Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

domingo, 29 de maio de 2011

PATRÍSTICA (FILOSOFIA)



PATRÍSTICA é a filosofia dos Padres da Igreja, que termina em meados do século VIII – com João Damasceno e Beda o Venerável. Dedica-se essencialmente ao estudo das relações entre filosofia e teologia, ao conhecimento da existência de Deus e da sua essência, ao mistério da Trindade e á criação do mundo.

A gnose resultou num ataque contra o cristianismo. Mais do que a fé, é conhecimento, pesquisa filosófica, condição essencial à salvação. Recebeu uma influência determinante das doutrinas dos filósofos gregos.
É evidente que as teorias gnósticas afrontavam e colocavam em risco a harmonia doutrinal do cristianismo. Aí, surgem pensadores cristãos que polemizam contra a gnose, vendo-se obrigados a uma elaboração doutrinal mais refinada, do que a assumida pelos padres apologetas dos primórdios da Patrística.

O século VI sofreu a influência de três grandes homens: Justiniano – pelas leis –, S. Bento – pela organização das ordens monásticas – e Gregório Magno – pelo incremento do poder papal.

O conhecimento da obra de Santo Agostinho dá-nos um acesso seguro à filosofia cristã do primeiro período e a toda a pesquisa que tenha a alma por objecto. Para o Santo, Deus é a substância única que tem uma existência própria, que existe por si só. Por outro lado, o mundo, tudo o que por exclusão não é Deus, e cuja existência deste depende.


Estudo temático. Para um maior desenvolvimento e conhecimento de outros filósofos sobre os temas versados, ver no site »
www.homeoesp.org »
Menu » Livros online » Deus, Alma e Morte na História do Pensamento Ocidental.


Sem comentários: