Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

HAIKU - ANTOLOGIA V


Ali o balão
Insuflado de tristeza,
Subindo no ar.

Takajo


Primeira neve.
Este velho penico
É o meu maior tesouro.

Issa


Começo de Inverno –
Árvores, vivas e mortas,
Já não se distinguem.

Takajo


Cigarras da tarde –
Rostos que passam e cruzam
Sem dizer palavra.

Hideno


Levando o cãozinho
O menino da vila
Pelo campo seco.

Shiki


Reclusão de Inverno –
As montanhas de Yoshino
No fundo do coração.

Buson


Eu e meu aquecedor –
Lá fora o Senhor do Feudo
Passando ensopado.

Issa


Aperto de mão
E nada de arroz – eu choro
Com cara de macaco.

Hideno


As folhas caindo
Na roça em frente ao portão
Divertem o gato.

Issa


Tão miseráveis,
As glicínias sem folhas
Do velho templo.

Buson


Noite de Natal –
Desde quando, esta tristeza
Por estar casada?

Nobuko


As cebolinhas
Lavadas e tão brancas –
Que frio!

Bashô


Dia de Primavera –
Um vento que vem do mar
Sem que o mar se veja.

Nobuko


Ao mirar o espelho,
Na primeira manhã de Outono,
O rosto do pai.

Kijô


Lua cheia.
Me dá, me dá!
Chora a criança.

Issa


Em solidão,
Como minha comida –
Vento de Outono.

Issa


Algo faz barulho –
Cai sozinho, sem ajuda,
O espantalho.

Bonchô


Minha casa de sapê –
Será tempo de colheita
No mundo lá fora?

Bashô


Com a mãe doente
As crianças já não lutam –
Seu jantar é frio.

Yoshiko


Ah, esta casa –
Pica-paus vêm bicar
Sua madeira.

Bashô


Sobre o curso d´água,
Perseguindo a sua sombra,
Desliza a libélula.

Chiyo-jo


Como quem remenda
Peúgas, remendo a mente
E prossigo a vida.

Yoshiko


Libélulas!
Dá saudades da terra natal
A cor deste muro.

Buson


Como quem flutua
Num ventre, banho-me em paz –
Manhã de ano novo.

Yoshiko


As campânulas
Espalham-se pelo terreno –
Casa abandonada.

Shiki


Apenas homens,
E uma mulher entre eles.
Que calor!

Shiki


Chuva nas ruínas –
Apóstolo decapitado,
As mãos ainda em prece.

Kiyoko


Apenas
Os bastões dos peregrinos –
Campo de Verão.

Ishû


Que coisa linda,
Agitando o leque branco,
É o meu amor.

Buson
Veja-se neste blog » HAIKU - INTRODUÇÃO
JOSÉ MARIA ALVES

Sem comentários: