Era irmão de Basílio o Grande.
Defende tal como seu irmão a subordinação do conhecimento à fé.
Qualquer essência, seja divina ou humana, é una e simples. Mas, a humana é participada por um número indeterminado de seres, enquanto que a divina é por três.
O cristianismo ao afirmar a unicidade e a trindade de Deus, recorreu e conciliou o monoteísmo judaico – só há um Deus, porque se vários houvesse a sua perfeição não seria integral – com o paganismo – a multiplicidade de pessoas divinas.
Deus é uma essência não corpórea, imutável, inexprimível.
O mundo foi criado por Deus, tal como o homem, este por acto de puro amor. O primeiro homem assemelhava-se aos anjos, estado que perdeu como consequência do pecado, tendo o Logos a função de o orientar no retorno ao estado original.
A ressurreição não se assume como um facto material.
Estudo temático. Para um maior desenvolvimento e conhecimento de outros filósofos sobre os temas versados, ver no site »
www.homeoesp.org »
Menu » Livros online » Deus, Alma e Morte na História do Pensamento Ocidental.
Defende tal como seu irmão a subordinação do conhecimento à fé.
Qualquer essência, seja divina ou humana, é una e simples. Mas, a humana é participada por um número indeterminado de seres, enquanto que a divina é por três.
O cristianismo ao afirmar a unicidade e a trindade de Deus, recorreu e conciliou o monoteísmo judaico – só há um Deus, porque se vários houvesse a sua perfeição não seria integral – com o paganismo – a multiplicidade de pessoas divinas.
Deus é uma essência não corpórea, imutável, inexprimível.
O mundo foi criado por Deus, tal como o homem, este por acto de puro amor. O primeiro homem assemelhava-se aos anjos, estado que perdeu como consequência do pecado, tendo o Logos a função de o orientar no retorno ao estado original.
A ressurreição não se assume como um facto material.
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