Viveu no século II d.C. Foi influenciado por Platão e por Pirro de Élis.
Viveu em Alexandria e em Atenas, tendo dirigido a escola céptica de 180 a 210. Exerceu a medicina.
Não escreveu nenhuma obra que possa ser considerada relevante no domínio do pensamento filosófico. Pelos seus escritos, Esboços Pirronianos, Contra os Dogmáticos, Contra os Professores, fez-nos conhecer praticamente tudo o que sabemos acerca do cepticismo grego e dos ensinamentos de Pirro. É assim, a fonte mais fidedigna do antigo cepticismo, por ser o único filósofo céptico do período antigo de quem temos obras.
Diz-nos nos Esboços Pirronianos, obra que resume o pensamento céptico da antiguidade, que pelo cepticismo atingimos em primeiro lugar a suspensão do pensamento – pelo reconhecimento de que não vale a pena preocuparmo-nos com o que não pode ser conhecido –, e de seguida, a liberdade em relação às perturbações – a felicidade é a libertação da perturbação mental (ataraxia).
Criticou veementemente o conceito estóico de divindade na obra Argumentos contra a Crença em Deus.
Estudo temático. Para um maior desenvolvimento e conhecimento de outros filósofos sobre os temas versados, ver no site »
www.homeoesp.org »
Menu » Livros online » Deus, Alma e Morte na História do Pensamento Ocidental.
Viveu em Alexandria e em Atenas, tendo dirigido a escola céptica de 180 a 210. Exerceu a medicina.
Não escreveu nenhuma obra que possa ser considerada relevante no domínio do pensamento filosófico. Pelos seus escritos, Esboços Pirronianos, Contra os Dogmáticos, Contra os Professores, fez-nos conhecer praticamente tudo o que sabemos acerca do cepticismo grego e dos ensinamentos de Pirro. É assim, a fonte mais fidedigna do antigo cepticismo, por ser o único filósofo céptico do período antigo de quem temos obras.
Diz-nos nos Esboços Pirronianos, obra que resume o pensamento céptico da antiguidade, que pelo cepticismo atingimos em primeiro lugar a suspensão do pensamento – pelo reconhecimento de que não vale a pena preocuparmo-nos com o que não pode ser conhecido –, e de seguida, a liberdade em relação às perturbações – a felicidade é a libertação da perturbação mental (ataraxia).
Criticou veementemente o conceito estóico de divindade na obra Argumentos contra a Crença em Deus.
Estudo temático. Para um maior desenvolvimento e conhecimento de outros filósofos sobre os temas versados, ver no site »
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