Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

sexta-feira, 24 de julho de 2009

PULSATILLA - MATÉRIA MÉDICA - HOMEOPATIA




A resignação é um sintoma muito próprio de Pulsatilla, tal como o facto de gostar de ser consolado. É uma pessoa agradável, gentil e reservada. Silenciosa, doce e suave, com falta de confiança em si. Tem uma grande afeição pela família e pelos amigos.
É desconfiado e tem aversão pelo sexo oposto, com medo da actividade sexual, e isto, independentemente de poder ter desejo.
Tem medo da morte. Pressentimentos nefastos. Ciúme.
Em Pulsatilla é tudo mudável. Há uma marcada variabilidade de humor. Ri e chora alternadamente.
É tímido e muito emotivo. Uma palavra ou expressão que detenha dureza, magoa-o profundamente. Chora por tudo e por nada, mas depressa o conseguimos consolar. Não consegue praticamente falar dos seus padecimentos sem chorar.
Chora durante e depois das regras.
Não consegue dormir durante a tarde. Insónia antes da meia noite. Tem uma imensa dificuldade em acordar de manhã.
Sonha com gatos.
Tem aversão ao calor, desejando ar frio.
Este medicamento é normalmente indicado para a mulher, mas nada obsta, antes se impõe, que pela similitude seja ministrado a homens.

Os sintomas mudam sem cessar e são aparentemente contraditórios. Nada se parece repetir em Pulsatilla. Está bem num momento, para logo depois ficar doente.
Padecimentos que surgiram na puberdade. Quando a paciente diz que a partir daí nunca mais passou bem.

Vertigem com náuseas quando desperta, o que o obriga a deitar-se de novo.

Dores erráticas, que se deslocam de um lado para outro. Surgem repentinamente e desaparecem de forma gradual, geralmente seguidas de calafrios. Quanto maior a dor, mais intenso o calafrio.

Na febre, tem arrepios e calor sem sede. Arrepios num aposento aquecido.

Dores de cabeça por cima dos olhos.

Tendência aos treçolhos.

Otite externa. Otite das crianças.

Boca seca, mas sem sede. A ausência de sede acompanha praticamente todos os padecimentos.
Mau hálito.
O lábio inferior está rachado ao meio.
Deseja alimentos e bebidas frias.
Eructações com gosto a alimentos que ingeriu.
A ingestão de alimentos com gordura, carne de porco e doces de pastelaria provocam-lhe perturbações gástricas.
Dores e peso no estômago cerca de uma hora depois de ter comido. Distensão abdominal que obriga o paciente a desapertar o cinto e as roupas.
Diarreia à noite, aquosa, amarelo esverdeada, depois do paciente ter comido frutos, gelados ou bebidas frias. Diarreia variável; as evacuações nunca são semelhantes.
Diarreia durante e depois das regras.
Fezes cuja aparência difere em consistência e cor.

Coriza com perda do paladar e do olfacto. Arrepios.
Tosse seca de tarde e à noite, quando o doente está deitado, que melhora quando o paciente se senta.
Tosse seca com mucosidades espessas e amarelas.

Palpitações quando deitado do lado direito. Ansiedade e dispneia.

Tem desejos constantes de urinar, especialmente quando deitado.
Incontinência durante a noite.

Regras atrasadas, curtas, pouco abundantes, de sangue escuro.
Leucorreia intermitente. Pára um dia para reaparecer no outro.
Corrimento que se acentua de dia, terminando em geral à noite.
Leucorreia espessa, que parece leite e agrava quando a doente está deitada.

Dores nos membros, de manhã, deitado. O paciente estica-se como forma de aliviar o padecimento.
Reumatismo errático.
Mãos vermelhas, congestionadas.
Varicosidades aparentes.


AGRAVAÇÃO: pelo repouso; no início de um movimento; pelo calor; pelas aplicações quentes; num aposento quente; quando um temporal se aproxima; pressão atmosférica baixa; deitado sobre o lado esquerdo; deitado sobre o lado dorido; pelos alimentos gordurosos e indigestos.

MELHORA: ao ar livre; pelo movimento; pelas aplicações frias.





Para um aprofundamento do estudo do medicamento, ver no site, http://www.homeoesp.org - Livros online » Matéria Médica dos Principais Medicamentos Homeopáticos, os estudos de três homeopatas de renome, que qualificámos como o A, B, C da matéria médica homeopática:
- Allen, Henry Clay
Keynotes
- Boericke, William
Matéria Médica
- Clarke, John Henry
Dictionary of Practical Materia Medica



23 comentários:

Mulher de fases disse...

Pulsatilla pra mim é uma poção mágica

Sempre tive problemas com meu humor,
meus medos minhas fobia,só quem tem sabe do que estou falando...muitas vezes fui motivo de chacotas. Agora então...depois de um duro tratamento com Interferon e Ribavirina eu que sempre temi a morte passei a deseja-la.Procurei uma médica homeopata, depois de uma entrevista ela me disse vc tem cara de Pulsatila 20 dias de tratamento e estou
ótima

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Sarah

Prazer em conhcê-la.

Fico feliz quando um colega Homeopata exerce a profissão com rigor e idoneidade.
O mesmo se passa, quando um paciente encontra modo de minimizar os seus padecimentos, sejam físicos ou psicológicos (ou psicossomáticos).

Desejo a continuação das suas melhoras.

Mas, não ande por aí a propalar que é Pulsatilla, pois, tudo o que é potencial namorado vai fugir (estou a sorrir...)

Abraço e disponha sempre.

Zé Maria Alves

s disse...

É verdade você esta certo.
O tratamento com a homeopatia é bem individual,a Pulsatilla foi boa pra rsr
mim porque eu somos amigas Rsrs
Quando falo pra minhas amigas ja deixo bem claro que só o Medico Homeopata pode indicar,só ele pode dizer o que é bom pro paciente.
Agora eu e a pulsatilla somos velhas conhecidas,Me curei da sindrome do pânico a uns 15 anos.E adivinha quem me ajudou ? Ela veio na formula liquida tinha um ritual,chacoalhava acho que umas duas ou quatro vezes depois tomava. Agora estou adoçando a minha boca com os globulos
Não sou a Pulsatilla rsrs somos amigas inseparáveis ( estou a sorrir)

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Amiga

Felicidades para si.

Mas, não tome o mesmo medicamento homeopático, durante largos anos, sem fazer algumas pausas.

Um abraço e mantenha a boa disposição.

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

Eu li a descrição e me vi nela.. exatamente o que eu sou, porém estou tomando tem dois mêses e ando muito irritada, sensível fora do normal, com mais ciúme, desconfiança.. será que é o CH? Pq acredit ser o remédio perfeito p/mim.

Abraço.

Renata M.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Tamara

Que potência está a tomar (CH)?

Qual a dose (quantas gotas)?

Quantas vezes ao dia?

Um abraço.

Zé Maria Alves

Elaine disse...

Olá!
A pediatra indicou Pusatilla CH12, 03 glóbulos em dose única, para meu bebê de 6 meses por querer ficar o tempo todo no colo.. vou dar esta semana. O que acha?

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Nany

A pediatra da criança tem um contacto com o quadro clínico - incluindo a observação directa - à qual não tenho acesso.

Assim, não me será permitido fazer qualquer apreciação - julgo que me compreende.

Um abraço.

Zé Maria Alves

Anónimo disse...

PQ OS POSSIVEIS NAMORADOS VÃO FUGIR? RS

Anónimo disse...

oi,eu tomo pulsatilla todo domingo 10 gotas,sera que vai demorar pra melhorar minhas fobias e timidez?

Anónimo disse...

tomo pulsatilla ch 100
antes tomava ch 30,gostaria de saber pq meu medico aumentou,ela ficou mais forte ou mais fraca?tem alguma coisa a ver?

mariogomesOFC disse...

ola
meu filho tem 13 anos ,constantemente tem o nariz entupido,com catarro esverdeado ,e tosse cheia,
estava lendo sobre a calcarea carbonica p/ rinite alergica,ele tem alguns(+) traços desta, seria bom p/ ele?
obrigado

mariaazeda disse...

estou vendo a pagina de jose maria alves e achei maravilhosa. Tenho uma medica homeopatica que cuida da minha cachorrinha , pois a homeopatia pode ser dada tanto para humano como para animal. Acho maravilhoso , pois os remedios não saõ tão agrecivos quanto os alopatas.Estou dadndo pulsatilla 100ch pois ela esta com gravides pscicologica . Logo depois de ter terminado o cio , as tetinhas ficaram cheias de leites e ate hoje não dezincharam . Dei pulsatilla e daqui a quinze dia darei outra vez o outro envelope . Ainda não vi o efeito nescessario . sera que demora tanto? Gostaria que vc pudesse me ajudar pois estou preocupada. meu nome é Maria Lucia , meu email é luciaazevedo51@yahoo.com.br e gostaria muito de um contacto seu . Atenciosamente Maria Lucia

mariaazeda disse...

maravilhosa esta pagina , pena que so fui achar agora , estarei aqui sempre interragindo, perguntando pois é muito bom ter pessoas com outra visão do lado medico. Obrigada . Maria Lucia Azevedo . qualquer comentario ficaria feliz que fosse mandado para o email que mais uso , luciaazevedo51@yahoo.com.br

Eterna Aprendiz! disse...

Olá queridas! Tenho 27 anos e sinto uma solidão profunda, com uma carência que me martiha, querendo sempre atenção em especial do meu namorado... Com a grandiosa ajuda da minha homeopata estou mehorando bastante, começei com outra medicação e agora a Pulsatilla acredito que vai me ajudar bastante e salvar meu namoro, pois meu namorado é uma pesssoa maravilhosa, mas a minha carencia estava o sufocando... Resolvi compartilhar parte da minha história pq acredito que outras pessoas podem passar por situações semelhantes, lembrando que cada caso é um caso e so a homeopata pode indicar o mehor tratamento... Me sinto bem melhor.... Beijos.

Anónimo disse...

Boa Tarde!!
Tive sindrome do panico e venho me tratando com homeopatia tendo bons resultados só que o ultimo remedio homeopatico que meu homeopata me receitou tem me causado insonia que é o seguinte pulstila ch12, valerianaD4 e aconitum ch6!! Ai tive que parar de tomar porque não conseguia dormir acredito que seja por causa da valeriana!! Porque valeriana sempre me deu insonia

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amiga

Peça ao seu médico que lhe retire a Valeriana e faça um novo protocolo.

Depois verá se é da Valeriana.

Um abraço e as melhoras.

Luiza disse...

OI DOUTOR EU FAZ TRES MESE QUE USO HOMEOPATIA E NESSES TRES MESES MINHA DOUTORA TROCOU A FORMULA ME DEU NO PRIMERO MES LICOPODIUM DEPOIS ACCONITUM E AGORA PULSATILLA
DETALHE QUANDO COMECEI ESTAVA GRAVIDA
DE 7 MESES NO SEGUNDO MES QUE ESTAVA USANDO ACCONITUM GANHEI MINHA BEBE DE 8 MESES E AGORA ESTOU COM PROBLEMAS DE ANSIEDADE E PARA AMAMENTAR ESTOU TOMANDO PULSATILLA
GOSTARIA APENAS DE UMA SEGUNDA OPINIÃO SOBRE ISSO
É NORMAL VC TROCAR O REMEDIO TODA VEZ QUE RELATAR ALGO NOVO AO HOMEOPATA?

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Luiza

É assim como diz.

O paciente em Homeopatia é bastas vezes reavaliado pelo seu médico.

Um abraço e as melhoras.

Jesulino Alves disse...

Amigos;

Eu tenho um filho de 7 anos que sofre com rinite alérgica, sinusite e as vezes crise de tosse alérgica e cansaço.

Tem irritabilidade com qualquer coisa que a gente fala. Humor é zero, não gosta nem que a jente cante qualquer música. Se irrita com as crianças com qualquer brincadeira mais forte. dispersão na escola, porque não consegue ficar parado e concentrado na cadeira. é tímido e não fala e nem cumprimenta pessoas fora do seu convívio diário. Faz chichi na cama a noite, tem dificuldades para acordar cedo, resiste para não dormir cedo. resiste para tomar banho, resiste para dormir. resiste para estudar ou ir para a escola.
O que devo Fazer? a quem devo procurar? qual o medicamento natural? onde encontrar o melhor homeopata aqui em São Paulo-Brasil?

Jesulino Alves e Gercina de Oliveira.
Pais do Arthur.
Guarulhos-SP
(55) 11 2498-8488

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amigo

Face ao quadro clínico - poli-sintomático - que a criança apresenta, aconselho-o a procurar um médico pediatra com especialidade em Homeopatia.

Eu vivo em Portugal, mas sugiro que consulte a Associação Paulista de Homeopatia com o fim de encontrar um médico competente para o jovem.

Um abraço e as melhoras.

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Clicia

Agradeço que me contacte via correio electrónico. Responder-lhe-ei logo que possível

homeoesp@gmail.com

Abraço fraterno

JMA

Unknown disse...

Aguardo. Obrigada