Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

quarta-feira, 26 de abril de 2023

O "FIM" DA HUMANIDADE EM 2026 - AUMENTO DA TEMPERATURA GLOBAL


A Humanidade pode ter o seu “fim” em 2026?

O aumento da temperatura global.




Para compreender melhor a síntese que vos apresentamos, bem como os artigos de SAM CARANA, podem consultar os blogues sobre o ambiente e a Sexta Extinção em Massa, do mencionado cientista, para além de GAIA E O FIM DA HUMANIDADE, e os múltiplos artigos deles constantes sobre o suicídio do próprio Homem. 



Guy Mcpherson tem sido outro cientista, entre muitos outros, que há anos alerta para a eminência de uma extinção abrupta da vida no planeta.  






***


Segundo Sam Carana é possível que o aumento da temperatura, tal como já tinha previsto, possa exceder os 3ºC em 2036. Tal aumento de temperatura está delineado na imagem infra a cor azul, fundamentada nos dados relativos ao período compreendido entre Janeiro de 2010 a Março de 2023.

No entanto, a tendência delineada a carmim, reflecte com muito maior precisão as denominadas variáveis de curto prazo, tal como o El Niño, já que se baseia nos dados recolhidos entre Janeiro de 2010 e Março de 2023, indicando que os críticos 3ºC podem ser ultrapassados em 2025. 




Uma oscilação Sul do El Niño (ENSO) tem como consequência a libertação de calor e dos gases com efeito de estufa dos oceanos, que operam como uma verdadeira bateria no armazenamento desse calor e gases.

O ENSO é um dos fenómenos climáticos mais importantes do planeta já que pode modificar substancialmente a circulação atmosférica global. Modificando-a, iremos assistir a um aumento da temperatura – que prevemos crítico – e da precipitação – da precipitação nas suas formas mais catastróficas.  

Há muitos anos atrás os pescadores oceânicos anotaram que o aquecimento das águas junto às costas da América do Sul ocorria frequentemente no mês de Dezembro, em determinadas épocas. Denominaram o fenómeno como El Niño – o menino nascido no Natal.

Por volta de 1960 passou a ser conhecido como Oscilação Sul do El Niño, face à verificação periódica da pressão atmosférica exercida sobre o Indo-Pacífico.

Existem três períodos a saber:

La Niña que é um período de arrefecimento;

El Niño que é um período de aquecimento; e

A existência de uma fase neutra que é aquela em que nos encontramos.

Preparamo-nos para entrar num período de El Niño com as inevitáveis consequências, alimentadas por inúmeras variáveis, que podem ou não ocorrer, como o degelo quase inevitável do Árctico e as manchas solares.

Aí estaremos a aniquilar - por sermos os únicos culpados do aquecimento global - o nosso habitat e a declarar a nossa agonia, dos nossos filhos e netos e consequente morte em décadas. 


***



Assim, é possível, que o aumento da temperatura exceda os 3ºC ainda em 2025, mesmo que desencadeado por variáveis de curto prazo, como também já referimos noutro artigo, nomeadamente o El Niño, manchas solares e o aumento de vapor de água na atmosfera, para além de eventuais feedbacks que podem aumentar substancialmente a temperatura pondo em causa o habitat do homem e da maioria das espécies. Basta-nos pensar no degelo dos oceanos que irão propiciar, fundamentalmente no Árctico, a liberação de grandes quantidades de metano do fundo do mar.

Como se não bastasse, quantidades significativas de calor oceânico do Atlântico Norte estão em movimento rumo ao Árctico, ameaçando o gelo e o permafrost, batendo novos recordes, como já referimos.



Neste mês de Abril, a temperatura da superfície do mar atingiu 21ºC – sem precedentes –, sendo 0,3ºC mais elevada do que no ano anterior.




Atente-se que estes valores ocorreram quando ainda não estávamos na presença do El Niño.

Se pensarmos tão-somente na hipótese de conjugação do mencionado El Niño e das manchas solares que podem atingir o seu pico nos próximos anos, verificamos que caminhamos a passos largos para o precipício.

Quanto mais avançarmos para o El Niño mais terrífica será a situação climática. 


***


É no Hemisfério Norte que as temperaturas mais têm subido, destruindo e continuando a destruir impiedosamente o habitat dos seres vivos.




O gráfico supra mostra-nos as anomalias climáticas mensais decorridas até Março de 2023. 

A disposição da linha azul baseia-se nos dados da NOAA de Janeiro de 1850 a Março de 2023 e indica um aumento de 3°C no ano de 2032. 

A disposição da linha carmim baseia-se nos dados da dita instituição de Outubro de 2010 a Março de 2023, reflectindo justificadamente variáveis como El Niño e as manchas solares, indicando-nos como essas mesmas variáveis podem desencadear um aumento de mais de 3°C em 2024 e um aumento de mais de 5°C no ano de 2026. 


Os humanos provavelmente serão extintos com um aumento de 3°C e a maior parte da vida na Terra acabará por se extinguir com um aumento de 5°C. 




Estamos perante uma real emergência climática que pode conduzir à extinção da humanidade em poucos anos.

Como já foi dito noutro artigo, na pior das hipóteses, o aumento de temperatura desde o período pré-industrial pode superar os 18,44°C até ao ano de 2026. Seria o fim.


Nem sequer temos uma explicação científica para o actual e temível aumento abrupto da temperatura da água dos Oceanos, não obstante seja uma consequência lógica da acção destrutiva no planeta do Homo arrogans.




Não necessitamos de enumerar os efeitos nefastos deste aumento abrupto da temperatura da água dos Oceanos... Terrível! 


Sam, desesperadamente, pede-nos para apoiar e partilhar uma Declaração de Emergência Climáticaque nos perdoe, mas é utópica quanto à sua execução e não irá alterar o curso dos acontecimentos, como já anotámos em artigo anterior.




Compreendemos, mas julgamos ter já atingido o ponto de não retorno.

Mesmo diminuindo drasticamente as emissões de carbono, haverá que contar com o fenómeno do escurecimento global. Estamos num beco sem saída e no centro de uma tempestade perfeita - lamentamos contrariar as parcas esperanças que Sam tem ainda no seu horizonte, nomeadamente a possibilidade de existir uma reversão estribada na diminuição de emissões de gases.


A extinção abrupta já está entre nós e vai continuar o caminho destrutivo que o próprio homem, tal “erva daninha”, delineou de modo criminoso e irresponsável, lançando-nos a todos no abismo.     


***




***


Um Árctico sem gelo pode implicar uma mudança tão abrupta no clima e na temperatura global que o fim da humanidade e da maioria das espécies ocorreria num curto espaço de tempo.


James Anderson, em 2018 previu que a partir de 2022 não haveria mais gelo no Árctico.

Outros cientistas publicaram estudos com previsões similares.


No entanto, um estudo recente indica-nos que não teremos um Árctico sem gelo este ano, contrariando as previsões mencionadas.


Deste modo o prognóstico do número de mortes – na ordem do milhar de milhão anuais -, consequência da extinção abrupta, sofre alterações significativas quanto à data da sua possível ocorrência – alterações que têm vindo a sofrer actualizações sucessivas.


Pelo menos, uma boa notícia



 

Continuamos a pensar – como já escrevemos noutro artigo – que as mais dramáticas alterações no clima ocorrerão por volta de 2040, talvez um pouco antes...




***


ADITAMENTO - 9/11/2023





***

Ver aditamentos (actualizações relativas às alterações climáticas) ao artigo nos comentários relativos ao mesmo.

***


José Maria Alves


https://gaia-o-fim-da-humanidade.blogspot.com/



sexta-feira, 17 de março de 2023

HOLOCENO - ANTROPOCENO E SUICIDENO – A ERA DO SUICIDENO E A EXTINÇÃO DA HUMANIDADE


A ERA DO SUICIDENO



 

Ao HOLOCENO, período que se seguiu ao PLEISTOCENO seguiu-se o ANTROPOCENO, que teve início há poucos milhares de anos (5.5OO), segundo uns ou em finais do século XVIII, com a Revolução Industrial, segundo outros, em que podemos assacar à “erva daninha” que é o homo sapiens, quer o aumento da temperatura quer o aumento dos gases com efeito de estufa.


Como anota Sam Carana, enquanto nomeamos omnicidas maníacos que agem em desconformidade com as melhores análises científicas disponíveis, estamos a enfrentar um aumento de temperatura que parece conduzir à extinção, - com uma celeridade impensável - dos humanos por via do aumento abrupto da temperatura. Um autêntico suicídio de uma espécie ensandecida.

O homo arrogans, superpredador por excelência, é o próprio responsável, malévolo e ganancioso destruidor da humanidade.

 

Os humanos já estão funcionalmente extintos e entrámos numa nova era: O SUICIDENO com todas as calamidades que já se fazem notar e que irão aumentar exponencialmente nos próximos anos até que o planeta se torne num inferno para todas ou praticamente todas as espécies; calamidades que já anotámos noutros artigos do blogue mencionado infra e que não vamos repetir.


Para uma abordagem aprofundada desta temática, veja-se:

https://gaia-o-fim-da-humanidade.blogspot.com/


***


Aproveitemos os anos que nos restam com dignidade e amor. Saibamos viver o momento. Atingimos o ponto de não retorno.


Já nada mais há para dizer.


***


José Maria Alves


https://homeoesp.org/


https://josemariaalves.blogspot.com/



quinta-feira, 16 de março de 2023

ENVELHECIMENTO COM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA - AUMENTAR A LONGEVIDADE

 

RETARDAR O ENVELHECIMENTO – AUMENTAR A LONGEVIDADE 


ENVELHECER COM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA 





INTRODUÇÃO


Durante o processo de envelhecimento verificamos que se desenvolve uma espécie de inflamação generalizada do nosso corpo, que se fica a dever a múltiplos factores.

Como exemplo podemos referir o envelhecimento das células, que provoca o aparecimento de substâncias nocivas que agridem as saudáveis, causando múltiplas doenças, algumas fatais, interrompendo vidas prematuramente.


O envelhecimento é uma espécie de doença, que ao contrário do que temos pensado, pode ser controlado com o retardamento da morte.

Sabemos hoje – conhecimento que remonta ao ano de 2010 por via de um estudo da Royal Society –, que existe uma alteração celular ao nível molecular, que quando geneticamente inibida é capaz de retardar o tão temido envelhecimento, fazendo com que em vez de actuarmos sobre patologias que podem surgir na velhice, possamos obstar ao seu aparecimento.  


Não vamos teorizar, citando os artigos científicos e opiniões de cientistas que percorremos até atingir o protocolo que pode melhorar qualitativamente a saúde durante o processo de envelhecimento e promover a longevidade. 


Também não vamos disputar argumentos quanto à polémica que envolve os suplementos; se são ou não benéficos para a saúde ou se podem ou não minimizar os padecimentos causados pelo envelhecimento e promover a longevidade e se são necessários quando nos alimentamos de uma forma saudável. 

Adiantarei apenas, que tudo aponta no sentido de que necessitamos de suplementos – e não só, como veremos infra – se queremos ter uma velhice tranquila a todos os níveis e se queremos prolongar a nossa vida com qualidade. 

Aqueles que tiverem vontade ou possibilidade de fazer o protocolo, aplicado ao seu caso pessoal, por um período mais ou menos alargado dar-nos-ão as primeiras respostas a algumas das dúvidas e contradições da ciência. 


Não obstante deixo expressa uma ADVERTÊNCIA:

Ninguém deve iniciar um protocolo, seja ele qual for, sem consultar o seu médico assistente ou terapeuta qualificado. 

Cada organismo tem as suas peculiaridades e os suplementos, vitaminas, tipo de alimentação, jejum, devem ser tomados e realizados desde que não existam contra-indicações e o estado físico do indivíduo o permita. Do mesmo modo, o protocolo para cada indivíduo não será rigorosamente o mesmo e não abarcará todos os suplementos descritos.



***



SUPLEMENTOS



MONONUCLEOTÍDEO DE NICOTINAMIDA (NMN)




Esta substância é uma das mais importantes, senão a mais importante contra o envelhecimento.

Preferimos o NMN ao NR, tal como David Sinclair. Ao que parece o NR – ribosídeo de nicotinamida – não prolonga a vida útil.

É um precursor do NAD+. O NAD+ é uma molécula metabólica essencial a muitas proteínas, de modo a que exerçam adequadamente as suas funções, nomeadamente nos domínios da protecção e reparação do DNA e do epigenoma.

O epigenoma determina a identidade e a função de todas as nossas células tornando-se desajustado durante o envelhecimento, activando genes que deveriam estar inactivos e desactivando outros que deveriam estar activos – v.g. genes que podem provocar o cancro tornam-se activos quando deveriam estar inactivos e os que deveriam proteger do cancro tornam-se inactivos quando deveriam estar activos. 


Tomar de manhã segundo as indicações do laboratório. 


NOTA – Ver também VITAMINA B3 – NIACINA


GLICINA


O aminoácido glicina, que tem uma alta concentração de colagénio – proteína que constrói a nossa pele –, ocupa-se da limpeza das proteínas danificadas e da sua acumulação no organismo, principalmente nas células, o que faz com que não funcionem cabalmente. Tenha-se em consideração que esta acumulação é um dos factores de envelhecimento.

Melhora a saúde mitocondrial estimulando o epigenoma mitocondrial – este regula a activação e desactivação dos genes mitocondriais.


É importante na formação do antioxidante glutaniona, age ao nível da inflamação, melhora substancialmente a função muscular, evita a glicação, melhora a saúde da pele e promove um sono reparador. 

E o mais importante: aumenta a longevidade para além dos muitos efeitos benéficos para a saúde, nomeadamente agindo sobre a mente.


Ao que parece é um aminoácido que pode reverter o envelhecimento.


Se utilizar a Glicina em pó, tomar diariamente as gramas indicadas pelo laboratório – ex. 5 gramas, de preferência à noite e com o estômago vazio.

Em princípio, com a utilização de uma colher para agitar a suspensão consegue obter uma mistura homogénea e sem sedimentação.


RESVERATROL


Encontramos o resveratrol na casca das uvas em quantidades mínimas.

Segundo alguns estudos reduz a possibilidade de surgimento de doenças cardíacas, doenças neurológicas degenerativas e de cancro.


Tomar por dia a dose indicada no suplemento, de manhã – ex. 120 mg.


Em vez do resveratrol há quem prefira o PTEROSTILBENO, encontrado em quantidades muito pequenas nos mirtilos, por ter melhor absorção, ser mais estável no corpo humano e ser mais eficaz como protector cardíaco, antidiabético e anticancerígeno.

 

Tomar por dia a dose indicada no suplemento, de manhã.


GLUCOSAMINA


Apesar de ser um suplemento usado para melhorar as cartilagens, tendões, ligamentos e ossos, existem evidências de que melhora o metabolismo mitocondrial e de que aumenta a longevidade dos que fazem uso dela.


Tomar por dia a dose indicada no suplemento – ex. 1000 mg.


QUERCETINA


A quercetina limpa as células que vão envelhecendo, de substâncias nocivas por estas produzidas, que afectam o bom funcionamento de células normais.

Por outro lado é uma substância com efeitos anti-inflamatórios. 


Tomar por dia a dose indicada no suplemento – ex. 600 mg.


Há quem prefira a FISETINA, molécula semelhante à quercetina, por existirem estudos que demonstram o aumento da longevidade em animais.


Tomar por dia a dose indicada no suplemento – ex. 100 mg.


Pode tomar os dois diariamente.


LÍTIO


Segundo alguns estudos, o lítio induz a autofagia.

É um suplemento que em doses baixas retarda o envelhecimento e melhora a qualidade de vida.


Tomar por dia a dose indicada no suplemento – ex. 1000 mcg.



***



VITAMINAS



MULTIVITAMÍNICO DE QUALIDADE


COMPLEXO DE VITAMINA B – TAMBÉM DE QUALIDADE 

B1, B2, B3, B5, B6, B7, B8, B9 E B12.


VITAMINA D3


A vitamina D3 é fundamental para o bom funcionamento do organismo estimulando muitos genes e é um poderoso agente contra o envelhecimento e suas consequências, nomeadamente na prevenção da doença de Alzheimer, doenças auto-imunes, cardíacas e diabetes do tipo 2.

A dosagem não deve ser inferior a 4000 UI por dia.

A dosagem recomendada é muito inferior, mas em bom rigor, as necessidades eficazes de vitamina D impõem a toma de mais de 2000 UI por dia.

Independentemente dos valores de referência das análises confirmarem o equilíbrio desta vitamina, para que os níveis sejam eficazes não devem ser inferiores a 70 ng/ml.


A vitamina D deve ser tomada com a vitamina K2.


VITAMINA K2


A vitamina K2 tem as suas acções dirigidas para a saúde óssea, vascular e mitocondrial, melhorando muito a saúde da pele.


Tomar por dia a dose indicada no suplemento – ex. 100 mcg

 

MAGNÉSIO EM PÓ


MALATO DE MAGNÉSIO

O Magnésio contribui para a síntese normal de proteínas, para o normal funcionamento do sistema nervoso, manutenção dos ossos, dos dentes e dos músculos.


Tomar como indicado pelo laboratório.


Pode optar pelo CITRATO DE MAGNÉSIO.

Tomar por dia a dose indicada no suplemento – 200 mg duas vezes ao dia.


ÓMEGA-3


A falta ou insuficiência de ómega-3 aumenta o risco de problemas neurológicos e psiquiátricos, doenças cardíacas, doença de Alzheimer e até de degeneração macular.


Tomar por dia a dose indicada no suplemento.


VITAMINA C


A vitamina C tem um amplo campo de acção, sendo mais do que um simples antioxidante, tornando-se numa das essenciais em qualquer protocolo que venha a ser definido.

Tem efeitos epigenéticos, podendo melhorar o epigenoma, beneficiando a metilação ou a função das células-tronco, melhora a função mitocondrial e induz a autofagia.

A sua acção é reforçada pelo ALFA-CETOGLUTARATO.


Tomar 1 grama por dia.


VITAMINA B3 – NIACINA (também conhecida como Ácido Nicotínico)


A Niacina é uma das formas de vitamina B3, que pode substituir o NMN, por poder criar facilmente o NAD+.

A seu favor tem o preço comparativo – 120 cápsulas custam cerca de 15 euros versus cerca de 50 euros por 60 cápsulas de NMN (este um dos preços mais baixos que encontrei no mercado internacional) – e contra a possibilidade de existirem alguns efeitos colaterais, como rubor e aumento dos níveis da glicose.

 

Para evitar o Flush-Free pode optar pelo hexanicotinato de inositol, que é uma forma de niacina prezada pela sua boa absorção sem produzir rubor cutâneo, enquanto outras formas como o ácido nicotínico são caracterizados por apresentar este efeito colateral.


Tomar por dia a dose indicada no suplemento – ex. 500 mg.


***


Deve sempre recorrer à bula do laboratório onde adquirir o(s) medicamento(s) e obter o conselho do seu médico ou terapeuta qualificado.

Os valores indicados são meras referências



***



ALIMENTAÇÃO





A alimentação vai depender das necessidades específicas de cada um.

O ideal será aconselhar-se com um nutricionista.


A título de exemplo posso referir vários procedimentos alimentares:


- Comer duas refeições por dia restringindo a quantidade de alimentos ao essencial para as suas necessidades vitais. Há quem coma apenas uma, ingerindo ao longo dia pequenas porções de fruta, vegetais, frutos secos ou outros;

- Não comer carne vermelha ou apenas uma porção uma ou duas vezes por semana, evitando especialmente a processada;

- Comer bastantes vegetais frescos. Está demonstrado que as pessoas que optam por uma dieta maioritariamente à base de vegetais são mais saudáveis e vivem mais tempo;

- Não beber álcool ou apenas vinho tinto em quantidades moderadas e não beba leite;

- Beber 3 cafés diários;

- Beber 1,5 litros de água por dia – esporadicamente ou nos períodos de jejum, dissolva na garrafa de água uma colher de café de sal marinho integral, ou seja sal que não foi refinado, podendo usar, se preferir, sal dos Himalaias; 

- Beber de 3 a 5 chávenas de chá verde por dia;

Quando se toma NMN é imperativo que se tome chá verde;

- Comer 3 maçãs diariamente;

- Comer 3 ovos cozidos ou mexidos – usando neste caso óleo de coco ao invés do azeite, da manteiga ou margarina.



***



JEJUM


O jejum constitui-se como um método excelente para prevenir inúmeras doenças e aumentar a longevidade com uma substancial melhoria na qualidade de vida. 

Não faça jejum sem acompanhamento médico ou de terapeuta especializado apesar dos seus benefícios serem muitos.


Há quem comece por jejuar 12 horas sem qualquer dificuldade: não comer das 20 horas de um dia até às 8 do dia seguinte.

Aumentando gradualmente o período de jejum, não comem entre as 20 horas de um dia e o meio-dia do dia seguinte – quer neste quer no primeiro exemplo pode fazer-se um jejum em dias alternados, 1 ou 2 dias por semana, em conformidade com o estado físico e as orientações do médico ou terapeuta assistente

 

Para o jejum ser mais eficaz, jejua-se 3 dias na primeira semana do mês e 1 dia por semana (24 horas) nas 3 semanas seguintes.


O jejum de 3 dias é o mais eficiente: entramos numa situação de cetose ajustada, a autofagia aumenta substancialmente, as células-tronco e o sistema imunitário são reiniciados.


Há quem aconselhe para cada dia de jejum – jejuns de 24 a 72 horas – a ingestão de alguns gramas de potássio, 500 mg de magnésio, 1000 mg de cálcio e 2000 mg de sódio, electrólitos divididos em duas doses tomadas de manhã e à noite. 


No entanto, no período de jejum pode optar por beber água, chás de ervas, como camomila e cidreira, café preto num máximo de 5 chávenas diárias, tudo sem quaisquer aditivos.


Nos jejuns mais prolongados e que causam alguns distúrbios físicos ou mentais, prepare um litro e meio de água com uma colher de chá de sal marinho integral, ou seja sal que não foi refinado; pode utilizar, se preferir, sal dos Himalaias. 


***



ACTIVIDADE FÍSICA E MENTAL – MEDITAÇÃO


TAI CHI CHUAN


Deve exercitar-se em função das suas capacidades e do aconselhamento de profissional competente.


Dedique-se à leitura, à escrita, pintura, música ou a qualquer outra actividade que exercite a sua mente.


Aprenda e pratique técnicas de relaxamento e de meditação.


***


SUPLEMENTOS QUE NÃO RETARDAM O ENVELHECIMENTO


Tenha em consideração que existem no mercado alguns suplementos que não retardam o envelhecimento, não obstante alguns o afirmem categoricamente. Entre eles podemos destacar o ácido alfa-lipóico, na sua quase totalidade os antioxidantes, o betacaroteno, a coenzima Q10, o hormônio de crescimento, a nicotinamida (NAM), outra forma diferente de vitamina B3 para além da NIACINA, que apenas pode melhorar a vida útil, o NR ou ribosídeo de nicotinamida e a testosterona.


***


Um exemplo – atente-se que se trata de um mero exemplo – de PROTOCOLO relativamente acessível financeiramente:


- Glicina;

- Glucosamina;

- Niacina;

- Quercetina;

- Multivitamínico e minerais com dosagens mais elevadas do que o recomendado, já que na sua maioria as doses diárias oficialmente recomendadas são muito baixas e não produzem o efeito desejado.

- Complexo B – (B1, B2, B3, B4, B5, B6, B7, B9 e B12) – tenha também em consideração a necessidade das dosagens serem mais elevadas do que o oficialmente recomendado.

- Vitamina D3;

- Vitamina K2;

- Magnésiona forma de malato;

- Ómega 3;

- Vitamina C.


Podem ainda ser adicionados dois suplementos, caso se considere necessário e forem indicados pelo terapeuta assistente:


- MACA

A Maca é conhecida por auxiliar o desempenho físico, mental e sexual e por manter o sistema reprodutor masculino saudável.

Nas mulheres, na pós-menopausa, age ao nível ósseo.


- ASHWAGANDHA

É um suplemento com propriedades adaptogénicas, que tem qualidades múltiplas. 

Age ao nível mental, inclusivamente dos idosos, diminuindo o stress e controlando as suas sequelas, na angústia, na ansiedade, sono, apoiando o relaxamento e o bem-estar mental.

Age também ao nível físico melhorando o nível energético e a vitalidade, para além de ser um apoio para a função sexual masculina.


***


O médico ou terapeuta que elabore o protocolo determinará os períodos de medicação e pausa e as necessárias alterações na suplementação.



***





***


 

José Maria Alves


https://homeoesp.org/


https://josemariaalves.blogspot.com/