Há uma hipersensibilidade de todas as partes do corpo. Hidrofobia.
Tem acessos de mania com quadro erótico, que advêm de uma intensa excitação genital. Os homens têm fortes erecções e as mulheres uma congestão genital intensa.
Em qualquer delírio há uma predominância das ideias sexuais.
Não sente prazer em nada, principalmente nas melhores refeições, bebidas, tabaco.
Grosseiro a falar. Os objectos brilhantes e a luz agravam-no. Triste. Choraminga. Impressionável. Ansioso e inquieto. Não pára no mesmo lugar. É maldoso e pessimista. Pode ser hidrofóbico. Se tal ocorrer, grita, morde e pode mesmo ladrar. Delírio sexual, com desejos e impulsos imperiosos.
As dores são contusas, vivas e queimantes, não importando a parte do corpo em que aparecem, quer no seu interior quer no exterior.
A língua está suja, inchada, com vesículas dolorosas, ardentes.
Faringe inflamada, inchada, com úlceras do tipo aftoso com muco aderente. Sente uma grande queimação e tem sede, mas os líquidos não podem ser engolidos ao que tem por eles aversão.
Sente queimaduras no estômago, abdómen, intestinos.
Desinteria: fezes líquidas, com sangue e muco. Sensação de queimadura no ânus.
Fezes com viscosidades, duras, tenazes, vermelhas ou pálidas, estriadas de sangue.
Sente queimaduras no peito e tem pontadas de um dos lados.
Viscosidades nas vias respiratórias.
Dores intensas e queimantes na bexiga. Não pode suportar a urina na bexiga ainda que em pequena quantidade. Por isso, tem necessidades urgentes e frequentes de urinar, apesar da micção ser constituída apenas por algumas gotas, por vezes contaminadas por sangue, que acarretam dores.
Cálculos renais. Nefrite aguda.
Dores queimantes e dilacerantes na uretra, que ocorrem antes, durante e após a micção. Há uma intolerável necessidade de urinar, antes, durante e depois da micção.
Em todas as inflamações, Cantharis é definida por dores queimantes e uma necessidade intolerável e frequente de urinar, dando uma provável indicação do remédio, seja qual for a doença considerada.
As erecções são violentas e doridas. Priapismo com dor excessiva. Ninfomania.
Desejo sexual aumentado nos dois sexos, impedindo o sono.
Ejaculações nocturnas sanguinolentas.
Hemorragias bucais, nasais, intestinais, genitais e urinárias.
Erupções vesiculares e vesicantes por agressão com líquido muito quente ou fervente. As vesículas são dolorosas e supuram.
Após exposição exagerada ao Sol, eritema solar.
AGRAVAÇÃO: pelo toque; durante e após a micção; bebendo água fria; café.
MELHORA: por aplicações frias; pela fricção.
Para um aprofundamento do estudo do medicamento, ver no site, http://www.homeoesp.org - Livros online » Matéria Médica dos Principais Medicamentos Homeopáticos, os estudos de três homeopatas de renome, que qualificámos como o A, B, C da matéria médica homeopática:
- Allen, Henry Clay
Keynotes
- Boericke, William
Matéria Médica
- Clarke, John Henry
Dictionary of Practical Materia Medica
Sem comentários:
Enviar um comentário