar. Cancro dos seios e do útero.
Leucorreia contínua, ardente e irritante que agrava à tarde e à noite, urinando. Comichão em que existe a sensação de que as mucosas estão em carne viva. Pruridos que agravam com o contacto da urina; as regiões afectadas devem ser lavadas.

Dor na região sacra que agrava quando o paciente respira.
Dores nocturnas nos ossos. Reumatismo articular agudo.
Tremores das extremidades, em especial das mãos.
Paralisia agitante.

A pele está sempre húmida. Odor nauseabundo do corpo.
Tem suores abundantes, viscosos, de odor desagradável, que agravam à noite. A transpiração abundante, acompanha praticamente todos os padecimentos sem que os alivie, havendo mesmo casos em que os intensifica.
Abcessos frios que custam a supurar.


AGRAVAÇÃO: à noite; no tempo húmido; em tempo de chuva; deitado sobre o lado direito; ao transpirar; num quarto quente; pelo calor da cama; no Outono quando os dias são quentes e as noites frias e húmidas.

MELHORA: pelo repouso.





Para um aprofundamento do estudo do medicamento, ver no site, http://www.homeoesp.org - Livros online » Matéria Médica dos Principais Medicamentos Homeopáticos, os estudos de três homeopatas de renome, que qualificámos como o A, B, C da matéria médica homeopática:
- Allen, Henry Clay
Keynotes
- Boericke, William
Matéria Médica
- Clarke, John Henry
Dictionary of Practical Materia Medica



Sem comentários: