Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

domingo, 6 de março de 2011

MONTAIGNE – A REVOLUÇÃO DOS “CANIBAIS”




Michel de Montaigne (1533-1592), nos seus Ensaios, narra uma história curiosa, “instrutiva” e actual, ocorrida no reinado de Carlos IX.

Três canibais foram levados a Ruão onde o rei falou longamente com eles. Foi-lhes explicada a vida na Europa, a pompa da corte, os recursos faustosos das cidades, os conhecimentos adquiridos ao longo de séculos.
Depois, alguém quis saber o que mais os tinha impressionado ou fizera admirar na cultura europeia, ao que responderam três coisas, relembrando-se o nosso filósofo de apenas duas.
Disseram em primeiro lugar que estranhavam o facto de homens tão grandes, fortes e fortemente armados, que guardavam o rei, se sujeitassem a obedecer cegamente a uma criança sem que escolhessem um deles para os comandar.
Por outro lado, tinham observado que existiam homens muito ricos, cercados de todas as mordomias e comodidades, enquanto a maior parte, mendigava às suas portas, andrajosos, mirrados de fome e na maior das misérias. Muito estranhavam que estes pobres desvalidos pudessem sofrer de tal injustiça, sem que os matassem e incendiassem as suas casas.


Justiça de “canibal” ou justiça “natural”?
Cobardia ou mansidão das “civilizações”?

Parece-nos que a REVOLUÇÃO DOS CANIBAIS começou a dar os seus primeiros passos. O tempo dir-nos-á, se vai ou não aprender a andar.


JOSÉ MARIA ALVES
www.homeoesp.org


4 comentários:

becas disse...

olá!
vou deixar aqui uma pergunta porque não consigo encontrar email ou outro contacto
já o contactei há uns tempos, não sei se se recorda
gostava de saber se conhece um homeopata de agueda, chamado Lutenio e o que acha do mesmo, já que me falaram dele e queria marcar uma consulta
como esta área propicia alguns embustes, gostava da opinião de alguem credivel, por isso lhe estou a colocar esta questão
obrigada
o meu mail é i_namora@hotmail.com

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Becas

Não conheço, nem nunca ouvi qualquer colega mencionar o nome do Dr. Lutenio.

Lamento não lhe poder ser útil.

Um abraço.

Zé Maria Alves

babelian camel disse...

Durante o período da ditadura militar no Brasil, acontecia de quando uma notícia era censurada, publicava-se no lugar dela uma receita culinária, de bolo ou torta normalmente. Aprecio imensamente seu blog, sou grata por suas palavras. um abraço.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Babelian

Bem Haja pelas suas palavras.

Um abraço.

Zé Maria Alves