Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

terça-feira, 16 de junho de 2020

DOENÇA DE ALZHEIMER – HOMEOPATIA - MUSICOTERAPIA



DOENÇA DE ALZHEIMER – HOMEOPATIA - MUSICOTERAPIA

ALOIS ALZHEIMER



Alois Alzheimer nasceu no dia 14 de Junho de 1864. No ano de 1888 entrou para o Conselho de Medicina de Wurzburg.
Aos 24 anos integrou a equipa médica do Hospital Psiquiátrico de Frankfurt, que era conhecido na época como castelo dos loucos, onde só eram aceites os casos mais graves de doença mental.

No ano de 1901, deu entrada no hospital uma paciente que intrigou o jovem médico psiquiatra. Auguste Deter de 51 anos de idade.
Segundo a descrição do marido, Auguste tinha um humor variável, não se lembrava do seu próprio nome, nem do ano de nascimento. No entanto sabia que tinha uma filha que morava ali perto e que casara em Berlim. Apresentava sintomas evidentes de confusão mental, que se manifestavam em muitos dos seus actos, mentindo para disfarçar essa mesma confusão de ideias.
Não recordava o nome do marido, nem do hospital e não sabia há quanto tempo ali estava.

Alois examinou-a, tendo chegado à conclusão que era fisicamente saudável e que não tinha antecedentes de doenças graves ou adições. Mas psicologicamente tudo lhe parecia estranho: a paciente lembrava-se de coisas antigas enquanto as recentes eram simplesmente esquecidas e apresentava uma significativa incoerência comportamental e de humor – passava rapidamente da tristeza à alegria e as suas acções eram paradoxais. 

Qual o diagnóstico? Demência senil? Alois percebeu que com a idade de Auguste, não obstante a sintomatologia ser idêntica, haveria outra explicação. 

Depois de um ano de internamento, com recurso aos tratamentos da época, a paciente estava sempre agitada e ansiosa, sem apetite e até violenta nalgumas ocasiões, apesar de chorar bastante sem qualquer motivo plausível. 
Alois anotou meticulosamente a evolução do quadro clínico de Auguste. Os seus apontamentos enunciam com rigor a evolução da doença de Alzheimer no quadro actual do conhecimento médico.

AUGUSTE DETER  - 1901


No ano de 1906, Auguste faleceu com pneumonia, e Alois quis estudar o seu cérebro, apurando uma evidente semelhança com outros cérebros de idosos que tinham sido diagnosticados com demência senil.

Alois Alzheimer, no ano de 1907, diagnosticou três pacientes com os mesmos sintomas de Auguste, confirmando a sua tese relativa à existência de uma doença neurodegenerativa, progressiva e causadora dos sintomas verificados.
No ano de 1909 publicou os seus estudos e um ano depois a comunidade médica denominou esta nova patologia como doença de Alzheimer.

Há muito para descobrir sobre a doença de Alzheimer. Um longo percurso a percorrer.

Tudo o que possa ser feito para minimizar o efeito desta terrível doença deve ser ponderado e posto em prática pelos médicos, terapeutas, cuidadores e família do paciente. Devemos procurar melhorar a sua qualidade de vida e amenizar o seu sofrimento.

Para saber mais sobre esta doença aceda o site da


Segundo o mesmo:
Nas fases iniciais, os sintomas da Doença de Alzheimer podem ser muito subtis. Todavia, começam frequentemente por lapsos de memória e dificuldade em encontrar as palavras certas para objectos do quotidiano.
Estes sintomas agravam-se à medida que as células cerebrais vão morrendo e a comunicação entre estas fica alterada.

Outros sintomas característicos:
- Dificuldades de memória persistentes e frequentes, especialmente de acontecimentos recentes;
- Apresentação de um discurso vago durante as conversações;
- Perder o entusiasmo na realização de actividades, anteriormente apreciadas;
- Demorar mais tempo na execução de actividades de rotina;
- Esquecer-se de pessoas ou lugares conhecidos;
- Incapacidade para compreender questões e instruções;
- Deterioração de competências sociais;
- Imprevisibilidade emocional.

--------------------------------

HOMEOPATIA

A Homeopatia pode minimizar os sintomas da doença e constituir-se como um complemento à alopatia –

HELLEBORUS 30 CH, 3 gotas duas vezes por dia – tem um efeito quase garantido sobre a desorientação;

STRAMONIUM 200 CH, 5 gotas duas vezes por semana, no caso de haver violência.

STRAMONIUM 6 CH, 5 gotas duas vezes por dia, para a agitação.


***


Nos casos em que seja necessário estimular a memória, em que haja fadiga mental, demência senil ou dúvidas quanto à fase inicial da doença de Alzheimer -


COMPLEXO HOMEOPÁTICO
Os medicamentos são manipulados no mesmo frasco:

Anacardium orientalis 6 CH
Barium carbonicum 6 CH
Kalium phosphoricum 9 CH
Natrum muriaticum 9 CH

3 gotas duas a três vezes ao dia.

---------------------------------

MUSICOTERAPIA


Algo de extraordinariamente belo que não posso deixar de partilhar convosco.



Que estas imagens vos possam auxiliar a diminuir o sofrimento dos vossos pacientes de Alzheimer.


---------------------------------



José Maria Alves




11 comentários:

Unknown disse...

Dr, sugere alguma homeopatia para reduzir o alumínio (parece ser um fator que aumenta o risco do alzheimer) acumulado?
A autoisopatia que estou fazendo ajudaria pra reduzir o alumínio?
A própria isopatia reduziria o risco do alzheimer, antes do aparecimento dos sintomas?

Daiane_ Br

JOSÉ MARIA ALVES disse...

DESINTOXICAÇÃO DE METAIS - AUTO-ISOPATIA - PREVENIR ALZHEIMER

BOA NOITE DAIANE

1 - Para desintoxicar o corpo de metais pode fazer -
HEPAR SULPHUR 6 CH, 5 gotas 2 vezes por dia, durante 8 dias.

2 - A AUTO-ISOPATIA pode ter a mesma função se for direccionada para tal fim.

3 - Um dos melhores preventivos para Alzheimer (há quem considere que também tem algum poder curativo é a CURCUMA - Açafrão da Índia.

Abraço fraterno.

JMA

Unknown disse...

Informações valiosas pra mim Dr. Eu uso muito açafrão em pó,gengibre em pó e canela, na minha alimentação frequentemente.
Pedi o protocolo acima, farei junto com a isopatia e o protocolo covid.graças a Deus, eu e minha família, que estamos fazendo o seu protocolo covid, estamos todos saudáveis.
Sobre o GABA, notei que quando como alimentos com amendoim tenho muita dificuldade de dormir à noite, o senhor acha que ele prejudica a produção ou apenas é estimulante do sistema nervoso?
Daiane

Unknown disse...

Em tempo: o HEPAR SULPHUR 6 CH, eu faço 8 dias e já é suficiente, ou devo repetir após um tempo?

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Daiane

O amendoim tem muitas virtualidades no domínio da saúde e algumas contra-indicações, tal como todo o tipo de plantas e alimentos - teríamos de fazer uma análise global que não se compadece com um simples comentário.

No entanto, pode dizer-se que é uma FONTE DE ENERGIA. Daí poder causar alguma "agitação" e talvez insónia. Por outro lado deve ser comido com moderação: uma palma da mão pouco cheia.

Se quer realmente saber se é o amendoim a causa ou uma das causas da sua insónia - o que duvido - bastar-lhe-á não o introduzir na alimentação por um curto período de tempo.

-----------------------------------

Em princípio bastará fazer o HEPAR por 8 dias.

------------------------------------

Abraço fraterno e as melhoras.

JMA

Martins disse...

Boa tarde Dr!
Navegando pela enxurrada de informações que o seus blogs oferece, deparei-me com uma dúvida. levando-se em conta o medicamento Lycopodium, observei que o graphites e a pulsatila encontram-se como "complementares", "remédios que o seguem" e "antidoto", na minha condição de leigo e curioso, pergunto-lhe, como pode um medicamento acompanhar, completar e ser antídoto, se for ministrado como saber qual efeito produzirá? irá acompanhar, completar ou antidotar o efeito do lycopodium?

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa tarde Amigo

Parece complicado e antagónico, mas não é.

- Em primeiro lugar é necessário conhecer a patogenesia dos medicamentos, que englobam centenas e em muitos casos (nas matérias médicas puras) milhares de sintomas;

- Depois, em função dos sintomas do paciente, temos de fazer a comparação entre os mencionados na listagem elaborada por homeopatas clássicos - listagem que funciona como uma chamada de atenção;

- Nalguns casos complementam-se, noutros seguem bem e noutros, ainda, podem antidotar-se (sintomas e não o medicamento como um todo).

- Estas "relações" foram elaboradas com o intuito de alertar o prático para as possíveis interacções entre medicamentos delimitados na matéria médica, excluindo outros, ou seja, os que não têm sintomas paralelos e contrários.

Mas em bom rigor, posso dizer-lhe que muito poucos se dão ao trabalho desta pesquisa e não respeitam os cuidados unicistas, principalmente quando a prática é pluralista ou complexista.

Abraço.

JMA

Martins disse...

Estava olhando o vosso repertorio homeopático, quando me deparei com a pulsatila sendo um antidoto do ferro, como tenho um nivel alto de ferro no sangue e fígado,(exames) achei que me podia ser benéfico, posto que o excesso desse metal pode ser possível causador de dores que tenho nas regiões dos quadris e ombros. Há alguma relação, o uso dessa homeopatia pode ajudar a eliminar o ferro?

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Amigo

A PULSATILLA antidota o FERRUM noutros sintomas, até porque age nas anemias que surgem como alterações graves da puberdade ou que têm o seu início com ela: ex. anemia, bronquite, tuberculose.

Age também na anemia POR SUSPENSÃO ACIDENTAL DA MENSTRUAÇÃO –
PULSATILLA 3 CH, 3 gotas 6 vezes por dia.

-------------------------

Mesmo que antidotasse o FERRUM, apenas faria com que este não tivesse qualquer resultado propício no tratamento da anemia. Não faria com que os seus valores diminuíssem.

-------------------------

Veja -

https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/hematologia-e-oncologia/sobrecarga-de-ferro/vis%C3%A3o-geral-da-sobrecarga-de-ferro

e

https://www.vponline.com.br/portal/noticia/pdf/72cd75cbef15ab74640684ca8855647c.pdf

--------------------------

A hipótese homeopática que vislumbro para uma "desintoxicação" é -
HEPAR SULPHUR 6 CH, 5 gotas 2 vezes por dia, durante 8 dias.

Após estes 8 dias avaliar os níveis para ver se surtiu algum efeito.

--------------------------

Abraço.

JMA



Martins disse...

Bom dia, o fato de ter alguns nódulos na vesícula e na tireoide, e nesta de possível malignidade, posso tomar ainda o hepar sulfur 6CH, aliás já tomei tem dois dias, o que achas

JOSÉ MARIA ALVES disse...

Boa noite Martins

Pode fazer durante 8 dias o HEPAR. Depois deverá avaliar a acção do mesmo.

Quando tiver uma resposta definitiva dos nódulos na tiróide, dê notícias.

Abraço e as melhoras.

JMA