Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

terça-feira, 17 de maio de 2022

RELATÓRIO MEADOWS – O CLUBE DE ROMA – 1972






Sem que queira fazer um historial dos “alertas” que têm sido inseridos em múltiplos trabalhos científicos – evitando maçar o leitor com literatura científica –, quero relembrar o RELATÓRIO MEADOWS, que praticamente foi esquecido.


No ano de 1972, há 50 anos atrás (são cinquenta, não são cinco nem dez…), o CLUBE DE ROMA*associação não-governamental – encomendou ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) um estudo que veio a ser denominado The Limits to Grow, estudo esse, que chegou à conclusão de que se as taxas de crescimento de população, a industrialização, a poluição e a exploração dos recursos da Terra não sofressem alterações, os limites do desenvolvimento no planeta acabariam por ser alcançados numa data indeterminada, mas no espaço referente aos 100 anos seguintes – partindo de 1972, até 2072


O estudo foi assinado por Dennis Meadows e Donella Meadows e pelo académico norueguês Jorgen Randers, membros do clube, que entrariam para a História da Ciência ao utilizar sistemas de informática para simular a interacção do homem com o meio ambiente, tomando em consideração o número de habitantes e o esgotamento dos recursos naturais. 

A conclusão do estudo, como já foi dito: se a população mundial continuasse a consumir como na época, como consequência da industrialização, os recursos esgotar-se-iam em menos de 100 anos.




Há mais de 50 anos que a ONU, os líderes dos países mais ricos, os governantes, os especialistas e a comunicação social têm vindo a ser prevenidos quanto às brutais consequências da actividade humana no período que denominamos ANTROPOCENO.

No entanto, o Navio dos Poderosos continua – como continuará – a rumar na direcção dos icebergues e do consequente naufrágio e morte da “tripulação e passageiros”.

*(O Clube de Roma é um grupo de pessoas ilustres, políticos, físicos, industriais e cientistas que se reúnem para debater um vasto conjunto de assuntos relacionados com a política, economia internacional e, sobretudo, com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Foi o primeiro grupo organizado a discutir sustentabilidade, meio ambiente e limites de desenvolvimento.

Foi fundado em 1968 pelo industrial italiano Aurelio Peccei e pelo cientista escocês Alexander King.)


***


Fazem-se cimeiras do clima, apresentam-se relatórios uns atrás dos outros, curtas conferências de imprensa, como se a situação actual do planeta permita quaisquer veleidades.

Enfim…

De que vale a “oratória” do secretário-geral e as “oratórias dos líderes mundiais”? 

Nada!



***





***


José Maria Alves


https://gaia-o-fim-da-humanidade.blogspot.com/


https://homeoesp.blogspot.com/


https://homeoesp.org/


Sem comentários: