Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

CRISTIANISMO PARA GENTE APRESSADA I - DITOS DE JESUS

 


CRISTIANISMO PARA GENTE APRESSADA



Download de:

DITOS DE JESUS, O NAZARENO - PARÁBOLAS EVANGÉLICAS - DITOS DOS PADRES DO DESERTO 






A Bíblia é o livro mais vendido e proporcionalmente o menos lido no mundo. 


***


INTRODUÇÃO



A Bíblia, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento, é o livro com maior número de edições e exemplares vendidos no mundo inteiro. Calcula-se que já tenham sido impressos e vendidos mais de 6 mil milhões de livros, em milhares de edições e com tradução na maior parte das línguas.

Existe pelo menos um exemplar em praticamente todos os lares cristãos, praticantes ou não praticantes. 


Os católicos frequentam as igrejas num hábito secular, ouvem uma passagem de um dos Evangelhos – quando ouvem – e bocejam ao sermão a que não prestam grande atenção, quer pela sua falta de qualidade quer pela palavra do pregador, que em nada se coaduna com as suas vidas. 

Compreende-se o desconhecimento do Antigo Testamento. A sua extensão, dificuldade de compreensão e inadequação ao tempo actual, são razões mais do que justificativas da sua ignorância.

O mesmo não se passa com o Novo Testamento, que é uma selecção de textos religiosos, cujo cânone foi estabelecido no século IV, com uma narrativa compreensível e pouco extensa.


O mundo é religioso. Melhor, estatisticamente religioso. De uma população de cerca de 7,8 mil milhões, parece que mais de 6 mil milhões dizem professar uma religião.

Só cristãos serão cerca de 2,2 mil milhões. Quantos destes terão lido a Bíblia? E o Novo Testamento? Vamos mais longe: e um único Evangelho? Quantos conhecem a doutrina de Jesus, ainda que imperfeitamente? Quantos conhecem o dogma fundamental do cristianismo, a sua “pedra angular”?

A maior parte dos cristãos são como submarinos. Feitos para navegar na profundidade dos oceanos assomam à superfície sempre que estão em dificuldades.


***


Os Ditos de Jesus, extraídos dos quatro Evangelhos Canónicos, do Evangelho apócrifo de Tomé, considerado pela maioria dos investigadores o mais importante destes, muitas vezes identificado como o quinto Evangelho, e de outras citações constantes de obras, fragmentos e textos diversos, que nos mereceram alguma confiança, constituem a primeira parte desta compilação, sem preocupação espacial ou sistemática. 


***


A segunda parte trata das Parábolas Evangélicas.

Aditámos um pequeno comentário a cada uma das parábolas para facilitar a sua interpretação. Mas tudo fizemos para que o comentário não pecasse por excesso, sendo o mais sintético possível, de molde a que cada leitor possa sentir por si, no seu coração, os ensinamentos que delas emanam e não desista da leitura como consequência da extensão do texto. 

Se os comentários não pecam por excesso, pecam por deficiência, cabendo-vos a vós, se para tal motivados, aprofundar os necessários estudos teológicos. 


***


A terceira parte transmite-nos alguns ensinamentos dos Padres do Deserto que existiram nos séculos IV e V e que viveram inicialmente no deserto egípcio, na solidão e na quietude, em atitude ascética, fugindo dos homens para se encontrarem com o Homem na sua mais íntima relação com Deus. O Evangelho era o seu pão e a imitação de Cristo o seu vinho.

Esses monges do deserto, influenciados pela vida de Jesus, o seu Cristo, e pela sua Palavra, deixaram-nos pequenas histórias e ditos, também conhecidos por apotegmas, pérolas de sabedoria inspiradas nos Evangelhos e verdadeiras preciosidades da doutrina cristã. Por vezes, sentenças inesperadas e nalguns casos desconcertantes: - Alguém disse a um ancião que o seu pai havia morrido. Este respondeu: - Pára de blasfemar! O meu pai é imortal!  

Escolhemos alguns destes ditos e partes dos mesmos sem qualquer preocupação sistemática. São ditos para ler e meditar, dedicados especialmente a todos os que mergulharam toda a sua vida num materialismo destruidor e numa agitação quotidiana permanente, olvidando o espírito.


Os Padres do Deserto incitam-nos à solidão afectuosa e espiritual, ao silêncio e à quietude do coração.

A solidão espiritual é fonte de sabedoria. E dizemos espiritual, porque de nada nos aproveita a reclusão enquanto mantemos o nosso pensamento no “ruído” do mundo. A ser assim, é preferível viver no meio do mundo e dos homens com um espírito solitário, do que viver só e afastado de tudo, mas com o coração entre os homens, num abandono meramente mental da multidão e não em termos espaciais.

Aquele que vive sozinho e que suporta a solidão como a maior das doçuras terrestres, não se atém ao passado e não se preocupa com o futuro; o passado já não existe e o futuro é uma incógnita. Vive o agora, o instante, numa atitude de autoconhecimento constante e está sempre atento, vigilante. Não negligencia a sua devoção quotidiana; o desprendimento dos bens materiais, a renúncia de si mesmo *, o silêncio, a oração constante e a meditação.

O amanhã é incerto e o anjo da Morte pode chegar sem ser anunciado, em momento inesperado. Por isso, tem-na sempre na sua mente. Quando se deita não sabe se verá o Sol nascer e quando o Sol nasce não sabe se viverá até ao anoitecer.

É esta a ciência da vida solitária.


* - Como dizia um dos pais do deserto, não basta renunciar ao mundo e às coisas do mundo. É fundamental renunciar ao apego dos bens materiais. Nisto consiste a renúncia.

Se é difícil renunciar aos próprios bens, muito mais dificultoso é renunciar a si mesmo. É menos meritório renunciar ao que se tem do que ao que se é. – 



***



Ser-se cristão é imitar Cristo. Mas só se pode imitar o que se conhece e a imitação está limitada pelos imperativos sociais dos tempos modernos. 

Conhecemos as dificuldades. Alguns dos seus ensinamentos não se compadecem com o mundo actual, a menos que se seja um monge santificado. Referimo-nos em especial aos números 56, 57, 62, 76, 80, 100, 101, 102, 104, 112, 113 e 116. Podemos considerar alguns destes ensinamentos impraticáveis, enquanto outros podem ser sujeitos a uma adaptação temporal.


Cristo resumia toda a lei a dois mandamentos:

O maior mandamento e o primeiro:

- Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento.

O segundo:

- Amarás o teu próximo como a ti mesmo.


A observância destes dois mandamentos levar-nos-ia ao cumprimento da sua Palavra na íntegra.

Não era nem será fácil ao comum dos mortais obedecer a tais desígnios.


***


O cristianismo eclesiástico é uma doutrina desenvolvida por teólogos paleocristãos, colocando a fé acima do conhecimento.

É possível que Jesus nunca tenha querido fundar uma igreja enquanto instituição hierarquizada, mas, antes, uma comunidade espiritual de homens e mulheres. A palavra grega ekklésia significa comunidade e não igreja.

Não fora a ressurreição e Jesus nunca seria o Cristo, antes um iluminado de que poderiam ter sobrevivido alguns ditos. A ressurreição de Jesus tem sido alvo de inúmeras interpretações, estribadas na fé ou em intuições geradas a partir de provas indirectas. O bispo de Durham na Inglaterra, expressou no sermão da Páscoa do ano de 1985, as suas dúvidas pessoais a respeito do dogma da ressurreição de Jesus.

Não é este o momento nem o lugar próprio para expressar opiniões sobre o principal dogma do cristianismo.

Se Jesus ressuscitou, então é o Cristo e os cristãos têm na sua Palavra a salvação.

Se Jesus não é o Cristo, nada nos impede de comungar dos seus ensinamentos e da sua ética, como membros de um genuíno Jesuísmo, bebendo das suas múltiplas fontes, sem qualquer obediência a qualquer Igreja.

O mesmo se diga dos verdadeiros cristãos. A espiritualidade moderna não se pode deixar condicionar por hierarquias e estruturas clericais, por serem na maior parte dos casos antagónicas.

Por isso, é possível ser-se cristão sem recorrer a nenhuma igreja, sem recorrer a intermediários que firmaram a sua autoridade sobre povos de desvalidos submergidos pelos males do mundo, intimidando-os com os suplícios do inferno.


***

Como já vimos, é difícil ser-se cristão; é difícil imitar Cristo.

Deus, o Único, na sua misericórdia, apenas nos pede que:

- Não façamos aos outros o que, com justiça, não queremos que a nós nos façam; e

- Façamos pelos outros o que, com justiça, gostaríamos que por nós fosse feito.

***


O conceito de justiça é obviamente um conceito humano; um conceito indeterminado. Não se trata do conceito divino. Os desígnios de Deus são insondáveis e a Sua justiça um mistério para o Homem.

Este conceito de justiça pode ser preenchido com os ensinamentos de Jesus, de Siddharta Gautama, de Confúcio, de Sócrates, de Shankaracharya, Ramana Maharshi, Krishnamurti, ou pelo nosso próprio coração, caso libertos do egocentrismo e estejamos preparados para assumir a necessária imparcialidade.

Jesus, apesar de condenar o julgamento dos homens pelos homens (50), disse:  

- Não julgueis segundo as aparências, mas julgai segundo a recta justiça (Jo) - (52).

E ainda:

- Tudo que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles (Mt) – (55).


Se existe algo que abominamos ou não gostamos que nos façam, também o não devemos fazer aos outros.

Se não queremos ser julgados segundo as meras aparências, não julguemos os outros; se queremos ser perdoados em certas circunstâncias, perdoemos também aos outros; se detestamos que digam mal de nós sem razão, não digamos mal dos outros; se abominamos que nos caluniem, não caluniemos os outros; se nos indignamos quando nos humilham, não humilhemos ninguém; se odiamos que nos injuriem ou maltratem fisicamente, não o façamos aos outros; se ficamos escandalizados quando furtam os nossos bens ou nos burlam, não furtemos os bens que não nos pertencem nem burlemos os outros; se queremos ser respeitados, respeitemos os outros; se estivermos enfermos e quisermos que cuidem de nós, cuidemos também dos enfermos; se tivermos fome e quisermos que nos acudam, alimentemos os pobres; se estivermos necessitados seja do que for e pretendermos que nos auxiliem, façamo-lo também pelos outros; e assim sucessivamente.   



***



I

DITOS DE JESUS, O NAZARENO



Jesus - Da Vinci


                             

1 -

No princípio existia o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

(Jo)


2 - 

Deus é espírito, e em espírito e verdade é que o devem adorar os que o adoram.

(Jo)


3 -

Jesus disse:

- Eu sou a Luz que paira acima de todas as coisas e as envolve.

Eu sou o Todo.

O Todo saiu de mim e o Todo a mim regressa.

Rachai um tronco de madeira, lá estou eu; levantai uma pedra, e aí me encontrareis.

(Tomé)


4 -

BEM-AVENTURANÇAS

Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte, e, depois de se ter sentado, aproximaram-se dele os discípulos.

Tomando, então, a palavra, começou a ensiná-los dizendo:

- Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus.

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os que sofrem perseguição, por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

(Mt)


5 - 

Jesus disse:

- Bem-aventurados os solitários e os eleitos, pois encontrarão o Reino.

Porque foi dele que vieram e a ele regressarão.

(Tomé)


6 - 

Jesus disse:

- Eu sou.

Eu não sou deste mundo.

Sei donde vim e para onde vou.

Eu saí e vim de Deus.

Saí do Pai e vim ao mundo, mas hei-de deixar o mundo e voltar para o Pai.

Eu e o Pai somos Um. O Pai está em mim e eu no Pai. Mas o Pai que está em mim esse é que faz as obras.

Nunca estou só, porque o Pai está comigo. O Pai glorifica-me junto d’Ele, com aquela glória que tinha em si antes que houvesse mundo.

Sou o Bom Pastor. As ovelhas conhecem-me e dou a minha vida por elas.

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Quem guardar a minha palavra não verá a morte eternamente.

(Jo)


7 -

Jesus disse:

- Aquele que conheceu o mundo encontrou um cadáver e aquele que encontrou um cadáver, o mundo não é digno dele.

(Tomé)


8 - 

Os céus e a terra passarão diante de vós e abrir-se-ão, e aquele que vive vindo do Vivo, não conhecerá nem a morte nem o medo, porque Jesus disse:

- Aquele que se encontra a si mesmo, o mundo não é digno dele.

(Tomé)


9 - 

Jesus disse:

- Se não jejuardes do mundo não encontrareis o reino de Deus.

(Fragmento de papiro)


10 - 

Jesus disse aos seus discípulos:

- Com quem me comparais? Dizei-me a quem me assemelho?

Simão Pedro respondeu-lhe:

- És como um anjo justo.

Mateus disse-lhe:

- És como um filósofo sábio.

Tomé disse-lhe:

- Mestre, a minha boca é totalmente incapaz de dizer com quem te assemelhas.

Jesus disse:

- Não sou teu Mestre porque bebeste e te inebriaste na fonte borbulhante que te desvelei.

Então levou-o à parte e disse-lhe três palavras.

Quando Tomé voltou para junto dos seus companheiros, estes perguntaram-lhe:

- Que te disse Jesus? 

Tomé respondeu-lhes:

- Se eu vos disser uma só das palavras que ele me disse, pegareis em pedras e me apedrejareis, e dessas pedras sairá um fogo que vos queimará. 

(Tomé)


11 - 

Aos pobres é anunciada a Boa nova.

(Lc)


12 - 

Jesus disse:

- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos prudentes e as revelaste aos simples.

(Lc)


13 - 

Jesus disse:

- Se os que vos orientam vos afirmarem: vejam, o Reino está no céu, então os pássaros do céu hão-de preceder-vos.

Se vos disserem: ele está no mar, então os peixes preceder-vos-ão.

Mas o Reino está dentro de vós e está fora de vós. Quando vos conheceres sereis conhecidos e sabereis que sois os filhos do Pai, o Vivo. Mas se não vos conhecerdes, então estareis na pobreza, e sereis vós mesmos a própria pobreza.

(Tomé)


14 - 

Os discípulos perguntaram a Jesus:

- Senhor, como encontrar a fé?

Jesus disse-lhes:

- Passando das trevas à luz da revelação. Este esplendor da inteligência ensinar-vos-á a encontrar a fé que manifesta o Pai sem pai.

Quem tiver ouvidos para ouvir, oiça!

O Mestre de todas as coisas não é o Pai mas o antepassado. Pois o Pai é apenas a origem de tudo o que vier a acontecer, Mas o seu Pai é o antepassado, Deus de todas as coisas desde o início até ao fim dos tempos.

(Fragmento de papiro)


15 - 

Jesus disse:

- Aquele que conhece o Todo, mas não se conhece a si próprio, tudo lhe falta.

(Tomé)


16 - 

Ele disse:

- O vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem.

(Lc)


17 - 

O Pai tem a vida em si mesmo.

(Jo)


18 -

Jesus disse:

- Quando vedes a vossa aparência, vós vos rejubilais. Mas quando conhecerdes as vossas imagens que vieram à existência antes de vós, que não morrem e nem se manifestam, quanto mais tereis de suportar.

(Tomé)


19 - 

Jesus disse:

- Feliz é aquele que já era antes de existir. 

(Tomé)


20 - 

Jesus disse:

- A felicidade está mais em dar do que em receber.

(Actos)


21 - 

Jesus disse:

- Estejam de passagem.

(Tomé)


22 - 

Jesus disse aos discípulos:

- Vós sois o sal da terra.

Vós sois a luz do mundo.

(Mt)

Tende sal em vós e tende paz uns com os outros.

(Mc)


23 - 

Os seus discípulos disseram-lhe:

- Há vantagem na circuncisão ou não?

Respondeu-lhes:

- Se fosse vantajosa, vossos pais vos gerariam circuncidados em vossas mães. Mas a verdadeira circuncisão, em Espírito, essa torna-se benéfica em todos os sentidos.

(Tomé)


24 - 

Instado por Satanás no deserto, Jesus disse:

- Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

(Lc)


25 - 

Jesus disse:

- Não te ires contra o teu irmão.

Se o teu irmão tiver alguma coisa contra ti vai e reconcilia-te.

(Mt)


26 - 

Ele disse:

- Todo aquele que olhar para uma mulher, cobiçando-a já cometeu adultério no seu coração.

(Mt)


27 - 

Não jureis de modo algum. Seja o vosso falar: sim, sim; não, não.

(Mt)


28 - 

Jesus disse aos fariseus:

- Veio João Baptista que não come pão e nem bebe vinho, e dizeis:

- Está possesso do demónio.

Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis:

- Eis um glutão e um bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores.”

(Lc)


29 - 

Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam.

(Mt)

Abençoai os que vos amaldiçoam, orai pelos que vos caluniam.

(Lc)


30 - 

Guardai-vos de fazer as boas obras diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles.

Quando dás esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, porque se o fizeres já recebeste a tua recompensa.

(Mt)


31 - 

Quando orardes não sejais como os hipócritas que gostam de o fazer em público a fim de serem vistos pelos homens.

Quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, ora a teu Pai; e teu Pai, que vê o que se passa em segredo, te dará a recompensa.

Nas vossas orações não useis muitas palavras, porque vosso Pai sabe o que é necessário antes que vós lho peçais.

(Mt)

É necessário orar sempre e não cessar de o fazer.

(Lc)

O publicano só dizia e repetia sem cessar: 

- Meu Deus, tem piedade de mim, pecador.

(Lc)


32 - 

Jesus disse:

- Muitos estão de pé junto da porta, mas somente os solitários unificados entrarão na câmara nupcial.

(Tomé)


33 - 

Se eu pelo poder de Deus, lanço fora os demónios, certamente chegou a vós o reino dos céus. Não é pelo poder de Satanás, que aí estaria dividido contra si mesmo.

(Lc)

Todo o reino dividido contra si mesmo não subsistirá.

Todo o pecado será perdoado menos a blasfémia contra o Espírito Santo.

(Mt)


34 - 

Ninguém cose um remendo de pano novo num vestido velho; pois o remendo novo arranca parte do velho e o rasgão torna-se maior. Ninguém deita vinho novo em odres velhos; de contrário, o vinho fará rebentar os odres e perder-se-á o vinho e os odres; mas, para vinho novo, odres novos.

(Mc)

Ninguém depois de ter bebido vinho velho, quer do novo.

(Lc)


35 - 

Médico, cura-te a ti mesmo.

(Lc)


36 - 

Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos perdoará. Mas se não lhes perdoares, também vosso Pai não perdoará as vossas.

(Mt)


37 - 

Na casa de meu Pai há muitas moradas.

(Jo)


38 - 

Quando jejuares não mostres aos homens que o fazes.

(Mt)


39 - 

Não acumuleis tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça os consomem. Entesourai para vós tesouros no céu. Porque onde está o teu tesouro aí está também o teu coração.

(Mt)

Trabalhai não pela comida que perece, mas pela que dura até à vida eterna.

(Jo)


40 - 

Jesus disse:

- Guardai-vos de toda a avareza, porque a vida de cada um, ainda que esteja na abundância, não depende dos bens que possui.

Nada é o que entesoura para si e não é rico perante Deus.

(Lc)


41 - 

Jesus disse:

- Maldito é o corpo que depende de um corpo e maldita é a alma que depende dos dois.

(Tomé)


42 -

O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho for são, todo o teu corpo terá luz. Mas se for malicioso todo o teu corpo estará nas trevas.

(Mt)


43 - 

Se o teu corpo estiver iluminado, sem ter parte alguma escura, todo ele será luminoso e iluminar-te-á como quando a lâmpada te ilumina com o seu fulgor.

(Lc)


44 - 

Os seus discípulos disseram:

- Mostra-nos o lugar onde estás, porque temos necessidade de o procurar.

Ele disse-lhes:

- Quem tiver ouvidos, oiça! Dentro de um homem iluminado há luz e ele ilumina o mundo inteiro. Quando ele não brilha, há trevas.

(Tomé)


45 - 

Ninguém pode servir a dois senhores, Não podeis servir a Deus e às riquezas.

(Mt)


46 -

Jesus disse:

- Porque ides ao deserto? Para ver uma cana agitada pelo vento e para ver um homem vestindo roupagens delicadas?

Os vossos reis e os vossos altos dignitários são os que vestem roupas delicadas, no entanto, não conseguirão conhecer a Verdade.

(Tomé)


47 -

Ninguém é bom senão Deus.

(Mc)


48 - 

Não vos preocupeis, nem com a vossa vida, acerca do que haveis de comer, nem com o vosso corpo, acerca do que haveis de vestir.

Não vale a vida mais que o alimento e o corpo mais do que o vestir?

Vosso Pai sabe que tendes necessidade dessas coisas.

Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo.

Não vos preocupeis, pois, pelo dia de amanhã; o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias.

A cada dia bastam os seus trabalhos.

(Mt)

Não andeis com o espírito preocupado.

(Lc)


49 - 

A Deus nada é impossível.

(Lc)

Ninguém jamais viu Deus.

(Jo)


50 - 

Não julgueis, para que não sejais julgados, pois, segundo o juízo com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós.

(Mt)

Não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; dai e dar-se-vos-á.

(Lc)

Aquele de vós que estiver sem pecado que atire a primeira pedra.

(Jo)


51 - 

Porque olhas tu para o cisco que está no olho de teu irmão e não notas a trave no teu olho?

Tira primeiro a trave do teu olho e então verás para tirar o cisco do olho de teu irmão.

(Mt)


52 - 

Não julgueis segundo as aparências, mas julgai segundo a justiça.

(Jo)


53 - 

Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas.

(Mt)

Jesus disse:

- Não deis aos cães o que é sagrado, para que não o lancem no esterco.

Não deiteis pérolas aos porcos, para que não façam delas uma imundície.

(Tomé)


54 - 

Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á.

(Mt)


55 - 

Tudo que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles.

(Mt)


56 - 

Sede misericordiosos como também vosso Pai é misericordioso.

Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra.

Ao que te tirar o manto, não o impeças de levar também a túnica.

(Lc)


57 - 

Dá a todo aquele que te pede; e ao que leva o que é teu, não lho tornes a pedir.

Se emprestardes àqueles de quem esperais receber, que mérito tendes? Os pecadores também emprestam aos pecadores, para que se lhes faça outro tanto.

Vós, porém, amai os vossos inimigos; fazei bem e emprestai sem daí esperar nada; e será grande a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, que é bom para com os ingratos e os maus.

(Lc)


58 - 

Quando deres algum banquete, não convides os ricos e os poderosos, mas os pobres, os aleijados e os desvalidos, porque estes não têm forma de te retribuir.

(Lc)


59 - 

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele. 

Que estreita é a porta e que apertado o caminho que leva à vida e quão poucos são os que dão com ele.

(Mt)


60 - 

Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes.

Pelos seus frutos os conhecereis.

(Mt)


61 - 

Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto.

(Lc)


62 - 

Um dos seus discípulos disse-lhe:

- Senhor, deixa-me primeiro ir sepultar meu pai.

Jesus respondeu-lhe:

Segue-me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos.

(Mt)


63 - 

Um homem disse a Jesus:

- Quero seguir-te, mas permite que vá primeiro dizer adeus aos da minha casa.

Jesus respondeu-lhe:

- Ninguém que, depois de ter metido a mão no arado, olha para trás, é apto para o reino de Deus.

(Lc)


64 - 

Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os enfermos.

Ide e aprendei o que significa: Quero misericórdia e não sacrifício.

Porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.

(Mt)


65 - 

Não vim para julgar o mundo mas para salvar o mundo.

(Jo)


66 - 

O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.

(Mc)

Meu Pai não cessa de trabalhar e eu trabalho também.

(Jo)


67 - 

Jesus tendo visto um homem a trabalhar ao sábado, disse-lhe:

- Homem, se tu sabes o que fazes, ditoso és tu; se o ignoras, tu és maldito e transgrides a lei.

(Lc, Códice Bezae)


68 - 

Seja-vos feito segundo a vossa fé.

(Mt)


69 - 

O pai de um menino possesso pedia a Jesus que curasse o seu filho e disse-lhe:

- Eu creio! Auxilia a minha falta de fé.

(Mc)


70 - 

Dai de graça o que de graça recebestes.

(Mt)


71 - 

Sede prudentes como serpentes e simples como as pombas.

(Mt)


72 - 

Jesus disse:

- Sede cambistas experimentados, rejeitando o mal, conservando o bom.

(Clemente de Alexandria, Stromata)


73 - 

Nada há encoberto que não se venha a descobrir nem oculto que não venha a saber-se.

(Mt)

Não há nada escondido que não deva saber-se e tornar-se público.

(Lc)

Jesus disse:

- Reconhece o que está diante dos teus olhos, e o que te está oculto será desvelado na tua frente. Reconhece o que é. Pois nada existe de oculto que não venha a manifestar-se. 

(Tomé)


74 - 

Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma.

(Mt)

É o Espírito que vivifica; a carne para nada aproveita.

(Jo)


75 - 

Jesus disse:

- Se a carne veio a existir por causa do espírito, é uma coisa de maravilha; mas se foi o espírito que veio a existir por causa da carne, é a maravilha das maravilhas.

Mas o que mais me maravilha é como uma tão grande riqueza fez a sua morada em tal pobreza.

(Tomé)


76 - 

Quem ama seja quem for mais do que a mim não é digno de mim.

Quem não toma a sua cruz e me segue, não é digno de mim.

(Mt)

Se alguém me quiser seguir, negue-se a si mesmo.

(Mc)

Se alguém vem a mim e não renuncia ao amor de seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até à sua vida, não pode ser meu discípulo.

(Lc)


77 - 

Ninguém há que tenha deixado a casa, a mulher, os irmãos, os pais ou os filhos por causa do reino de Deus, que não receba muito mais já neste mundo e, no tempo futuro, a vida eterna.

(Lc)


78 - 

Jesus disse:

- Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá jamais fome e aquele que crê em mim não terá jamais sede.

(Jo)


79 - 

Os seus discípulos disseram-lhe:

- Quando virá o Reino?

Jesus disse:

- Ele não virá só por que se espera. Ninguém dirá: Ei-lo aqui! Ou ei-lo ali!

Mas o reino do Pai estende-se sobre a terra e os homens não o vêem.

(Tomé)


80 - 

Alguém disse a Jesus:

- Estão ali tua mãe e teus irmãos.

Ele disse:

- Quem é a minha mãe e os meus irmãos?

Todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão e minha irmã e minha mãe.

(Mt)


81 - 

Disse Jesus aos Apóstolos:

- Porque a vós é concedido conhecer os mistérios do reino dos céus.

(Mt)


82 - 

Ele disse:

- Porque eu vim para o meio de vós, não como aquele que está à mesa, mas como aquele que serve, e vós tornastes-vos grandes no meu serviço, como aquele que serve.

(Lc, Códice Bezae) 


83 - 

Jesus disse:

- Aquele que beber de minha boca tornar-se-á como eu, e eu mesmo tornar-me-ei ele, e todos os mistérios ser-lhe-ão revelados.

(Tomé)


84 - 

Jesus disse:

- Dar-vos-ei o que os olhos jamais viram e o que os ouvidos jamais ouviram, e o que as mãos jamais tocaram, e o que nunca nasceu do coração do homem.

(Tomé)


85 - 

Jesus disse:

- Não há profeta sem prestígio a não ser na sua terra e na sua casa.

(Mt)

Só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa.

(Mc)


86 - 

Jesus disse:

- Por que lavais o exterior da taça? Não entendeis que o que fez o interior é o mesmo que fez o exterior?

(Tomé)


87 - 

Jesus disse aos Apóstolos que não tinham conseguido expulsar os demónios de um menino possesso:

- Esta casta de demónios não se pode expulsar senão pela oração.

(Mc)


88 - 

Não é aquilo que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai da boca é que o torna impuro.

(Mt)

O que sai do homem é que o mancha. Não o que entra, que vai para o ventre e acaba num lugar escuso.

Porque do interior, do coração do homem é que procedem os maus pensamentos, os furtos, as fornicações, os homicídios, os adultérios, as avarezas, as perversidades, as fraudes, as libertinagens, a maledicência, a soberba, a insensatez. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

(Mc)


89 - 

Jesus disse: 

- Se derdes à luz o que tendes dentro de vós, o que tendes dentro de vós vos salvará.

Se não o tiverdes dentro de vós, o que não tendes em vós vos matará.

(Tomé)


90 - 

Jesus disse dos fariseus:

- Deixai-os; são cegos e guias de cegos; e se um cego guia outro cego, ambos caem no abismo.

(Mt)


91 - 

Jesus disse:

- Ai deles, os fariseus!

Parecem-se com um cão deitado na manjedoura dos bois; nem come nem deixa que os bois comam.

(Tomé)


92 - 

Jesus disse:

- Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com roupas largas, de ser saudados nas praças e de ocupar as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes, que devoram as casas das viúvas, sob o pretexto de longas orações. Serão julgados com maior rigor.

(Mc) 


93 - 

Ele disse:

- Que aproveitará a um homem ganhar todo o mundo, se vier a perder a sua alma?

(Mt)

Ou ganhar o mundo e fazer dano a si próprio?

(Lc)


94 - 

Não pode ver o reino de Deus, senão aquele que nascer de novo. Quem não renascer da água e do Espírito não pode entrar no reino dos céus.

(Jo)


95 - 

Jesus disse:

- Não está escrito na lei: “Vós sois deuses.”?

(Jo)


96 - 

Jesus disse:

- Que o vosso olhar esteja voltado para aquele que é Vivo, enquanto estiverdes vivos, senão morrereis e tentareis vê-lo sem o poderdes ver.

(Tomé)


97 - 

Se não vos tornardes como crianças não entrareis no reino dos céus.

Quem se fizer pequeno como uma criança será o maior no reino dos céus.

(Mt)

Deixai vir a mim as crianças, não as estorveis, porque dos que são como elas é o reino de Deus. Quem não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele.

(Mc)


98 - 

Jesus disse:

- O homem velho, carregado de dias, não hesitará em perguntar a uma criança de sete dias o lugar da Vida e viverá, porque muitos dos primeiros se farão últimos e serão um só. 

(Tomé)


99 - 

Se o teu irmão pecar contra ti vai e corrige-o a sós.

(Mt)


100 - 

Pedro perguntou a Jesus:

- Senhor, até quantas vezes poderá pecar contra mim o meu irmão e que eu lhe perdoe? Até sete?

Jesus respondeu:

- Não até sete mas até setenta vezes sete.

(Mt)


101 - 

Jesus disse:

- Há eunucos que nasceram assim do ventre de sua mãe; há eunucos a quem os homens fizeram tais, e há eunucos que a si mesmo se fizeram eunucos por causa do reino dos céus.

(Mt)


102 - 

Aproximando-se de Jesus um jovem que tinha muitos bens perguntou-lhe como alcançar a vida eterna.

Jesus disse-lhe:

- Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu, depois vem e segue-me.

(Mt)


103 - 

Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.

É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, que entrar um rico no reino dos céus.

(Mt)


104 - 

Jesus disse:

- Aquele que encontrou o mundo e enriqueceu, renuncie ao mundo!

(Tomé)


105 - 

Jesus disse aos comerciantes estabelecidos no templo:

- A minha casa será chamada casa de oração por todas as gentes. Mas vós fizestes dela um covil de ladrões.

(Mc)


106 - 

As raposas têm tocas e as aves do céu ninhos; porém o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

(Mt)


107 - 

Os últimos serão os primeiros e os primeiros últimos.

(Mt)

Esforçai-vos por crescer a partir do pouco que sois, e não por passar da grandeza à pequenez.

(Mt, Códice Bezae, século VI)


108 - 

Jesus disse aos Apóstolos:

- Todo aquele que quiser ser entre vós o maior, seja vosso servo e quem quiser ser entre vós o primeiro, seja vosso escravo.

(Mt)

Os discípulos disseram a Jesus:

- Sabemos que nos vais deixar. Quem será o maior entre nós?

Jesus disse-lhes:

- Em qualquer lugar para onde fordes ireis ter com Tiago, o Justo, que é quem conhece a causa da existência do céu e da terra.

(Tomé)



Jesus e Tiago, o irmão do Senhor


     

109 - 

Ele disse:

- Muitos são os chamados mas poucos os escolhidos.

(Mt)

Jesus disse:

- Escolherei um de vós entre mil e dois entre dez mil e manter-se-ão de pé, sendo um só. 

(Tomé)

Jesus disse: 

- Muitos estão em volta do bebedouro, mas ninguém entra nele.

(Tomé)


110 - 

Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

(Mt)

Eles mostraram a Jesus uma moeda de ouro e disseram-lhe:

- Os cobradores de César exigem que paguemos tributo.

Ele disse-lhes:

- Dai a César o que é de César, dai a Deus o que é de Deus, e o que é meu, dai-mo a mim.

(Tomé)


111 - 

Deus não é um Deus dos mortos mas um Deus dos vivos.

(Mt)


112 - 

Jesus disse:

- O maior mandamento e o primeiro: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento.

O segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Daqui depende toda a lei.

(Mt)


113 - 

Dou-vos um mandamento: que vos ameis uns aos outros.

(Jo)

Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.

(Jo)


114 - 

Jesus disse:

- Ama o teu irmão como a tua própria alma; protege-o como a pupila dos teus olhos.

(Tomé)


115 - 

Jesus disse:

- O amor cobre uma multidão de faltas.

(Clemente de Alexandria)


116 - 

Jesus disse:

- Viste o teu irmão, viste Deus.

(Clemente de Alexandria, Stromata)


117 - 

Aquele que se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.

(Mt)


118 - 

Sois condutores cegos que filtrais um mosquito e engolis um camelo.

(Mt)


119 - 

Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora virá o vosso Senhor.

(Mt)

Eis que venho como um ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda os seus vestidos, para que não ande nu e não deixe ver as suas vergonhas.

(Apocalipse)

Vigiai, pois, orando sem cessar.

(Lc)


120 - 

Estando Jesus a orar, quando acabou, um dos seus discípulos disse-lhe:

- Senhor, ensina-nos a orar, como também João Baptista ensinou aos seus discípulos.

Ele respondeu-lhes:

- Quando orardes dizei:

Pai,

Santificado seja o teu nome,

Venha o teu reino.

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje,

Perdoa-nos os nossos pecados, 

Pois também nós perdoamos a todos os que nos ofendem;

E não nos deixeis cair em tentação.

(Lc)

 

121 - 

Jesus disse:

- Feliz do homem que sabe por onde os ladrões vão entrar, assim, estará preparado, e terá reunido todas as suas forças e cingido a sua cintura antes que eles se introduzam. 

(Tomé)


122 - 

Ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem tirar-se-lhe-á até o que tem.

(Mt)


123 - 

Jesus disse no Evangelho:

- Se não tiverdes conservado o que é modesto, quem vos confiará o que é importante? Eu digo-vos: aquele que é fiel nas pequenas coisas é-o também nas maiores.

(Clemente de Roma, 2ª Epístola)


124 - 

Teremos sempre connosco pobres, e quando quisermos poderemos fazer-lhes bem.

(Mt)


125 - 

Jesus disse:

- Fiz-me fraco por causa dos fracos e tive fome por causa dos famintos; e tive sede por causa dos sequiosos.

E no Evangelho está escrito: A sabedoria envia os seus filhos.

(Orígenes, sobre Mt)


126 - 

Jesus disse aos Apóstolos:

- Vigiai e orai, para que não entreis em tentação.

O espírito está pronto, mas a carne é fraca.

(Mt)


127 - 

Jesus disse.

- Ninguém pode alcançar o reino dos céus se não foi provado pela tentação.

(Tertuliano, Sobre o Baptismo)


128 - 

Jesus disse:

- Ai da carne que depende da alma! 

Ai da alma que depende da carne!

(Tomé)


129 - 

Todos os que pegarem na espada morrerão à espada.

(Mt)


130 - 

A luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

(Jo)


131 - 

Jesus disse:

- Mostrem-me a pedra que os construtores rejeitaram: é essa a pedra angular. 

(Tomé)


132 - 

Disse aos Apóstolos:

- Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi.

Tudo o que pedirdes a meu Pai em meu nome, Ele vo-lo dará.

(Jo)

Eu vos envio como cordeiros entre lobos.

(Lc)

Ide. Eu estarei convosco todos os dias até ao fim do mundo.

(Mt)

Não leveis nada para o caminho, nem bastão, nem alforge, nem pão, nem dinheiro, nem leveis duas túnicas.

(Lc)


133 - 

Jesus disse:

- Vós sereis como cordeiros no meio de lobos.

Pedro respondeu-lhe:

- E se os lobos despedaçarem os cordeiros?

Jesus disse a Pedro:

- Os cordeiros, após a sua morte, já não têm porque recear os lobos. E não tenhais medo de pessoas que vos matam, pois em seguida já não vos podem fazer mal. Receai antes aquele que, após a vossa morte, tem poder para vos lançar, alma e corpo no martírio do fogo.

(Clemente de Roma, 2ª Epístola)


134 - 

Jesus disse:

- Se vos perguntarem de onde vindes, dizei-lhes: viemos da Luz, do local onde a Luz se originou a si própria. Ela ergueu-se e revelou-se na imagem deles.

Se vos perguntarem quem sois vós, dizei-lhes: somos seus filhos, e somos os eleitos do Pai, o Vivo.

Se vos perguntarem qual é o sinal do vosso Pai que está em vós, respondei-lhes: é o movimento e o repouso.

(Tomé)


135 - 

Assim como o Pai me enviou também vos envio a vós. Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados.

(Jo)


136 - 

Jesus disse:

- Eis os milagres que acompanharão os que crerem: expulsarão os demónios em meu nome, falarão novas línguas, pegarão em serpentes e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal; imporão as mãos sobre os doentes e serão curados.

(Mc)


137 - 

Jesus disse aos Apóstolos:

- Ide pelo mundo, a fim de que ninguém diga: nós não ouvimos.

(Clemente de Alexandria, Stromata)


138 - 

Jesus disse ao Pai:

- Dei aos meus apóstolos a tua palavra e o mundo odiou-os, porque não são do mundo.

Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

(Jo)

Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que hão-de acreditar em mim por meio da sua palavra, para que todos sejam um em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste.

(Jo)


139 - 

Simão Pedro disse a Jesus:

- Que Maria saia de entre nós, porque as mulheres não são dignas da Vida!

Jesus disse:

- Eis que a vou orientar, a fim de se tornar masculina, para que também ela seja um espírito vivo semelhante a vós, os homens.

Porque toda a mulher que se tornar num homem entrará no reino dos céus. 

(Tomé)


140 - 

Todo aquele que ouve estas minhas palavras e as observa será semelhante ao homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Ela não será derrubada.

Todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica é semelhante a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia.

Qualquer tempestade a fará cair e grande será a sua ruína.

(Mt)


141 - 

Viestes armados de espadas e varapaus como contra um ladrão. Quando eu estava todos os dias convosco no templo, nunca estendestes a mão contra mim; porém, esta é a vossa hora e a do poder das trevas.

(Lc)


142 - 

Eles disseram-lhe:

- Diz-nos quem és, para que acreditemos em ti.

Ele disse-lhes: 

- Examinais a face do céu e da terra e não conheceis aquele que tendes diante de vós e não sabeis avaliar o instante presente.

(Tomé)


143 - 

Se os homens não ouvem os Filhos de Deus – iluminados e profetas – também não acreditarão ainda que ressuscite dos mortos.

(Lc)

Tu acreditaste, Tomé, porque me viste; bem-aventurados os que acreditaram sem ter visto.

(Jo)


144 - 

Jesus disse a Pilatos:

- O meu reino não é deste mundo. Nasci e vim ao mundo para dar testemunho da Verdade.

(Jo)


145 - 

Quando vier o Filho do Homem, julgais vós que encontrará fé nesta terra?

(Lc)


146 - 

Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrair e eu o ressuscitarei no último dia.

(Jo)


147 - 

Os discípulos disseram a Jesus:

- Diz-nos como será nosso fim. 

Jesus disse: 

- Descobristes então o princípio, para que possais perguntar sobre o fim? Pois onde estiver o princípio, lá estará o fim.

Feliz seja aquele que se mantiver no princípio, porque conhecerá o fim e não provará a morte. 

(Tomé)


148 - 

Eu sou a ressurreição e a vida; aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá e todo aquele que vive e crê em mim não morrerá eternamente.

(Jo)


149 - 

Porque me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?

(Lc)

Porque me chamais, pela vossa boca, Mestre e não escutais o que vos digo?

Isaías profetizou a vosso respeito dizendo:

- Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

(Fragmento de Evangelho perdido)


150 - 

Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem.

(Lc)


151 - 

Deixo-vos a Paz, dou-vos a minha Paz.

(Jo)


***



Cristo morto - Mantegna



***



José Maria Alves

https://homeoesp.org/

https://josemariaalves.blogspot.com/

                                 

Sem comentários: