Nasceu por volta do ano 150, provavelmente em Atenas.
Estrómatos é uma obra composta por oito livros, onde trata das doutrinas filosóficas da antiguidade e do cristianismo. Nas sua perspectiva, os cristãos não devem deixar de conhecer a filosofia grega, mas devem saber reconhecer, que esta foi influenciada pelas Sagradas Escrituras que lhe são anteriores. Muitas questões teológicas – v.g. a ascese, a continência, a fé – são abordadas no livro.
No Pedagogo, desfere um ataque frontal ao gnosticismo e demonstra aos fiéis como se devem conduzir, de molde a curarem as suas almas das paixões e vícios.
No Protréptico, exorta a humanidade à conversão ao cristianismo – no Pedagogo dirige-se aos cristãos confirmados –, demonstrando a falsidade dos mitos gregos aos quais contrapõe a verdadeira filosofia, que é a cristã.
O que o homem pode atingir de mais elevado, é indubitavelmente o conhecimento. Mas, entre este e a fé, há uma união indissolúvel: não podem subsistir isoladamente. A filosofia é a intermediária entre a fé e o conhecimento.
Deus é o incognoscível e o pensamento é impotente para o atingir. Temos uma maior facilidade em conhecer o que Ele não é do que aquilo que Ele é.
É no Logos que tudo se move, e é o Logos o guia da conduta dos homens.
O Espírito Santo, luz da verdade, está subordinado ao Logos.
Estudo temático. Para um maior desenvolvimento e conhecimento de outros filósofos sobre os temas versados, ver no site »
www.homeoesp.org »
Menu » Livros online » Deus, Alma e Morte na História do Pensamento Ocidental.
Estrómatos é uma obra composta por oito livros, onde trata das doutrinas filosóficas da antiguidade e do cristianismo. Nas sua perspectiva, os cristãos não devem deixar de conhecer a filosofia grega, mas devem saber reconhecer, que esta foi influenciada pelas Sagradas Escrituras que lhe são anteriores. Muitas questões teológicas – v.g. a ascese, a continência, a fé – são abordadas no livro.
No Pedagogo, desfere um ataque frontal ao gnosticismo e demonstra aos fiéis como se devem conduzir, de molde a curarem as suas almas das paixões e vícios.
No Protréptico, exorta a humanidade à conversão ao cristianismo – no Pedagogo dirige-se aos cristãos confirmados –, demonstrando a falsidade dos mitos gregos aos quais contrapõe a verdadeira filosofia, que é a cristã.
O que o homem pode atingir de mais elevado, é indubitavelmente o conhecimento. Mas, entre este e a fé, há uma união indissolúvel: não podem subsistir isoladamente. A filosofia é a intermediária entre a fé e o conhecimento.
Deus é o incognoscível e o pensamento é impotente para o atingir. Temos uma maior facilidade em conhecer o que Ele não é do que aquilo que Ele é.
É no Logos que tudo se move, e é o Logos o guia da conduta dos homens.
O Espírito Santo, luz da verdade, está subordinado ao Logos.
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