A SHANKARACHARYA
***
brahman é a realidade
a existência única
independente do pensamento humano
devido à ignorância da nossa mente
o universo parece compor-se de diversas formas
no entanto
o universo é brahman
um jarro feito de argila nada mais é do que argila
a forma do jarro não tem existência própria
o que é pois o jarro um mero nome inventado
a forma do jarro
nunca poderá ser pensada
separada da argila
o que é então o jarro uma aparência
a realidade é a própria argila
o universo
é um efeito de brahman
nunca será outra coisa senão brahman
separado de brahman o universo não existe
quem diz que este universo
tem uma existência independente
é uma vítima da ilusão e da ignorância
como um homem que fala durante o sono
o universo é brahman
assim o diz
o atharva veda
krishna
o senhor encarnado
que conhece o segredo
de todas as verdades
diz no bhagavad guitá
embora eu não esteja
em nenhuma criatura
todas as criaturas
estão em mim
não quero dizer
que elas existam
fisicamente em mim
esse é o meu divino mistério
o meu ser sustenta
todas as criaturas
dá-lhes existência
mas não tem
nenhum contacto físico
com elas
***
se este universo fosse real
continuaríamos a percebê-lo
no sono profundo
nada percebemos no sono profundo
portanto o universo é irreal
tal como os nossos sonhos o são
o universo não existe fora do atman
***
brahman é o supremo
é a realidade
o um-sem-segundo
é consciência pura
livre de qualquer mácula
é serenidade
não tem começo
nem fim
não conhece mudanças
é a alegria eterna
brahman transcende
a aparência do múltiplo
criado por maya
é eterno
fora do alcance da dor
é indiviso
incomensurável
sem forma
sem nome
indiferenciado
imutável
brilha com a sua própria luz
está em todas as coisas
que podem ser conhecidas
neste universo
os iluminados percebem-no
como a realidade suprema
infinita absoluta
sem partes
a consciência pura
em brahman descobrem
que o conhecedor
o conhecimento
e a coisa conhecida
se tornam unos
realidade sempre presente na alma humana
os iluminados reconhecem que
são brahman
eu
sou
brahman
***
atman
e brahman
são um só
brahman
é deus
o soberano de maya
o criador do universo
atman
é a alma individual
o homem deve praticar
o discernimento espiritual
libertando-se da consciência
que tem do mundo objectivo
se tomarmos o reino de um rei
e as armas de um soldado
não existem nem soldado nem rei
não há dualidade em brahman
se conheceres brahman
conheces esta verdade
e libertas-te da ignorância
medita em brahman
medita no atman
compreende a verdade
a identidade de ambos
atman
e brahman
são um só
a essência
de brahman e do atman
é a consciência pura
***
a identidade
de brahman e atman
é declarada em centenas de textos sagrados
o atman não é este corpo
com os seus órgãos
não é a mente
não é o pensamento
nem o ego mortífero
medita sobre a verdade
de que o atman não é
nem denso nem subtil
nem baixo nem alto
que existe por si mesmo
livre como o céu
fora do alcance do pensamento
purifica o teu coração
até chegares ao conhecimento
de que eu sou brahman
realiza o teu próprio atman
o teu atman é
consciência pura e infinita
medita em brahman
no santuário do teu coração
nada existe fora de brahman
nada existe para além dele
e isto é a realidade
isto é o nosso atman
tu és brahman
medita sobre esta verdade
seguindo os argumento das escrituras
e com o auxilio da razão e do intelecto
ficarás livre da dúvida e da confusão
compreenderás a verdade de brahman
essa verdade
tornar-se-á tão clara para ti
quanto a água contida na palma da tua mão
***
instala-te
para sempre
no atman
que este mundo manifestado
se dissolva em brahman
brahman
reside
no santuário do coração
o homem que habita nesse santuário
unido com brahman
não está sujeito
ao renascimento e à morte
***
a ignorância é vencida
através
da devoção a brahman
deixa de seguir o caminho do mundo
deixa de seguir o caminho da carne
deixa de seguir o caminho da tradição
liberta-te da falsa identificação
e conhece o verdadeiro atman
o perfume celestial do atman
é excedido pelo fedor
de muitos desejos nocivos
que são como lama no nosso ser
como o sândalo
o seu perfume
preencherá o ar
quando se purificar
pelo pensamento constante
eu sou brahman
consagrada ao atman
a mente liberta-se
gradualmente do desejo
dos objectos sensoriais
quando a mente se liberta
de todo o desejo
a visão do atman
desvela-se e
o puro atman cintila
***
aprende
a verdade das escrituras
reflecte sobre elas e conhece
pela tua experiência directa
que o atman
que habita no teu íntimo
é o atman
em todas as coisas
não desperdices um só momento
em preocupações
com os negócios deste mundo
ou com a inclinação
pelos objectos sensoriais
lembra-te de brahman
mesmo quando
estiveres a dormir
medita no atman
que habita
no teu coração
***
cessa de te identificares
com esse corpo físico corruptível
nascido da carne de pai e mãe
considera-o impuro
realiza a tua união com brahman
o ar dentro de uma vasilha
é uno com o ar do mundo
do mesmo modo
o teu atman é uno com brahman
desembaraça-te
de toda a consciência de desunião
deixa-te absorver pelo silêncio
apreende que és uno com brahman
nega o universo e o corpo físico
como rejeitas vasos de imundície
atman e brahman são um só
o atman é a realidade
é o teu eu verdadeiro
é pura consciência
o primeiro-sem-segundo
a bem-aventurança absoluta
está para além da forma
está para além da acção
atman
e brahman
são um só
o atman
é a testemunha do ego
e de tudo o que existe
está sempre presente
mesmo no sono profundo
não conhece nascimento nem morte
***
cessa de te identificar
com o ego
cessa de te identificar
com a raça
com a casta
com o nome
com a forma
com o teu modo de vida
isso pertence
ao corpo
a roupagem
da decadência
abandona a ideia
de que és o actor das acções
ou o pensador dos pensamentos
isso pertence ao ego
apreende que és o ser
que é a eterna bem-aventurança
***
a servidão da vida humana
ao mundo do nascimento e da morte
tem muitas causas
a raiz de todas é o ego
o primogénito da ignorância
enquanto o homem se identificar
com o ego vicioso
não terá possibilidade alguma de libertação
a libertação é o oposto do ego
libertado do obscuro demónio do ego
o homem reconquista a sua verdadeira natureza
tal como a lua exibe o seu esplendor
quando libertada das trevas de um eclipse
não há
esperança de cura
para um homem
enquanto subsistir
qualquer vestígio
de veneno no seu corpo
o iniciado não pode alcançar
a libertação enquanto persistir
qualquer vestígio do ego no seu ser
destrói o teu ego
tu és a consciência pura
a testemunha de todas as experiências
a tua verdadeira natureza é a alegria sem fim
cessa de te identificar com o ego
que é o agente da acção criado pela ignorância
a sua inteligência é apenas aparente
um simples reflexo do atman que é consciência pura
se te identificas com o ego
cais nas armadilhas do mundo
nas misérias do nascimento
decadência e morte
tu és atman
atman e brahman
são um só
conquista e repousa para sempre no atman
não deixes que qualquer pensamento alimente o ego
um único pensamento irá alimentá-lo
como água dá vida a uma árvore ressequida
medita no teu atman
medita em brahman
atman e brahman são um só
***
os desejos
são insaciáveis
adquire
o autocontrolo
fortalece a tua vontade
reduz a cinzas as causas do desejo
atenta que tudo é brahman
quando todos os desejos desaparecem
irrompe a libertação em vida
como as trevas espessas
se dissipam
ante o radioso esplendor do sol nascente
assim o anseio
de vida do ego é removido
no conhecimento
da autêntica realidade
quando o senhor do dia
se eleva
a escuridão desaparece
com a sua rede de danos
quando se experimenta
a bem-aventurança absoluta
não há mais servidão
nem qualquer vestígio de tristeza
embebe-te inabalavelmente em brahman
***
que não haja
negligência
na tua devoção a brahman
a negligência
na prática do recolhimento
é a morte
assim falou o iluminado sanat kumara
filho de brahma
para o iniciado
não há mal maior
do que negligenciar o recolhimento
daí surge
a ilusão
da ilusão
resulta a consciência do ego
do ego
vem a servidão
e da servidão
a miséria
um homem pode ser culto
mas ao negligenciar
a prática do recolhimento
voltar-se-á para o isco dos sentidos
as inclinações prejudiciais da mente
irão seduzi-lo
como a pecaminosa seduz o amante
quando se afasta o carriço
da superfície de um lago
ele retorna ao seu lugar
maya volta a acercar-se até do homem sábio
se ele abandonar a prática do recolhimento
permanece absorto no atman
permanece recolhido no atman
na cavidade do teu coração
sabe que atman e brahman são um só
***
o conhecimento
que somos brahman
é um grande incêndio
que consome totalmente
a densa floresta da ignorância
quando surge a visão da realidade
o véu da ignorância é removido por completo
vemos uma corda
pensamos que é uma serpente
quando percebemos
que a corda é uma corda
a falsa percepção da serpente cessa
já não somos perturbados pelo medo que ela infunde
o homem sábio
que deseja libertar-se da sua servidão
deve conhecer a verdadeira realidade
o homem sábio discerne
entre o real e o irreal
a sua visão emancipada
percebe o real
sabendo que o seu próprio atman
é a consciência pura e indivisível
liberta-se da ignorância da miséria
do poder da distracção
mergulha directamente na paz
quando a visão do atman
o primeiro sem-um-segundo
é alcançada através do nirvikalpa samadhi
os laços da ignorância do coração
são completamente e para sempre desatados
***
o iniciado espiritual
dotado
de tranquilidade
autocontrolo
equilíbrio mental
paciência
devota-se à prática da contemplação
medita sobre o atman
que habita no seu ser como o atman
que habita em todos os seres
aniquila completamente
a consciência da separação
que brota das trevas da ignorância
regozija-se na identificação
com brahman
livre dos pensamentos perturbadores
e das ocupações egoístas
quando o homem ama brahman
com uma devoção exclusiva e constante
torna-se brahman
o aspirante espiritual
que medita na realidade do atman
converte-se no atman
graças à sua devoção constante
a verdadeira natureza do atman
é extremamente subtil
não pode ser percebida
pela mente
deve ser conhecida
no estado de samadhi
que só pode ser alcançado
pelas almas nobres
cujas mentes se purificaram
que possuem um extraordinário
poder de discernimento espiritual
como o ouro
que foi purificado no fogo
é expurgado das suas impurezas
e restaurado na sua própria natureza
a mente pela meditação
purifica de si todas as impurezas
e compreende brahman
quando a mente purificada
por meio de uma incessante meditação
se funde com brahman
o estado de samadhi é atingido
no estado de samadhi
não existe
consciência da dualidade
a alegria permanente de brahman é vivenciada
quando um homem atinge o samadhi
todos os laços dos desejos são desfeitos
libertando-se da lei do karma
brahman
é-lhe revelado interior e exteriormente
sempre e em toda parte
é cem vezes melhor reflectir
sobre a verdade de brahman
do que ler nas escrituras acerca dela
a meditação
é cem vezes melhor
do que a reflexão
o nirvikalpa samadhi
é infinitamente
superior a tudo
permanece constantemente absorto
na consciência do atman
que habita no íntimo do teu coração
controla os teus sentidos
deixa que a tua mente
fique tranquila
conquista a visão clara
da tua unidade com brahman
destruindo a ignorância criada por maya
***
no caminho
da união com brahman
começa por
controlar a linguagem
recusar dons e bens desnecessários
renunciar às ambições e desejos mundanos
te devotares continuamente a brahman
consagra-te a brahman
controlarás os teus sentidos
controla os teus sentidos
obterás o domínio da tua mente
domina a tua mente
e a consciência do ego será dissolvida
mergulha na tua individualidade
no atman absoluto e infinito
que reside na caverna do teu coração
e alcançarás a paz suprema
***
o corpo
a energia vital
os órgãos sensoriais
a mente
o intelecto
o ego
são os envoltórios
de brahman
não te identifiques com nenhum deles
mergulha a tua individualidade
no atman absoluto e infinito
que reside na caverna do teu coração
e alcançarás a bem-aventurança
o homem
carece
da impassibilidade
e do discernimento
tal como o pássaro
necessita de duas asas
sem eles
não podes atingir o topo da vinha
de onde flui o néctar da libertação
sem eles
nunca atingirás o samadhi
o que alcançou o samadhi
vive num estado
de constante iluminação
o coração iluminado
é libertado da escravidão
o liberto-vivo vivencia eterna alegria
evita o desejo sensual
como um veneno
porque ele é morte
abandona o orgulho de casta
de família e posição social
abstém-te das acções ditadas
pelo interesse próprio
abandona a ilusão
de que és o corpo
ou qualquer um
dos envoltórios irreais
mantém a tua mente absorta no atman
tu és brahman
a testemunha não agrilhoada pela mente
o um-sem-segundo supremo
fixa a tua mente
em brahman
que é a tua meta
compreende
que tu e brahman
são um só
bebe incessantemente a alegria de brahman
as fontes dessa alegria nunca secam
de que valem as coisas deste mundo
nada
são todas desprovidas de felicidade
não permitas que a tua mente
se deleite com qualquer pensamento
que não seja o atman
medita sobre o atman
cuja natureza
é a bem-aventurança
o auto-iluminado atman
a testemunha de todas as coisas
está sempre presente no teu coração
o atman permanece
separado de tudo
o que é irreal
conhece o atman
como sendo tu mesmo
e medita nele sem cessar
este é o caminho da libertação
***
medita sobre o atman
como
indivisível
infinito
éter que a tudo impregna
apreende que ele está separado
do corpo
dos sentidos
da energia vital
da mente e do ego
das limitações impostas
pela nossa ignorância
o éter embora preencha
centenas de recipientes
como jarros e potes
e pareça vário e divisível
é na verdade um e não muitos
o puro atman
quando liberto das limitações do ego e da mente
é um e apenas um
eu
o atman
sou brahma
sou vishnu
sou shiva
sou o universo
nada existe porém eu sou
estou no interior estou no exterior
estou à frente e atrás
estou no sul estou no norte
estou em cima estou em baixo
todo este universo
do qual falamos
e pensamos nada
mais é do que brahman
será que jarros
potes e outras vasilhas
diferem da argila de que são feitos
o homem bebe o vinho de maya
fica iludido e começa a ver as coisas
como separadas umas das outras
por isso fala de tu e de eu
o infinito existe onde
não se vê nada mais
não se ouve nada mais
não se sabe nada mais
no infinito
não existe dualidade
expurgando a ilusão
de que a existência é múltipla
eu sou brahman
o supremo
aquele que a tudo impregna
como o éter imaculado
indivisível
ilimitado
imóvel
imutável
sem interior
nem exterior
só eu sou
o primeiro-sem-um-segundo
que mais existirá para ser conhecido
que mais haverá para ser dito
não sou outro senão brahman
brahman é este universo
e todas as coisas que nele existem
nada existe fora de brahman
os iluminados pelo conhecimento
de que eu sou brahman
renunciam ao apego a este universo aparente
vivendo em constante união com brahman
a consciência pura bem-aventurada
renuncia
a todas as esperanças terrenas
a todos os prazeres físicos
cessa de te identificar
com o corpo material
cessa de te identificar
com o corpo subtil
compreende que és brahman
cuja forma
é eterna bem-aventurança
medita no atman
consciência pura e imutável
essência do bem
ele libertar-te-á de todo o mal
***
o mundo das aparências
não passa de um fantasma
não há observador
nem observação
nem coisa observada
não há senão
uma realidade imutável
sem forma e absoluta
como poderia ser dividida
não há senão
uma realidade
imutável
sem forma
absoluta
como um vasto oceano
no qual todas as aparências
se dissolvem
como poderia ser dividida
nessa realidade as causas da nossa ilusão
desvanecem-se
tal como as trevas se desvanecem na luz
realidade que é
suprema
absoluta
o primeiro-sem-um-segundo
como poderia ser dividida
não há senão uma realidade suprema
é a própria natureza da unidade
não pode ser dividida em muitos
se a multiplicidade é real
e não apenas aparente
qual a razão de nunca
vivenciarmos a multiplicidade
no sono sem sonhos
o universo deixa de existir
depois que despertamos
para a suprema consciência
no eterno atman que é brahman
desprovido de distinção ou divisão
em época alguma
seja no passado
no presente
ou no futuro
existiu
existe
ou existirá
uma serpente
dentro de uma corda
ou uma gota de água
numa miragem
a corda pode dar a impressão de ser uma serpente
mas a identidade aparente entre a corda e a serpente
só dura enquanto persistir a ilusão
que a tua mente se absorva
na contemplação do atman
a realidade e tua íntima essência
atenta que no
sono sem sonhos
o universo desaparece
***
quando a mente
alcança a perfeita união com brahman
o iluminado apreende brahman no seu coração
brahman é como
um vasto lençol de água
sereno e sem margens
absorve-te na união
com o teu verdadeiro ser
e contempla o atman de infinita glória
liberta-te da servidão
do cheiro nauseabundo
do mundanismo
alcança a libertação
não terás nascido
em vão neste mundo
medita sobre o atman
o teu verdadeiro ser
livre de todos os envoltórios
e limitações
e que é a existência
o conhecimento
e a bem-aventurança infinitos
o um-sem-um-segundo
assim te libertarás
da roda dos nascimentos e das mortes
os efeitos das acções passadas fazem
que o iluminado continue a viver no corpo
para ele o corpo é uma mera aparência
como a sombra de um homem ao sol
quando abandonar o corpo
que se transformará num cadáver
não mais regressará
para nascer num outro corpo
***
realiza o atman
a consciência pura
a bem-aventurança
eternas
desapega-te do corpo
que é indolente e imundo
não mais voltes a pensar nele
lembra-te
que o teu próprio vómito
é repugnante
experimentar
no seu coração
e no mundo exterior
a bem-aventurança infinita do atman
é a maior recompensa obtida pelo yogue
que atingiu a perfeição e a libertação nesta vida
***
o fruto da impassibilidade
é a iluminação
o fruto da iluminação
é a pacificação do desejo
o fruto do desejo pacificado
é a experiência da bem-aventurança
do atman
da qual provém a paz
os primeiros passos
são inúteis
quando não se percorre o caminho até ao fim
a impassibilidade
a suprema alegria
a bem-aventurança
devem suceder-se
naturalmente
o fruto da iluminação
é a extinção do sofrimento
a iluminação faz com que o homem
se afaste do mal e do irreal
o apego ao mal
e ao irreal
resulta da ignorância
quando se desfaz
o nó da ignorância
do coração
o homem
liberta-se
de todo o desejo
dos objectos materiais
quando os objectos do prazer
deixam de estimular o desejo
adquire-se a renúncia perfeita
quando a consciência do ego
deixa de existir
alcança-se o conhecimento perfeito
quando a mente
está embebida em brahman
e deixa de ser perturbada
por qualquer outro pensamento
alcança-se o recolhimento
o homem que permanece absorto
na consciência de brahman
está livre da tirania do mundo objectivo
***
no estado de iluminação
há uma consciência ininterrupta
da unidade de atman e de brahman
a consciência da dualidade
é dissipada
há uma consciência pura
unificada
o iluminado
apesar de ter a mente
dissolvida em brahman
está plenamente desperto
livre da ignorância da vida
no estado de vigília
está totalmente consciente
mas livre de qualquer desejo
para ele as tristezas deste mundo
findaram
embora possua
um corpo finito
permanece unido com o infinito
o seu coração
não conhece a ansiedade
não está perturbado
pelo pensamento do eu e do meu
não se preocupa em investigar
o passado
não está interessado em indagar
o futuro
é indiferente
ao presente
bem e mal
parecem
existir no mundo
pessoas e objectos
parecem distinguir-se entre si
no entanto
tudo encara
do ponto de vista
da igualdade
porque vê brahman
em todas as coisas
boa e má fortuna
podem sempre acontecer
encarando-as com indiferença
permanecendo impassível e desapegado
com a mente continuamente absorta
na bem-aventurança de brahman
é incapaz de distinguir o interior do exterior
a vida passa
vê-a
como um espectador desinteressado
não tem sentido de posse
o homem santo pode honrá-lo
o homem mau pode insultá-lo
iluminado reage do mesmo modo
não se identifica
com o corpo
os órgãos sensoriais
a mente
está acima da ideia do dever
realizou a sua unidade com brahman
o iluminado não
anseia por renascer
é-lhe indiferente morrer
através da visão transcendental
compreendeu que não há diferença
entre o homem e brahman
ou entre brahman e o universo
pois reconhece que brahman é tudo
há rios que correm para o oceano
mas o oceano não é perturbado
os objectos sensoriais
fluem pela sua mente
o iluminado fica indiferente
vive
na consciência da realidade una
é um liberto-vivo
***
quem conheceu
a realidade de brahman
não pode continuar apegado a este mundo
enquanto o homem experimentar prazer e dor
as suas inclinações passadas haverão de persistir
todo o efeito é antecedido por uma causa
onde não existe causa
não existe efeito
o atman
é eternamente livre
puro e intocável
como o éter
o éter encerrado num cântaro
não é afectado pelo odor do vinho
o atman encerrado nos seus envoltórios
não é afectado pelas qualidades desses envoltórios
quem realizou o atman
jamais será agrilhoado pelas suas acções
sejam elas passadas presentes ou futuras
***
nenhum karma pode afectar aquele
que compreende a sua identidade com brahman
e vive continuamente concentrado nele
nenhum karma
poderá beliscar
o atman
poderá morrer
uma coisa
que nunca nasceu
para a alma iluminada
brahman está em todas as coisas
sem princípio
sem fim
incomensurável
imutável
o primeiro-sem-segundo
sem dualidade
deves discernir e compreender
a suprema verdade de brahman
conhece-te a ti mesmo
cruza o oceano da ignorância
pela iluminação directa
e pela graça de deus
apreende a verdadeira natureza
do atman como a totalidade
de toda a bem-aventurança
desenvencilha-te das ilusões
criadas pela tua mente
que a tua compaixão seja infinita
como um mar sem praias
és brahman
és o atman
és a realidade sem princípio
não participas da ilusão
do eu e do tu
do meu e do teu
do isto e do isso
és o senhor
e o refúgio de todas as coisas
és o destruidor
de todos os pecados e impurezas
és a pura
e indivisível consciência
és a testemunha
de todas as coisas
não tens outro senhor
para além de ti
estás livre do significado
do eu e do meu
tu és o tudo
livre e iluminado
alcançarás a bem-aventurança
o ego desapareceu
compreendeste a tua identidade com brahman
todos os teus desejos se desvaneceram
o oceano de brahman
está cheio de néctar
o néctar da alegria do atman
esse tesouro não pode ser
descrito por palavras
a mente
é incapaz de o conceber
mesmo retornando à consciência humana
vives na bem-aventurança do puro atman
és ilimitado como o oceano
a miragem
de um grande rio
não pode molhar as areias do deserto
tu és o tudo e o nada
***
o atman
não age
nem faz com que os outros ajam
não experimenta
nem faz com que os outros experimentem
não vê
nem faz com que os outros vejam
o atman
é o auto-iluminado
transcendente
o corpo pode tombar morto
na água ou na terra
o atman não é afectado
o éter contido num jarro
não é afectado quando o jarro se parte
poderá uma nuvem manchar o céu
o atman
é o soberano
do reino de si mesmo
vê brahman
em toda a parte
com o olho do espírito
e o coração tranquilo
encontra a paz final
permanecendo absorvido
na alegria
que é silêncio
o estado de silêncio
é o estado de paz total
no qual o intelecto
deixa de se ocupar com o irreal
nesse silêncio o atman
que conhece e é uno com brahman
goza de pura e eterna bem-aventurança
para o homem
que compreendeu o atman
como o seu verdadeiro ser
e que experimentou
a bem-aventurança do atman
não existe alegria mais excelente
do que esse estado de silêncio
no qual todos os desejos emudecem
quando a alma encontrou
a perfeita tranquilidade
pela libertação da mente
de todos os pensamentos perturbadores
e pela completa realização de brahman
já não necessita
de lugares sagrados
gurus
cerimoniais
disciplinas morais
horas fixas
posturas
instruções
objectos para a meditação
o conhecimento do atman
não mais depende
de circunstâncias especiais
a criança brinca com os seus brinquedos
e esquece-se da fome e da dor física
o conhecedor de brahman
retira o seu deleite do atman
e esquece o pensamento do eu e do meu
obtém alimento facilmente
sem cuidados nem ansiedades
bebe no riacho límpido
vive livre e independente
dorme sem medo na floresta
ou no chão da cremação
não precisa lavar e secar as suas roupas
porque não as usa
a terra é o seu leito
brilha no caminho do vedanta
seu companheiro é brahman
o eterno
pode usar roupas caras
velhas
ou nenhuma roupa
pode vestir-se
com pele de gamo
de tigre
ou com o puro conhecimento
pode parecer um louco
ou uma criança
ou às vezes um espírito impuro
assim vagueia pela terra
o santo conhecedor
do atman
o iluminado
caminha sozinho
vive sem desejo
no meio dos objectos do desejo
o atman
é a sua eterna satisfação
vê o atman
presente em todas as coisas
por vezes parece
um néscio
outras um sábio
por vezes parece
ser esplêndido como um rei
outras um mendigo
por vezes
é calmo e calado
por vezes atrai os homens a si
tal como uma jibóia
atrai a sua presa
por vezes os homens
veneram-no
outras insultam-no
outras ignoram-no
assim vive a alma iluminada
sempre absorta
na suprema bem-aventurança
não tem riquezas
mas está sempre feliz
é desabrigado
mas provido de um grande poder
não usufrui nada
mas está sempre satisfeito
não tem igual
mas vê todos os homens
como seus iguais
age
mas não está limitado pela acção
colhe os frutos das acções passadas
mas não é afectado por eles
tem um corpo
mas não se identifica com ele
parece ser um indivíduo
mas está presente em todas as coisas
está presente em toda a parte
conhecedor de brahman
vive livre da consciência corporal
nunca sendo atingido
pelo prazer ou pela dor
pelo bem ou pelo mal
sabe que o atman é imortal
o que se libertou nesta vida
alcança a libertação na morte
une-se eternamente com brahman
a realidade absoluta
esse iluminado jamais renascerá
não existe
nem nascimento
nem morte
brahman
é o primeiro-sem-um-segundo
a bem-aventurança infinita
a verdade eterna imutável
medita no atman
que habita
no teu coração
lembra-te de brahman
mesmo quando
estiveres a dormir
esta a declaração final do vedanta
brahman é tudo
é este universo
é cada criatura
tu és brahman
tu és o atman
atman e brahman
são um só
tu és atman
o eu verdadeiro
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Versão livre de Viveka-Chuda-Mani
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José Maria Alves
https://homeoesp.blogspot.com/
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