Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

domingo, 2 de janeiro de 2011

A CIÊNCIA NA HOMEOPATIA - O MECANISMO DE ACÇÃO



Há muitos doutores analfabetos e muitos analfabetos que são doutores.
Conhecimento nem sempre é sabedoria.


O artigo que constava desta mensagem foi escrito por um amigo que muito respeito, e por mim editado em segunda mão.
No entanto, fizeram-me constar que têm surgido algumas críticas e comentários, falsas apreciações, nomeadamente de cépticos e "cientistas", que primam pela arrogância, intolerância e má-educação, desferidos contra a Homeopatia e contra os Homeopatas. Por outro lado, nalguns sítios da net, comentadores  na sua maioria anónimos e "cientistas" de pobre formação moral unem-se numa espécie de "caça às bruxas". Talvez não tenham mais com que se ocupar, talvez tenham algum "trauma", talvez uma obsessão. 
Nalguns casos, são palestras e escritos quase rancorosos de gente que deveria ter outra formação e que ataca indiscriminadamente sem que leiam ou entendam aquilo que os visados escrevem - obviamente, que não são cientistas, professores ou licenciados; talvez analfabetos ou disléxicos na melhor das hipóteses, e sendeiros certamente... Receitar-lhes-ia de bom grado, não o simillimum, mas o "chá" que os seus progenitores não lhes souberam dar em tempo útil, bem como um urgente "retorno" à escola primária.
Quanto às palavras que me parecem ofensivamente dirigidas, apesar de considerar que o terão sido por ignorância da minha obra, direi apenas que não aceito tal "presente" - assim todo o seu "conteúdo" ficará com o(s) ofertante(s); o idiotismo será deste modo a sua marca registada por direito pleno de uso e frutos, atenta a minha renúncia aos mencionados "presentes"...
Não colaboro com tais atitudes e não me irei envolver em discussões totalmente improdutivas.

O mencionado artigo foi publicado no site da Associação Portuguesa de Homeopatia pelo meu amigo Rui Augusto, e aí, na sua fonte original poderá ser consultado.

http://aphomeopatia.weebly.com/uploads/3/4/2/5/3425631/homeopatia-como-funciona.pdf

É evidente que nada do que aqui escrevo se direcciona contra os que por convicção e com respeito pela alheia intentam demonstrar que a Homeopatia é um placebo - nada mais que água e açúcar - e atacam com frontalidade a actividade comercial de laboratórios e profissional de homeopatas sem escrúpulos.

Para esses, com a devida vénia, os meus maiores respeitos.

A ofensa gratuita, a idiota patética ironia de alguns "cientistas" e seus seguidores, demonstra que o seu objectivo mais não intenta do que a apropriação daquele "grão" de importância que não têm nem nunca conseguirão ter, caso os ignoremos - amigo Rui, entendo a sua indignação, mas se me é permitido endereçar-lhe um conselho que julgo avisado, ignore-os porque de mais nada são merecedores; deixe que gritem "homeopatetas" ou "idiotas" aqueles que nada são; a poeira atirada contra o vento retorna ao atirador...

Assim, dou aqui por definitivamente encerradas as minhas palavras quanto a este triste assunto.

-------------------------------------------------------------------------------------------------








"DEDICATÓRIA

Embora a informação em epígrafe esteja publicada há mais de um ano, no fundo do arquivo do site da APH (Associação Portuguesa de Homeopatia) é oportuno escrever um artigo de divulgação. Dedico-o à tenacidade de todos os colegas nas várias especialidades da Naturologia."

(Rui Augusto)







4 comentários:

PB disse...

Pelo bem de quem precisa da Homeopatia e daqueles que acreditam nesta dificil e complexa, mas extraordinaria medicina, felicito o Dr. Jose Maria Alves pelo excelente artigo que compila informação tão relevante e tão pouco divulgada.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite PB

O artigo que leu, foi escrito por um amigo, o Dr. Rui Augusto, excelente profissional e homem de rara "intervenção".
Aqui fica não só o seu agradecimento, como também o meu.

Um abraço.

Zé Maria Alves

Daniel Reis disse...

Bom dia Ze Maria,

sou acupunturista e terapeuta homeopata recém formado, Venho acompanhando sempre que eu posso suas postagens e gostaria de saber sua disponibilidade de discutir um caso clinico.
"Mulher, 47 anos, suspeita de aneurisma abdominal, me procurou para um tratamento de acupuntura com queixa de fadiga e estresse, aparecendo a questão do aneurisma abdominal somente quando fui fazer um exame físico de palpação do abdome.
Desde Ja agradeço e parabenizo pela bonita jornada que abraçou.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Daniel

Em primeiro lugar Bem Haja pelas suas palavras.

No caso que relata, como intenta agir em dois campos muito específicos - stress, fadiga e aneurisma -, julgo que deverá pesquisar o similllimum da paciente.
Para tal, deverá isolar os seus sintomas mais característicos, GERAIS, MENTAIS,e FÍSICOS, repertorizando-os e fazendo a posterior análise diferencial nas Matérias Médicas.
(tem os livros necessários em www.homeoesp.org)

Um abraço e disponha sempre.

Zé Maria Alves