Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

quarta-feira, 18 de maio de 2022

O ESCURECIMENTO GLOBAL – A “OCULTAÇÃO” DOS GASES DE EFEITO DE ESTUFA - O ESCURECIMENTO GLOBAL







O Escurecimento Global, que é referido em vários artigos de climatologia, corresponde à redução da quantidade de radiação directa que incide na superfície terrestre, muito provavelmente causado pelo grande aumento de partículas de aerossóis atmosféricos causado pela acção humana, em especial por via da industrialização – v.g. o carbono negro, na sua maior parte fuligem, libertado para a atmosfera aquando da combustão incompleta de combustíveis fósseis, tais como a madeira e o gasóleo –, variando em função das zonas geográficas.


Para além de múltiplas consequências nefastas, acreditamos hoje que o Escurecimento Global gerou um efeito de arrefecimento do planeta que terá “mascarado” os efeitos decorrentes dos gases com efeito de estufa no aquecimento global – alguns especialistas, como Guy McPherson passaram a tomar em linha de consideração nas suas estimativas este factor, depois de o terem ignorado durante algum tempo –, absorvendo a energia solar e fazendo-a retornar ao espaço.


O mesmo ocorre com o mecanismo de retorno provocado pelo gelo-albedo, criando um ciclo de retorno positivo no sistema climático. Quanto mais neve e gelo existem na superfície da Terra, maior é a quantidade de radiação solar que é reflectida para o espaço, o que faz com que a Terra arrefeça e fazendo com que haja mais queda de neve.




Por outro lado, a poluição atmosférica ou a erupção dos vulcões podem fazer com que surjam novas eras glaciais.




Os rastos dos aviões com as suas esteiras de vapor, para além de contribuírem para o escurecimento global contribuem também para a alteração das correntes de ar, alterando a temperatura no planeta. 


Alguns estudos apontam no sentido de que as partículas reflectoras têm um importante efeito no ciclo hidrológico. O Sol ao aquecer os Oceanos faz com que a água se evapore para a atmosfera e retorne ao planeta como chuva. Se os aerossóis e outras partículas funcionam como barreiras à parte da luz solar que deveria atingir a superfície terrestre, haverá menos chuva e as secas aumentarão – o que já se verifica quase que globalmente.




Em suma, o Escurecimento Global pode conduzir-nos a grandes alterações climáticas.

Se reduzíssemos drasticamente o escurecimento global, o aquecimento global tomaria de imediato proporções dramáticas.

Conseguiremos equilibrar os dois factores? Reduzir as actividades, principalmente as industriais, causadoras do escurecimento global e simultaneamente a emissão de gases causadores do efeito de estufa e consequente aquecimento global? 




Têm existido muitas propostas, mas podem resumir-se a “pactos com o diabo”.


***


José Maria Alves


https://gaia-o-fim-da-humanidade.blogspot.com/


https://homeoesp.blogspot.com/


https://homeoesp.org/


Sem comentários: