Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ORAÇÃO FÚNEBRE





De meu Pai

Aqui cheguei sem saber donde
Daqui parti em travessia cujo destino desconhecia
Do nada para o Nada que Tudo é
Verdade vedada pela ilusão da matéria
Pela ilusão da própria ilusão
Que a si mesma se pranteia

Guarda as lágrimas para os males do mundo
Se te amas não te lastimes
Se te amas não te deplores
Se me amas não me chores

Comigo nada transportei
Nem sombra dos bens que acumulei
Não vejo realidade no que realidade não tem
Estou liberto da ilusão
Estou liberto das trevas de Maya
Da injúria e do louvor
Não voltarei a conhecer a dualidade
Tudo é Um
Suprema beatitude da Unidade
Na eterna Casa do Amor

Cortei com o gume da espada dos justos
As amarras da dor
E vogo agora no mar do êxtase
Eu que sou
O sal que se dissolve no Oceano da Vida
O Sol que brilha no Todo
O tudo que no Tudo se decompõe
O que na pura alegria da Beleza e do Amor sem fim
Se refugia e
Enquanto a noite escura vos ilude
Penetro o universo
E a infinitude de formas mortais
Sequiosas de divino afecto

Meu corpo ardeu e fez-se brasas
As brasas fizeram-se cinzas
As cinzas vaso de recordação
Enquanto em morada eterna vivo
Num horizonte de ternura infinito

O pote de argila desfez-se em cinzas no fogo ardente
As cinzas subiram nos céus depositando-se em partículas no solo violado
E o meu coração incandescente já não existe
Cinzas são apenas cinzas derramadas noutras cinzas mortas
Que não sujam nem são sujadas
Não ofendem nem são ofendidas
Não humilham nem são humilhadas

Se te amas não te chores
Se me amas não me chores

Destruído o vaso de argila
Decompuseram-se para todo o sempre
Os sentimentos negativos
Mesmo os mais profundos e obscuros
Os desejos e as paixões
O eu mortal inconstante e impermanente
Animal ferido na floresta minada de perigos
Que se agita inquieta e angustia

Extinto o desejo
Aniquiladas as paixões
Com a mente apaziguada na tranquilidade do Vazio
Penetrei a Alma
Onde Ele reside
Não há orgulho que consuma o que está consumido

Atingi a minha morada
O mundo deixou de me seduzir
Não me choro nem vos choro

Se te amas não te chores
Se me amas não me chores

Não me peças perdão
Perdoa-te
Na terra das searas do pão eterno
Não há nada a perdoar
Tal como não havendo ferida
Não há enfermidade para curar

A minha morte tem um gosto amargo para os que em vida não souberam morrer
Sou um pastor com o rebanho tresmalhado nas pastagens para sempre verdes do vale doirado da reunião
Confundido pelo medo agonizante do dia da vossa perda
Amo e sou amado
Para além de qualquer condição ou contradição

Cuidarei de vós de mãos dadas com quem de mim agora cuida
Que em vós não haja mais orgulho
Ganância
Ambição
Que nada vos afecte
Nem calúnia
Louvor
Ou insulto
Não recebais tais presentes envenenados
Devolvei-os aos seus doadores

Peço-vos paciência
Peço-vos esperança
Peço-vos caridade

Sigam o Amor
Sem ódio rancor ou raiva
Que os rios caudalosos vos não atormentem
Que as montanhas em queda vos não apoquentem
Que cada passamento seja uma lição
Vençam em vida a morte
Façam florir o lótus em qualquer Estação

Aguardo por vós na Luz
Na terra da alegria infindável
Chamada Reino

Podes ter tudo o que quiseres
Somar matéria à matéria
Acumular bens
Ostentar riqueza e poder
Mas não terás descanso
Enquanto não cremares o desejo
O ser e o ter

Dedica as tuas acções àquele de que me alimento
E fica onde estás
Ou parte sem partires
Porque todo o lugar é templo de adoração
E o maior de todos é tua Alma e quem o conhece conhece a Alma do Mundo
Fica onde estás
Não O procures de igreja em igreja
De peregrinação em peregrinação
Ele está no mais profundo de teu coração
Fica onde estás
Mesmo ausente
Alivia o jugo da tua mente

Morto o desejo
Vive para a eternidade

O caminho é estreito e pedregoso e a Porta inabalável
Clamai por Ele para que o trinco de seus portais se abra
Na Casa onde para sempre seremos

Sejam felizes em vida e na morte
Não me chorem
Não se chorem
Festejemos este dia
Na Paz dos Tempos
Na Terra chamada Reino

Só é feliz quem o Bem tem dentro de si
Faz o Bem
Essa a tua única Missão
Todo o resto ilusão

Guarda as lágrimas para os males do mundo
Se te amas não te lastimes
Se te amas não te deplores
Se me amas não me chores

Faz o Bem


José Maria Alves


Sem comentários: