Nasceu em 1079, tendo falecido em 1142. Foi discípulo daquele que foi considerado por alguns investigadores o primeiro escolástico, de nome Roscelino – da sua doutrina muito pouco se sabe, já que dos seus escritos resta-nos apenas uma carta a Abelardo sobre a Trindade.
O livro mais famoso do filósofo é o Sic et Non. Escreveu uma obra de lógica, denominada Dialéctica e um interessante Diálogo entre um Judeu, um Filósofo e um Cristão. Este diálogo confronta três homens, cuja crença é num Deus único, mas com diferentes argumentos. O Judeu apoia-se no Antigo Testamento, o Filósofo no exercício da razão e o Cristão no Novo Testamento, que concilia fé e razão. Na sua perspectiva, Cristo, contém a verdade do judaísmo e a verdade filosófica, reconciliando-se assim, fé e razão.
Contrariamente a Santo Anselmo privilegia a razão e a dúvida. Para além das Escrituras, infalíveis, tudo é falível, duvidoso. Por ter impulsionado a investigação racional, alguns autores referenciam-no como o fundador do método escolástico. No entanto, quando a razão não tiver meios para atingir a verdade, o homem deve respeitar a autoridade, conquanto afirmação que pareça verdadeira a todos os homens ou aos mais doutos de entre eles. Mas, a fé, se cega, é algo instável e suspeito. Para crer é necessário compreender.
Deus com todo o seu poder, apenas podia fazer o que fez e o mundo foi necessariamente crido.
A alma é uma essência simples, que tem em si a imagem da Trindade, incorpórea, mas princípio de vida.
Estudo temático. Para um maior desenvolvimento e conhecimento de outros filósofos sobre os temas versados, ver no site »
www.homeoesp.org »
Menu » Livros online » Deus, Alma e Morte na História do Pensamento Ocidental.
O livro mais famoso do filósofo é o Sic et Non. Escreveu uma obra de lógica, denominada Dialéctica e um interessante Diálogo entre um Judeu, um Filósofo e um Cristão. Este diálogo confronta três homens, cuja crença é num Deus único, mas com diferentes argumentos. O Judeu apoia-se no Antigo Testamento, o Filósofo no exercício da razão e o Cristão no Novo Testamento, que concilia fé e razão. Na sua perspectiva, Cristo, contém a verdade do judaísmo e a verdade filosófica, reconciliando-se assim, fé e razão.
Contrariamente a Santo Anselmo privilegia a razão e a dúvida. Para além das Escrituras, infalíveis, tudo é falível, duvidoso. Por ter impulsionado a investigação racional, alguns autores referenciam-no como o fundador do método escolástico. No entanto, quando a razão não tiver meios para atingir a verdade, o homem deve respeitar a autoridade, conquanto afirmação que pareça verdadeira a todos os homens ou aos mais doutos de entre eles. Mas, a fé, se cega, é algo instável e suspeito. Para crer é necessário compreender.
Deus com todo o seu poder, apenas podia fazer o que fez e o mundo foi necessariamente crido.
A alma é uma essência simples, que tem em si a imagem da Trindade, incorpórea, mas princípio de vida.
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