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OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

quinta-feira, 27 de maio de 2021

BHAGAVAD GUITÁ - A KRISHNA

 




A Krishna



***



krishna disse


          os sábios não choram

          nem os vivos

          nem os mortos


não houve tempo no qual eu ou tu

ou os senhores da terra não tenhamos existido

e tão-pouco deixaremos de existir no futuro


     tal como a alma

     que vive no corpo

     passa pela infância

     pela juventude

     pelo estado adulto

     pela decrepitude

     e pela velhice


do mesmo modo


     deixa o seu corpo

     e passa para um outro

                                    o que não faz sofrer

                                           o homem

                                      robustecido pelo

                                        conhecimento


o contacto com a matéria

                                    causa calor ou frio

                  prazer ou dor


sensações passageiras

que chegam e partem


suporta-as com intrepidez



quem não é afectado por estas sensações

quem permanece consciente e constante

perante a felicidade e perante a desgraça

é competente para alcançar a eternidade


sabe que o impermanente

                                     não tem

                         uma verdadeira existência


o eterno

o que não perece

nunca deixa de existir


os que penetraram

     na essência das coisas

          e vêem a verdade 

               têm um perfeito discernimento

                           de tudo isto



sabe que ninguém

pode destruir

aquele que perpassa o universo


ninguém pode

                   levar à morte

                                     aquele que

                                                      é eterno 

                                       que está para além

                                    do controlo

              de qualquer um


apenas o corpo

de uma alma encarnada é mortal

a alma é eterna e indestrutível


    aquele que pensa que pode matar

    e aquele que pensa que pode ser morto

    estão ambos ludibriados


o ser humano

não pode matar

nem ser morto


o ser humano

não aparece

nem desaparece


uma vez que existiu

nunca deixa de ser



          uma alma imortal

          não perece

          com a destruição do corpo


quem sabe

que o ser humano

é uma alma

indestrutível

eterna

não-nascida

imortal


como pode matar

ou ser morto


assim como o

                   ser humano

                                   deixa a sua

                                                   roupa velha

                                             e põe uma nova

                                   assim abandona

                   o seu corpo corroído

e veste-se

                   com um corpo novo


mesmo que penses

     que a alma

          nasce e morre

               uma e outra vez

                                      mesmo assim

                                      não deverias

                                      atormentar-te


a morte está reservada para quem nasceu

e o nascimento é inevitável para quem morreu

não lamentes o inevitável


todos os seres

não são

manifestos

antes da sua

manifestação 

material


e não são

manifestos

depois desta


são 

manifestados

apenas 

no meio


então por que te angustias



um ser encarnado nunca pode ser morto

não te atormentes com a morte

de nenhuma criatura



renunciando

                 ao apego

pela recompensa

                 pelo teu labor

torna-te igualmente

                 equilibrado

tanto no êxito

                 como no fracasso


          tal equanimidade é a

          verdadeira disciplina


      rejeitando incessantemente

      toda a actividade desnecessária

      com o auxílio da vigilância do espírito

      aprende a controlar-te


miseráveis são aqueles

que agem só por causa

da recompensa da sua acção


os sábios dedicados

ao trabalho

com consciência

libertam-se

da lei do karma

e da necessidade

de encarnar de novo

obtendo a

libertação total do sofrimento


quando tu

como consciência

te libertas

das redes da ilusão

tornas-te indiferente

ao que ouviste

e ao que ouvirás


quando tu

deixas

de ser encantado

pelos vedas

e te estabeleces

na paz

de uma mente

totalmente estável

então alcançarás

a unificação



***



ardjuna disse


qual é o sinal distintivo da pessoa

que acalmou os seus pensamentos

e que se estabeleceu numa mente

tão estável como um lago sem ventos


     como fala

     como caminha 

     como se senta



krishna disse


aquele que renunciou a todos os desejos sensoriais

e tendo penetrado profundamente na sua essência

encontrando plena satisfação nessa mesma essência

torna-se seguro na  sabedoria do tempo



          aquele cuja mente fica tranquila

          no meio dos sofrimentos

          inabalável no meio dos deleites

          firme no medo e na ira

atingiu a suprema serenidade


quem nisto se apoia

é um asceta sábio


quem

não está apegado

a nada terreno


quem

ao encontrar-se

com algo agradável

ou desagradável

não se regozija

nem o detesta


quem

está

sempre atento


esse

estabeleceu-se

no verdadeiro

e último

conhecimento

 

     aquele que

     abandonando

     as suas inclinações

     dos objectos terrestres

     como uma tartaruga

     que recolhe as suas patas

     e a sua cabeça para a carapaça

     alcançou a compreensão verdadeira


          aquele

          que percorrendo

          o caminho do desapego

          libertou-se dos objectos dos sentidos

          mas não do gosto por estes

contudo

até o gosto pelos objectos

desaparece

naquele que conheceu o supremo


as inclinações

                  sensoriais

                               podem distrair

                                                   até a mente

                                                   de um sábio

                                  que as tenta

                    controlar


tendo domado

as suas inclinações

que o homem entre em harmonia


tendo-me a mim como o objectivo mais elevado


          apenas aquele

          que sabe controlar

          as suas inclinações sensoriais

          possui a compreensão verdadeira

 

se se regressa

mentalmente

aos objectos

mundanos

então

sempre surge

um apego por estes


do apego nasce

o desejo de os ter

e da impossibilidade

de satisfazer tais desejos

surge a inevitável cólera


     a raiva causa

     a deformação total da percepção

     e tal deformação causa a perda da memória


          a perda da memória causa

          a perda da energia da consciência


perdendo-se

a energia da consciência

a criatura degrada-se


     quem dominou

     as suas inclinações sensoriais

rejeitando a avidez e a aversão

e se dedicou à sua própria essência

obtém a pureza interior


ao obter a pureza de coração

põe-se um fim ao sofrimento

e a consciência fortalece-se


aquele

que não é perseverante

não pode ter uma

consciência desenvolvida


não tem felicidade

não tem paz 


e

sem estas


será que 

o arroubamento  é possível



a mente daquele que cede

perante a influência das suas paixões

é arrastada como um navio pela tormenta


     aquele

          cujas inclinações sensoriais

                estão completamente separadas

                         dos objectos terrenos

tem a verdadeira compreensão



   quando é de noite

   para todos os seres


   para o asceta sábio 

   é tempo de estar desperto


   quando os outros

   estão acordados


   para o asceta sábio

   a noite vem



                   se um homem não se exalta

                   pelos desejos sensuais

                   da mesma maneira

                   que o oceano não é agitado

                   pelos rios que para ele fluem

                   tal criatura obtém a quietude


aqueles que perseguem

os seus desejos nunca

conseguem encontrar paz


aquele que rejeitou

os seus desejos

e caminha em frente


livre das paixões do egoísmo

e da sensação do eu


obtém a serenidade e a paz

a beatitude e a iluminação


este é o estado

de brahman


          quem o tiver alcançado 

          não se enganará jamais


                e quem o alcança

                nunca mais

                será abandonado


mesmo que seja

na hora da morte

obterá o nirvana

em brahman



***




ardjuna disse


se tu dizes

que o caminho do conhecimento

é superior ao caminho da acção

por que me encorajas a uma acção tão terrível


as tuas palavras ambíguas confundem-me

revela-me com clareza

como posso alcançar o êxtase



krishna disse


como o disse antes

existem duas possibilidades

para o desenvolvimento espiritual


o yoga da reflexão e o yoga da acção correta


     o ser humano

     não alcança a libertação

     dos grilhões do destino

     rejeitando a acção


só através da renúncia

não ascende à perfeição


     ninguém pode

     nem sequer por um momento

     permanecer verdadeiramente inactivo

     já que as propriedades da matéria cósmica

     nos obrigam a agir



aquele

   que dominou

      o controlo

         sobre as

            inclinações sensoriais

               mas ainda sonha

                  com objectos terrenos


tal criatura ilude-se

a si própria


   tal pessoa pode ser

   equiparada a um hipócrita


mas aquele

   que conquistou

      as suas inclinações

         e realiza o karma yoga

            livremente

é digno de admiração


realiza acções virtuosas


      a acção é melhor que a inacção


            permanecendo inactivo nem sequer


      é possível manter o próprio corpo vivo


as pessoas mundanas são agrilhoadas

pela acção quando esta não se realiza

     como uma autêntica oblação


realiza as tuas acções

como oferendas a deus

permanecendo livre dos apegos


        realiza persistentemente

        os teus deveres sem qualquer

        expectativa de recompensa

        

        pois em verdade

        realizando as acções desta maneira

        o ser humano alcança o supremo


uma criatura que não é sábia age por egoísmo

o sábio age

sem egoísmo para o bem dos outros


quem segue

os meus ensinamentos

com firmeza

estando cheio de devoção

e livre da inveja

nunca poderá ser

acorrentado pelas suas acções


a atracção e a aversão

     aos objectos terrenos

          dependem da repartição

               das inclinações


     não sucumbas

     nem a uma nem à outra


          em verdade estes estados

          são obstáculos no caminho




quando a virtude na terra declina

e a injustiça começa a reinar

eu manifesto-me

para salvar os que são bons

derrotar os que fazem o mal

e restaurar o ensinamento

                                         eu manifesto-me

                                         século após século



quem conheceu

a essência das minhas

aparições milagrosas

ao deixar o seu corpo

não encarna de novo

mas une-se comigo



tendo-se libertado

dos falsos apegos

do medo e da cólera

e tendo conhecido

a minha existência

muitos são os

que purificados

no fogo da sabedoria

obtêm grande

amor por mim


assim como as pessoas

                vêm a mim

                do mesmo modo

                eu as recebo


os caminhos

                 pelos quais vêm

                 a partir de todos os lados

                 são os meus caminhos




o que é a acção

e o que é a não-acção

                              até as pessoas razoáveis

                              nisto se confundem


explicar-to-ei ardjuna

para que possas

libertar-te de tal erro


     é essencial compreender

     que há acções necessárias

     acções desnecessárias

     e ainda a não-acção


quem vê a não-acção na actividade

e a acção na inactividade

é verdadeiramente consciente


mesmo permanecendo

envolvido nas actividades

com outras pessoas

permanece livre



        os sábios dizem que as acções

        daquele cuja iniciativa está livre

        de anseios terrenos e da busca

        do ganho pessoal são purificadas

        pelo fogo da consciência desenvolvida


aquele

         

         que tendo perdido os apegos

         a tudo o que é material

         

         que obteve a libertação

         das paixões terrenas

         

         que tem os pensamentos

         enraizados na sabedoria


         e que realiza as acções

         só como oferendas sacrificiais a deus


todas as suas acções

se unem

com a harmonia do absoluto


   obtém a sabedoria

           através da devoção

   da indagação

           e do serviço


     os sábios e clarividentes

          que penetraram na essência das coisas

               iniciar-te-ão neste mistério



não existe no mundo

melhor purificador

do que a sabedoria


através da sabedoria          aquele que é hábil no yoga

alcança no tempo devido              a iluminação

na sua própria essência


quem com o yoga

renunciou às acções falsas


e com a sabedoria

removeu todas as dúvidas


quem se estabeleceu

na sua verdadeira essência


não pode ser

acorrentado pela acção


cortando as dúvidas com a espada da sabedoria

da tua essência superior

permanece no yoga



***





ardjuna disse


tu exaltas aquele

que abandonou a família

e a ti se dedica

ó krishna

assim como o yoga


qual destes dois é preferível

diz-me



krishna disse


tanto o sannyasa

como o karma yoga

levar-te-ão ao bem superior


mas em verdade

o karma yoga

é superior



o verdadeiro sannyasin

é aquele que não odeia ninguém

e não deseja nada terreno


livre da dualidade

tal homem

desfaz-se do que o agrilhoa


quem dedica as suas acções

     a brahman realizando-as sem apego

          nunca será manchado pelo pecado


da mesma maneira

     que as folhas de lótus

          não se encharcam com a água



o senhor não é responsável

pelos actos dos homens

sejam estes bons ou maus


o sábio

olha

igualmente

para um brâmane adornado

com o saber e com a humildade

para um elefante

uma vaca

um cão

e até

para aquele

que come um cão


aqui na terra o nascimento e a morte

são conquistados pela criatura

cuja mente está tranquila


brahman está limpo de pecado e permanece na quietude

quem também permanece em quietude conhece brahman


          quem não está apegado à satisfação

          dos seus sentidos

          e se delicia na sua essência sublime

          ao alcançar a unidade com brahman

experimenta o êxtase eterno


               quem está pleno de felicidade no seu interior

               quem se alegra

               e quem se ilumina com o amor

               a partir de dentro é capaz de conhecer

a essência de brahman

e o nirvana em brahman



não é um verdadeiro sannyasin nem um yogi

aquele que vive sem o fogo e sem os deveres

mas sim aquele que cumpre activamente o seu dever

sem esperar ganho pessoal daí proveniente



que um yogi se concentre

constantemente na sua essência eterna

permanecendo retirado

vigilante e livre de ilusões e apegos


quem se estabeleceu no yoga

vê que a essência eterna está em cada ser

e que todos os seres estão na essência eterna


tal criatura vê um só

em todo o lado



***



ardjuna disse


                   para este yoga

                   que se alcança através

                   do equilíbrio interno

                   não vislumbro

                   em mim

                   um apoio seguro

                   devido

                   ao desassossego

                   da minha mente


     a mente

     é em verdade

     inquieta

     ó krishna


                  é turbulenta

                  obstinada

                  difícil de limitar

                  tão difícil de travar

                  como o vento



krishna disse


          a mente é inquieta

          difícil de dominar

          mas é possível conquistá-la

          com o exercício constante

          e com a imperturbabilidade


o yoga é difícil de alcançar para aquele

que não conheceu a sua essência

quem o conheceu dirige-se-lhe pelo caminho certo




ouve ardjuna

como podes chegar

ao meu conhecimento definitivo

dirigindo a tua mente para mim

e praticando o yoga

sob a minha orientação


revelo-te o conhecimento e a sabedoria

           em toda a sua plenitude


ao conhecê-los já não ficará nada mais para conhecer


entre milhares de pessoas

apenas um procura

alcançar a perfeição


entre aqueles que procuram

só uns poucos chegam

a conhecer a minha essência


          esta é a minha natureza inferior

          conhece também a minha natureza superior

          que é o elemento da vida

          por meio da qual é sustentado o mundo inteiro


     esta é o ventre de tudo o que existe

     eu sou a fonte do universo manifestado

  e este desaparece em mim


não há nada que seja superior a mim

tudo está em mim

como pérolas em fios



existem quatro tipos

de homens de virtuosos

que confiam em mim

                     quem anseia fugir do sofrimento

                     quem tem sede de conhecimento

                     os que procuram feitos pessoais

                     e os sábios


entre eles

     superior aos outros

          é o sábio equânime

               e que me é absolutamente fiel


     sou querido pelo sábio

     e o sábio é querido por mim


        todos eles são dignos de mim

        mas o sábio considero-o igual a mim

        porque unindo-se com a sua essência eterna

        o sábio conhece-me e atinge a sua meta suprema


ainda assim as criaturas virtuosas

que se desenraizaram dos seus vícios

libertam-se definitivamente desta dualidade

e dirigem-se determinadamente para mim


procurando refúgio em mim

                                       procuram libertar-se

                                       do nascimento e da morte

     e chegam ao conhecimento de brahman

     à realização completa da eterna essência

     e à compreensão dos princípios

     segundo os quais se fundam os destinos



***





ardjuna disse


o que é aquilo a que se chama brahman

e o que é aquilo a que se chama atman


o que é a acção ó alma suprema

o que é o material e o que é o divino 


o que é o sacrifício e como pode

ser realizado por uma pessoa encarnada


e como é que aquele que conheceu o atman

te conhece a ti no momento da sua morte



krishna disse


indestrutível

e o mais alto nas alturas

é brahman


a essência do homem

é o atman que reside

no seu coração


     o que dá a vida aos seres encarnados

           podemos chamar-lhe acção


          aquele que partindo do seu corpo

          é consciente apenas de mim

          no momento da morte

          entra sem dúvida na minha existência



      o caminho que os seres humanos

      chamam o caminho para o eterno

      descrever-to-ei brevemente


tendo fechado todas as portas do corpo


tendo colocado a mente no coração


dirigindo o atman para o supremo


tendo-se estabelecido firmemente no yoga


cantando o mantra de brahman      aum


sendo consciente de mim


quem quer que deixe assim o seu corpo

alcança a meta suprema


     ao chegar a mim

     

     tais grandes almas


     nunca voltam a nascer


     neste transitório


     vale de lágrimas


alcançam a mais alta perfeição




a ti ardjuna

   que não tens inveja

        revelo-te um grande mistério

             revelo-te a sabedoria

                   pela qual te libertarás

                        dos grilhões da existência material


eu na minha forma

não manifestada

penetro o mundo inteiro


todos os seres

têm as suas raízes em mim

mas eu não tenho nenhuma raiz neles


àqueles que em mim confiam

com fé firme e devoção sem pensar em algo mais

concedo-lhes o meu amparo


        sou imparcial

        com todos os seres

        

        para mim

        não há odiados ou amados


mas aqueles

que confiam em mim com amor

estão em mim e eu neles

 

mesmo o maior pecador

                                        se me adora com todo

o seu coração deve

                                        também ser considerado

um virtuoso porque já

                                        decidiu com virtude


     tal criatura

     transformar-se-á

     rapidamente

     num executor

     do ensinamento

     e obterá

     o meu amor

     e a paz eterna

 

aquele que me ama jamais perecerá



todos os que buscam refúgio em mim

incluindo quem nasceu de pais malévolos


as mulheres e os das castas inferiores

entram no caminho mais alto




       a minha origem

       ardjuna

       não é conhecida

                             nem pelos deuses

                             nem pela multidão

                             dos grandes sábios


já que sou o antepassado

de todos os deuses

e de todos os grandes sábios


quem entre os mortais

me conhece como o

não-nascido

sem origem

o grande senhor do universo

liberta-se dos grilhões

do seu destino


eu sou a fonte de tudo

tudo tem

origem em mim


          tendo entendido isto

          os sábios veneram-me

          com profundo deleite



***



ardjuna disse


tu és

        o deus supremo

        a morada suprema

        a pureza perfeita

        a alma universal

        o primordial

        o eterno nosso senhor 


só tu te conheces como o atman dos atmans

como a alma suprema

como a origem de todas as criaturas


o que governa tudo o que existe

o senhor dos deuses

o mestre do universo


           fala-me

           sem nada ocultar

           sobre a tua glória divina



krishna disse


 que seja como desejas


falar-te-ei sobre a minha glória divina

mas apenas do mais importante

já que não existe fim

para as minhas manifestações


eu sou o atman

que reside nos corações

de todos os seres


eu sou o princípio

o meio e o fim

de todas as criaturas


saber que tudo o que

                              é poderoso

                              verdadeiro

                              belo

                              firme

é apenas

uma diminuta parte da minha magnificência


     mas qual é a utilidade de saber todos estes detalhes

     ó ardjuna


tendo vivificado o universo inteiro

com uma parte diminuta de mim

eu permaneço



***



ardjuna disse


     revelaste-me o mistério mais alto

     do atman divino

     por compaixão e com isto

     a minha ignorância desvaneceu-se


          disseste-me

          ó olhos de lótus

          como todos os seres surgem

          e também desaparecem


               aprendi

               sobre a tua grandeza

               imperecível


   assim como tu te descreves

                                          ó grande senhor 

   anseio contemplar-te


                               contemplar

                                         a tua forma divina

                     ó espírito supremo


      se pensas

      que sou digno 

      de a ver

      ó senhor

      mostra-me

      a tua essência eterna

      senhor do yoga



krishna disse


contempla a minha forma

       de centenas de caras

               de mil aspectos

divina      multicolor e multiforme


contempla no meu ser

o universo inteiro

móvel e imóvel

com tudo o que desejas ver



     esta minha forma

     que conheceste

     é muito difícil de ver

          até os deuses

          anseiam por vê-la


ninguém me pode ver

assim como tu me viste


ainda

       que conheçam todos os vedas

       que tenham realizado proezas ascéticas

       que tenham dado esmolas e oferendas


apenas o amor me pode contemplar assim

ó ardjuna


apenas o amor me pode contemplar

na minha mais profunda essência

unindo-se comigo


      aquele que tudo faz apenas para mim

      para quem eu sou a meta suprema

      que me ama e que está livre de apegos e do ódio

chega até mim



***



ardjuna disse


quem tem mais êxito no yoga


aqueles que estão cheios de amor por ti

ou aqueles que confiam no incognoscível

             no não-manifestado



krishna disse


aqueles

          que ao dirigir as suas mentes para mim

          estão devotados a mim

          e a mim aspiram constantemente

têm mais êxito no yoga


dirige os teus pensamentos para mim

submerge-te em mim

e viverás sempre em mim


     contudo se não fores capaz

     de concentrar o teu pensamento

     firmemente em mim

     trata de me alcançar

     praticando exercícios de yoga


          se tão-pouco fores capaz

          de praticar constantemente exercícios de yoga

          então dedica-te a servir-me

          realizando apenas aquelas acções

          que são necessárias para mim

          e atingirás a perfeição


               se tão-pouco fores capaz de fazer isto

               então dirige-te à união comigo

               renunciando ao ganho pessoal

                        da tua actividade 



o conhecimento é mais importante

                                 que os exercícios

a meditação é mais importante

                                 que o conhecimento


renunciar ao ganho pessoal é mais importante

                                 que a meditação


depois de tal renúncia chega a paz



quem não sente

inimizade para

com nenhum ser vivo


quem é amigável

e compassivo


quem não tem apegos

terrenos nem egoísmo


quem é equilibrado

no meio da alegria e da aflição


quem perdoa tudo

e está sempre satisfeito



     quem comigo procura alcançar a união

          conhecendo decididamente o atman

               e dedicando a mente e a consciência a mim

                    tal discípulo que assim me ama

é querido por mim


     quem não faz sofrer as pessoas

          nem tão-pouco sofre por causa delas

               quem está livre da ansiedade

                    apego      raiva e medo

é querido por mim


     quem não exige nada dos outros

     quem tem conhecimento

     quem é puro      desapegado e desinteressado

     quem rejeitou todas as iniciativas e me ama

é querido por mim


quem não se apaixona

nem odeia


quem não se aflige

nem tem cobiça


quem se elevou

sobre o bem e o mal


e está cheio de amor

é querido por mim


quem tem a mesma atitude

tanto para com um amigo

como para com um inimigo

para com a glória

e para com a desgraça

no calor como no frio

no meio da alegria ou da aflição


quem está livre dos apegos terrenos

quem recebe igualmente elogios e injúrias

quem é breve na fala

satisfeito com tudo o que sucede

que não está apegado ao lar

determinado nas suas decisões

e cheio de amor


é querido por mim


na verdade

todos aqueles que partilham

esta sabedoria doadora de vida

que estão cheios de fé

e para quem eu sou a meta suprema

são queridos por mim acima de tudo e de todos




revelar-te-ei ardjuna o que deve ser conhecido

e o que depois de ser conhecido

conduz à imortalidade


isto é

        o brahman supremo

        que não tem princípio

        e que está para além

        dos limites da existência e inexistência

        de tudo o que existe


habita no mundo abraçando tudo

está fora e dentro

de todos os seres


permanecendo em tranquilidade

mas ao mesmo tempo sendo activo


        quem vê o senhor supremo

        como o imperecível no perecível

        e como aquele igualmente presente

        em todos os seres

        vê verdadeiramente aquele

        que realmente o vê


presente em toda a parte

já não pode desviar-se

do verdadeiro caminho



          agora vou ensinar-te ardjuna

          aquele conhecimento superior

          através do qual todos os sábios

          alcançaram a perfeição mais alta


para mim o ventre

é o grande brahman


nele eu implanto a semente

e dali nascem todos os seres


o fruto da acção virtuosa

é harmonioso e puro


por outro lado o fruto

da paixão é o sofrimento


o fruto da ignorância

é o vagabundear na escuridão




aqueles

          que se libertaram do orgulho

          que se libertaram da ignorância

          que venceram o mal dos apegos

          que compreenderam a natureza do eterno

          que refrearam a paixão sexual

          que se libertaram dos pares

dos opostos conhecidos

como alegria e sofrimento


tais seres caminham com segurança

pelo caminho firme




os yogis que têm uma aspiração correcta

conhecem não apenas a alma

mas também o atman neles próprios


pelo contrário os insensatos não encontram o atman


eu permaneço nos corações de todos



     em mim nasce o conhecimento

     a memória e o esquecimento


     sou aquele que deve

     ser conhecido nos vedas


     sou na verdade o possuidor do

     conhecimento completo


sou também o criador do vedanta




a intrepidez

a pureza da vida

a diligência no yoga da sabedoria

a generosidade

o autodomínio

o espírito de sacrifício

o estudo das escrituras sagradas

a prática espiritual

a simplicidade

a não-violência

a honestidade

a ausência de irascibilidade

o desapego

o espírito de paz

a ausência de astúcia

a compaixão pelos seres vivos

a ausência de cobiça

a suavidade

a modéstia

a ausência de agitação

a coragem

o perdão absoluto

o vigor

a sinceridade

a ausência de inveja

e orgulho

a humildade


são estas as qualidades

que une em si próprio aquele

que possui a natureza divina



      a falsidade

      a arrogância

      o orgulho

      a irascibilidade

      a grosseria

      a ignorância

      pertencem àquele que possui qualidades demoníacas


as qualidades divinas

levam à libertação

enquanto que as demoníacas

conduzem à escravidão



as criaturas demoníacas

não conhecem o poder verdadeiro

                                               nem a abstinência

                                               nem a pureza

                                               nem a probidade

                                               nem a verdade

             e dizem


o mundo

            não tem verdade

            não tem significado

            não tem deus

            

             não surgiu para o grande propósito


surgiu tão-somente devido à paixão sexual


entregando-se a desejos terrenos

         desejos sempre insaciáveis

              que levam à destruição


orgulhosos e arrogantes

apegados ao transitório


confiantes e seguros

de que isso

é tudo o que há


                       abandonando-se

          a elucubrações perniciosas

                      tendo como meta

      a satisfação dos seus desejos


pensam


isto é tudo o que há

não há nada mais


atados por centenas

de grilhões de expectativas


entregando-se à luxúria e à ira


aumentam as suas riquezas com meios injustos

para satisfazer os prazeres sensuais


e dizem


hoje alcancei este propósito

amanhã alcançarei o outro


esta riqueza já é minha

a outra será minha no futuro


caindo nestas condições

                                 cobrindo-se de ignorância

vida após vida

                    sem que me procurem

eles descem

                 até ao fundo dos infernos


três são as portas do inferno

onde o ser humano perece

a paixão sexual      a ira e a cobiça


há que renunciar às três



***



ardjuna disse


qual é o estado daqueles

que estão cheios de fé

mas ignoram as regras prescritas

pelas sagradas escrituras 



krishna disse


a fé de uma pessoa encarnada

pode ser de três tipos

sáttvica      rajásica      tamásica


escuta sobre os três tipos ardjuna


     a fé de cada um corresponde

     à sua essência

     e cada um corresponde à sua fé


como é a sua fé

assim é o ser humano



as pessoas sáttvicas confiam no divino

as rajásicas nos seres de natureza demoníaca

e as tamásicas nos mortos e nos espíritos inferiores



a homenagem

rendida ao divino

aos brâmanes      aos mestres      aos sábios

a pureza      a simplicidade      a temperança e a não-violência


constituem o ascetismo do corpo


a fala que

não causa desgosto

que é honesta agradável

proveitosa como a repetição dos textos sagrados


constitui o ascetismo da palavra


          a claridade do pensamento

          a humildade

          a brevidade da fala

          o controlo dos pensamentos

          a atitude amigável para com todos

          a naturalidade da vida


constituem o ascetismo da mente



quando este ascetismo triplo

é realizado por pessoas equilibradas

que estão cheias de uma fé profunda

e que não têm nenhuma expectativa de recompensa


é considerado como sáttvico


o ascetismo que se realiza para conseguir o respeito

a honra ou a glória

assim como aquele que se realiza com orgulho


é considerado como rajásico


        que é instável e precário por natureza


o ascetismo realizado sob a influência da ignorância

com a tortura de si próprio

ou com o propósito de destruir o outro


é considerado como tamásico



aquilo que se realiza sem fé

seja um sacrifício

seja a caridade

ou qualquer outra coisa

é asat

isto é

nada

tanto aqui

como depois da morte



***



ardjuna disse


eu quero saber

ó poderoso

sobre a essência

do estilo de vida

de renúncia

e sobre a renúncia



krishna disse


      o abandono da actividade

      originada pelos desejos pessoais

      é chamado pelos sábios


de vida de renúncia


a actividade sem apego

e ganância pessoal


chama-se renúncia


escuta as minhas conclusões sobre a renúncia

a renúncia pode ser de três tipos


          o espírito de sacrifício

          a caridade

          os actos de autodomínio

          não devem ser abandonados


          antes pelo contrário

          quando praticados

          purificam uma criatura racional


estas acções

devem realizar-se

sem nenhum apego

à própria actividade


sem nenhuma expectativa de recompensa



o que renuncia

cheio de harmonia

pureza razoável

livre de dúvidas

não tem aversão


nem para com uma acção desagradável

nem tão-pouco tem apego a uma acção agradável


em verdade

   uma pessoa encarnada

      não pode renunciar

         completamente às acções


só quem renuncia

ao ganho pessoal

renuncia realmente


para uma pessoa

   que não renunciou

      os frutos de uma acção

         podem ser bons

             maus e intermediários


para um sannyasin não há frutos




     aquele que 

     como uma consciência

     é livre e omnipresente

     que conheceu o atman

     e que não tem desejos terrenos

        alcança a perfeição superior


   alcança a libertação

      de todos os grilhões

          do seu destino através

             do caminho da renúncia




escuta de mim ardjuna

      em poucas palavras

            sobre como alcança brahman

                  que é o estado mais alto de sabedoria

                        aquele que está em processo

                              de alcançar a perfeição


aquele

         que é uma consciência completamente purificada

         que se superou através da firmeza

         que se desapegou de tudo o que é exterior

         que se livrou da paixão e da hostilidade

         que vive retirado

         que é abstinente

         que dominou a sua fala

         que dominou o seu corpo

         que dominou a sua mente

         que permanece todo o tempo em meditação

         que se mantém impassível

         que renunciou ao egoísmo 

         que renunciou à violência

         que renunciou à arrogância

         que renunciou à paixão sexual

         que renunciou à raiva

         que renunciou à cobiça

         que está cheio de altruísmo e paz


tal homem merece transformar-se em brahman



tendo alcançado a eternidade

na união com brahman

tal praticante enche-se

do mais alto amor por mim


   através do amor          esta pessoa

   conhece-me                na minha essência

 

                 quem sou e como

                 sou na realidade


tendo-me conhecido desta maneira

na minha essência mais profunda

submerge-se no meu ser


tal praticante

cumpre todos os deveres

mas adorando-me

com o meu auxílio

alcança a morada

eterna e indestrutível




renunciando

                 mentalmente

                                   a todas as acções pessoais

tendo-te unido comigo

                                   com a consciência

e percepcionando-me

                                   como teu refúgio

pensa em mim constantemente


pensando em mim

superarás com o meu auxílio

todos os obstáculos


procura o refúgio

em brahman

com todo o teu ser


pela sua graça

alcançarás a paz suprema

e a morada imperecível


assim te revelei

a sabedoria mais secreta

que o próprio segredo

ardjuna


medita profundamente nela

e depois procede como entenderes



          escuta de mim

          de novo a minha palavra


és amado por mim

e por isso

recebe de mim este bem


pensa sempre em mim

ama-me

sacrifica-te por mim

procura refúgio apenas em mim

e chegarás até mim


amo-te

e

confio em ti


     depois de abandonar

     todos os outros caminhos

     vem somente até mim

     para tua salvação


não te atormentes

libertar-te-ei

de todos os grilhões


ardjuna

será que escutaste tudo isto

com atenção e sem distracções


será que está eliminado o teu erro

nascido da ignorância



***



ardjuna disse


a minha ilusão

                    desvaneceu-se

                                         por via da tua graça


alcancei o conhecimento

                                         estou firme



as minhas dúvidas

dissiparam-se



***


Versão livre do Bhagavad Guitá


***








José Maria Alves


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