Nascido em 1260 é o fundador da mística alemã – investigação da possibilidade de ascese do homem em direcção a Deus.
Dominicano, tentou justificar a fé em si mesma, por contraposição aos últimos escolásticos.
O Livro da Consolação Divina é a obra principal e mais conhecida do Mestre, que instiga o homem no intuito de o libertar de todo o sofrimento e a voltar-se única e exclusivamente para Deus, lembrando-nos Santa Teresa de Ávila:
Dominicano, tentou justificar a fé em si mesma, por contraposição aos últimos escolásticos.
O Livro da Consolação Divina é a obra principal e mais conhecida do Mestre, que instiga o homem no intuito de o libertar de todo o sofrimento e a voltar-se única e exclusivamente para Deus, lembrando-nos Santa Teresa de Ávila:
Nada te inquiete,
nada te assuste;
pois tudo passa,
Deus nunca muda.
A paciência alcança tudo.
Quem Deus possui
nada lhe falta.
Só Deus nos basta.
Deus é o Ser, o inominável, que nasce no homem pela fé, tornando-se este por tal via, seu filho. A visão de Deus é atingida quando nos vemos a nós próprios e a todas as coisas como nada, quando morremos para nós e para o mundo. Dessa “negação”, nasce Deus no ser humano.
O mundo é eterno e foi criado por Deus, ao mesmo tempo que o Verbo.
Existe uma identidade indiscritível entre o homem que atinge a santidade e Deus.
As criaturas são um puro nada, porque não têm ser, já que este depende da presença do divino nelas.
Estudo temático. Para um maior desenvolvimento e conhecimento de outros filósofos sobre os temas versados, ver no site »
www.homeoesp.org »
Menu » Livros online » Deus, Alma e Morte na História do Pensamento Ocidental.
nada te assuste;
pois tudo passa,
Deus nunca muda.
A paciência alcança tudo.
Quem Deus possui
nada lhe falta.
Só Deus nos basta.
Deus é o Ser, o inominável, que nasce no homem pela fé, tornando-se este por tal via, seu filho. A visão de Deus é atingida quando nos vemos a nós próprios e a todas as coisas como nada, quando morremos para nós e para o mundo. Dessa “negação”, nasce Deus no ser humano.
O mundo é eterno e foi criado por Deus, ao mesmo tempo que o Verbo.
Existe uma identidade indiscritível entre o homem que atinge a santidade e Deus.
As criaturas são um puro nada, porque não têm ser, já que este depende da presença do divino nelas.
Estudo temático. Para um maior desenvolvimento e conhecimento de outros filósofos sobre os temas versados, ver no site »
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