Este diário complementa o nosso site pessoal

( VER ETIQUETAS NO FIM DA PÁGINA )

USE O PESQUISADOR DO BLOGUE -

-

OS TRATAMENTOS SUGERIDOS NÃO DISPENSAM A INTERVENÇÃO DE TERAPEUTA OU MÉDICO ASSISTENTE.

ARTE

sexta-feira, 1 de julho de 2011

CAMINHO DA LIBERTAÇÃO - 29




29 –
O autoconhecimento é a base essencial de todo o crescimento espiritual. Sem autoconhecimento não há crescimento, no sentido mais sério e profundo da palavra.
Temos de nos observar atenta e constantemente em cada minuto, em cada segundo do dia. Escutar a nossa mente na sua complexidade, globalmente, com toda a sua problemática. Ouvir os pensamentos, os desgostos, a ansiedade, o desespero, a alegria, os conflitos, as tensões, a cólera, o ciúme, o ódio, os sentimentos de culpa, as mais horrendas tentações, a vaidade, o orgulho, a cobiça, todos os desejos e medos. Estar atentos aos sentimentos, à forma como nos conduzimos em público e em privado, como nos vestimos e cuidamos, como falamos, como comemos.
Escutar tudo o que nos vai no íntimo e as nossas atitudes, sem proceder a justificações. Observar tão somente na perspectiva da testemunha que se limita a vivenciar os factos sem deles tirar quaisquer ilações.
Necessitamos de nos tornar conscientes de tudo o que ocorre em nós, quer no corpo quer na mente.

Os exercícios de consciência de si ou autoconhecimento – não confundir com introspecção, que é análise –, podem ser praticados na primeira semana durante cerca de trinta minutos diários, aumentando-se progressivamente nas semanas seguintes até que se transformem numa constante absoluta da existência.
O conhecer-se a si mesmo não tem fim nem metas a atingir. É prática de toda uma vida.


JOSÉ MARIA ALVES
www.homeoesp.org


Sem comentários: