Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

terça-feira, 17 de maio de 2022

O PARADOXO DE JEVONS E AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS





William Stanley Jevons, economista, constatou em 1865, em plena Revolução Industrial, que os progressos científicos e tecnológicos capazes de aumentar a eficácia no uso do carvão, ao invés de nos conduzirem a uma redução do seu consumo determinaram um aumento significativo do mesmo – daí o paradoxo.


No seu livro, The Coal Question, observou que o consumo inglês do carvão aumentou consideravelmente desde que a máquina a vapor de Thomas Newcomen foi substituída pela mais desenvolvida e eficaz de James Watt.

A máquina de James Watt fez com que o carvão se transformasse numa fonte de energia mais lucrativa. 




Este paradoxo implica que a inovação tecnológica no que toca à energia pode aumentar o consumo dessa mesma energia – efeito rebote.


***




Fonte – Wikipedia


A oferta de bens aumenta, enquanto os preços dos bens caem. Quando extraímos mais energia com a mesma quantidade de carvão os preços caem. Com a queda dos preços reduzimos os custos de produção.

No gráfico, a curva de oferta O1 desloca-se para a direita (tornando-se O2); agora é possível produzir cada unidade a um custo menor. A oferta de bens aumenta, enquanto os preços dos bens caem. Em consequência a procura aumenta. 

O equilíbrio, portanto, vai de E1 para E2, as quantidades compradas (portanto produzidas) vão de Q 1 para Q 2. O consumo de carvão, portanto, aumentou, seguindo a queda no preço da energia.


***


Espanta-me que este paradoxo tenha sido totalmente esquecido por economistas, cientistas do clima, governos e outras organizações, nomeadamente as ambientalistas.

Com os ganhos em termos de eficiência na exploração dos recursos, só em situações absolutamente excepcionais poderemos constatar uma diminuição no seu consumo. A regra será sempre: Quanto maior eficiência, maior será o consumo


Mais de cinquenta anos de progressos científicos e tecnológicos não trouxeram nenhuma ou praticamente nenhuma melhoria para as condições ambientais do planeta. Pelo contrário, foram poderosos aliados do Homo arrogans na destruição do seu habitat e de muitas outras espécies.   


Com o Paradoxo de Jevons presente, teremos estimativas muito mais reais do que as que nos são apresentadas e provavelmente seremos muito menos optimistas no que respeita à questão do aquecimento global.


***


José Maria Alves


https://gaia-o-fim-da-humanidade.blogspot.com/


https://homeoesp.blogspot.com/


https://homeoesp.org/


Sem comentários: