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OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

quarta-feira, 26 de maio de 2021

A JÓIA DA SABEDORIA II - SHANKARACHARYA

 

A SHANKARACHARYA




***


brahman é a realidade

a existência única

independente do pensamento humano



devido à ignorância da nossa mente

o universo parece compor-se de diversas formas

no entanto

o universo é brahman


um jarro feito de argila nada mais é do que argila 

a forma do jarro não tem existência própria

o que é pois o jarro      um mero nome inventado


a forma do jarro

nunca poderá ser pensada

separada da argila 

o que é então o jarro             uma aparência

a realidade é a própria argila


      o universo

      é um efeito de brahman

      nunca será outra coisa senão brahman


separado de brahman o universo não existe


         quem diz que este universo

         tem uma existência independente

         é uma vítima da ilusão e da ignorância

         como um homem que fala durante o sono


o universo é brahman

assim o diz

o atharva veda


      krishna

                 o senhor encarnado

                 que conhece o segredo

                 de todas as verdades

                 diz no bhagavad guitá


                       embora eu não esteja

                       em nenhuma criatura

                       todas as criaturas

                       estão em mim

                                            não quero dizer

                                            que elas existam

                                            fisicamente em mim


esse é o meu divino mistério


                                        o meu ser sustenta

                                        todas as criaturas

                                        dá-lhes existência

                                        mas não tem

                                        nenhum contacto físico

                                        com elas


***


se este universo fosse real

continuaríamos a percebê-lo

no sono profundo


nada percebemos no sono profundo

portanto o universo é irreal

tal como os nossos sonhos o são


o universo não existe fora do atman


***


      brahman é o supremo

      é a realidade

      o um-sem-segundo


         é consciência pura

         livre de qualquer mácula

         é serenidade


            não tem começo

            nem fim

            não conhece mudanças

            é a alegria eterna



brahman transcende

a aparência do múltiplo

criado por maya


      é eterno

            fora do alcance da dor

            é indiviso

            incomensurável

            sem forma

            sem nome

            indiferenciado

            imutável

            brilha com a sua própria luz

            está em todas as coisas

            que podem ser conhecidas

            neste universo


                 os iluminados percebem-no

                 como a realidade suprema

                 infinita                 absoluta

                 sem partes

                 a consciência pura


em brahman descobrem

que o conhecedor

o conhecimento

e a coisa conhecida

se tornam unos


realidade sempre presente na alma humana


os iluminados reconhecem que

                                           são brahman


eu

sou

brahman


***


atman

e brahman

são um só

 


brahman

             é deus

             o soberano de maya

             o criador do universo


atman

         é a alma individual



o homem deve praticar

      o discernimento espiritual

          libertando-se da consciência

              que tem do mundo objectivo


              se tomarmos o reino de um rei

              e as armas de um soldado

              não existem nem soldado nem rei


      não há dualidade em brahman

      se conheceres brahman

      conheces esta verdade

      e libertas-te da ignorância


              medita em brahman

              medita no atman

              compreende a verdade

              a identidade de ambos


atman

e brahman

são um só


a essência

de brahman e do atman

é a consciência pura


***


a identidade

de brahman e atman

é declarada em centenas de textos sagrados



      o atman não é este corpo

                                          com os seus órgãos

                                          não é a mente

                                          não é o pensamento

                                          nem o ego mortífero 


medita sobre a verdade

      de que o atman não é

            nem denso nem subtil

                  nem baixo nem alto

                        que existe por si mesmo

                                    livre como o céu

            fora do alcance do pensamento


purifica o teu coração

até chegares ao conhecimento

de que           eu sou brahman


realiza o teu próprio atman

o teu atman é

consciência pura e infinita


medita em brahman

no santuário do teu coração


        nada existe fora de brahman

        nada existe para além dele

        e isto é a realidade

        isto é o nosso atman


tu és brahman


medita sobre esta verdade

      seguindo os argumento das escrituras

      e com o auxilio da razão e do intelecto

      ficarás livre da dúvida e da confusão

compreenderás a verdade de brahman


            essa verdade

            tornar-se-á tão clara para ti

            quanto a água contida na palma da tua mão


***


instala-te

para sempre

no atman


que este mundo manifestado

                                        se dissolva em brahman


brahman

reside

no santuário do coração


o homem que habita nesse santuário

                        unido com brahman

não está sujeito

                        ao renascimento e à morte


***


a ignorância é vencida

através

da devoção a brahman


      deixa de seguir o caminho do mundo

      deixa de seguir o caminho da carne

      deixa de seguir o caminho da tradição 

liberta-te da falsa identificação

e conhece o verdadeiro atman


      o perfume celestial do atman

      é excedido pelo fedor

      de muitos desejos nocivos

      que são como lama no nosso ser


         como o sândalo

         o seu perfume

         preencherá o ar

         quando se purificar

         pelo pensamento constante

                                               eu sou brahman



           consagrada ao atman

           a mente liberta-se

           gradualmente do desejo

           dos objectos sensoriais


quando a mente se liberta

de todo o desejo

a visão do atman

desvela-se e

o puro atman cintila


***


aprende

           a verdade das escrituras

reflecte sobre elas e conhece

           pela tua experiência directa 

que o atman

           que habita no teu íntimo

é o atman

           em todas as coisas


      não desperdices um só momento

                            em preocupações

          com os negócios deste mundo

                         ou com a inclinação

                  pelos objectos sensoriais


lembra-te de brahman

mesmo quando

estiveres a dormir


medita no atman

que habita

no teu coração


***


          cessa de te identificares

                              com esse corpo físico corruptível

          nascido da carne de pai e mãe

                              considera-o impuro 


realiza a tua união com brahman


o ar dentro de uma vasilha

é uno com o ar do mundo

do mesmo modo

o teu atman é uno com brahman


     desembaraça-te

          de toda a consciência de desunião

               deixa-te absorver pelo silêncio


     apreende que és uno com brahman

     nega o universo e o corpo físico

     como rejeitas vasos de imundície


atman e brahman são um só


o atman é a realidade

é o teu eu verdadeiro


                             é pura consciência

                             o primeiro-sem-segundo

                             a bem-aventurança absoluta

                             está para além da forma

                             está para além da acção


atman

e brahman

são um só


                    o atman

                                é a testemunha do ego

                                e de tudo o que existe

                    está sempre presente

                                mesmo no sono profundo


não conhece nascimento nem morte


***


cessa de te identificar

                               com o ego


cessa de te identificar

                               com a raça

                               com a casta

                               com o nome

                               com a forma

                               com o teu modo de vida


isso pertence

                  ao corpo

a roupagem

                  da decadência


abandona a ideia

                       de que és o actor das acções

                       ou o pensador dos pensamentos


isso pertence ao ego


      apreende que és o ser

      que é a eterna bem-aventurança


***


          a servidão da vida humana

          ao mundo do nascimento e da morte

          tem muitas causas

                                    a raiz de todas é o ego

                                o primogénito da ignorância


enquanto o homem se identificar

com o ego vicioso

não terá possibilidade alguma de libertação


a libertação é o oposto do ego


     libertado do obscuro demónio do ego

     o homem reconquista a sua verdadeira natureza

     tal como a lua exibe o seu esplendor

     quando libertada das trevas de um eclipse


                não há

                          esperança de cura

                          para um homem

                          enquanto subsistir

                          qualquer vestígio

                          de veneno no seu corpo


     o iniciado não pode alcançar

          a libertação enquanto persistir

               qualquer vestígio do ego no seu ser 


          destrói o teu ego

          tu és a consciência pura

          a testemunha de todas as experiências

          a tua verdadeira natureza é a alegria sem fim

          cessa de te identificar com o ego

          que é o agente da acção criado pela ignorância

          a sua inteligência é apenas aparente

          um simples reflexo do atman que é consciência pura


se te identificas com o ego

                                     cais nas armadilhas do mundo

                                     nas misérias do nascimento

                                     decadência e morte



tu és atman

atman e brahman

são um só



   conquista e repousa para sempre no atman

   não deixes que qualquer pensamento alimente o ego

   um único pensamento irá alimentá-lo

   como água dá vida a uma árvore ressequida



medita no teu atman

medita em brahman


atman e brahman são um só


***


os desejos

são insaciáveis


          adquire

                      o autocontrolo

     fortalece a tua vontade

                      reduz a cinzas as causas do desejo

          atenta que tudo é brahman


          quando todos os desejos desaparecem

                     irrompe a libertação em vida


     como as trevas espessas

                                        se dissipam

     ante o radioso esplendor do sol nascente

     assim o anseio

                          de vida do ego é removido

     no conhecimento

                              da autêntica realidade


     quando o senhor do dia

                                            se eleva

     a escuridão desaparece

                                            com a sua rede de danos

     

quando se experimenta

                          a bem-aventurança absoluta

     não há mais servidão

                                  nem qualquer vestígio de tristeza


embebe-te inabalavelmente em brahman


***


que não haja

negligência

na tua devoção a brahman


a negligência

na prática do recolhimento

é a morte


assim falou o iluminado sanat kumara

               filho de brahma


para o iniciado

não há mal maior

do que negligenciar o recolhimento


daí surge

            a ilusão

da ilusão

            resulta a consciência do ego

do ego

            vem a servidão

e da servidão

            a miséria


           um homem pode ser culto

           mas ao negligenciar

           a prática do recolhimento

           voltar-se-á para o isco dos sentidos


as inclinações prejudiciais da mente

irão seduzi-lo

como a pecaminosa seduz o amante


   quando se afasta o carriço

   da superfície de um lago

   ele retorna ao seu lugar


   maya volta a acercar-se até do homem sábio

   se ele abandonar a prática do recolhimento



permanece absorto no atman

permanece recolhido no atman

na cavidade do teu coração


sabe que atman e brahman são um só


***


     o conhecimento

          que somos brahman

               é um grande incêndio

                    que consome totalmente

                         a densa floresta da ignorância


      quando surge a visão da realidade

o véu da ignorância é removido por completo


          vemos uma corda

                                 pensamos que é uma serpente

          quando percebemos

                                 que a corda é uma corda

          a falsa percepção da serpente cessa


já não somos perturbados pelo medo que ela infunde


o homem sábio

que deseja libertar-se da sua servidão

deve conhecer a verdadeira realidade


     o homem sábio discerne

        entre o real e o irreal

           a sua visão emancipada

              percebe o real

                            sabendo que o seu próprio atman

                              é a consciência pura e indivisível

                           liberta-se da ignorância da miséria

                                           do poder da distracção

mergulha directamente na paz


     quando a visão do atman

     o primeiro sem-um-segundo

     é alcançada através do nirvikalpa samadhi

     os laços da ignorância do coração

     são completamente e para sempre desatados


***






o iniciado espiritual

dotado

                            de tranquilidade

                            autocontrolo

                            equilíbrio mental

                            paciência

                            

                            devota-se à prática da contemplação

                            medita sobre o atman

                            que habita no seu ser como o atman

                            que habita em todos os seres


          aniquila completamente

          a consciência da separação

          que brota das trevas da ignorância


                      regozija-se na identificação

                                         com brahman

         livre dos pensamentos perturbadores

                         e das ocupações egoístas



quando o homem ama brahman

com uma devoção exclusiva e constante

torna-se brahman


o aspirante espiritual

que medita na realidade do atman

converte-se no atman

graças à sua devoção constante


a verdadeira natureza do atman

                                   é extremamente subtil

   não pode ser percebida

                                   pela mente


          deve ser conhecida

          no estado de samadhi

   que só pode ser alcançado

                                   pelas almas nobres

   cujas mentes se purificaram

                                   que possuem um extraordinário

   poder de discernimento espiritual


como o ouro

     que foi purificado no fogo

          é expurgado das suas impurezas

               e restaurado na sua própria natureza

                    a mente pela meditação

                         purifica de si todas as impurezas

                              e compreende brahman


quando a mente purificada

por meio de uma incessante meditação

se funde com brahman

o estado de samadhi é atingido


no estado de samadhi

não existe

consciência da dualidade


a alegria permanente de brahman é vivenciada


          quando um homem atinge o samadhi

          todos os laços dos desejos são desfeitos

          libertando-se da lei do karma


               brahman

               é-lhe revelado interior e exteriormente

               sempre e em toda parte


é cem vezes melhor reflectir

sobre a verdade de brahman

do que ler nas escrituras acerca dela


a meditação

é cem vezes melhor

do que a reflexão


o nirvikalpa samadhi

é infinitamente

superior a tudo



permanece constantemente absorto

na consciência do atman

que habita no íntimo do teu coração


controla os teus sentidos

deixa que a tua mente

fique tranquila


conquista a visão clara

da tua unidade com brahman

destruindo a ignorância criada por maya


***


      no caminho

      da união com brahman

      começa por

                  controlar a linguagem

                  recusar dons e bens desnecessários

                  renunciar às ambições e desejos mundanos

                  te devotares continuamente a brahman


consagra-te a brahman

                         controlarás os teus sentidos


controla os teus sentidos

                         obterás o domínio da tua mente


domina a tua mente

                         e a consciência do ego será dissolvida


mergulha na tua individualidade

no atman absoluto e infinito

que reside na caverna do teu coração

e alcançarás a paz suprema


***

   

      o corpo

      a energia vital

      os órgãos sensoriais

      a mente

      o intelecto

      o ego

                                 são os envoltórios

                                 de brahman


      não te identifiques com nenhum deles


mergulha a tua individualidade

no atman absoluto e infinito

que reside na caverna do teu coração

e alcançarás a bem-aventurança



o homem

carece

             da impassibilidade

             e do discernimento

tal como o pássaro

necessita de duas asas


          sem eles

          não podes atingir o topo da vinha

          de onde flui o néctar da libertação

          sem eles

          nunca atingirás o samadhi


o que alcançou o samadhi

vive num estado

de constante iluminação


o coração iluminado

é libertado da escravidão

o liberto-vivo vivencia eterna alegria



evita o desejo sensual

como um veneno

porque ele é morte


            abandona o orgulho de casta

            de família e posição social


            abstém-te das acções ditadas

            pelo interesse próprio


            abandona a ilusão

            de que és o corpo

            ou qualquer um

            dos envoltórios irreais


mantém a tua mente absorta no atman


tu és brahman

a testemunha não agrilhoada pela mente

o um-sem-segundo supremo


fixa a tua mente

em brahman

que é a tua meta


compreende

que tu e brahman

são um só


      bebe incessantemente a alegria de brahman

           as fontes dessa alegria nunca secam


      de que valem as coisas deste mundo

                                                         nada

      são todas desprovidas de felicidade


não permitas que a tua mente

se deleite com qualquer pensamento

que não seja o atman


medita sobre o atman

cuja natureza

é a bem-aventurança


o auto-iluminado atman

a testemunha de todas as coisas

está sempre presente no teu coração


o atman permanece

separado de tudo

o que é irreal


conhece o atman

como sendo tu mesmo

e medita nele sem cessar


este é o caminho da libertação


***


medita sobre o atman

como

        indivisível

        infinito

        éter que a tudo impregna


apreende que ele está separado

        do corpo

        dos sentidos

        da energia vital

        da mente e do ego

        das limitações impostas

                                         pela nossa ignorância


             o éter embora preencha

             centenas de recipientes

             como jarros e potes

             e pareça vário e divisível

é na verdade um e não muitos



o puro atman

quando liberto das limitações do ego e da mente

é um e apenas um


   eu

   o atman

               sou brahma

               sou vishnu

               sou shiva

               sou o universo

  

   nada existe                           porém eu sou

   estou no interior                   estou no exterior

   estou à frente                       e atrás

   estou no sul                         estou no norte

   estou em cima                      estou em baixo


                     todo este universo

                     do qual falamos

                     e pensamos nada

                     mais é do que brahman


será que jarros

potes e outras vasilhas

diferem da argila de que são feitos


o homem bebe o vinho de maya 

fica iludido e começa a ver as coisas

como separadas umas das outras

          por isso fala de tu e de eu



o infinito existe onde

                              não se vê nada mais

                              não se ouve nada mais

                              não se sabe nada mais


no infinito

              não existe dualidade

expurgando a ilusão

de que a existência é múltipla


eu sou brahman

                       o supremo

                       aquele que a tudo impregna

                                         como o éter imaculado

                       indivisível

                       ilimitado

                       imóvel

                       imutável

                       sem interior

                       nem exterior

                       só eu sou

                                         o primeiro-sem-um-segundo


que mais existirá para ser conhecido


que mais haverá para ser dito


          não sou outro senão brahman

             brahman é este universo

                e todas as coisas que nele existem

                   nada existe fora de brahman


      os iluminados pelo conhecimento

      de que eu sou brahman

      renunciam ao apego a este universo aparente

      vivendo em constante união com brahman

      a consciência pura bem-aventurada


renuncia

           a todas as esperanças terrenas

           a todos os prazeres físicos

cessa de te identificar

                               com o corpo material

cessa de te identificar

                               com o corpo subtil


compreende que és brahman

cuja forma

é eterna bem-aventurança


medita no atman

consciência pura e imutável

essência do bem


ele libertar-te-á de todo o mal


***


o mundo das aparências

não passa de um fantasma


não há observador

nem observação

nem coisa observada


não há senão

uma realidade imutável

sem forma e absoluta

                              como poderia ser dividida


      não há senão

      uma realidade 

      imutável

      sem forma

      absoluta

      como um vasto oceano

      no qual todas as aparências

      se dissolvem  

                              como poderia ser dividida


nessa realidade as causas da nossa ilusão

desvanecem-se

tal como as trevas se desvanecem na luz


realidade que é

                     suprema

                     absoluta

                     o primeiro-sem-um-segundo


                                     como poderia ser dividida


   não há senão uma realidade suprema

   é a própria natureza da unidade

   não pode ser dividida em muitos


      se a multiplicidade é real

      e não apenas aparente

qual a razão de nunca

vivenciarmos a multiplicidade

no sono sem sonhos


o universo deixa de existir

      depois que despertamos

            para a suprema consciência

                   no eterno atman que é brahman

                        desprovido de distinção ou divisão


        em época alguma

                                 seja no passado

                                 no presente

                                 ou no futuro

                                 existiu

                                 existe

                                 ou existirá

                                 uma serpente

                                                    dentro de uma corda

                                 ou uma gota de água

                                                    numa miragem


   a corda pode dar a impressão de ser uma serpente

   mas a identidade aparente entre a corda e a serpente

   só dura enquanto persistir a ilusão


que a tua mente se absorva

na contemplação do atman

a realidade e tua íntima essência


atenta que no

sono sem sonhos

o universo desaparece


***


quando a mente

alcança a perfeita união com brahman

o iluminado apreende brahman no seu coração


brahman é como

um vasto lençol de água

sereno e sem margens


absorve-te na união

com o teu verdadeiro ser

e contempla o atman de infinita glória


liberta-te da servidão

do cheiro nauseabundo

do mundanismo


alcança a libertação

não terás nascido

em vão neste mundo



      medita sobre o atman

      o teu verdadeiro ser

      livre de todos os envoltórios

      e limitações

      e que é a existência

      o conhecimento

      e a bem-aventurança infinitos

      o um-sem-um-segundo


assim te libertarás

da roda dos nascimentos e das mortes



   os efeitos das acções passadas fazem

   que o iluminado continue a viver no corpo


      para ele o corpo é uma mera aparência

      como a sombra de um homem ao sol


         quando abandonar o corpo

         que se transformará num cadáver


não mais regressará

para nascer num outro corpo


***


realiza o atman

a consciência pura

a bem-aventurança

                           eternas

desapega-te do corpo

                               que é indolente e imundo

não mais voltes a pensar nele


            lembra-te

            que o teu próprio vómito

            é repugnante


   experimentar

      no seu coração

         e no mundo exterior

            a bem-aventurança infinita do atman

é a maior recompensa obtida pelo yogue

que atingiu a perfeição e a libertação nesta vida


***


   o fruto da impassibilidade

                                       é a iluminação

   o fruto da iluminação

                                       é a pacificação do desejo


o fruto do desejo pacificado

é a experiência da bem-aventurança

do atman

da qual provém a paz


os primeiros passos

são inúteis

quando não se percorre o caminho até ao fim


a impassibilidade

a suprema alegria

a bem-aventurança

                              devem suceder-se

                              naturalmente


o fruto da iluminação

é a extinção do sofrimento


a iluminação faz com que o homem

se afaste do mal e do irreal


o apego ao mal

e ao irreal

resulta da ignorância


      quando se desfaz

      o nó da ignorância

      do coração

      o homem

      liberta-se

      de todo o desejo

      dos objectos materiais


quando os objectos do prazer

deixam de estimular o desejo

adquire-se a renúncia perfeita


quando a consciência do ego

deixa de existir

alcança-se o conhecimento perfeito


   quando a mente

      está embebida em brahman

         e deixa de ser perturbada

            por qualquer outro pensamento

alcança-se o recolhimento


      o homem que permanece absorto

      na consciência de brahman

      está livre da tirania do mundo objectivo


***


no estado de iluminação

há uma consciência ininterrupta

da unidade de atman e de brahman


a consciência da dualidade

                                      é dissipada

há uma consciência pura

                                      unificada


o iluminado

apesar de ter a mente

                                dissolvida em brahman

          está plenamente desperto


livre da ignorância da vida

                                    no estado de vigília

                                    está totalmente consciente

                                    mas livre de qualquer desejo


para ele as tristezas deste mundo

                                               findaram


embora possua

um corpo finito

permanece unido com o infinito


o seu coração

                    não conhece a ansiedade

não está perturbado

                    pelo pensamento do eu e do meu

não se preocupa em investigar

                    o passado

não está interessado em indagar

                    o futuro

é indiferente

                    ao presente


bem e mal

parecem

existir no mundo


            pessoas e objectos

            parecem distinguir-se entre si

no entanto

                tudo encara

                do ponto de vista

                da igualdade

                porque vê brahman

                em todas as coisas


boa e má fortuna

   podem sempre acontecer

      encarando-as com indiferença

         permanecendo impassível e desapegado

            com a mente continuamente absorta

               na bem-aventurança de brahman

                  é incapaz de distinguir o interior do exterior


a vida passa

vê-a

                 como um espectador desinteressado

                 não tem sentido de posse 


o homem santo pode honrá-lo

o homem mau pode insultá-lo

iluminado reage do mesmo modo



        não se identifica

                               com o corpo

                               os órgãos sensoriais

                               a mente


      está acima da ideia do dever

      realizou a sua unidade com brahman


o iluminado não

anseia por renascer

é-lhe indiferente morrer


através da visão transcendental

compreendeu que não há diferença

entre o homem e brahman

ou entre brahman e o universo

pois reconhece que brahman é tudo



      há rios que correm para o oceano

         mas o oceano não é perturbado

      os objectos sensoriais

         fluem pela sua mente

o iluminado fica indiferente

vive

na consciência da realidade una


é um liberto-vivo


***


quem conheceu

a realidade de brahman

não pode continuar apegado a este mundo


      enquanto o homem experimentar prazer e dor

      as suas inclinações passadas haverão de persistir


todo o efeito é antecedido por uma causa

onde não existe causa

não existe efeito


          o atman

                      é eternamente livre

                      puro e intocável

                      como o éter


   o éter encerrado num cântaro

      não é afectado pelo odor do vinho

         o atman encerrado nos seus envoltórios

            não é afectado pelas qualidades desses envoltórios


quem realizou o atman

jamais será agrilhoado pelas suas acções

sejam elas passadas presentes ou futuras


***


      nenhum karma pode afectar aquele

      que compreende a sua identidade com brahman

      e vive continuamente concentrado nele 

    

nenhum karma

poderá beliscar

o atman


poderá morrer

uma coisa

que nunca nasceu



para a alma iluminada 

brahman está em todas as coisas

                                               sem princípio

                                               sem fim

                                               incomensurável

                                               imutável

                                               o primeiro-sem-segundo

                                               sem dualidade



deves discernir e compreender

a suprema verdade de brahman

                                           conhece-te a ti mesmo

cruza o oceano da ignorância

                                           pela iluminação directa

                                           e pela graça de deus


apreende a verdadeira natureza

do atman como a totalidade

de toda a bem-aventurança


desenvencilha-te das ilusões

                                        criadas pela tua mente


que a tua compaixão seja infinita

                                        como um mar sem praias


      és brahman

      és o atman

      és a realidade sem princípio

      não participas da ilusão

                                       do eu e do tu

                                       do meu e do teu

                                       do isto e do isso


és o senhor

                 e o refúgio de todas as coisas

és o destruidor

                 de todos os pecados e impurezas

és a pura

                 e indivisível consciência 

és a testemunha

                 de todas as coisas

não tens outro senhor

para além de ti

estás livre do significado

                 do eu e do meu

                                                       tu és o tudo


            livre e iluminado

            alcançarás a bem-aventurança


o ego desapareceu

compreendeste a tua identidade com brahman


todos os teus desejos se desvaneceram


o oceano de brahman

está cheio de néctar

o néctar da alegria do atman


      esse tesouro não pode ser

                                           descrito por palavras

      a mente

                                           é incapaz de o conceber


      mesmo retornando à consciência humana

      vives na bem-aventurança do puro atman

                          és ilimitado como o oceano


a miragem

de um grande rio

não pode molhar as areias do deserto


tu és o tudo e o nada


***


o atman

não age

            nem faz com que os outros ajam  

não experimenta

            nem faz com que os outros experimentem

não vê

            nem faz com que os outros vejam


o atman

é o auto-iluminado

transcendente


o corpo pode tombar morto

na água ou na terra

o atman não é afectado


         o éter contido num jarro

         não é afectado quando o jarro se parte


poderá uma nuvem manchar o céu


o atman

é o soberano

do reino de si mesmo



      vê brahman

                       em toda a parte

      com o olho do espírito

                       e o coração tranquilo

                       encontra a paz final

                       permanecendo absorvido

                       na alegria

                                     que é silêncio


o estado de silêncio

                            é o estado de paz total

                            no qual o intelecto

                            deixa de se ocupar com o irreal


        nesse silêncio o atman

        que conhece e é uno com brahman

        goza de pura e eterna bem-aventurança


            para o homem

            que compreendeu o atman

            como o seu verdadeiro ser

            e que experimentou

            a bem-aventurança do atman

            não existe alegria mais excelente

            do que esse estado de silêncio

            no qual todos os desejos emudecem


   quando a alma encontrou

   a perfeita tranquilidade

   pela libertação da mente

   de todos os pensamentos perturbadores

   e pela completa realização de brahman

   já não necessita

                          de lugares sagrados

                          gurus

                          cerimoniais

                          disciplinas morais

                          horas fixas

                          posturas

                          instruções

                          objectos para a meditação


                                     o conhecimento do atman

                                     não mais depende

                                     de circunstâncias especiais


      a criança brinca com os seus brinquedos

      e esquece-se da fome e da dor física


o conhecedor de brahman

retira o seu deleite do atman

e esquece o pensamento do eu e do meu


obtém alimento facilmente

                                  sem cuidados nem ansiedades

bebe no riacho límpido

vive livre e independente

dorme sem medo na floresta

                                  ou no chão da cremação

não precisa lavar e secar as suas roupas

                                  porque não as usa

a terra é o seu leito


brilha no caminho do vedanta


seu companheiro é brahman

o eterno


pode usar roupas caras

                                    velhas

                                    ou nenhuma roupa

pode vestir-se

                                    com pele de gamo

                                    de tigre

                                    ou com o puro conhecimento

pode parecer um louco

                                    ou uma criança

                                    ou às vezes um espírito impuro


      assim vagueia pela terra

      o santo conhecedor

      do atman


           o iluminado

                           caminha sozinho

vive sem desejo

                           no meio dos objectos do desejo

o atman

                           é a sua eterna satisfação

vê o atman

                           presente em todas as coisas


por vezes parece

                       um néscio

                       outras um sábio

por vezes parece

                       ser esplêndido como um rei

                       outras um mendigo

por vezes

                       é calmo e calado

por vezes atrai os homens a si

                       tal como uma jibóia

                       atrai a sua presa

por vezes os homens

                       veneram-no

                       outras insultam-no

                       outras ignoram-no


        assim vive a alma iluminada

        sempre absorta

        na suprema bem-aventurança


não tem riquezas

                        mas está sempre feliz

é desabrigado

                        mas provido de um grande poder

não usufrui nada

                        mas está sempre satisfeito

não tem igual

                        mas vê todos os homens

                        como seus iguais


age

      mas não está limitado pela acção

colhe os frutos das acções passadas

      mas não é afectado por eles

tem um corpo

      mas não se identifica com ele

parece ser um indivíduo

      mas está presente em todas as coisas

      está presente em toda a parte


conhecedor de brahman

vive livre da consciência corporal

                                  nunca sendo atingido

                                  pelo prazer ou pela dor

                                  pelo bem ou pelo mal


   sabe que o atman é imortal


o que se libertou nesta vida

alcança a libertação na morte

une-se eternamente com brahman

   a realidade absoluta


esse iluminado jamais renascerá



não existe

nem nascimento

nem morte



brahman

é o primeiro-sem-um-segundo

a bem-aventurança infinita

a verdade eterna imutável



medita no atman

que habita

no teu coração


lembra-te de brahman

mesmo quando

estiveres a dormir



esta a declaração final do vedanta


brahman é tudo

é este universo

é cada criatura


tu és brahman

tu és o atman


atman e brahman

são um só


tu és atman

o eu verdadeiro




***


Versão livre de Viveka-Chuda-Mani


***






José Maria Alves

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