GRETA THUNBERG ESTÁ ENGANADA?
SEXTA OU SÉTIMA EXTINÇÃO EM MASSA?
A EXTINÇÃO EM MASSA DO ANTROPOCENO
***
A Greta Thunberg não está verdadeiramente enganada – como se afirma em alguns artigos – quanto a estarmos perante a Sexta Extinção. É de todo irrelevante. Uma extinção em massa será sempre uma extinção, e mais grave será se for abrupta.
Está enganada sim – ela como praticamente todas as organizações ambientalistas, umas mais ingénuas que outras –, quanto ao DILEMA que alguns denominam o Paradoxo de Guy McPherson. Ou seja, o futuro da Terra já estava comprometido quando da realização de um estudo de 2017, que constatou que com a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa o aquecimento global não pararia de aumentar.
Veja-se o artigo O FIM DA HUMANIDADE.
De qualquer modo, a Terra encontra-se no meio da SÉTIMA EXTINÇÃO EM MASSA.
Acreditámos durante anos que estávamos na Sexta Extinção em Massa.
Mas um artigo publicado na revista Historical Biology, em 5 de Setembro de 2019, veio apontar a existência de um evento de extinção em massa anteriormente desconhecido.
Daí que, alguns cientistas denominam o actual evento de extinção em massa como EXTINÇÃO EM MASSA DO ANTROPOCENO – se bem atentarmos estamos perante uma extinção causada pelo próprio homem e pelo seu modus vivendi, em especial por via da actividade desenvolvida a partir da Revolução Industrial.
Veja-se também o artigo: "A Terra sofreu mais extinções em massa do que o pensado".
Não obstante, por uma questão prática e de comunicação, continuaremos a referir-nos nos nossos artigos à Sexta Extinção em Massa, preferencialmente à EXTINÇÃO EM MASSA DO ANTROPOCENO.
***
José Maria Alves
https://gaia-o-fim-da-humanidade.blogspot.com/
https://homeoesp.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário