Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

terça-feira, 28 de julho de 2009

PROVÉRBIOS ESCOLHIDOS - INTRODUÇÃO



“DITADOS VELHOS SÃO EVANGELHOS”




O provérbio é uma máxima expressa em poucas palavras, uma sentença moral ou dito sentencioso, de origem popular – a maior parte das vezes – ou erudita.

A compilação antológica dos provérbios que se seguem não está estruturada em critérios específicos. É fruto da escolha do autor, e como tal passível de inúmeras críticas. A subjectividade electiva num vasto conjunto manifesta fundamentalmente as preferências do eleitor que nem sempre têm correspondência nas do leitor, e isto, independentemente de assentimento ou concordância com o material colectado.
Estão ordenados alfabeticamente e não de modo temático – este último geraria inevitáveis repetições e alguma controvérsia na definição específica de cada aforismo.

Todos os que pretenderem realizar uma pesquisa exaustiva dos provérbios em língua portuguesa, têm ao seu dispor a obra de José Pedro Machado, O Grande Livro dos Provérbios, da Editorial Notícias, com cerca de 26.000 entradas, e a de Salvador Parente, O Livro dos Provérbios, Âncora Editora, com mais de 40.000 entradas, abstendo-nos de aqui mencionar a bibliografia aí citada.


Se nada restar, que fique a intenção.

JOSÉ MARIA ALVES
http://www.homeoesp.org




AGOSTO DE 2007

Sem comentários: