Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

quarta-feira, 15 de julho de 2009

TRATAMENTO HOMEOPÁTICO II



TRATAMENTO HOMEOPÁTICO II

Neste blogue, foram incluídos um conjunto de pequenos artigos atinentes ao tratamento homeopático de determinadas patologias e, nalguns casos, de sintomas.
Os medicamentos descritos em cada um dos artigos, sem menção de sintomatologia específica, sendo os potencialmente aplicáveis ao quadro clínico dos enfermos, impõem a análise das suas patogenesias, com recurso às Matérias Médicas.

Iniciamos agora, a edição de um conjunto de novos artigos, que surgirão em função dos estudos que possuímos e, que nos irão sendo disponibilizados, quer por via de pesquisa própria quer pela de autores com quem confrontamos opiniões. Não têm por tal motivo, uma ordenação lógica, podendo surgir várias “fichas” referentes à mesma patologia. Este facto, aconselha a utilização do pesquisador do blogue.

Iremos privilegiar indicações clínicas e protocolos terapêuticos de homeopatas consagrados, nomeadamente, Banerji, Boericke, Jonh H. Clarke, Levrat, Pigeot, Setiey, Tetau, Vannier, Poirier, Zimmermann, e de alguns por nós já utilizados e clinicamente comprovados.

Tal como nos artigos inicialmente editados, não daremos a definição das enfermidades, porquanto a experiência nos ensina, que a pesquisa é efectuada por quem já se encontra devidamente informado quanto aos sintomas, sinais e outras peculiaridades fisiopatológicas daquelas.

A oncologia – identificada genericamente como cancro nas etiquetas do blogue, abarcando também situações limite -, terá de imediato a nossa atenção, o que é perfeitamente compreensível. O mesmo se diga de patologias a que a medicina alopática não dá uma resposta satisfatória.
Nestes casos, conseguindo-se a cura ou uma estabilização da enfermidade, o tratamento deve ser continuado por dois ou três meses, reduzindo-se as doses progressivamente nos seis meses seguintes.
Pode ser necessário prolongar o tratamento por mais um ano – para evitar recaídas - , com diminuição substancial das doses.
Em bom rigor, inexistem normas rígidas e cada quadro clínico deve ser objecto de ponderada avaliação – princípio que vale para todas as patologias.
Atente-se que o tratamento não se limita ao tumor primário, estendendo-se obviamente às metástases.

Se por um lado, a nossa formação é Unicista, por outro, estamos conscientes, que na prática, deve o terapeuta dispor – ou o próprio enfermo – de um índice seguro, apesar de facilitado, que seja susceptível de promover o alívio ou a cura dos males dos seus pacientes ou de si mesmo.
Parecer-vos-á estranho, que um homeopata unicista, opte por divulgar protocolos de tratamento ou indique tal receita culinária, um determinado medicamento para uma determinada enfermidade. No entanto, o fundamentalismo não é uma virtude e, a nossa desesperada tentativa de salvar o nosso amigo de quatro patas, “João Pestinha” – talvez, algum dia em que me encontre depressivo e saudoso, narre a história clínica de uma recuperação julgada impossível -, encaminhou-nos por tal trilho. Tal caminho, ainda que sinuoso e incerto, pode conduzir à minimização ou extinção dos padecimentos de milhões de seres sem recurso a um estudo conscencioso da similitude – que se constitui como a prática homeopática de referência.
Assim, que a experiência clínica de homeopatas de renome vos seja útil.


A prescrição em decimais de Hering (DH), segue o quadro que divide os medicamentos em constitucionais, para determinados sistemas e organotrópicos – sinónimo de pequenos medicamentos.
Em organoterapia, são utilizadas as baixas potências – v.g. 4 DH –, na sistemotropia, as médias – v.g. 12 a 15 DH – e as potências altas – v.g. 30 DH – na terapêutica constitucional.
Os medicamentos com potência entre 4 DH e 8 DH, têm acção estimulante.
Os de 12 a 15 DH, têm uma acção enzimática no sentido da inibição e da estimulação.
De 20 a 30 DH, têm acção informativa.
As tomas podem ser estabelecidas em consonância com o esquema seguinte:
- 1 DH a 8 DH – várias vezes ao dia;
- 12 DH a 15 DH – uma vez por dia, preferencialmente à noite;
- 30 DH – de 3 em 3 dias;
- potências superiores – 1 vez por semana, 1 vez por mês...
O número de gotas ou de grânulos pode variar de 3 a 5 – aqui vai valer a experiência do homeopata.


Na perspectiva da escola francesa, que recorre às centesimais hahnemanianas, em casos agudos – domínio orgânico ou lesional –, recorre-se a baixas diluições (5 CH); nos quadros subagudos – domínio funcional – a diluições médias (5 a 9 CH); e nos casos crónicos – muito especialmente na esfera mental – empregam-se as altas diluições (superiores a 9 CH, muito em especial, a 30 e a 200 CH).
O iniciado na arte de curar homeopática, deve começar por ministrar doses baixas, ou médias, aumentando-as gradualmente em função do acumular da experiência clínica. Deve também estar atento ao facto de que a repetição continuada de uma substância pode gerar uma doença medicamentosa grave – iatrogénica –, cuja única possibilidade de cura ou minimização sintomática é o recurso a substâncias antídotas
Aconselhamos o iniciado na prática homeopática, a começar com baixas diluições, aumentando-as progressivamente.
Assim, encontrado o simillimum ou o medicamento mais apropriado, o tratamento pode iniciar-se com uma dose de 6 CH – a menos propensa a agravamentos, segundo certos autores –, aumentada progressivamente logo que o seu efeito termine, para 12 CH, 15 CH e 30 CH.
Os medicamentos podem apresentar-se sob a forma de gotas, grânulos ou glóbulos.
Os grânulos são ministrados sublingualmente, em regra, três, um quarto de hora antes ou meia hora depois das refeições.

Segundo o grau de dinamização-diluição, o pluralismo preconiza em regra:

- Se em 5 CH, duas, três ou mais vezes por dia;
- Se em 7 CH, três grânulos uma vez por dia;
- Se em 30 CH, três grânulos em dois ou três dias alternados .

A dose de glóbulos – existente no mercado com tal denominação – pode ser substituída por 15 grânulos tomados de uma só vez:

- Se em 15 CH, uma vez por semana.
- Se em 30 CH, uma vez por mês.

As gotas são vertidas sublingualmente, ou dissolvidas em água pura – 1 gota por colher de água.
Todos estes valores veiculados pela escola pluralista são meramente indicativos – atente-se que diversos práticos têm desenvolvido novas regras de posologia, realçando-se os protocolos Banerji.


Nos protocolos, o paciente tem a sua tarefa facilitada, não obstante possa ter necessidade de fazer alguns ajustes, quer na dose quer na frequência com que esta é repetida.
Nos remédios individualmente considerados, terá de ser feito um diagnóstico diferencial, de molde a que seja encontrado o medicamento que mais se assemelhe ao quadro clínico do paciente.
Quando o remédio encontrado tenha correspondência com o caso clínico, a diluição, dose e frequência de repetição, são meramente indicativas, havendo que as ajustar em função da reacção, melhoria ou agravação do enfermo, existindo um conjunto de situações que impõem uma reavaliação daquele.
Aqui, é de fundamental importância o conhecimento, quer da patogenesia dos medicamentos quer dos princípios que enformam a arte de curar homeopática.
Alguns dos medicamentos têm a indicação da diluição, devendo seguir-se as regras supra, para efeitos de tratamento no que às doses e sua frequência respeita – v,g. 5 ou 6 CH e 4 ou 8 DH, 3 gotas 3 ou mais vezes por dia, espaçando-se em função da melhoria ou reavaliando-se o caso na ausência desta. Nos protocolos e nalguns dos medicamentos individualmente considerados, poderá ser aconselhável, em certos casos, reduzir o número de gotas, nomeadamente de 5 para 3, ou de 3 para 2. Só a avaliação e reavaliação dos casos clínicos se poderá constituir como referência terapêutica.
Se o tratamento for ministrado na forma de gotas, o frasco deve ser agitado vigorosamente dez vezes a cada nova toma.
Nos tratamentos de longo prazo, deve suspender-se a medicação um dia por semana.

O estudo da maior parte dos remédios enunciados nos artigos – para efeitos de diagnóstico diferencial – pode ser realizado no site
http://www.homeoesp.org/
em:
ARTIGOS » HOMEOPATIA » MATÉRIA MÉDICA DOS PRINCIPAIS MEDICAMENTOS,
e,
LIVROS ONLINE » MATÉRIA MÉDICA DOS PRINCIPAIS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS I e II .
Caso o medicamento não esteja online, poderá ser pesquisado no Google, no topo do menu, dirigindo o interessado para sites criteriosamente escolhidos.
Aconselha-se também a leitura dos artigos de Introdução à Homeopatia e a versão resumida do “Organon”, de Hahnemann.

JOSÉ MARIA ALVES
http://www.homeoesp.org/

8 comentários:

Anónimo disse...

eu ja comprei o aurum metallicum e o agnus para o tratamento para azoospermia 5 gotas por dia e 3 gotas por dia e isso eu tenho fe que tudo vai dar serto , eu tenho 45 anos ea os 25 anos eu descobri que eu tinha azoospermia eu estava pesquisando e encontrei o seu saite e gostei obrigado.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amigo

Espero sinceramente que resolva o problema.

Dê notícias e obrigado pelas suas palavras.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

boa tarde meu nome é Rosangela estou a padecer c/ o hipotiroidismo após varios exames fui diagnosticada c/ esta disfunção passei de 55klg. para 80klg. estou muito inchada e indisposta me consultei c/ clinico geral que me encaminhou p/ o endocrinologista só que foi marcada consulta para 03/01/2011 até lá estou a sofrer vc poderia me indicar algum tratamento homeopatico ? desde ja agradeço pois agora no calor que esta fazendo aqui em araraquara interior de s. paulo estou sofrendo muito.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Rosangela

Pode fazer o tratamento que consta do artigo HIPOTIROIDISMO (USE O PESQUISADOR DO BLOGUE OU VÁ A WWW.HOMEOESP.ORG » MENU » LIVROS ONLINE » NOVO REPERTÓRIO CLÍNICO HOMEOPÁTICO.

Este tratamento será apenas complementar do que lhe for prescrito pelo seu médico assistente.

Um abraço e as suas melhoras. Dê notícias.

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

Meu nome é Aparecido,

Minha cunhada foi operada de cancêr de colo-uterino, fez quimioterapia. Ela está a dois meses com metástase no figado.
GLÓBULOS HOMEOPÁTICO DE AVELÓS NA POTÊNCIA D1(3-GLÓBULOS-12/12 hs), irá ajudá-la a estacionar a doença ou curá-la?

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Aparecido


Em primeiro lugar os meus melhores cumprimentos.

Por imperativos éticos, como consequência de deliberação da Associação Portuguesa de Homeopatia de 20 de Dezembro de 2010, é-me vedado sem observação directa dos pacientes, sugerir quaisquer tratamentos, devendo estes ser seguidos por terapeuta ou médico.

Mas, veja no nosso site pessoal www.homeoesp.org » MENU » LIVROS ONLINE » NOVO REPERTÓRIO CLÍNICO HOMEOPÁTICO (por patologias) os artigos relacionados com o seu caso clínico, nomeadamente, FÍGADO - FÍGADO, METÁSTASES - CANCRO.

No que toca ao Avelós, tenho algumas notícias da sua eficácia no cancro e suas metástases, mas nada que esteja comprovado.

-------------------------------


No entanto, agradeço que pesquise o artigo referente à sugestão de tratamento através do método da AUTO-ISOPATIA ENERGÉTICA (vale a pena tentar; estou certo de que se irá espantar com as melhorias obtidas!).
A AUTO-ISOPATIA ENERGÉTICA resolve na prática todos os problemas que a Homeopatia resolve, com a vantagem de ser uma terapêutica praticamente gratuita e meramente complementar da alopática, referenciando-se como “remédio caseiro” (não homeopático) inócuo, não implicando qualquer diagnóstico.


Digite no pesquisador do meu blogue pessoal: AAA (para facilitar a pesquisa).
www.josemariaalves.blogspot.com

Aí encontrará todas as indicações necessárias à preparação do medicamento.

Um abraço e as melhoras.

Zé Maria Alves

Seu Amigo disse...

Minha irmã teve um cancer de colo de útero. Após histerectomia radical, este voltou para a cavidade abdominal. Agora está evoluindo para o fígado com vários tumores, alguns com até 09 cm e para a região da uretra. A doença evoluiu em meio à quimioterapia, e recentemente, houve um quadro agudo de anemia complicado por perda de sangue na urina. Peço encarecidamente instruções a respeito do que pode ser feito para ajudá-la.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amigo

Agradeço que comece por ver em »
www.homeoesp.org » MENU » LIVROS ONLINE » NOVO REPERTÓRIO CLÍNICO HOMEOPÁTICO (em especial - CANCRO e METÁSTASES)
No mesmo site e também em livros online » O REFORÇO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO.

Dê notícias depois de analisar os ditos livros e o caso da sua irmã.

Um abraço e as melhoras.